segunda-feira, 22 de setembro de 2008

Uruguai teme riscos de grande emigração e baixa natalidade


Duas recentes pesquisas realizadas no Uruguai chamam a atenção sobre os problemas demográficos que o país enfrentará nas próximas décadas, se o governo não empreender políticas ativas para modificar as atuais tendências em matéria de população. Uma é a pesquisa coletiva "Demografia de uma Sociedade em Transição", da Faculdade de Ciências Sociais, e a outra é "A População do Uruguai nas Próximas Décadas", de Juan José Calvo e encomendada pelo escritório das Nações Unidas em Montevidéu.


Por Jorge Barreiro, para o Terra Magazine(www.vermelho.org.br)



À pergunta que tanto preocupa os uruguaios e que intitula as subseqüentes linhas, os autores respondem com um sonoro "não". No entanto, ambas as pesquisas concluem que a sociedade uruguaia enfrentará sérios problemas sociais e econômicos nas próximas décadas, se as atuais tendências demográficas se mantiverem inalteradas.


Para chegar a semelhante conclusão é necessário fazer referência às particulares tendências demográficas deste país na segunda metade do século 20, pelo menos no contexto latino-americano e dos chamados países "em desenvolvimento".


O Uruguai experimentou muito cedo no século 20 o que os especialistas chamam de primeira "transição demográfica", ou seja, a diminuição das taxas de fertilidade e mortalidade (que tem como um de seus resultados o envelhecimento da população). A primeira por razões educativas e culturais e a segunda como conseqüência das melhorias sanitárias, que aumentaram a expectativa de vida.

Apenas Cuba seguiu uma evolução similar no contexto latino-americano. Entre os anos 90 do século passado e a primeira década do século 21, aconteceu no Uruguai o que se denomina a "segunda transição" demográfica, que somou à primeira a inclinação a uma maior autonomia e realização individual própria das sociedades pós-modernas, e que, entre outras coisas, implica na postergação da idade de casamento e do primeiro filho, na opção por uma vida de solteiro em caráter permanente e no aumento do número de divórcios.


As últimas estatísticas disponíveis antes da realização de ambas as pesquisas indicam que o número de nascimentos caiu em 19% na década de 1996-2006 e que a taxa de fertilidade está em 2,08 filhos por mulher, ou seja, equivalente à taxa mínima de reposição.

A demógrafa Adela Pellegrino assegura que essa taxa de fecundidade já é inferior à de reposição, o que quer dizer que a população uruguaia já não tem a capacidade de se manter naturalmente no nível atual.


Combinação paradoxal


O Uruguai já é o país de população mais velha da América Latina e o de mais baixo crescimento demográfico depois de Cuba. Cresce a uma taxa de cinco por mil, ou seja, a população aumenta em 16 mil a 18 mil pessoas a cada ano... menos que o número de uruguaios que emigram a cada ano, segundo as "não de todo rigorosas" estatísticas oficiais.


A estrutura de faixas etárias e a taxa de fertilidade do Uruguai são uma autêntica exceção na América Latina e se assemelha mais com a dos países mais desenvolvidos como mostra os quadros ao lado, que, além disso, apresentam as projeções futuras, as quais sugerem uma intensificação da queda da natalidade e do envelhecimento da população, com os conseqüentes problemas sociais e econômicos.


O Uruguai seguiu, como se pode observar, uma evolução demográfica mais parecida com a dos países mais desenvolvidos do planeta. Mas apesar das projeções apontarem que, neles, a estrutura de idades será no futuro próximo uma questão mais problemática que neste país, não foram disparados lá os alarmes que parecem estar na ordem do dia por aqui. É que no Uruguai deve ser somada aos fenômenos descritos, uma emigração sem precedentes em termos relativos. Na Europa, ao contrário, o envelhecimento da população tem sido em parte amortecido por uma tendência oposta: a recepção de imigrantes jovens.


Emigração


Pelo menos desde a década de 60 do século passado, o Uruguai se converteu em um país de emigração. A partida para o estrangeiro é uma característica estrutural do país que já não depende de ciclos econômicos. Inclusive em períodos de bonança econômica e queda do desemprego, os uruguaios continuam a deixar o país.


