domingo, 5 de julho de 2009

Permacultura pode resgatar o ser humano do individualismo

Telhado Verde
Telhado Verde. Ajuda a reduzir o barulho dentro de casa e a manter a temperatura constante e, além de grama, o telhado verde pode receber flores, arbustos e ervas medicinais. Foto do jornal O Tempo.

A Permacultura é um movimento que surgiu no campo e hoje se espraiou nas cidades. Conforme explicou o permacultor e bioconstrutor Fernando Costa na Quarta Temática dos Amigos da Terra, ontem, na casaNAT, considera a importância de se observar os processos da natureza e utilizar a sabedoria popular. Por exemplo, costumes que nossos pais e avós, ou hoje em dia, mais aqueles que residem no interior do interior do Estado, mantém como guardar sementes, arrancar matinho das calçadas com a faquinha, construir pequenas cisternas para coletar água de chuva, colocar os restos orgânicos do preparo das refeições na horta como adubo, enfim, se preocupam com a manutenção da vida ao seu redor e para o futuro de seus descendentes. Há quem considere que estas tarefas dão trabalho, são perda de tempo já que há “tecnologias”, leia-se facilidade em se adquirir venenos ou depositar os resíduos em um aterro há dezenas de quilômetros de casa. Quando na verdade é zelo com a biodiversidade.

A racionalização dos usos dos recursos naturais como água, também é pauta para a Permacultura. Na medida em que propõem que se planeje o urbano, contando sempre com a criatividade e a cultura local. Por exemplo, colocando próximo aquilo que se utiliza com maior frequência, de modo a despender menos energia como a de deslocamento. “Até num apartamento, no centro da cidade, é possível plantar hortaliças numa floreira; trocar as sementes com um vizinho por adubo orgânico que ele mesmo faz numa composteira doméstica, fazer uma captação de água da chuva nem que seja somente para molhar as plantas, já que a clorada mata os microorganismos da terra”, disse Fernando, compartilhando o seu exemplo e o de vários amigos seus.

O permacultor chama a atenção para a importância também de ao observar os ciclos da natureza, como o crescimento e desenvolvimento das plantas, que as pessoas não se precipitem e caiam na onda do consumo. Ou seja, para fazer uma composteira doméstica, não é necessário adquirir uma floreira nova, gerar mais resíduo e gasto de energia. Basta reutilizar uma lata de óleo descartada ou outro material que se tenha em casa ou que se encontre abandonado em entulhos. E nem comprar terra preta para adubar o jardim doméstico, já que em dois meses, a composteira doméstica já oferece a terra preta.

Os amigos dos Amigos da Terra, presentes ao encontro, lembraram que o individualismo e a competição vêm na contramão do atendimento das necessidades e do bem-estar das pessoas e dos outros seres à sua volta. Como são os casos dos projetos do Pontal do Estaleiro e do espigão da Lima e Silva. O primeiro porque as construções formarão uma barreira artificial impedindo a passagem dos ventos para a cidade, além do grande aumento da produção de esgoto cloacal que na região é ligado ao pluvial. O segundo, porque vai impedir que moradores de três quarteirões usufruam a luz do sol. Sem esquecer que nos dois casos, a maior concentração de moradores vai agravar o congestionamento das ruas próximas ao dos empreendimentos. A Permacultura pode nos dar respostas a estes e a outros desafios de nossa geração.

O que é Permacultura?

Surgiu na Austrália, no início dos anos 70, com David Holmgreen e Bill Mollison. Os princípios da Permacultura vêm da posição de Mollison de que “a única decisão verdadeiramente ética é cada um tomar para si a responsabilidade de sua própria existência e da de seus filhos” (Mollison, 1990). A ênfase está na aplicação criativa de princípios básicos da natureza, integrando plantas, animais, pessoas e construções em um ambiente produtivo, estético e harmônico.

Saiba mais:
http://permacultura-rs.org.br/newsite/modules/news/
http://vivagasometro.blogspot.com/2008/09/no-ao-pontal-do-estaleiro.html
http://poavive.wordpress.com/2009/05/20/vote-nao/
http://naoaoespigao.blogspot.com/2008/10/no-ao-espigo-da-lima-e-silva.html

* Informe da Amigos da Terra, publicado pelo EcoDebate,

Do sitio EcoDebate

Sobre o mesmo tema leiam, também:

Aeroporto de Tegucigalpa abarrotado de povo à espera de Zelaya

Traduzido por Rosalvo Maciel


Conseguindo impor a vontade popular, uma multidão em marcha abarrotou neste sábado os arredores do aeroporto internacional de Tegucigalpa, para dar as boas-vindas ao presidente constitucional Manuel Zelaya, o qual confirmou seu regresso à República de Honduras para este domingo.

O número de manifestantes fez com que a polícia tivesse que retroceder e abrir-lhes caminho, segundo relatou o documentarista venezuelano Ángel Palacios.

Assim também, o jornalista da Venezuelana de Televisão, Eduardo Silvera, indicou que são centenas de pessoas que se encontram dirigindo-se ao terminal internacional de passageiros.

Este rio de pessoas, como as classificou Silvera, não sabe ainda se permanecerão até amanhã nas adjacências do aeroporto, visto que o usurpador Roberto Micheletti impôs o toque de recolher, impedindo a presença do povo nas ruas a partir das 10 da noite.

Al respeito, o jornalista notificou que os hondurenhos lhe manifestaram a segurança de retornar aos arredores do terminal às 6 da manhã deste domingo, hora na qual conclui o toque de recolher. Disse que o governo de fato anunciou que se deslocarão 20 mil militares para supostamente resguardar a integridade do mandatário constitucional, Manuel Zelaya e do povo.

Franco-atiradores


Luis Galdanas, condutor do programa "Atrás da Verdade", da emissora Radio Globo, denunciou a presença de franco-atiradores no aeroporto de Tegucigalpa, para atentar contra a vida dos que manifestam seu apoio a Zelaya e que se encontram de maneira pacífica no lugar.

Explicou que estes soldados formam parte do esquadrão especial Cobra, subordinados por sua vez à polícia nacional hondurenha.

"Eles estão postados em lugares estratégicos, em locais altos, para, se ocorrer uma revolta, matar aos dirigentes da marcha (...) Não há razão para que a polícia e os militares estejam acantonados no aeroporto, e se a marcha é pacifica, como é possível que coloquem estes franco-atiradores".

"Aqui esta gente está disposta a morrer contanto que seja restituída a democracia em Honduras".


Indicou ainda, que "os contingentes militares se apoderaram das saídas dos departamentos para evitar que o povo se pronuncie na cidade", ao mesmo tempo em que comentou que o povo ha ultrapassou os obstáculos só para apoiar a Zelaya.


Assim também referiu que mais de 200 mil pessoas estão mobilizadas, uma situação nunca antes vista no país centro-americano.


Disse que a imprensa progressista alternativa segue sendo pressionada para não informar sobre o que está ocorrendo em Honduras, detalhando que os meios privados estão ocultando a realidade do que aconteceu nas últimas horas. Disse que estão transmitindo música, esporte, silenciando a mobilização dessa multidão de povo.


Assinalou Galdanas que a resistência pacífica assegura que se captaram Zelaya correrá sangue na defesa do retorno da linha constitucional deste país.


Finalmente, convocou ao que denomina a "mega marcha" até o Aeroporto Internacional de Tegucigalpa a partir das 10 da manhã de este domingo, para receber ao único e reconhecido constitucionalmente presidente Manuel Zelaya.

Original em Tribuna Popular

sábado, 4 de julho de 2009

RELIGULOUS (RELIGÍCULO) - QUE OS CÉUS NOS AJUDE (2008)

CINEASTA: LARRY CHARLES
GÊNERO: DOCUMENTAL
DIÁLOGO: INGLÊS
LEGENDA: PORTUGUÊS
TAMANHO: 339MB
FORMATO: RMVB

Créditos: CinemaCultura

SINOPSE: Religulous acompanha o comediante Bill Maher na sua viagem a locais de culto religioso em todo o mundo, para entrevistar um vasto espectro de crentes em Deus e na Religião. Conhecido pela sua astuta capacidade analítica e pelo seu empenhamento em não ser agressivo para ninguém, Maher aplica a sua característica honestidade e espírito irreverente às questões da Fé, fazendo-nos entrar numa divertida e provocatória viagem espiritual. O filme não trata extamente da existência ou não existência de Cristo e Deus, mas sim das religiões seguidas por todo mundo, em principal a cristã. Como o próprio nome indica: religião + ridículo= Religículo (título alternativo), é um filme no estilo de Zeitgeist com um tom humorístico bem peculiar.

PARTE1 - PARTE2 - PARTE3 - PARTE4

COMO JUNTAR AS PARTES

Revolucionários desconhecidos.....

Victoriano Lorenzo



Victoriano Lorenzo pertencia à classe do campesinato istmenho relacionado intimamente com os povos indígenas da etnia buglé, da qual provinha, estabelecida principalmente em Veraguas e Coclé.

O líder indígena, involucrado na Guerra Civil entre os partidos Liberal e Conservador, é mais um caso clássico de vontade popular manipulada por interesses oligárquicos. É a prova viva do exemplo de que massas em disponibilidade, identidade popular e ancstral, mesclada com a defesa da posse e do uso da terra natal, formam uma combustão popular quase incontrolável.


Victoriano é um personagem histórico, material, sua carne queimada no fuzilamento de um traidor da oligarquia, portanto, fiel ao povo, é digno de livro de Gabriel García Márquez. Seu Panamá e sua província de Chiriquí, o orgulho cholo, é tão presente n o istmo da porta do mundo como em uma zamba cantando "cholita santiagueña, cholita salteña".



A sabedoria política dos cholos surge da necessidade de protagonismo popular e programa político compatível com as identidades e culturas ancestrais e mestiças; com a carga de informações que exigem a formação de conceitos diretos, formando o arcabouço teórico-metodológico geradores de ideologia de câmbio a partir do distributivismo com os dois pés fincados no campo nacional-popular.

Victoriano Lorenzo é parte da história nossa, desconhecida de nós mesmos; é o outro lado da política do Porrete Grande - Palo Largo - Big Stick; é a versão centro e latino-americana do lado B do protetorado do Império a partir de Miami e da famigerada Escola Panamá (extinta). O orgulho chiriqueño passa pela carne dos cholos de Victoriano.

BiografiaFonte: http://www.biografiasyvidas.com/biografia/l/lorenzo_victoriano.htm

Pensamento libertário...

A democracia política de base libertária


poder popular Peru

Na América Latina o poder do povo vem se expressando desde as guerras anti coloniais, sintetizando num conjunto de experiências a sabedoria da auto organização de base com as matrizes federalistas e libertárias.

Bruno Lima Rocha, desde la ciudad de Guatire, estado Miranda, Venezuela, Janeiro de 2009

É comum escutarmos que a democracia representativa está em crise e ao mesmo tempo o sentido de democracia política está cada vez mais em alta. Concluindo o final da primeira década do século XXI e observando a luta anti-globalização na emergência de novos agentes sociais, chegamos a algumas conclusões. Um, que os valores democráticos de liberdade de expressão, reunião, manifestação, crença e difusão de idéias são essenciais a uma sociedade igualitária. Dois, que a idéia de democracia como igualdade jurídica é válida e necessária para evitar qualquer tipo de sociedade elitizada. Três, que o ritual democrático com desigualdade econômica e injustiça social é uma casca vazia e não leva a lugar algum.

Nada do que estamos escrevendo aqui é novidade para a matriz de pensamento libertário. Esta teoria na forma de Poder Popular anti-estatista recobra valor e força a partir da última década do século XX. As esquerdas existentes no mundo hoje se vêem na obrigação de dialogar com um conjunto de movimentos, identidades, defesa de interesses e autonomias pouco influentes até os anos ’80 e essenciais após o início da luta contra a globalização do capitalismo de tipo financeiro e telemático. O tema da liberdade como valor essencial ao socialismo, e do protagonismo do povo podendo decidir por sua conta sem a tutela de uma combinação de tipo Partido-Estado torna-se o pilar de uma esquerda social que hoje está na primeira linha da luta popular no mundo todo.



Para concretizar essas vontades em um sistema de idéias que possa se tornar teoria política, falta pouco, mas ainda resta um trecho a percorrer. O foco da disputa no campo dos conceitos (ou seja, das ferramentas de análise e interpretação das realidades) é justo na forma de um sistema político de base plural e igualitária. Ou seja, necessitamos reconhecer o direito a existência da diversidade dentro da justiça social. Isto implica pensar em formas de organização social onde a dimensão política (de organizações e partidos de esquerda); religiosa (sem proselitismo nem controle da educação ou dos meios de comunicação); de identidades (sejam étnicas, sexuais, culturais, etc.); territorialidades (como os controles comunais); do mundo do trabalho (na gestão direta e coordenada com as maiorias) e dos mais variados grupos de interesse estejam contemplados nas decisões fundamentais da sociedade.



Para formalizar estas idéias é preciso um passo anterior, que é simples. As esquerdas de intenção revolucionária necessitam compartilhar da idéia da liberdade política funcionando sobre uma base de justiça social. O que nos divide, é saber se essa base societária será estatal ou não. O que nos une é afirmar esta liberdade política dentro da multiplicidade de agentes e sem a disputa estéril por direcionamentos e vanguardas. A política tem regras duras e é um jogo para gente grande. A hegemonia, a referência e a gravitação se dão pelo peso relativo de cada força atuando no tabuleiro de possibilidades. Mas ter gravitação não implica necessariamente em ter conduta visando hegemonismo ou direção total de uma luta. É possível avançar na horizontalidade e uma experiência político-social serve de exemplo.



Ainda na década de ’80, o Peru vivia uma situação de guerra revolucionária onde duas forças políticas atuavam. Uma, a mais conhecida e de linha maoísta, era o Partido Comunista do Peru / Sendero Luminoso Outra, que ganhou relevância internacional com a ação do seqüestro e toma da Embaixada do Japão em Lima (1996-1997), era o Movimento Revolucionário Tupac Amaru / Exército Revolucionário Tupacamarista (MRTA). Para os fins deste artigo, a experiência de controle territorial do MRTA na Frente San Martin é sem dúvida a mais interessante.



Trata-se de um território onde se mescla selva e montanha e fica distante 886 kms de Lima, capital do país. Nesse terreno, nos municípios onde o MRTA operava, era a força hegemônica em armas e na maioria das vezes tinha o monopólio da força. Mas, sabiamente, isso não implicou o monopólio da representação política. A estrutura da sociedade foi dividida em Assembléias Regionais Populares, onde todos os grupos de interesse, sindicatos, movimentos populares, delegados de micro-regiões e organizações de esquerda tinham seus delegados com voz e voto. O MRTA era uma força a mais nesse universo de decisão política, com o mesmo peso de voto dos demais. Das Assembléias Regionais saíam delegados para a Assembléia Nacional, que era, logicamente, o conjunto de representações e territórios onde os tupacamaristas tinham hegemonia. Esta Assembléia não contava com delegados regionais de zonas onde o Sendero era hegemônico e menos ainda de lugares onde a democracia representativa burguesa e estatal se fazia presente. Por fim, é desta instância mais ampla de delegação de base e regionalizada de onde saíam linhas e demandas para a política geral nos lugares onde o MRTA atuava.



Que lições e exemplos podem ser tirados da experiência de San Martín? Primeiro, que mesmo nas condições mais adversas é possível a organização de base e o estímulo a participação política. Segundo, que a diversidade dentro da igualdade de direitos e justiça social é perfeitamente aplicável. Isto se dá se a hegemonia da força e a gravitação política têm as condições de exercer este tipo de democracia. Terceiro, que se no caso, não fosse apenas o MRTA no uso da força, mas uma série de organizações políticas compartilhando o mesmo plano de trabalho das Assembléias (Regionais e Nacional) seriam perfeitamente executável. Quarto, que qualquer organização social de protagonismo popular sempre se verá confrontada com o status quo e a estrutura de poderes das classes dominantes. A variável é o tipo e forma de confrontação, podendo ser desde uma luta avançada e dura como a dos tupacamaristas peruanos dos anos ’80 e ’90 até a luta de massas e popular exercida pelos movimentos indígenas e comunitários em algumas cidades e regiões latino-americanas a partir do ano 2000.



Quinto e por fim, é essencial compreender que o conceito aplicado pelo MRTA à organização social em San Martín é o de PODER POPULAR. Isto significa uma estrutura de delegação política aos militantes votados diretamente pelos segmentos do povo organizado, que constroem instâncias de regulação social e é de onde vem a soberania popular por excelência. Esse modelo, aplicado em países onde o Estado existe e não está em guerra com o povo mas, é alvo de disputa de blocos de poder (como acontece neste momento em Venezuela), entra em funcionamento quando as organizações políticas e movimentos populares disputam as parcelas de poder não-estatal através de conselhos comunais, mesas técnicas (para temas como água, luz, saneamento, saúde e etc.) ou território auto-organizados (de forma total ou parcial). Por fim, um sistema político semelhante poderia ter sido aplicado na Catalunha de 1936 a partir do Comitê Central das Milícias, no caso, sob hegemonia e controle social quase total da CNT/FAI. O mesmo se deu na Frente de Aragón e em outras regiões do planeta com ou sem hegemonia integral dos anarquistas organizados.

Princípios do Choro Box 4 (2002)


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Créditos: UmQueTenha

Princípios do Choro Box 5 (2002)


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sexta-feira, 3 de julho de 2009

Obsolescência planejada: motor do consumismo

Osvaldo ferreira Valente

Lixão eletrônico em Guiyu, China. Foto : Basel Action Network BAN
Lixão eletrônico em Guiyu, China. Foto : Basel Action Network BAN

[EcoDebate] Tenho insistido, em vários artigos publicados aqui neste portal e em outros veículos, que a origem de todos os problemas ambientais está no consumismo da população que cresce a níveis insuportáveis para a capacidade de sustentação da Terra. Se o mundo, que luta pela manutenção da floresta amazônica, não demandasse tanta carne para consumo, não haveria porque o pecuarista se aventurar na região. Raciocínio simplista? À primeira vista pode ser, pois haverá sempre o contraponto de que é possível produzir mais carne sem expandir a fronteira agrícola. Mas já escrevi, aqui neste portal (Produtividade agrícola x conservação ambiental, em 19/05/2009), que o aumento de produtividade só pode ser conseguido, a partir de certo ponto, com procedimentos que têm custos ambientais. Nada neste mundo é capaz de ocorrer só com vantagens. As desvantagens estão sempre agregadas.

Um comportamento que deveria estar merecendo uma reação forte das Ongs ambientalistas é o uso do conceito de “obsolescência planejada”, ou seja, aquele que programa a fabricação de um produto com tempo de vida limitada, deixando já datado o novo lançamento, mesmo e quase sempre só com maquiagem ou com introdução de tecnologia supérflua para a maioria da população. E a propaganda vem forte, apelando para o “status” que será alcançado pelos usuários. Desta armadilha nem os pobres se livram, pois ela está camuflada em um grande número de produtos por eles consumidos. Daí vem o enorme consumo de plásticos para caixas de equipamentos eletrônicos, para os celulares que entulham as gavetas ou que vão para o lixo com baterias e tudo. E aqui a culpa não está no campo e nem na Amazônia, está nas cidades, pois elas são os templos do consumismo, do trabalho escravo, do desrespeito aos direitos elementares da cidadania etc. Nelas deveriam estar concentrada as preocupações das Ongs que lutam pela conservação ambiental. Mas como o trabalho aí é muito difícil, começando por comportamentos inadequados dos próprios membros de tais entidades, fica mais fácil e charmoso eleger os ruralistas do agronegócio como molduras para a nossa limpeza de consciência. Não quero dizer com isso que os ruralistas são santos, nem estou aqui para defender comportamentos meramente capitalistas, mas a expansão da soja, por exemplo, veio suportada pelo aumento do consumo. E consumo de quem? Principalmente dos países ricos, de onde vêm muitas Ongs que lutam pela Amazônia. Não há, neste caso, como não fazer a pergunta: não seria mais lógico que elas brigassem, em seus países de origem, para um consumo mais racional, pressionando menos o uso da terra para produção? Talvez assim as pequenas propriedades rurais fossem suficientes para a produção dos volumes necessários. Mas elas não brigam pela diminuição do consumo, mas pelo boicote do produto brasileiro. Fico preocupado, num mundo de busca desenfreada pelo lucro, se não há interesses econômicos por trás disso, como o uso das barreiras ambientais pelas corporações multinacionais ou pelos países dominados por elas. Já não duvido mais de nada, pois o capitalismo está muito além do horizonte avistado por nós.

O Henrique Cortez escreveu, recentemente, artigo falando sobre a necessidade de as Ongs reverem as suas maneiras de agir ( O ambientalismo é um movimento social?, em 29/06/2009). E eu concordo plenamente, pois acho que os problemas precisam ser atacados nos fundamentos que os sustentam. Se a obsolescência planejada induz a substituição de um bem por outro, mesmo que essa substituição não traga nenhuma mudança efetiva no serviço prestado, estamos apenas aumentando o consumo de alguma matéria prima retirada da natureza ou produzida com o seu desgaste. Aí está um campo espetacular de ação das Ongs, ou seja, mostrar à sociedade que ela está correndo o risco de cair em armadilhas do consumo, que se transforma em consumismo e que é ardilosamente preparado e programado. E veja que o marketing abusivo já começa a atacar o público infantil, conforme alerta o Instituto Alana, uma Ong que trabalha com o assunto e vem alertando para a estratégia de propaganda que visa transformar a criança numa aliada do consumismo. A obsolescência planejada começa pela conquista da criança e do adolescente, ligando produtos a pessoas famosas e explorando as fantasias próprias da idade ou até mesmo com aquela ideia simples, mas eficiente, de que com a novidade você vai ser admirado pelos colegas e amigos.

É no marketing da obsolescência planejada que está, hoje, uma das grandes razões do uso exagerado de recursos naturais e que está colocando a Terra numa condição acelerada de insustentabilidade.

Osvaldo Ferreira Valente é engenheiro florestal, especialista em hidrologia e manejo de pequenas bacias hidrográficas e professor titular, aposentado, da Universidade Federal de Viçosa (UFV); colaborador e articulista do EcoDebate ovalente{at}tdnet.com.br

Sobre o Irã...

Irã: será que o gato vai cair do precipício?




Escrito por Slavoj Zizek

Quando um regime autoritário se aproxima da sua crise final, sua dissolução normalmente segue dois passos. Antes do seu colapso real, acontece uma misteriosa ruptura: subitamente as pessoas sabem que o jogo acabou, deixam simplesmente de ter medo. Não é só que o regime perde a sua legitimidade; o seu próprio exercício de poder é entendido como uma impotente reação de pânico. Todos nós conhecemos a clássica cena dos desenhos animados: o gato chega à beira do precipício, porém, continua a andar, ignorando o fato de que deixou de existir chão debaixo das suas patas, mas só começa a cair quando olha para baixo e toma consciência do abismo: para cair, ele só tem de se lembrar de olhar para baixo...

Em Xá dos xás, um relato clássico da revolução de Khomeini, Ryszard Kapuscinski localizou o preciso momento da sua ruptura: num cruzamento de Teerã, um único manifestante recusou-se a mexer-se quando um policial lhe ordenou que andasse; embaraçado, o oficial simplesmente foi-se embora. Em poucas horas, toda Teerã soube deste incidente e, apesar de continuarem os combates de rua durante semanas, todos sabiam de alguma forma que o jogo acabara. Está acontecendo algo de semelhante agora?

Há muitas versões para os eventos em Teerã. Alguns vêem nos protestos a culminação de um "movimento de reformas" pró-ocidental, seguindo as características das revoluções ‘laranja’ na Ucrânia, Geórgia etc., uma reação laica à revolução de Khomeini. Apóiam os protestos como o primeiro passo para um Irã secular, liberal-democrático, livre do fundamentalismo muçulmano. São contraditados por céticos que pensam que Ahmadinejad venceu mesmo, que é a voz da maioria, enquanto o apoio a Moussavi vem das classes médias e da sua juventude dourada. Em resumo: deixemos cair as ilusões e enfrentemos o fato de que Ahmadinejad é o presidente que o Irã merece. Depois há os que desvalorizam Moussavi, como membro do regime clerical com diferenças meramente cosméticas em relação a Ahmadinejad: Moussavi também quer continuar o programa de energia atômica, está contra o reconhecimento de Israel e além disso contou com o pleno apoio de Khomeini como primeiro-ministro nos anos da guerra com o Iraque.

Finalmente, os mais tristes de todos são os apoiadores de esquerda de Ahmadinejad: para eles, o que está realmente em causa é a independência iraniana. Ahmadinejad venceu porque ergueu a bandeira da independência do país, expôs a corrupção da elite e usou a riqueza do petróleo para aumentar os rendimentos da maioria pobre - este é, dizem-nos, o verdadeiro Ahmadinejad atrás da imagem dos meios ocidentais de um fanático que nega o Holocausto. De acordo com esta visão, o que realmente está acontecendo hoje no Irã é uma repetição da derrubada de Mossadegh - um golpe financiado pelo Ocidente contra o presidente legítimo. Esta visão ignora fatos: a alta participação eleitoral - de 85%, muito mais que os habituais 55% - só pode ser explicada como voto de protesto. Mas também demonstra a cegueira diante de uma genuína manifestação da vontade popular, assumindo complacentemente que, para os atrasados iranianos, Ahmadinejad é suficientemente bom - eles ainda não estão suficientemente maduros para serem governados por uma esquerda laica.

Opostas como são, todas estas versões lêem os protestos segundo o eixo da linha-dura islâmica versus os reformistas liberais pró-Ocidente, e é por isso que têm tanta dificuldade para localizar Moussavi: ele é um reformador apoiado pelo Ocidente que quer mais liberdade pessoal e economia de mercado ou um membro do establishment clerical cuja eventual vitória não afetaria de qualquer forma séria a natureza do regime? Essas oscilações extremas demonstram que tais visões não conseguem ver a verdadeira natureza destes protestos.

A cor verde adotada pelos apoiadores de Moussavi, os gritos de "Alá akbar!" que ressoam dos telhados de Teerã na escuridão da noite, indicam claramente que os seus protagonistas vêem a sua atividade como uma repetição da revolução de Khomeini de 1979, como um regresso às origens, a reversão da recente corrupção da revolução. Este regresso às origens não é só programático; diz mais respeito ainda ao modo de atividade das multidões: a enfática unidade do povo, a sua abrangente solidariedade, auto-organização criativa, a improvisação das formas de organizar os protestos, a mistura única de espontaneidade e de disciplina, como na impressionante marcha de milhares em completo silêncio. Trata-se de um genuíno levante popular dos ludibriados partidários da revolução de Khomeini.

Há algumas consequências cruciais a retirar desta percepção. Em primeiro lugar, Ahmadinejad não é o herói dos pobres islamistas, mas um genuíno populista corrupto islamo-fascista, uma espécie de Berlusconi, cuja mistura de postura ridícula e rude poder político causa desconforto mesmo entre a maioria dos aiatolás. A sua demagógica distribuição de migalhas aos pobres não nos deveria iludir: atrás dele não estão só os órgãos da repressão policial e um aparelho de Relações Públicas bastante ocidentalizado, mas também uma forte e nova classe rica, resultado da corrupção do regime (a Guarda Revolucionária do Irã não é uma milícia da classe operária, mas uma megacorporação, o mais forte centro de riqueza no país).

Em segundo lugar, deveríamos traçar uma clara diferença entre os dois principais candidatos opostos a Ahmadinejad, Mehdi Karroubi e Moussavi. Karroubi é efetivamente um reformista, propondo basicamente a versão iraniana das políticas de identidade, prometendo favores a todos os grupos particulares. Moussavi é algo inteiramente diferente: o seu nome representa a ressurreição genuína do sonho popular que sustentou a revolução de Khomeini. Mesmo se este sonho era uma utopia, deveríamos reconhecer na genuína utopia a própria revolução. O que isto quer dizer é que a revolução de Khomeini de 1979 não pode ser reduzida a uma tomada de poder da linha-dura islamista, foi muito mais que isso.

Agora é o momento de recordar a incrível efervescência do primeiro ano depois da revolução, com a esfuziante explosão de criatividade social e política, experiências de organização e debates entre os estudantes e o povo comum. O próprio fato de esta explosão ter sido sufocada demonstra que a revolução de Khomeini foi um evento político autêntico, uma abertura momentânea que desencadeou forças desconhecidas de transformação social, um momento em que "tudo parecia possível". O que se seguiu foi um fechamento gradual através da tomada do controle político pelo establishment islâmico. Para usar termos freudianos, o movimento de protestos de hoje é o "regresso dos reprimidos" da revolução de Khomeini.

E, por último, mas não menos importante, o que isto significa é que há um genuíno potencial libertador no Islã - para encontrar um "bom" Islã não é preciso ir ao século X, temo-lo aqui mesmo, na frente dos nossos olhos.

