sexta-feira, 12 de setembro de 2008

MP descobre esquema de fraude na Cultura











O Ministério Público do Rio Grande do Sul revelou, na manhã desta sexta-feira, a existência de um esquema de fraude contra a Lei de Incentivo à Cultura no Estado, que pode ter desviado pelo menos R$ 3 milhões, segundo estimativa divulgada pelo blog Direto da Fonte, do jornalista Giovani Grizotti. Com o apoio de policiais e auditores da Secretaria da Fazenda, o MP cumpriu 13 mandados de busca e apreensão. Segundo o procurador-geral de Justiça, Mauro Henrique Renner, um grupo de produtores culturais estaria fraudando documentos para conseguir patrocínio a eventos culturais. Até mesmo a assinatura da secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, teria sido falsificada, informou o procurador. As duas últimas edições do Festival “Porto Alegre em Dança” são os principais objetos de investigação do MP.

A produtora F&F é uma das empresas suspeitas de falsificar guias autorizando empresas a patrocinar eventos culturais. Em entrevista à rádio Gaúcha, a secretária estadual da Cultura, Mônica Leal, disse que recebeu a denúncia e encaminhou ao Ministério Público. Segundo a secretária, a assinatura dela foi falsificada, assim como a de outros dois ex-secretários da Cultura (Victor Hugo e Roque Jacoby). Ela admitiu que a fraude envolve outros eventos, além do Porto Alegre em Dança, mas não quis identificar quais seriam. O procurador Mauro Renner disse que a fraude pode chegar a R$ 4 milhões. Segundo ele, estabeleceu-se uma organização para praticar a fraude. “Essa ação ainda é embrionária. Teremos um desdobramento muito forte. Há indícios muito fortes de falcatruas”, disse Renner, que também preferiu não identificar por enquanto quais projetos e eventos estariam sob investigação.

Johnny Hodges - The Complete Verve Small Group Sessions

http://i33.tinypic.com/2l9pcb5.jpg


Johnny Hodges - The Complete Verve Small Group Sessions (1956-1961)

quinta-feira, 11 de setembro de 2008

Golpistas de Santa Cruz e o Governo Evo






Milícia da UJC em ação: porretes e caminhonetes

Direita paramilitar boliviana parte para ação fora-da-lei


Milícia da UJC em ação: porretes e caminhonetes

Como denunciou o Partido Comunista Boliviano (PCB) – uma lúcida e conseqüente força revolucionária no atual processo – está em macha “um golpe de Estado civil” para derrubar Evo e pôr fim à experiência da chamada Revolução Democrática e Cultural boliviana.


Nos últimos meses, criou-se o que alguns chamaram de “empate catastrófico”. As forças da mudança buscavam efetivar a aprovação da nova Constituição boliviana, de caráter democrático e popular, antineoliberal. Enquanto as de direita tentavam aprovar os chamados “Estatutos autonômicos”. As duas propostas são antagônicas em seu conteúdo e representativas de projetos opostos de país.


Mas em 10 de agosto o povo foi chamado a dirimir o contencioso, através do referendo para revogar ou confirmar o mandato do presidente Evo Morales e de oito dos nove prefeitos (governadores) bolivianos. E deu seu veredito: Evo foi ratificado em 95 das 112 provincias do país. Nacionalmente, recebeu 67,41% dos votos, mais ainda que os 53,3% que elegeram Evo presidente em 2005. Sua votação cresceu em oito dos nove departamentos – após 30 meses de governo. Além disso, foram ratificados os dois governadores do MAS (Oruro e Potosi) e revogados dois dos governadores oposicionistas.


Já na celebração da vitória, Evo fez um chamado à conciliação e à unidade. Num gesto inédito, cogitou um acordo que juntasse aspectos da nova Constituição proposta com os Estatutos autonômicos. Mas de nada adiantaram os gestos do presidente boliviano.


Numa inversão da lógica política, a oposição não apenas ignorou os apelos conciliatórios do presidente como decidiu radicalizar suas posições. Acuada pelo voto popular de mais de dois terços dos bolivianos pró-Evo, a direita boliviana – entrincheirada no mal chamado Conalde (Conselho Nacional Democrático), que reúne cinco Departamentos bolivianos e os chamados Comitês Cívicos – decidiu intensificar ações golpistas.


