domingo, 9 de setembro de 2007

Protestos contra Bush na Austrália

Anunciam grande marcha para o sábado. Dispersam forças especiais para vigiar a cúpula da APEC

CAMBERRA, Austrália. — Os protestos pela presença de George W. Bush na Austrália continuam tendo lugar em Sidney, e crescerão ainda mais na medida em que se aproximar a data de realização do Fórum de Cooperação Econômica Ásia-Pacífico (APEC), a se efetuar nessa cidade, no fim de semana próximo.


Pelo segundo dia consecutivo, os australianos marcharam em Sidney contra Bush (AP)

A organização ecologista Geeenpeace marchou na quarta-feira, 5 de setembro, e colocou gigantescas estátuas de gelo de Bush e John Howard, primeiro-ministro australiano, com o objetivo de que se derretam como protesto pelo descaso da Austrália e dos Estados Unidos no tema do aquecimento global, informou a AFP.

Os ecologistas criticam a utilização excessiva por parte dos países industrializados de energias fósseis, enquanto Sidney e Washington se recusam a ratificar o Protocolo de Kyoto sobre a redução de gases que provocam o efeito estufa.

Além disso, vai se fazer outro protesto na sexta-feira, dia 7, que reunirá cerca de 2 mil pessoas num parque de Sidney, perto de onde se reunirão os dirigentes da APEC para dizerem verdadeiramente a Bush o que pensam de sua visita.

O ponto culminante das demonstrações de repúdio unânime, pela presença do chefe da Casa Branca em território australiano, será uma grande marcha no sábado, dia 8, da qual participarão dezenas de milhares de pessoas.

Fonte:Granma

Nenhum comentário: