terça-feira, 3 de novembro de 2015

Grandes Esperanças


Grandes Esperanças
(Great Expectations)
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Poster
Sinopse
O
pobre Pip, ainda criança, apaixona-se por Estella, que vive com a
amargurada e estranha avó numa mansão em ruínas. Financiado por um
misterioso padrinho, Pip muda-se para Londres, onde se torna um esnobe
almofadinha, mas seu coração continua pertencendo a à fria Estella.
 
Screenshots
Elenco
Informações sobre o filme
Informações sobre o release
John Mills ...Pip

Tony Wager ...Young Pip (as Anthony Wager)
Valerie Hobson ...Estella
Jean Simmons ...Young Estella
Bernard Miles ...Joe Gargery
Francis L. Sullivan ...Mr. Jaggers
Finlay Currie ...Magwitch
Martita Hunt ...Miss Havisham

Alec Guinness ...Herbert Pocket
Gênero: Drama

Diretor: David Lean
Duração: 118 minutos
Ano de Lançamento: 1946
País de Origem: Inglaterra
Idioma do Áudio: Inglês
Qualidade de Vídeo: BDRip

Container: MKV
Vídeo Codec: V_MPEG4/ISO/AVC
Vídeo Bitrate: 7292 Kbps
Áudio Codec: AC3
Áudio Bitrate: 640 Kbps
Resolução: 984x720
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 24.000 FPS
Tamanho: 6.54 Gb

Legendas: Anexas
Premiações
Vencedor dos Oscars:

Oscar de Melhor Fotografia em Preto e Branco (Guy Green )
Oscar de Melhor Direção de Arte - Decoração de Cenários (John Bryan, Wilfred Shingleton )
Indicado os Oscars:
Oscar de Melhor Filme
Oscar de Melhor Direção (David Lean)

Oscar de Melhor Roteiro (David Lean, Ronald Neame, Anthony Havelock-Allan)
Curiosidades
Adaptação
do clássico romance de Charles Dickens.O livro foi levado para as telas
mais de dez vezes, entre 1909 e 2012. As adaptações mais famosas são a
de Alfonso Cuarón, Grandes Esperanças (1998), e a de Mike Newell,
Grandes Esperanças (2012).


Primeiro
grande papel de Alec Guinness, que havia participado de uma adaptação
teatral do livro em 1939.Guinness voltaria a trabalhar com o diretor
David Lean em outros cinco filmes: Oliver Twist (1947), A Ponte do Rio
Kwai (1957), Lawrence da Arábia (1962), Doutor Jivago (1965) e Passagem
Para a Índia (1984).
Crítica
A
NBO Editora resolveu lançar em DVD diversos clássicos por 10 reais,
entre eles, boa parte dos filmes britânicos de David Lean. E a ela
agradeço muitíssimo. Exatamente porque ela me deu a chance de conhecer
um pouco mais a carreira deste brilhante diretor. Sei que é leviandade
dizê-lo só tendo visto 5 filmes do sujeito – esse, Desencanto, A Ponte
do Rio Kwai, Lawrence da Arábia e Dr. Jivago -, mas todos são
excelentes, todos ganham 9 ou 10 estrelas, e mesmo que veja alguma
diferença entre eles quanto a conceituação, há uma mente por trás de
tudo e todos eles possuem algo em comum. Portanto, reafirmo que David
Lean é um cara brilhante. Só conseguir dinheiro que comprarei os que
faltam.

A grandiosidade da obra fílmica, baseada na obra de Charles
Dickens, está na veracidade trepidante das cenas. Aparenta sim uma
Inglaterra do século XIX típica de filmes do chamado cinema clássico, e
talvez por isso eu acredite tanto na sua decupagem. O cinema clássico de
John Ford, Frank Capra e William Wyler é um de meus preferidos. David
Lean encontra-se facilmente nessa estética grandiosa, antes de seus
filmes serem grandiosos – brilhantes, mas não grandiosos. Vocês
entenderam o que quis dizer? -, mas de incrível poder de persuasão e
carisma. O cinema americano transformou-o. Tanto que a efervescência
para épicos e filmes monumentais tomou conta de sua filmografia, filmes
como Lawrence da Arábia e Dr. Jivago não são só longos, são o retrato do
americanismo, seu poder de marketing – hoje cada dia mais forte.
Na Grã-Bretanha, David Lean filmou acasos, principalmente obras de
Charles Dickens e Noel Coward. Filmes Românticos na sua essência,
desilusórios e esperançosos, com momentos intrigantes e uma
honorabilidade incomensurável. Grandes Esperanças é um grande exemplo
disso. O fatídico livro de Dickens virou uma obra espetacular na mão de
Sir David Lean ao casar o belo e o feio da sociedade interiorana – e
londrina – do século XIX. A birra de uma jovem, a mania estúpida de se
brigar por diversão, o assombro de uma situação de perigo – coisas que
paulistanos sabem muito bem o que é na última semana -, o distanciamento
de um passado que não existe mais. A gramática da vida: por mais que
nossas vidas mudem, somos sempre os mesmos, mesmo que tenhamos esquecido
disso.
Inicia-se com sua infância, morando com a irmã malvada. O garoto
vai ao cemitério visitar o túmulo de sua mãe e um fugitivo da prisão o
aborda, pedindo comida. Ele não fala nada a ninguém e ajuda tal pobre
homem. Uma mulher, algum tempo depois, rica e solitária, louca após o
casamento que nunca ocorreu, busca na criança um cerne de
entretenimento. Ele então cresce, sempre visitando tal senhora por um
motivo acima de tudo: a bela garota má por quem se apaixonou desde o
primeiro dia que a conheceu. Um dia ela se muda de lá. Outro dia ele se
muda. Alguma boa alma resolveu custear sua vida na capital inglesa com o
propósito de troná-lo fino e bem educado, como um nobre. As mudanças
surgirão, e fatos ocorrerão.
Com o passar da trama, vislumbramos um enigmático senso de certo ou
errado. O jogo que Lean faz com o poder do dinheiro é impressionante.
Mais belo ainda é a usurpação das tradições matrimoniais, presentes a
cada momento para inflar uma idéia pendente no caráter moralista de uma
sociedade conservadora como é a Inglaterra – a rainha ainda é um símbolo
de grande respeito, mesmo não tendo poder político algum, não? À parte
dessas questões, o que mais me encanta e apaixona é maneira com que ele
lida com o amor. A crença infantil de negar sua paixão muitas vezes e
crer que fazendo mal ao alvo de sua ternura, estará despistando tal
insólito sentimento. Combinando um aspecto triunfante ao vexame,
polariza-se a virtude que se torna o degredar de um mundo quase
perfeito.
E então, com serenidade e sensibilidade, o filme termina, a
história termina, mas sem titubear na maneira nunca fácil como tudo se
alcança. A tragédia sempre constante cria a atmosfera ideal para o
fantástico do cinema clássico verossímil e crível. Imagens
perturbadoras, caracterizações tão farsescas que se tornam mitos reais,
crueldade e trivialidade num mundo em que se é tão fácil de imaginar.
Turbulência. Twist. Trepidações e tremulações. Um filme que busca a
incerteza do ser nele mesmo ao confrontar e enigmatizar um ato solene.
Quanto mais tempo passa, mais esquecidos clássicos como esse se tornam,
principalmente por não ser um de seus filmes mais notáveis. Ao pensar em
Sir David Lean, o que se vem à mente são seus épicos gloriosos e
pomposos produzidos nos EUA. A oportunidade de vivenciar obras como
Grandes Esperanças e Desencanto é imprescindível para provar todo o
início de alguém que sempre foi grande. Belíssimas histórias de amor,
tristes e carregadas de emoções. Não peço mais nada para um filme do que
mágica.
Pode-se dizer várias coisas sobre filmes em língua inglesa. Pode-se
dizer que são antiquados e conservadores, que em nada quase inovam.
Podem-se relegar os clássicos em detrimento de estrangeiros modernos.
Pode-se excluí-los da gama de filmes importantes. Mas não se pode negar
que são filmes belíssimos feitos por grandes diretores que fizeram
grandes filmes, e que ainda hoje, são inesquecíveis e talvez os mais
belos que perpetuaram.

Gabriel Carneiro
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Arquivo(s) anexado(s)

sábado, 31 de outubro de 2015

Rapadura Açucarada - É Um Mundo Estranho: Festival Jerry Lewis

Festival Jerry Lewis


RAPADURA AÇUCARADA APRESENTA:
FESTIVAL JERRY LEWIS

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Amiga da Onça (My Friend Irma, 1949/DVDRip/P&B/Legendado/Fullscreen) Primeiro
filme em que Jerry Lewis aparece, juntamente com Dean Martin. São
praticamente coadjuvantes, onde as estrelas são Irma, Jane e Al (noivo
trambiqueiro de Irma). O filme é baseado em uma série de rádio com o
mesmo nome.