A radicalização da oposição


O método da oposição para a radicalização tem sido a conformação de bandos violentos, a partir do recrutamento de lúmpens e delinqüentes para conformar milícias paramilitares, como por exemplo a União “da Juventude” Cruzenha (a UJC de Santa Cruz). Armada de enormes porretes e circulando em caminhonetes, a UJC dedica-se a ocupar e destruir instalações públicas e postos de arrecadação tributária do governo central, bloquear estradas e postos de fronteira. Chega a atacar fisicamente pobres e camponeses com feições de indígenas das terras altas bolivianas.


Dentre os slogans que animam essas milícias, está: “Terminemos com os 'collas', raça maldita”. ''Collas'' são os indigenas e mestiços com origem no altiplano e que se espalharam por todo o país, dedicando-se em geral a tarefas agrícolas e ao trabalho de vendedor de rua.


A Embaixada dos EUA está envolvida diretamente na formação destes grupos, segundo denunciou Evo Morales. Patrocina política e materialmente essas milícias, através da Usaid (Agência Norte-americana para o Desenvolvimento Internacional, na tradução do inglês).


“Tenho informações de algumas autoridades, especialmente do Departamento de Santa Cruz, de que há pessoas que trabalham para a embaixada americana e organizam esses grupos”, disse o presidente no último domingo. O embaixador estadunidense, Philip Goldberg – o mesmo que, como embaixador dos EUA na ex-Iugoslávia, operou a crise de Kosovo, há dez anos – circula intensamente pelos departamentos dominados pela oposição, distribuindo apoio político e financeiro.


Numa tentativa de desmoralizar o presidente e forçar uma repressão estatal, as milícias da direita passaram a impedir a própria mobilidade de Evo Morales pelo território boliviano. No último dia 27, em Riberalta (Beni), um desses grupos ocupou o aeroporto da cidade, forçando o presidente boliviano a cruzar o Rio Mamoré de barco até Guajará-Mirim, em Rondônia, para só então voltar a La Paz. Noutro episodio, em 5 de agosto no sul do país, em Tarija, as milícias tomaram o aeroporto e impediram o desembarque dos presidentes Cristina Kirchner (Argentina) e Hugo Chávez (Venezuela), para assinar acordos de cooperação.


A direita se empenha também em regionalizar a crise. Nos últimos dias, as ameaças são as de bloquear a venda de gás a Brasil e Argentina, através da ocupação de instalações da estatal boliviana YPFB.


Seria algo grave: 75% do gás importado pelo Brasil junto à Bolívia abastece a industria paulista. Também foram bloqueados postos de fronteira, como os de San Matias e San Vicente – na divisa de Santa Cruz com o Mato Grosso do Sul – e outro em Beni, perto de Guajará-Mirim, em Rondônia.


Aqui, chama a atenção o cínico silêncio dos grandes grupos de comunicação no Brasil, os mesmos que fizeram um escândalo quando da nacionalização do gás boliviano em 2006 – alguns articulistas mais exaltados pediram tropas brasileiras na Bolívia. Mas desta vez se calam, mesmo diante das ameaças de corte no fluxo de gás ao Brasil, num apoio tácito à oposição de direita na Bolívia.


Também chamam a atenção as provocações das milícias paramilitares às Forças Armadas. Na última sexta-feira (5), em Cobija (Pando), elas sequestraram um pequeno avião militar, aprisionando por algumas horas um general. Em Trinidad, capital de Beni, há a ameaça de invasão de um quartel do exército. No mesmo departamento a oposição “exige” a saída do comandante militar da região. Em Santa Cruz, forças paramilitares chegaram ao extremo de cercar por todo um dia o Quartel da Polícia. O objetivo dessas provocações parece claro: provocar uma reação que gere muitos cadáveres visando desestabilizar o governo Evo.


Um golpe civil em marcha


É urgente a solidariedade ativa das forças progressistas ao povo boliviano e ao governo Evo. Da mesma forma, os governos progressistas da América Latina precisam urgentemente dar novos e claros sinais de repúdio à regionalização do conflito e a qualquer tentativa de separatismo.