Calcula-se que entre 1963 e 2006 deixaram o Uruguai 600 mil pessoas, das quais retornaram algo mais que 120 mil. Estas cifras podem resultar ainda mais significativas se for levado em conta que o Uruguai tem 3,3 milhões de habitantes. Isso quer dizer que um pouco mais de 15% do total de uruguaios vive fora do país. Se forem contabilizados seus filhos nascidos no exterior, a cifra é horripilante. É como se sete milhões de colombianos ou cinco milhões de argentinos vivessem fora de seu país. No contexto latino-americano o Uruguai é um dos países com maior porcentagem de emigrantes. Na última década deixaram o país cerca de 15 mil pessoas por ano, segundo dados não muito rigorosos, o que supõe praticamente a mesma quantidade que o crescimento anual da população.


Mas o tema da emigração adquire ainda mais relevância ao se levar em conta que os emigrantes são mais jovens que a média da população. Segundo a análise dos dados sobre a emigração do período mais recente (2000-2006), mais da metade dos uruguaios que partiram para o estrangeiro tinham entre 20 e 30 anos no momento da partida. Parece desnecessário ressaltar que este buraco dos emigrantes acentua os problemas demográficos do país, porque nesta faixa estão as pessoas em idade reprodutiva. Ainda assim, as pesquisas não confirmam a suposição há muito defendida quanto a esses emigrantes contarem com nível de educação superior à média da população uruguaia: os profissionais liberais, as pessoas com formação universitária e os executivos respondem por 9,8% do total de emigrantes, ante 14,7% na população uruguaia em geral. Não obstante, a grande maioria dos que deixaram o país não pertence aos estratos mais pobres da sociedade nem à população estruturalmente pobre, mas sim consistem de pessoas que sofreram reduções de renda por conta da crise do começo do milênio, e por isso se viram reduzidas à pobreza. Um dado significativo é que 40% dos emigrantes alegam ter optado por esse caminho por "falta de trabalho", e outros 25% por "baixa renda".


Se considerarmos que a emigração no Uruguai abarca, em maior medida que em outros países latino-americanos, o núcleo familiar completo, os envios de fundos do exterior não são importantes ou consideráveis como acontece no caso de algumas outras nações (em termos tanto absolutos quanto relativos). De modo que se torna necessário sinalizar que, para a sociedade uruguaia como um todo, as inconveniências causadas pela imigração superam consideravelmente os benefícios.


Calvo insiste em que não se trata, ao contrário do que supõe a forma de visão complexada que muitas vezes acompanha as sociedades pequenas, de levar a população a atingir um determinado número ("um Uruguai de seis milhões de habitantes!", por exemplo), e sim de "atingir metas qualitativas: a equidade, a criatividade, a capacidade de incorporar inovações, a qualidade, a diversidade, o cosmopolitismo". As pessoas não deveriam estar sujeitas a planos estatais de crescimento ou receber estímulos econômicos para que tenham mais filhos, e sim deveriam estar livres para "escolher o tipo e o tamanho da vida que consideram mais propícios, em decisões livres e bem fundadas".


"As pessoas deveriam poder exercer o direito de viver no local que preferem, e as migrações, tanto dentro quanto para fora de um país, não deveriam ter por motivo um horizonte de limitação de oportunidades". Para não nos estendermos demais, os índices de natalidades registrados entre as mulheres uruguaias não são uniformes: há casais pobres que têm mais filhos do que gostariam e outros casais das camadas médias da sociedade que prefeririam ter mais crianças do que têm.


Deixando de lado quaisquer visões catastróficas, as pesquisas na verdade trazem tranqüilidade aos espíritos patrióticos: os uruguaios não vão desaparecer (hoje, um em cada dois mil habitantes de nosso planeta é uruguaio, e em 2050 essa proporção se reduzirá a um em 2.500, mas não vamos nos extinguir). Mas ainda assim, os números apontam que, se persistirem as tendências atuais, chegaremos a crescimento populacional nulo ou possivelmente negativo, com todas as conseqüências que isso poderia acarretar.