No filme, Al descobre o
talento para cantar de Steve (Martin), mas tem que levar junto Seymour
(Lewis). Jane se apaixona por Steve, mas que se casar com o milionário
Richard. Vendo o impasse da amiga, a atrapalhada Irma resolve se
intrometer e “ajudar”. BAIXE AQUI


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Minha Amiga Maluca (My Friend Irma Goes West, 1950/DVDRip/P&B/Legendado/Fullscren).
Ainda como coadjuvantes, Lewis e Martin fazem o único filme em que os
dois trabalham em uma continuação. Estranhamente – ou não –
acontecimentos do filme anterior são totalmente ignorados. O foco ainda é
Al tentando levar Steve ao estrelato. Muitas confusões levam a turma
toda para o Oeste, onde Irma acaba sendo sequestrada e Al precisa
conseguir 50.000 dólares para o resgate. BAIXE AQUI


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O Filhinho do Papai (That’s My Boy, 1951/DVDRip/P&B/Legendado/Fullscreen.
Junior Jackson (Jerry Lewis) é o tímido filho único de Jack "Terremoto"
(Eddie Mayehoff), uma lenda do futebol americano. Temendo que Junior
seja um fracasso como desportista, seu pai contrata Bill Baker (Dean
Martin), um grande jogador, para treiná-lo e fazer dele um homem. Porém,
Junior se mostra muito inseguro, o que dificulta tudo, mas independente
de qualquer pagamento Baker se torna amigo de Junior e decide fazer
qualquer coisa para que ele supere suas limitações. BAIXE AQUI


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O Biruta e o Folgado (The Stooge, 1952/DVDRip/P&B/Legendado/Fullscreen).
Em mais um filme da dupla Martin e Lewis, Bill Martin (Dean Martin) é
um comediante sem sucesso que, para inovar seu show, coloca o comparsa
Ted Rogers (Jerry Lewis) na plateia, para interagir com ele durante a
apresentação. Mas, rapidamente, Ted começa a se tornar a estrela do
espetáculo. BAIXE AQUI




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O Marujo Foi na Onda (Sailor Beware, 1952/DVDRip/P&B/Legendado ou Dublado/Fullscreen).
Melvin Jones (Jerry Lewis) é um jovem que acaba entrando na marinha por
ordens do seu médico (na cabeça dele) e lá conhece Al Crowthers (Dean
Martin). Os dois acabam virando amigos. Pensando que iria ter uma vida
correta na marinha, Melvin sempre está disposto para fazer tudo direito
ou até defender os outros de lá se são injustiçados. Mas Melvin, sempre
sendo ingênuo e usado pelos outros companheiros sem saber, acaba fazendo
tudo errado e irritando principalmente o seu comandante Ladorski
(Robert Strauss). BAIXE AQUI


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Malucos do Ar (Jumping Jacks, 1952/DVDRip/P&B/Legendado,Fullscreen).
Chick Allen (Dean Martin) e Hap smith (Jerry Lewis) apresentam-se em
shows musicais. Mas Chick é convocado para o serviço militar, enquanto
Hap continua a fazer suas apresentações, desta vez com outra companhia.
Chick também continua fazendo suas apresentações, mas as dele não são
tão boas quanto as de Hap, e ele decide pedir ajuda ao seu antigo
companheiro. BAIXE AQUI


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A Farra dos Malandros (Living It Up, 1954/DVDRip/Color/Dublado ou Legendado/Fulsscreen).
Wally Cook (Janet Leigh) é uma repórter do "Crônica da Manhã?, de Nova
York, que vai até Fim do Mundo, um pequeno lugarejo no Novo México, para
levar Homer Flagg (Jerry Lewis), um jovem que trabalha na estação
ferroviária, para Nova York com as despesas pagas, pois se acredita que
Homer esteja morrendo vítima de radiação. Mas quando ela chega lá Steve
Harris (Dean Martin), o médico de Homer, já constatou o erro e descobriu
que ele nada tem. Entretanto, Homer quer conhecer Nova York e Steve se
sente atraído por Wally. Assim, nada diz e afirma que tem de acompanhar
Homer nos seus últimos dias de vida. Porém, em Nova York esta farsa fica
cada vez mais difícil de ser sustentada. BAIXE AQUI


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O Meninão (You're Never Too Young, 1955/TVRip/Dublado/Color/Fullscreen)
Um barbeiro se vê obrigado a se fingir de criança para escapar de um
bandido que o persegue. Ele acaba indo parar em uma escola só de moças,
onde cai nas boas graças de uma professora. Mas gradativamente o
namorado dela vai descobrindo a verdade. BAIXE AQUI




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Artistas e Modelos (Artists abd Models, 1955/DVDRip/Color/Dublado ou Legendado/Widescreen).
Um cartunista desempregado sente-se incomodado quando toda noite seu
companheiro de quarto sonha histórias das revistas em quadrinhos que lê
avidamente, até descobrir que o seu amigo sonha aventuras que nunca
foram publicadas e que tem enorme aceitação perante o público. BAIXE AQUI