O conflito na Bolívia possui os sintomas de um radicalizado e agudo conflito de classes. Não se trata, ao contrário do que do que faz parecer a grande mídia, de um conflito regional. Dados empíricos do referendo de agosto deixam claro que, mesmo nos departamento governados pela oposição, é enorme o apoio ao presidente. Em Santa Cruz, por exemplo, a votação favorável a Evo beirou os 40% dos votos. As bandeiras e o discurso da oposição, para além de “perfumarias”, são abertamente anticomunistas e neoliberais, além de racistas.


Está na ordem do dia a solidariedade ao povo boliviano, ao governo Evo Morales, ao Movimento ao Socialismo (MAS), ao Partido Comunista Boliviano e às demais forças progressistas do país. A derrocada do governo Evo, grande objetivo da direita boliviana, representaria um duro revés na luta por fazer avançar a tendência democrática, progressista e antiimperialista que ascende na América Latina.


* Membro da Comissão de Relações Internacionais do PCdoB, foi observador internacional no referendo de 10 de agosto passado

Fonte: www.vermelho.org
Créditos: ProfessorEdney

Cooperifa: leia o livro, veja o filme e ouça o disco

Série de obras artísticas celebra os saraus que ajudaram a construir o conceito de cultura periférica — e o mundo de iniciativas que está surgindo a partir deles. Trabalhos ressaltam opinião da jornalista Eliane Brum: "A Cooperifa é um abalo sísmico a partir de uma esquina de quebrada"

Eleilson Leite


O Sarau da Cooperifa, que acontece todas as quartas-feiras no Bar do Zé Batidão, Chácara Santana, periferia da Zona Sul de São Paulo, não pára de surpreender. Não bastasse a ousadia de sua existência e longevidade (comemora sete anos neste inverno), esses poetas acabam de ter sua história registrada em livro e filme documentário. Sergio Vaz, criador e criatura deste Sarau, lançou, no dia 20 de agosto, o livro Cooperifa – Antropofagia Periférica, dentro da Coleção Tramas Urbanas, da Editora Aeroplano, do Rio de Janeiro.

Já o filme, Povo Lindo, Povo Inteligente – O Sarau da Cooperifa, lançado no dia 1º de setembro, no Cinesesc, foi dirigido por Sergio Gagliardi e Maurício Falcão, numa produção da DGT Filmes. As duas obras somam-se ao CD Sarau da Cooperifa, lançado em 2006 pelo Itaú Cultural, que reproduziu em estúdio a magia da poesia declamada por 26 poetas cooperiféricos. Este CD, por sua vez, foi precedido pela coletânea Rastilho de Pólvora, lançada no finalzinho de 2005, com o apoio da mesma instituição. Esgotada há muito tempo, essa coletânea já está com os originais prontos para lançamento de um segundo volume.

Sergio Vaz escreveu um livro de memória, uma autobiografia poética. Ele parte de sua infância, a vida na periferia, a escola, futebol, os primeiros bailes, o trampo no bar de seu pai, o mesmo bar do Zé Batidão. Então, a adolescência inocente encontra-se com a adulto insurgente. Veja. Depois de serem despejados do Garajão, bar no Taboão da Serra onde o Sarau firmou-se nos dois primeiros anos, Vaz não teve dúvida: Zé Batidão. O atual proprietário do bar comprou o estabelecimento do pai do Sergio Vaz ainda na década de 1990, e lá o poeta fez alguns eventos no início de sua carreira literária, anterior à Cooperifa — inclusive o lançamento de seu terceiro livro, Pensamentos Vadios. O Zé acolheu os poetas e até viabilizou um transporte para a galera vir do Taboão. Não saíram mais de lá. Essa e outras histórias, contadas no livro, ganham imagem no filme.