Chávez explica expulsão de "defensores dos direitos humanos"


O presidente venezuelano, Hugo Chávez, disse que ordenou pessoalmente a expulsão do país de dois representantes da Human Rights Watch (HRW) por fazerem "o trabalho sujo dos ianques".


A chancelaria venezuelana comunicou a expulsão do diretor para as Américas da HRW, o chileno José Miguel Vivanco, e de seu assessor, o norte-americano Daniel Wilkinson, que apresentaram em Caracas um relatório criticando a situação dos “direitos humanos” na Venezuela.


"Ontem chegou à Venezuela um destes personagens que andam fazendo o trabalho sujo dos ianques e começou a dar declarações, então chamei o chanceler e lhe disse: expulse-o daqui", revelou Chávez.


"Não vamos permitir que estrangeiros venham aqui para julgar o povo venezuelano", disse o presidente.


Chávez reafirmou que o governo norte-americano está por trás de um complô para derrubá-lo e assassiná-lo, e que a visita dos representantes da HRW à Venezuela faz parte deste plano.


"O presidente dos Estados Unidos (George W. Bush) está desesperado porque sabe que tem os dias contados e trata de fazer qualquer coisa para incendiar não apenas a Venezuela, mas todo o continente", afirmou.


O relatório apresentado por Vivanco, chamado de "Uma década do governo Chávez: intolerância política e oportunidades perdidas para o progresso dos direitos humanos", acusa o governo venezuelano de manipular o Poder Judiciário e de enfraquecer o sistema democrático.


Segundo o ministro venezuelano de Comunicações e Informação, Andrés Izarra, a "Human Rights Watch é uma ferramenta ativa no processo de desestabilização" e está ligada aos setores golpistas.


A HRW, que tem sede em Washington, "é uma organização de fachada dos interesses mais bastardos da oligarquia venezuelana e do imperialismo americano", e o governo Chávez não vai "tolerar mais este tipo de ingerência".


Uma gigantesca manifestação apoiou a decisão do governo venezuelano de expulsar os provocadores da HRW. A convocação foi feita através da emissora de televisão VTV pelo ministro de Informações, Andrés Izarra, que também afirmou que a HRW faz parte de um "plano para gerar um golpe e inclusive o magnicídio" do presidente Chávez.


"O plano está em andamento" e a ONG "é só um dos atores" do complô, uma "organização de fachada dos Estados Unidos para intervir nos países", afirmou Izarra.


Uma nota da Chancelaria informou que a expulsão foi decidida "com base nos valores constitucionais de defesa da soberania nacional e a dignidade do povo venezuelano".


Além disso, argumentou que Vivanco e Wilkinson entraram no país com visto de turismo, o que lhes impedia, segundo a Chancelaria, de realizar atividades à margem da "expansão e recriação".


No comunicado, o governo diz notificar a ambos "a obrigação de abandonar de maneira imediata a pátria do Libertador Simón Bolívar".


Da redação, com agências(www.vermelho.org.br)


domingo, 21 de setembro de 2008

Que violonista....fantástico....

O presente infindável



Frei Betto

No século XX, a arte cinematográfica introduziu um novo conceito de tempo. Não mais o conceito linear, histórico, que perpassa a Bíblia e, também, as obras de Aleijadinho ou Sagarana, de Guimarães Rosa. No filme, predomina a simultaneidade. Suprimem-se as barreiras entre tempo e espaço. O tempo adquire caráter espacial, e o espaço, temporal. No cinema, o olhar da câmara e do espectador passa, com toda a liberdade, do presente para o passado e, deste, para o futuro. Não há continuidade ininterrupta.

A TV, cujo advento ocorreu no fim da década de 1930, leva isso ao seu paroxismo. Frente à simultaneidade de tempos distintos, a única âncora é o aqui-e-agora do (tele)espectador. Não há durabilidade nem direção irreversível. A linha de fundo da historicidade - na qual se apóiam o relato bíblico e os paradigmas da modernidade, incluindo um de seus frutos diletos, a psicanálise - dilui-se no coquetel de eventos onde todos os tempos se fundem. Dercy Gonçalves está morta e, sobre sua tumba, os clipes a exibem viva, interpretando sua personagem irreverente e desbocada.