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O Rei do Laço (Pardners, 1956/Color/Dual-Áudio/Legendado/Widescreen).
Slim Mosely Sr. (Dean Martin) e Wade Kingsley Sr. (Jerry Lewis) são
dois fazendeiros batalhadores e companheiros que sempre lutam por suas
terras. Mas de repente os dois são mortos em uma richa com uma gangue
chamada Masked Raiders, que pretende há tempos se aponderar da
propriedade de Slim e Wade. Passam-se os anos e seus próprios filhos
Slim Mosely Jr. (Dean Martin) e Wade Kingsley Jr. (Jerry Lewis), que por
muito tempo se mantiveram separados, finalmente se reúnem com o
objetivo de vingar os seus pais e lutar contra todos que quererem ainda
se aponderar da velha fazenda. BAIXE AQUI




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Ou Vai ou Racha (Hollywood or Bust, 1956/DVDRip/Dublado/Color/Dublado/Widescreen).
Os dois ganham o
mesmo carro numa rifa, mas cada um tem um plano diferente para o
automóvel: um quer vendê-lo e o outro, atravessar o país para conhecer
uma estrela de Hollywood.
 Este filme é o último da dupla Martin & Lewis, que fizeram 16 filmes juntos no total entre 1949 até 1956. BAIXE AQUI




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O Bamba do Regimento (The Sad Sack, 1957/DVDRip/P&B/Dublado/Fullscreen).
Bixby (Jerry Lewis) é um desastrado recruta que é um dos poucos
americanos capazes de montar um determinado equipamento bélico. Esta
qualidade vai deixá-lo em maus lençóis quando comerciantes de armas no
Marrocos precisam do seu auxílio. BAIXE AQUI







 
 
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Bancando a Ama-Seca (Rock-a-Bye Baby, 1958/DVDRip/Color/Dublado/Widescreen).
Clayton Poole (Jerry Lewis) é um rapaz que vive em uma cidade pequena e
que trabalha como reparador de televisão. O amor de sua infância, Carla
Naples (Marilyn Maxwell), se tornou uma grande estrela e quando ela se
casa com um toureiro, que morreu um dia após do casamento, ela fica
grávida. Seu agente, Harold Herman (Reginald Gardiner), tenta impedir um
escândalo e manda Carla de volta a sua cidade natal, contando a
imprensa que ela precisava de concentração para o seu novo papel em um
filme religioso chamado The White Virgin of the Nile. Carla pede ajuda a
Clayton, e ele aceita cuidar do bebê assim que ele nascer. BAIXE AQUI


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O Rei dos Mágicos (The Geisha Boy, 1958/DVDRíp/Color/Dublado ou Legendado/Widescreen)
O Grande Wooley (Lewis) é um mágico desajeitado que, sem emprego e
dinheiro, aceita uma oferta do Governo e das Forças Armadas
norte-americanas de viajar ao Japão com o objetivo de entreter as tropas
de soldados que lá estão para combater na guerra. Sofrendo com as
diferenças culturais entre EUA e Japão e arrumando diversas confusões
com militares e com outros artistas, Wooley não é levado à sério por
ninguém. Até que Matsuo, um tristonho garotinho japonês, se encanta com o
mágico e inicia uma bela e pura relação. BAIXE AQUI


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O Terror das Mulheres (The Ladies Man, 1961/DVDRip/Color/Dublado/Widescreen).
Herbert H. Heebert (Jerry Lewis) é um rapaz vítima de uma
relacionamento que o deixou totalmente desiludido com relação às
mulheres. Ironicamente ele consegue emprego justamente em uma pensão
para mulheres, que está lotada de jovens atrizes. BAIXE AQUI









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Mocinho Encrenqueiro (Errand Boy, 1961/DVDRip/P&B/Legendado/Widescreen).
Em um dos grandes estúdios de Hollywood, a Paramutual Pictures, o big
boss da companhia, T.P. (Brian Donlevy), está muito irritado, pois a
empresa dia a dia está perdendo dinheiro. Porém isto não acontece na
bilheteria, e sim dentro do próprio estúdio. Durante uma reunião de
diretoria, onde o assunto é levantado, T.P. apresenta para os diretores
um técnico em eficiência, mas Irma (Isolbel Elsom), uma das sócias da
companhia, se indispõe com ele, dizendo que isto não ira funcionar. O
técnico se retira irritado, então T.P. e a diretoria concluem que
precisam de uma pessoa totalmente desconhecida para fazer esta inspeção.
Eles acabam escolhendo um colocador de cartazes, Morty S. Tashman
(Jerry Lewis), que é uma pessoa muito boa e honesta, mas com uma
incrível capacidade de arrumar confusões. BAIXE AQUI


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O Mensageiro Trapalhão (The Bellboy, 1960/DVDRip/P&B/Legendado/Widescreen).
Tudo pode dar errado - e dá - quando Lewis encarna Stanley, um
mensageiro mudo e atrapalhado, no sofisticado Hotel Fontainebleau, em
Miami Beach, na Flórida. Hóspedes podem chegar e partir, mas Stanley
está de serviço dia após dia no elegante resort, experimentando toda
sorte de catástrofes, incluindo embates com hóspedes de topless, chaves
trocadas e telefonemas invertidos. Primeiro filme dirigido por Jerry
Lewis. BAIXE AQUI

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O Bagunceiro Arrumadinho(The Disordely Ordely, 1964DVDRip/Color/Dublado/Widescreen).
Jerome Littlefield, aspirante a médico, é auxiliar de serviços gerais
numa clínica particular. Seu trabalho, no entanto, está em risco, já que
Jerome está sempre causando problemas e desordens. BAIXE AQUI




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Boeing Boeing (Boeing Boeing, 1965/DVDRip/Color/Dublado/Fullscreen)
Bernard Lawrence (Tony Curtis) é um jornalista americano que vive em
Paris. Ele elaborou um esquema no qual mantém três aeromoças da
Lufthansa, Air France e British United como noivas simultaneamente. Tudo
funciona muito bem por um longo período, mas a chegada de novos jatos
altera o horário dos vôos fazendo as três estarem em Paris ao mesmo
tempo. Para piorar a situação Robert Reed (Jerry Lewis), um outro
jornalista com quem Bernard tinha se desentendido, chega na cidade. Esta
confusão tem de ser controlada por Bertha (Thelma Ritter), a empregada
de Bernard, que conhece as armações do patrão. BAIXE AQUI


FamilyJewels
A Família Fuleira (The Family Jewels, 1965/DVDRip/Color/Dublado/Widescreen).
Donna Peyton (Donna Butterworth), uma órfã de nove anos, herda uma
fortuna de 30 milhões de dólares, mas precisa escolher um "pai" entre
seus seis tios para poder tomar posse da herança. BAIXE AQUI




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Três em um Sofá (Three on a Couch, 1966/DVDRip/Color/Legendado/Widescreen). 
Christopher Pride (Jerry Lewis) é um pintor que foi recentemente
premiado e vai viajar para Paris. Planejando matar dois coelhos com uma
só cajadada, ele planeja ir com Elizabeth Acord (Janet Leigh), sua
noiva, uma psicanalista, pois se casarão no navio e terão sua lua-de-mel
em Paris. Mas ela se recusa a partir, pois tem três jovens pacientes
que tiveram desilusões com os homens e passaram a ter problemas de
relacionamento com o sexo oposto, se tornando dependentes da sua
terapeuta. Assim o artista se faz passar por homens que preenchem os
requisitos das moças, pois quando sua noiva as ver recuperadas viajará.
Mas nem tudo sai como o planejado. BAIXE AQUI


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De Caniço e Samburá (Hook, Line & Sinker, 1969/DVDRip/Color/Dublado/Fullscreen).
Peter Ingersol (Jerry Lewis) ouve de Scott Carter (Peter Lawford), seu
médico e amigo, que tem apenas poucos meses de vida. Nancy (Anne
Francis), a esposa de Peter, sugere que ele passe o tempo que lhe resta
fazendo aquilo que mais gosta: pescar. Nancy aconselha o marido a ir
para os melhores lugares e hotéis e usar o cartão de crédito da
companhia de seguro onde Peter trabalha. BAIXE AQUI 



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As Loucuras de Jerry Lewis (Cracking Up, 1983/DVDRip/Color/Dublado/Widescreen).
Warren Nefron (Jerry Lewis) é um sujeito tímido e atrapalhado que não
consegue fazer nada direito. Ele conta a seu psiquiatra, Dr. Pletchick
(Herb Edelman), sobre seus problemas. Uma série de flashbacks das etapas
da vida de Warren aparece. Warren é tão fracassado que nem suas
tentativas de suicídio dão certo. O psiquiatra então tenta usar hipnose
para curar Warren. BAIXE AQUI



Para baixar também Errado Pra Cachorro e O Professor Aloprado, vá a ESTE POST.

RÚSSIA SHOW: OS PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DO SIÃO:FRAUDE DA OKHRANA OU CONSPIRAÇÃO?

OS PROTOCOLOS DOS SÁBIOS DO SIÃO:FRAUDE DA OKHRANA OU CONSPIRAÇÃO?


Este
livro se trata de uma polêmica que envolve a polícia secreta tzarista -
a Okhrana, dos tempos de Nilolai II - o último tzar. Estamos falando de
"Os Protocolos dos sábios do Sião". No Brasil, o editor
Sigfried Ellwanger, da ed.Revisão, foi condenado por editar, entre outros, este  livro, conforme você pode ler aqui:

Sobre Ellwanger não vou me estender: deixo com o leitor o link do Wikipedia, onde você poderá se inteirar melhor do caso.
 
A aquisição deste livro é  super difícil, praticamente impossível, a não ser em sebos, como - por exemplo, o Estante Virtual. Eu possuía um exemplar sem data de edição da Jupiter
(que não sei se ainda existe), com 160 páginas. Comprei há mais de
trinta anos, pagando caro a um livreiro que me vendeu um exemplar usado.
O que a curiosidade intelectual não faz...
De autoria  anônima, nenhuma obra despertou mais a atenção do mundo no século XX do que “Os Protocolos dos Sábios de Sião”,
discutido há décadas na grande mídia estrangeira (aqui, seu destaque é
muito menor, ou quase nulo), por críticos e escritores. 
O
alvoroço criado a seu redor se deve ao fato de ele conter o mais
terrível e cínico plano da história. Não sou eu quem vai julgar se o seu
conteúdo é uma farsa ou não, mas devo dizer que, muitas vezes, ao
relê-lo, chego a me arrepiar, pois muito do que contém a gente está
vendo a todo momento.Fala sobre a imprensa e a assimilação de seu papel
na política; fala sobre pregar "o veneno do liberalismo"; sobre o
uso da espionagem, enfim, sobre um cem número de coisas que vários
governos de países hegemônicos (principalmente EUA) têm aplicado ao
longo da história moderna. Coincidência ou não, acho que vale a pena
conhecer o livro e que cada um tire sua própria conclusão. 
As
opiniões dividem-se e confrontam-se acerca de sua autoria e
autenticidade. Os judeus negam-no sob o pretexto de maldosa
falsificação. Os inimigos dos judeus usam este "plano" como argumento
contra os judeus. Pensadores estudam-no com cuidado e se documentam a
respeito, saindo, de tais documentações e estudos, diversas versões para
o"Protocolos", que foi traduzido em quase todas as línguas modernas. 
Andei dando uma vasculhada na rede e descobri que existem algumas versões com títulos diferentes deste livro. Por exemplo: - Mistificações literárias,
do brasileiro Anatol Rosenfeld, pela editora Perspectiva, com apenas 64
páginas eque trata o livro como sendo uma mistificação, deixando claro
que 
"O
interesse desta é tanto maior quanto os danos por ela cometidos, na
medida em que não são apenas de natureza literária mas também política e
social, tendo sido uma das grandes armas que o hitlerismo brandiu e que
o antissemitismo internacional continua brandindo contra todo um povo
que só pode, neste caso, apresentar a seu favor a simples verdade, tal
como é expressa neste livro
".
 Existe uma outra versão, intitulada "O Complô a História Secreta dos Protocolos dos Sábios do Sião",
lançada pela Cia.Das Letras, de Will Eisner, que vai mais ou menos pela
linha da versão anterior, de que tudo não passaria de uma mistificação,
só que, neste livro, a autora afirma ter a mistificação sido feita sob
encomenda por Nikolai II, o último Tzar da Rússia, mais ou menos assim: 
"Em
1864, o escritor francês Maurice Joly publicou clandestinamente o livro
O diálogo no inferno, de Maquiavel e Montesquieu, uma sátira ao
imperador Napoleão III. Quase 35 anos depois, o livro caiu nas mãos de
Mathieu Golovinski, russo exilado na França a serviço da polícia secreta
do tzar Nicolau II. O objetivo dessa polícia era provar a Nicolau II
que havia uma conspiração judaica por detrás das revoltas que começavam a
assolar a Rússia. Percebendo o potencial do livro de Joly, Golovinski
produziu um plágio grosseiro - Os protocolos dos sábios do Sião -, em
que um suposto grupo de judeus influentes descrevia seu plano de
dominação mundial, traçado durante um encontro secreto.
 O
complô conta a história da fabricação dessa farsa, e de como ela se
tornou uma das mais duradouras e cruéis peças de literatura antissemita
já produzidas. Nesta graphic novel, concluída poucos meses antes
de sua morte, Will Eisner investiga também por que nem mesmo as inúmeras
provas que vieram à tona, já na década de 1920, de que os Protocolos
eram falsos, conseguiram minar sua credibilidade. As histórias em
quadrinhos, acreditava, seriam uma maneira de levar a um público maior a
verdade sobre os protocolos. Um dos grandes mestres do gênero, Eisner percorre, em O complô, mais de um século da história da intolerância, sem deixar de lado aqueles que tentaram combatê-la."




 Estes
dois livros citados (Mistificação e o Complô) são mais fáceis de
encontrar, já que foram editados, respectivamente, em 1982 e 2006. Para
os que não se incomodam de ler na tela do computador, você encontra o
PDF a seguir: 






Aos
que quiserem ler mais a respeito, deixo a indicação de ois artigos: um
contra e outro a favor, sempre tentando ser imparcial e deixando ao
leitor do blog tirar suas próprias conclusões: http://www.angelfire.com/journal2/midiajudaica/especiais/protocolos/protocolos.htm http://www.alfredo-braga.pro.br/discussoes/osprotocolos.html




Finalizo,
deixando minha opinião, apesar dela pouco valer, já que não sou
historiadora nem especialista no assunto: considerando a versão que
acredita que, realmente, houve um plano de "judeus" para dominar o
mundo, devo dizer que, particularmente, discordo do uso da palavra
judeus. Se houve plano, não acredito ter sido de judeus, mas de sionistas,
o que são coisas bem diferentes. Nem todo judeu é sionista, muito pelo
contrário: o número de judeus que contestam o sionismo é muito elevado,
basta dar uma olhada na oferta de livros  a este respeito, ou acessar o YoTube em busca de vídeos de judeus que contestam o sionismo;  portanto,  não confundam judaísmo com sionismo.Lembro,
que o antissemitismo é mais abrangente do que um simples repúdio ao
sionismo: é o repúdio a um povo, o que é inaceitável.




(Texto de Milu Duarte)

quarta-feira, 21 de outubro de 2015

Do Czar A Lênin / Tsar To Lenin (1937) - Documentários - Making Off

Do Czar a Lênin
(Tsar to Lenin)
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Poster
Sinopse
O filme definitivo sobre a Revolução Russa.

Durante
13 anos foram sendo recolhidas filmagens de todas as partes do mundo:
do arquivo do próprio czar, dos sovietes, de aventureiros de diversas
nacionalidades, de militares franceses, ingleses, japoneses e do Estado
Maior Alemão. O resultado é um documento histórico raríssimo sobre o
mais importante acontecimento do século XX. A narração dos fatos por
Max Eastman, com as imagens postas cronologicamente, nos levam de volta
ao tempestuoso ano de 1917, diretamente para o olho do furacão.
Screenshots (clique na imagem para ver em tamanho real)

Elenco
Informações sobre o filme
Informações sobre o release
Alexander Kerensky
V.I. Lenin
Leon Trotsky
Tsar Nicholas II
Gênero: Documentário
Diretor: Herman Axelbank
Duração: 68 minutos
Ano de Lançamento: 1937
País de Origem: Estados Unidos
Idioma do Áudio: Inglês
Site Oficial: http://tsartolenin.com/
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt2401196/
Qualidade de Vídeo: DVD Rip
Vídeo Codec: XviD
Vídeo Bitrate: 1.023 Kbps
Áudio Codec: MPEG1/2 L3
Áudio Bitrate: 192 kbps 48 KHz
Resolução: 384 x 288
Aspect Ratio: 1.333
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 29.970 FPS
Tamanho: 556.2 MiB
Legendas: Em anexo
Crítica
Review by The New York Times, March 9, 1937

Max
Eastman has edited and compiled the most complete, impartial and
intelligent film history of the Russian revolution thus far shown. His
“Tsar to Lenin,” .now at the Filmarte, vs an important work, neither
hymn of hate nor paean of praise. While his long friendship with Trotsky
and his dislike of Stalin have induced him to dwell upon the former and
slight the latter, this is only a minor flaw in an otherwise objective
survey of the exciting years between 1912 and 1922. The “fellow-workers”
visiting the Filmarte prepared to hiss a Trotskyite’s summary of their
banner years will find precious little excuse for demonstration, for
facts (as Lenin said) are stubborn things, and Mr. Eastman has dealt
with facts alone.

His picture has much the nature of a jig-saw
puzzle. It is built of unrelated scenes, many of them fitted into a
pattern quite unlike the one for which they were intended. Some of the
shots were made by the Czar's photographer, some by the Czar himself,
some by Soviet photographers, some by the German general staff, some by
the staff camera men with the French, English and Japanese armies of
occupation, some by American war correspondents. Some were meant as Red
army propaganda, some were intended to uphold the cause of the Whites.
Mr. Eastman has assembled them chronologically, used only those he was
assured were authentic. The resulting picture is honest, unbiased,
reasonably thorough. The narrative accompaniment is not always so
abstract, but it attempts, at least, to seem non-partisan.

The
picture opens with the prewar years, sketohing vividly the ease and
luxury of the Imperial Court, the squalor and poverty of the peasant and
working classes. It carries on through the war, with the breakdown of
the food and munitions transport system, the famine at the front and the
unrest behind the lines. Street scenes in the capital catch the first
mutterings of rebellion, watch them swell into a chorus of revolt.
Ironically the narrator mentions the Czar's abdication, Grand Duke
Nikolai’s hasty refusal to assume power. The people take control, elect
their representatives and Russia—almost at once—is ringed about by her
enemies.