Generoso, Sergio Vaz dá nome a todos e todas que fazem a história da Cooperifa. Não passavam de quinze, na primeira noite, ainda em Taboão da Serra. Já eram multidão quando o sarau aportou na periferia sul de São Paulo

Centrado na figura de Sergio Vaz, o livro não deixa de registrar a participação dos que estavam junto dele. Generoso que é, o poeta dá nome a todos e todas que fizeram e fazem a história da Cooperifa. Na primeira noite do recital de poesia, ele dá a escalação do time. Não passava de 15 pessoas. Quando o sarau aportou no Zé Batidão, a lista de nomes era infindável, e ocupa quase uma página do livro. Estão quase todos lá, segundo Vaz, que já não confia tanto na lembrança. O livro é saboroso. É daquelas obras que a gente lamenta quando chegam ao fim, como a de um amigo que nos fazia uma boa companhia e de repente se foi. Vaz escreve poesia em prosa. Para quem tem o prazer de conhecê-lo, é como se estivéssemos ouvindo tudo pessoalmente. Ele só não registra bem as datas deixando a mim, historiador de formação, um tanto aflito.

O documentário aborda o Sarau a partir do depoimento de alguns de seus freqüentadores. As câmeras partem do cotidiano de cada um, seja em suas casas, seja no trabalho; persegue o poeta até a Cooperifa e registra o êxtase que é, para um autor, declamar um poema diante de uma platéia sedenta, atenta e rigorosa. Cada poesia provoca uma avalanche de aplausos. Captadas com enorme sensibilidade, as imagens do filme Povo Lindo, Povo Inteligente revelam a fúria, a doçura, a alegria, o escárnio, a paixão e todos os sentimentos que afloram em quem declama e em quem ouve a poesia. É muito bonito.

Um desavisado ficaria surpreso ao ver qualquer dos protagonistas do filme declamandos poema num Sarau. Estão lá a Rose (musa da Cooperifa), falando de sua relação com a poesia da mesa do escritório onde trabalha como secretária. Ela, que no começo não se arriscava nos versos, foi se soltando e se envolveu tanto com a literatura que voltou a estudar. Rose relata com especial encanto o dia em que anunciou que ficaria afastada dos encontros poéticos, por causa das aulas. O Sarau da Cooperifa transforma vidas.

Assim como o filme, o livro do Vaz traz diversos poemas transcritos — dele e de muitos poetas. São obras impregnadas pelo objeto de observação: a poesia e a memória. A lembrança é um fio que não tem fim, um novelo perpétuo

Jairo Barbosa, taxista de profissão, hoje educador na Fundação Casa, também dá seu depoimento, no sentido da mudança de perspectiva que teve ao começar a freqüentar o Sarau. Já o "seu" Lourival, aposentado que fez 70 anos em 2008, conta o quanto se delicia com o ato de declamar sua poesia. Casulo é outra figura. O cara é funileiro, tem um fusca customizado, para usar um termo na moda, chega no sarau com uma leveza de espírito cativante e manda uma poema de crítica social contundente sem perder a ternura. É bola num canto e goleiro no outro; o povo vai ao delírio.

Assim como o filme, o livro do Vaz traz diversos poemas transcritos — dele e de muitos poetas. São obras documentais, porém impregnadas pelo objeto de observação: a poesia e a memória. A lembrança é um fio que não tem fim, um novelo perpétuo, uma história puxa a outra. Quando nos damos conta, estamos tão envolvidos que nos sentimos parte do lemos ou vemos. Sergio Vaz, Maurício Falcão e Sergio Gagliardi conseguiram o que queriam. Juntaram memória e literatura numa sinergia perfeita e envolvente.

É certo que nada supera a realidade. Portanto, leiam o livro, vejam o filme, ouçam o CD, mas não deixem de ir à Cooperifa. Lá a gente entende o que a jornalista Eliane Brum diz em mágicas palavras, no seu depoimento no livro do Sergio Vaz: “Não é sempre que a gente testemunha a história em curso, percebe o instante exato em que o mundo balança. A Cooperifa é isso, um abalo sísmico a partir de uma esquina de quebrada”. Não é sempre que um movimento cultural consegue a façanha de produzir tanto. E a Cooperifa é uma árvore frondosa de abundantes frutos. Muitos outros movimentos começaram a partir dela ou dela se serviram para se afirmarem.