Aos poucos o horizonte histórico se apaga como as luzes de um palco após o espetáculo. A utopia sai de cena, o que permite aos filósofos da desgraça vaticinarem: "A história acabou". Ao contrário do que adverte Coélet, no Eclesiastes, não há mais tempo para construir e tempo para destruir; tempo para amar e tempo para odiar; tempo para fazer a guerra e tempo para estabelecer a paz. O tempo é agora. E nele se sobrepõem construção e destruição, amor e ódio, guerra e paz.

A felicidade, que em si resulta de um projeto temporal, reduz-se então ao mero prazer instantâneo, epidérmico, derivado, de preferência, da dilatação do ego (poder, riqueza, fama etc.) e dos "toques" sensitivos (ótico, epidérmico, gustativo etc.). A utopia é privatizada. Resume-se ao êxito pessoal. A vida já não se move por ideais nem se justifica pela nobreza das causas abraçadas. Basta ter acesso ao consumo que propicia valor e conforto: uma boa posição social, a casa na praia ou na montanha, o carro de luxo, o kit eletrônico de comunicações (telefone celular, computador etc.), as viagens de lazer. Uma ilha de prosperidade e paz imune às tribulações circundantes de um mundo movido à violência. O Céu na Terra - prometem a publicidade, o turismo, o novo equipamento eletrônico, o banco, o cartão de crédito etc.

Nem a fé escapa à subtração da temporalidade. O Reino de Deus deixa de situar-se "lá na frente" para ser esperado "lá em cima". Mero consolo subjetivo, a fé reduz-se à esperança de salvação individual.

Graças às novas tecnologias de comunicação, agora o tempo está confinado ao caráter subjetivo. Experimentá-lo é ter uma consciência tópica do presente. Se na Idade Média o sobrenatural banhava a atmosfera que se respirava e, no Iluminismo, a esperança de futuro justificava a fé no progresso, agora importa o presente imediato. Busca-se, avidamente, a sua perenização. Somos todos eternamente jovens, cultuamos o corpo como quem sorve o elixir da juventude. Morreremos todos saudáveis e esbeltos...

Pulverizam-se os projetos nesse tempo cíclico, onde no mesmo rio corre sempre a mesma água. Outrora, havia namoro, noivado e casamento. Agora, fica-se. Após anos de casado, pode-se voltar ao tempo de namoro e, de novo, ao de casado.

A destemporalização da existência alia-se à desculpabilização da consciência. Uma mesma pessoa vive diferentes experiências sem se perguntar por princípios éticos, políticos ou ideológicos. Não há pastores e bispos corruptos e utopias que resultaram em opressão? A TV não mostra o honesto de ontem pilhado na vigarice de hoje? O bandido não faz gestos humanitários? Onde a fronteira entre o bem e o mal, o certo e o errado, o passado e o futuro?

"Tudo que é sólido se desmancha no ar" irrespirável dessa pós-modernidade, cuja temporalidade fragmenta-se em cortes e dissolvências, close-ups e flash-backs, muitas nostalgias (vide a bossa nova) e poucas utopias.

Se há algo de positivo nessa simultaneidade, nesse aqui-e-agora, é a busca da interioridade. Do tempo místico como tempo absoluto. Tempo síntese/supressão de todos os tempos. Eis que irrompe a eternidade - eterna idade. Pura fruição. Onde a vida é terna.

Nas artes, música e poesia se aproximam, de modo exemplar, dessa simultaneidade que volatiliza o tempo, imprimindo-lhe caráter atemporal. Na música, nossos ouvidos captam apenas a articulação de umas poucas notas. No entanto, perdura na emoção a lembrança de todas as notas que já soaram antes. Em si, a melodia é inatingível, assim como o poema, uma sucessão rítmica de sílabas e palavras sutis. O que existe é a ressonância da nota e da palavra em nossa subjetividade. Então, a seqüência se instaura em nós. Não é o tempo fatiado em passado, presente e futuro. É o presente infindável. O tempo infinito. Como no amor, em que o cotidiano é apenas a marcação ordinária de uma inspiração extraordinária.

Frei Betto é escritor, autor de "A obra do Artista – uma visão holística do Universo" (Ática), entre outros livros.

Um (quase) desabafo do Azenha...

NA INTERNET, UM LEITOR VALE MAIS DO QUE 100 EDITORES

Luiz carlos Azenha

Estou passando mal de tanto ler e ouvir besteiras a respeito da crise econômica nos Estados Unidos.

Na CNN Internacional duas jornalistas (?) comemoravam a recuperação da bolsa de Nova York como se tivessem acabado de assistir a um filme com final feliz.

Nenhum contexto, nenhuma informação relevante além do óbvio.

Eu sei que o papel da mídia corporativa é o de disseminar propaganda como se fosse informação.

Eu sei que o nível de formação crítica dos jornalistas despencou mais que a Bovespa no início da semana.

Eu sei que o Jornalismo a serviço do crime organizado está colocando em risco uma das ferramentas mais importantes para o exercício de minha profissão, que é o sigilo de fonte.

Ainda assim eu fico surpreso com a absoluta incapacidade de 99% da mídia, inclusive de comentaristas experimentados, de dizer algo ou dar espaço a alguém que diga algo que fuja do óbvio e do convencional.

Será que o mercado financeiro chantageou os governos? Será que os grandes bancos poderiam ter se juntado aos governos para oferecer soluções? Ou eles deram no pé e deixaram a conta pendurada com os contribuintes?

São perguntas para as quais não se vê respostas na cobertura midiática.

Ainda bem que temos a internet. A lucidez, nessa hora, parece ficar por conta dos "amadores", como o N. Ramos, de Plano, no Texas, que deixou uma mensagem altamente recomendada por outros leitores do New York Times. Ele escreveu:

Esse Nenhum Banqueiro Deixado para Trás (piada com o programa governamental Nenhuma Criança Deixada para Trás) nada fará pela família média, que terá salários estagnados e menos renda disponível depois de pagar os custos mais altos de energia, alimentação, saúde e educação. Quem vai me salvar? Tenho dois filhos que vão se formar no ensino médio e nos perguntamos onde vamos conseguir dinheiro para pagar a faculdade. Empregos? Não conseguem encontrar. Nossos pequenos investimentos sumiram. Os Estados Unidos não têm dinheiro para a infraestrutura decadente, educação, saúde, mas encontraram dinheiro para salvar os bancos? Onde eles encontraram dinheiro se nossa dívida nacional está perto de U$ 15 trilhões !!! Nós, contribuintes, estamos sendo roubados e o futuro de nossas crianças destruído... Estamos a caminho de ser um país do terceiro mundo.

Não vi um artigo sequer, até agora, que lidasse com as preocupações do leitor cujo texto acabo de reproduzir. É espantoso constatar que o Jornalismo perdeu completamente a relação com os interesses do cidadão comum

Será que os jornalistas -- ou pelo menos os jornalistas que opinam -- perderam o contato com a realidade das pessoas comuns? Será que perderam a capacidade de empatia com os leitores, ouvintes e telespectadores?

Não sei exatamente o que é, mas tem alguma coisa muito errada aí.

Homenagem aos gauchos colorados...

mais socialismo na rede....

Seja Bem-vindo ao Projeto Democratização da Leitura e Filmes!

O PDL é uma das maiores referências de biblioteca virtual livre em língua portuguesa da internet, com um acervo alimentado por centenas de colaboradores em todo o mundo e uma história de 5 anos de existência. Todo os e-books são produzidos e geridos pelos próprios usuários, que fazem do site um grande centro de troca de novidades e discussões relacionadas à área. O acesso é livre e independe de registro ou qualquer forma de pagamento.


Ateus.net - Sitio que disponibiliza uma variedade de literatura e afins de autores (nem sempre) ateus...

DominioPublico.gov - Sitio do Ministério da Educação com literatura somente brasileira...mas em grande quantidade....

ElogioDoRevolucionario - Sitio com sinopses de filmes(ótimos) que direciona para o makingoff onde poderão ser compartilhados, muito bem organizados por temáticas...facilitando o encontro do que se busca....possui um fórum interessante nesse endereço





sábado, 20 de setembro de 2008

21 de setembro, Dia Internacional contra a Monocultura de Árvores...


Montanhas de papel. Crescente Injustiça from WRM on Vimeo.

Produzido pelo Movimento Mundial pelas Florestas Tropicais (WRM)

Os riscos para a saúde do plástico das garrafas

Cientistas britânicos analisaram as concentrações de bisfenol A na urina de 1455 adultos americanos, descobrindo que os maiores níveis deste químico estavam ligados a um aumento de 39% no risco de desenvolver diabetes, problemas cardíacos e anormalidades nas enzimas hepáticas.


Autoridades dos EUA mantêm confiança neste químico

O bisfenol A (BPA), um químico usado no fabrico de muitas embalagens, garrafas de plástico e latas de comida, pode estar ligado ao aumento da prevalência de problemas cardíacos, de diabetes e de anormalidades nas enzimas hepáticas. Esta é a conclusão de um estudo publicado esta semana no Journal of the American Medical Association (JAMA), mas as autoridades dos EUA mantêm a confiança neste composto, detectado no corpo de 90% dos americanos.

"Confiamos nos estudos que analisámos para dizer que a margem de segurança é adequada", disse Laura Tarantino, da Food and Drug Administration (FDA), o organismo encarregado de regulamentar que produtos podem ou não ser usados nos EUA. "Não recomendamos a ninguém que mude os seus hábitos ou mude a forma como usa estes produtos porque, neste momento, não temos provas que sugiram a necessidade de o fazerem", acrescentou. As autoridades europeias tinham chegado à mesma conclusão em Julho.

Os cientistas da Universidade de Exter, no Reino Unido, analisaram as concentrações de BPA na urina de 1455 adultos norte-americanos. Os resultados mostram que os maiores níveis de concentração estavam ligados a um aumento de 39% no risco de desenvolver diabetes e problemas cardíacos. Quando o grupo era dividido em quatro, segundo os níveis de BPA, verificava-se que aquele com a taxa mais elevada tinha um risco três vezes maior de doenças cardiovasculares que os que apresentavam menos concentração do químico. No caso da diabetes, o risco era 2,4 vezes superior.

O BPA é utilizado na produção de plástico policarbonato, um material transparente e resistente ao impacto. Mais de dois milhões de toneladas métricas deste químico, que imita a forma como o estrogéneo actua no corpo humano, foram fabricadas em 2003, havendo anualmente um aumento de seis a dez por cento na procura.

Apesar de reconhecer não haver problemas com esta substância, Tarantino deixou algumas sugestões para os consumidores que queiram limitar as quantidades de BPA que ingerem: evitem aquecer a comida nas embalagens de plástico, uma vez que o calor ajuda a libertar esta substância.

Mas a FDA é acusada, por parte de cientistas e grupos de protecção dos consumidores, de ignorar estudos feitos em animais. Alguns mostram que este químico, mesmo em doses reduzidas, pode provocar alterações no cérebro dos fetos e recém-nascidos, na próstata, nas glândulas mamárias e modificar a idade de puberdade das fêmeas.

Fonte:Ecoblogue

Brand Upon The Brain!


Brand Upon The Brain!
(Brand Upon The Brain!)
Brand.Upon.the.Brain.2006.DVDRip.XviD-VoMiT

Créditos:

makingoff - seu saraiva

Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Sinopse:


O jovem personagem Guy Maddin é marcado pela convivência com a mãe protetora e tirânica e o pai cientista, que trabalha secretamente no porão. Guy passa seus dias pouco estimulantes numa misteriosa ilha, acompanhado da irmã adolescente. Seus amigos são crianças abandonadas que vivem num orfanato. Depois que os pais, que recentemente adotaram algumas delas, começam a perceber feridas nas cabeças de seus filhos, chegam à ilha os detetives mirins Wendy e Chance Hale. Enquanto a investigação avança, os garotos são guiados para as mais sombrias regiões da revelação e da opressão. A busca perde perigosamente o controle quando terríveis segredos da família de Guy são revelados. Fonte.


Informações sobre o filme e release:

Gênero: Drama / Fantasia / Ficção
Diretor: Guy Maddin
Duração: 98 minutos
Ano de Lançamento: 2006
País de Origem: EUA / Canadá
Idioma do Áudio: Inglês
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0443455/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XviD
Vídeo Bitrate: 867 Kbps
Áudio Codec: MPEG-1 Layer 3
Áudio Bitrate: 126
Resolução: 544x304
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 17.982 FPS
Tamanho: 716 Mb
Legendas: Em anexo


Elenco:

Gretchen Krich (Mother)
Sullivan Brown (Young Guy Maddin)
Maya Lawson (Sis)
Katherine E. Scharhon (Chance Hale / Wendy Hale)
Todd Moore (Father)
Andrew Loviska (Savage Tom)
Kellan Larson (Neddie)
Erik Steffen Maahs (Older Guy Maddin)
Cathleen O'Malley (Young Mother)
Clayton Corzatte (Old Father)
Susan Corzatte (Old Mother)
Megan Murphy (Murderous Sister)
Annette Toutonghi (Murderous Sister)
David Lobo (Oarsman)
Eric Lobo (Oarsman)

Premiações e curiosidades:

*Participou da Seleção Oficial dos Festivais de Berlim, Toronto e Nova Iorque.

*Na 31ª Mostra de Cinema de São Paulo, o filme ganhou uma exibição multimídia, com música e narração ao vivo, com a voz de Marília Gabriela.

*Trata-se de um 'filme-espetáculo', onde em várias apresentações, contou com música e narração ao vivo.

Crítica:

O cineasta canadense Guy Maddin criou para uma linguagem particular, uma assinatura própria, extraída do próprio passado do cinema, do fascínio dos filmes mudos, especialmente do expressionismo alemão. Para dar um brilho especial ao seu novo filme “Brand Upon the Brain!”, a seção Fórum do 57º Festival de Berlim preparou um evento especial, com projeção no palco do Deutsche Oper Berlin, a Ópera de Berlim, com a Orquestra Volkswagen (com 34 músicos), direção musical do maestro Jason Staczek, mais três sonoplastas de um estúdio de som norte-americano (Foley Artists), e a eletrizante narração da atriz e diretora italiana Isabella Rossellini.

O espetáculo era aguardado como o principal acontecimento do festival. A previsão se confirmou no último dia 15 de fevereiro com a Ópera de Berlim lotada e uma estrondosa ovação a Guy Maddin. O cineasta canadense teve retrospectiva completa de sua obra na 28ª Mostra Internacional de Cinema. “Brand Upon the Brain!” recria com paixão toda linguagem de urgência de um filme mudo expressionista, um terror sofisticado e cheio de maneirismos.

O fascínio pelo passado está também na história original do filme. Um menino que se chama Guy como o diretor, vive prisioneiro em uma ilha com um farol. É uma ilha que isola muitas outras crianças órfãs.

Guy Maddin reinventa uma linguagem e segue único na recriação de um gênero que nos brinda com toda a atmosfera e as riquezas de expressão que explodiram com o próprio nascimento do cinema. Como se não bastassem todos os restauros de antigos filmes mudos que anualmente fazem a alegria dos cinéfilos, temos também Guy Maddin com o seu atrevido cinema que lança ainda mais luz sobre esta fascinante e assombrosa magia. Não por acaso, todos os seus personagens em “Brand Upon the Brain!” são afetados pelos enigmas do passado. Decifrá-los irá significar liberdade. Guy Maddin e seus personagens alcançam esta plenitude decodificando a rica linguagem do cinema dos pioneiros. Fonte.

Downloads abaixo:

Arquivo anexado Brand.Upon.the.Brain.2006.DVDRip.XviD_VoMiT.3831723.TPB.torrent
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