O futuro é incerto - com todas as probabilidades, os que estão no poder vão conter a explosão popular, e o gato não vai cair no precipício, mas voltar a ter chão. Contudo, já não será o mesmo regime, mas apenas um poder autoritário e corrupto no meio de tantos outros. Qualquer que seja o desenlace, é decisivo ter em conta que estamos testemunhando um grande evento emancipatório que não cabe no enquadramento da luta entre liberais pró-ocidentais e fundamentalistas anti-ocidentais. Se o nosso pragmatismo cínico nos fizer perder a capacidade de reconhecer esta dimensão emancipatória, então nós, no Ocidente, estaremos efetivamente entrando numa era pós-democrática, preparando-nos para os nossos próprios Ahmadinejads. Os italianos já têm o seu nome: Berlusconi. Outros esperam na fila.

Slavoj Zizek é sociólogo, filósofo e crítico cultural. Pesquisador da Universidade de Ljubljana (Eslovênia).

Publicado originalmente em Support for the Iranian People 2009.

Tradução de Luis Leiria, editor do site Esquerda.net, de onde o texto foi retirado.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

A terra paralela de Yeda Crusius e seus pais omissos (e omitidos)


Quem olha para os últimos movimentos e declarações de Yeda Crusius (PSDB) pode constatar o crescimento exponencial da terra paralela construída pela governadora. Ela reúne todo seu secretariado, com pompa e circunstância, para “comemorar os 30 meses de seu governo”. Fala de um Estado que só existe nas fronteiras fechadas de alguns gabinetes do Palácio Piratini. Logo em seguida, pega seu instrumento voador e viaja a Brasília, onde, segundo ela declara, as flores ajudam a restituir o equilíbrio. Defende a assessora Walna Villarins Meneses das denúncias de envolvimento com desvio de recursos públicos e destaca a transparência que marca seu governo. Ela até criou uma secretaria para mostrar que seu governo preza a transparência e a probidade administrativa.

A primeira secretária, Mercedes Rodrigues, pediu demissão e saiu dizendo que o governo não estava seriamente interessado em uma gestão transparente. O segundo secretário, Carlos Otaviano Brenner de Moraes, está demissionário. Recomendou à governadora a abertura de uma sindicância interna e o afastamento de Walna. Entre outras coisas, a assessora foi flagrada em uma escuta telefônica da Operação Solidária, falando sobre compra de flores (estas que ajudam a restituir o equilíbrio) e operações bancárias. Yeda e Walna gostam muito de flores. Estão plantando várias no Palácio Piratini.

Enquanto isso, no mundo real, o governo se arrasta no dia-a-dia bombardeado por denúncias de corrupção, fraudes em licitações, caixa-dois, três…Enquanto isso, no mundo real, a população é informada que o Rio Grande é o Estado que menos investe em saúde e educação no país. A atividade produtiva do RS registra queda recorde.

Também no mundo real, os pais políticos de Yeda Crusius (PSDB) combinam uma operação dupla, tentam desesperadamente segurar um governo que se esvai a cada dia, barrando a instalação de uma CPI da Corrupção na Assembléia Legislativa. Tentam salvar os próprios dedos, também seriamente chamuscados por denúncias de corrupção. E, ao mesmo tempo, procuram esconder sua responsabilidade pelo atual estado de coisas no Rio Grande do Sul. Esses pais têm nome e sobrenome: Pedro Simon, Eliseu Padilha, Germano Rigotto e José Fogaça são alguns deles. Todos seguem sustentando o arremedo de governo instalado no Piratini, mas cuidam para não serem associados ao mesmo.

Nos últimos anos, construiu-se no Estado algo chamado de “anti-petismo”. Curiosamente, nunca se ouviu falar de um “anti-peemedebismo”. Mas qual é mesmo o legado do PMDB para o Estado do RS? Do governo Britto até hoje, com exceção dos quatros anos do governo Olívio Dutra (PT), o PMDB sempre esteve no poder. Ao contrário do que acontece cotidianamente com o PT, nunca foi cobrado publicamente por suas ações e pelo que deixou para o Estado. Qual é o balanço das privatizações, por exemplo? O Estado avançou ou retrocedeu do ponto de vista de uma agenda de desenvolvimento social? O governo Yeda Crusius representa o ápice de um processo de degeneração política e cultural de um Estado que, segundo alguns, seria o mais politizado do país. Quem é afinal, responsável, pelos constrangedores e vergonhosos dias que estamos vivendo hoje?

Ilustração: Hupper