A idéia contemporânea de cultura de periferia deve muito à Cooperifa. Felizmente isso está registrado, graças à generosidade de pessoas e instituições que se juntam ao movimento para fortalecer sua autonomia e não para se apropriar ou tutelar. Assim acontece com a DGT, Editora Aeroplano, Itaú Cultural, Sesc, Global Editora, Ação Educativa, Casa das Rosas, ASSAOC, prefeituras de Taboão da Serra e Suzano — entre outras instituições públicas e privadas, com ou sem fins lucrativos. A Cooperifa, graças principalmente à liderança e capacidade de negociação de Sergio Vaz, consegue agregar apoiadores que se tornam parceiros, que depois se tornam amigos e que, enfim, se tornam parte do movimento.

A Cooperifa concede, desde 2005, um simpático prêmio no final do ano a todos os que contribuíram para uma periferia melhor. Quando a Ação Educativa recebeu pela primeira vez a homenagem, dissemos lá que os prêmios servem para distinguir as pessoas — ou seja, colocá-las em outro plano, acima dos demais. O Prêmio Cooperifa, não. Ele serve para colocar a gente no mesmo nível dos demais, fazendo parte de um grupo onde ninguém é mais que ninguém, uma família. E a família Cooperifa não para de crescer. O livro e filme que acabam de sair vão servir para agregar mais e mais gente e fortalecer ainda mais esse movimento. Preparem-se. Vem muito mais por aí. Sergio Vaz e sua trupe são muito abusados.

quarta-feira, 10 de setembro de 2008

INTERTEXTUALIDADE

No interior do instigante mundo das palavras



A compreensão da importância da linguagem verbal para o ser humano tornou-se ainda mais profunda com a descoberta de que, quando produzimos um texto, oral ou escrito, outras pessoas se manifestam através de nós, embora nem sempre tenhamos consciência disto. Isto acontece porque todo texto incorpora necessariamente outros textos já produzidos antes. É um fenômeno tão constante a presença de um texto em outro texto que ele, sozinho, sustenta uma área específica de pesquisas, o da intertextualidade. Nesta área, há um consenso na admissão de quando dizemos algo verbalmente “colocamos em cena”, algo já dito por outra pessoa, ainda que ela possa ser citada, com ou sem identificação, apenas para permitir a discordância dela.

O filósofo russo da linguagem Mikhail Bakhfin afirma: todo texto se constrói como um mosaico de citações. Ele acrescenta: “Todo texto é absorção e transformação de outro texto”.

Aquelas palavras que consideramos nossas, na verdade, estão entremeadas de palavras de outras pessoas.Com elas “fundimos a nossa própria voz”, diz Lucy Schimiti,numa monografia de mestrado em que ela estudou o tema “Memória e criação – a produção de intertextualidade” na obra do compositor e poeta Caetano Veloso.

No entanto, nunca há repetição pura, quando um texto é inserido em outro, lembra a própria Schimiti. O texto incorporado ganha nossas possibilidades de interpretação porque aparece num contexto dentro do qual se relaciona com outros textos. E este contexto novo, diferente do original, faz o texto incorporado dizer algo que antes não dizia. Os estudiosos de intertextualidade perceberam que na paráfrase – a re-escritura de um texto original com novas palavras sem modificação de seu sentido-, há um tipo de incorporação, no qual surge um efeito convergente do segundo texto, em relação do primeiro. Enquanto que na ironia – a imitação, na maioria das vezes, cômica, de um texto literário, na qual se emprega o recurso do deboche – se produz um texto parecido com o original, mas com sentido diferente. Nela, assim, surge um efeito divergente.


A grande questão colocada pela área da intertextualidade é a do momento em que, naquilo que dizemos verbalmente, ocorre com a incorporação de algo já dito por outra pessoa. A produção de um texto – sabemos – envolve aspectos fundamentais da nossa individualidade, pois, resulta de um processo complexo, composto de diversas fases, no qual o uso das palavras sobre determinado assunto só ocorre após uma etapa de experiências perceptivas ligadas àquele assunto e outra etapa, com algum tipo de reflexão sobre estas experiências.

Assim, diante das pesquisas realizadas pelos estudiosos da incorporação de um texto por outro, temos de nos perguntar: o que outras pessoas disseram afeta a percepção que temos de algo? Se afetar, esta influência em nosso modo de perceber se estende ao nosso modo de pensar sobre aquilo?É por isto que dizemos em nossos textos, o que outras pessoas já disseram antes?