Kerensky, Yudenich, Deniken, Kolchak—they make their
bids for power, for popular support; some by arms, some by diplomacy.
But the Russian people have laid down their mandate; Lenin directs the
battle, Trotsky (says Mr. Eastman) carries it through. The picture ends
with Russia united, the enemy driven from its borders, Lenin towering as
the heroic figure of the revolution. Happily It is content to sign off
without the usual “documentary” postlude of the “Internationale” and an
ecstatic glimpse of a tractor brigade. “Tsar to Lenin” has chronicled
only the first step of the revolt, but it has done it extremely well.
Mr. Eastman is to be congratulated.
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.


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Editado por mfcorrea, 21 July 2013 - 05:41 PM.

sábado, 3 de outubro de 2015

Brasileiros têm de entender que estudar não é chato; chato é ser burro* | coração filosofante


Brasileiros têm de entender que estudar não é chato; chato é ser burro*




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A história da educação no Brasil é um acúmulo de omissões e até mesmo
de ações propositais que resultaram numa situação de extrema
desigualdade social, com um analfabetismo ou um analfabetismo funcional
endêmicos, um vergonhoso estado geral de ignorância e de desprezo pelo
conhecimento.


Para quem analisar nossa história, fica claro que a proibição do voto
aos analfabetos sempre foi intencional, pois o governante somente tinha
de prestar satisfações a uma minoria privilegiada, da qual esse mesmo
governante provinha. Como a maioria era analfabeta, e não tinha voz nem
voto, o governante só poderia ser alijado do poder pela ínfima minoria
para quem governava, e podia desprezar solenemente as necessidades da
imensa maioria dos brasileiros, aumentando assim, ano a ano, século a
século, o abismo social que nos define.


A exclusão brasileira foi criada propositalmente pela reserva do
acesso à educação somente a uma parcela dos brasileiros, porque só há
uma riqueza a distribuir, e essa riqueza é o acesso a uma educação de
qualidade.


Felizmente, depois de três séculos de domínio e de espoliação
colonial, mais quase outros dois séculos de manutenção do mesmo estado
de exclusão, primeiro imperial, depois de republiquetas e/ou de
ditaduras em que a reserva da educação para poucos continuava a ser
usada com fator de “proteção” da elite, o Brasil vem tentando construir
um estado democrático há cerca de trinta anos.


Pela primeira vez em nossa história, o voto foi estendido a todos os
brasileiros, e o direito à escolarização tornou-se universal, com a
oferta de vagas no ensino fundamental a todas as nossas crianças. Agora,
em pleno século 21, consolidar essa democracia afinal conquistada é um
trabalho hercúleo, uma obrigação de todos os brasileiros. Sabemos que,
mais que nunca, o passaporte para um futuro feliz e realizado é o acesso
a uma educação de qualidade.


Agora, finalmente, conseguimos oferecer vagas na escola pública para
cada criança, mas essa cultura do atraso faz com que os despossuídos
encarem a frequência escolar não como um direito libertador, mas como
uma obrigação. Tantos séculos de atraso acabaram por fazer com que a
maioria de nós, os despossuídos da história, sequer tenhamos ganas de
reivindicar nosso direito à educação.


Muitas famílias enviam seus filhos à escola de má vontade, alguns
somente para cumprir as exigências das bolsas-família, e as próprias
crianças festejam quando algum professor falta à aula e elas podem ficar
brincando à vontade no recreio. Séculos de exclusão não criaram um
anseio por este direito por parte dos próprios excluídos!


A maioria dos pais dessas crianças está disposta a fazer sacrifícios
para comprar um tênis de grife para seu filho, mas protesta quando tem
de gastar qualquer quantia para comprar-lhe um livrinho sequer. Isso
significa que a família brasileira acha mais importante investir no pé
do que na cabeça do seu próprio filho…


Como reverter esse quadro? Como incutir na consciência das famílias
que a felicidade e a riqueza só podem ser conquistadas pelo
conhecimento, pelo acesso à ciência, à tecnologia? Como poderemos
obrigar o brasileiro a ser feliz?


Acredito que obrigar é impossível. Enquanto tentarmos enfiar o
conhecimento goela abaixo de nossas crianças como um purgante,
utilizando as punições, as suspensões e as reprovações como instrumentos
de persuasão, só teremos fracassos pela frente.


Nossa escola tem de ser fascinante, atraente, cheirosa, utilizando
como fator de atração a literatura infantil e juvenil hoje produzida por
centenas de ótimos autores, para que os sonhos e a alegria desses
livros possam fazer com que os alunos anseiem por estar na escola, não
comemorem os feriados. Não basta que tenhamos criado vagas para todo
mundo. É preciso que a porta da sala de aula seja o pórtico da
felicidade.


Os brasileiros têm de compreender que estudar não é chato; chato é ser burro!


  • Escrito por Pedro Bandeira*, colunista do site UOL.
Leia mais em:


http://noticias.uol.com.br/opiniao/coluna/2015/09/30/brasileiros-tem-de-entender-que-estudar-nao-e-chato-chato-e-ser-burro.htm