E sobretudo, temos de nos perguntar: o quanto há das outras pessoas naquilo que somos:

Estas perguntas nos remetem diretamente para o interior do instigante Mundo das Palavras.



Texto de : Oswaldo Coimbra, jornalista, escritor, pesquisador, e professor de Expressão Verbal e Redação Jornalística. Autor de “O texto da Reportagem Impressa”(Editora Ática)

Pos-doutorado em Jornalismo na ECA/USP


Créditos: jimihendrixforever

Para Saber Mais Sobre Intertextualidade : CLICK


GENESIS

Official web site, click na foto!
Genesis-band-r08.jpg
photo:www.starpulse.com

Foxtrot [1972]


Inside





DOWNLOAD

by: retoko

Créditos: jimihendrixforever

terça-feira, 9 de setembro de 2008

A EXCÊNTRICA FAMÍLIA DE ANTÔNIA - 1995

Antonia's Line, Marleen Gorris (1995)



Título no Brasil: A excêntrica família de Antônia
Título Original: Antonia's line
Diretor: Marleen Gorris
Roteirista: Marleen Gorris
País: Holanda, Bélgica, Reino Unido


Formato: avi
Áudio: holandês
Legendas: Português BR
Duração: 01:40
Tamanho: 652 MB
Partes: 7
Servidor: Rapidshare

http://rapidshare.de/files/39953168/excfamantonia_xvid.part1.rar.html
http://rapidshare.de/files/39953473/excfamantonia_xvid.part2.rar.html
http://rapidshare.de/files/39960426/excfamantonia_xvid.part3.rar.html
http://rapidshare.de/files/39961249/excfamantonia_xvid.part4.rar.html
http://rapidshare.de/files/39961659/excfamantonia_xvid.part5.rar.html
http://rapidshare.de/files/39961980/excfamantonia_xvid.part6.rar.html
http://rapidshare.de/files/39962187/excfamantonia_xvid.part7.rar.html

SINOPSE

Definido como uma celebração da vida e da morte, esta co-produção entre Holanda, Bélgica e Inglaterra ganhadora do Oscar de Melhor Filme Estrangeiro vai além ao contar a história de uma encantadora geração de mulheres. Comandada por Antonia, a saga familiar atravessa três gerações, falando de força, de beleza e de escolhas que desafiam o tempo. Nesse universo conhecemos curiosos personagens, como o filósofo pessimista, a netinha superdotada, a filha lésbica, a avó louca, o padre herege, a amiga que adora procriar, a vizinha que sofre abusos sexuais e os muitos amigos que são acolhidos por sua generosidade.


Elenco

Willeke van Ammelrooy ... Antonia
Els Dottermans ... Danielle
Dora van der Groen ... Allegonde
Veerle van Overloop ... Thérèse
Esther Vriesendorp ... Thérèse (13)
Carolien Spoor ... Thérèse (6)
Thyrza Ravesteijn ... Sarah
Mil Seghers ... Kromme Vinger (Crooked Finger)
Jan Decleir ... Boer Bas
Elsie de Brauw ... Lara
Reinout Bussemaker ... Simon
Marina de Graaf ... Deedee
Jan Steen ... Lippen Willem
Catherine ten Bruggencate ... Malle Madonna (Mad Madonna)
Paul Kooij ... Protestant







Prêmios:
Academia de Hollywood - Oscar de Melhor Filme em Língua Estrangeira (concorrendo com o brasileiro "O Quatrilho")
Festival de Cinema da Holanda - Prêmio de Melhor Atriz (Willeke van Ammelrooy)
Festival de Cinema da Holanda - Prêmio de Melhor Direção
Festival de Cinema de Toronto - Prêmio Escolha Popular (Marleen Gorris)

Indicações:
Academia Britânica - Indicado ao Prêmio de Melhor Filme em Língua Estrangeira
Associação dos Críticos de Cinema, Argentina - Condor de Prata de Melhor Filme Estrangeiro
Festival de Cinema da Holanda - Indicado aos Prêmios de Melhor Direção e de Melhor Atriz (Willeke van Ammelrooy)
Festival Internacional de Valladolid - Prêmio Espiga de Ouro (Marleen Gorris)