sábado, 2 de agosto de 2008

Cretinice, século XXI






Milton Temer

Milton Temer
Se é possível registrar uma atualização constante do conceito já velho de séculos que Marx introduziu ao se referir à "cretinice parlamentar", algo de tão incisivo tem que ser encontrado em relação às barbaridades que nos são constantemente propiciadas pela insolência imperialista de sucessivos governos norte americanos, e a forma leniente com que são recebidos pelos grandes meios de informação.

Está lá nas páginas de O Globo, em sua edição de primeiro de agosto, numa discreta chamada de canto de primeira página: "EUA irão reter laptops de passageiros". E lá na página 37 vem o aterrorizante detalhamento da brutalidade legalizada contra a privacidade individual, a ser praticada contra o portador de qualquer equipamento capaz de abrigar dados e informações, a despeito de haver ou não suspeita sobre ele. Trata-se de medida deliberada, não por lei amplamente debatida no Congresso, mas, por "pacote de fiscalização das fronteiras recentemente divulgado pelo Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos". Por tal pacote, pen drives ou até textos podem ser recolhidos por tempo indeterminado, com a promessa de que cópias serão destruídas caso nada de questionável seja encontrado. Ou seja; em princípio, tudo é copiado e arquivado.

Louvável que a notícia tenha sido dada, mesmo que sem nenhum comentário pejorativo nos mini-editoriais com que o jornal costuma fulminar seus leitores, ao marcar sua opinião sobre episódios mais gritantes. Porque, na pretensamente liberal Folha de S.Paulo, o outro jornal que li na mesma data, sequer foi citado. A omissão foi total. Mas não é passível de reflexão crítica a diferença de tratamento para as iniciativas episódicas contra o não menos condenável bloqueio de sítios da internet que o governo chinês tentou impor em um primeiro momento dos Jogos Olímpicos?

Esta diferença datada de tratamento jornalístico de fatos simultâneos apenas corrobora algo que vem marcando os critérios adotados pelos grandes meios de comunicação, principalmente a partir da consolidação hegemônica conjuntural da ordem capitalista neoliberal, na esteira da decomposição do leste europeu e do seu chamado "socialismo real".
Critérios que, por exemplo, noticiam "en passant" os testes de mísseis portadores de poder nuclear constantemente realizados pelo governo do Paquistão, para arrepio da vizinha Índia, ao mesmo tempo que arrotam a imensa preocupação com a construção de ´"ameaçadores" geradores de energia nuclear no Irã, sem levar em conta que essa é forma como se distribui cerca de 80% da eletricidade na França.

Critérios, por exemplo, que sempre tratam ações devastadoras do exército sionista de Israel sobre populações civis da Palestina ocupada como "retaliação" legítima a atos terroristas do Hamas, sem nunca se preocupar em divulgar a quantidade gigantesca de armamento militar de última geração, fornecido a fundo perdido pelos aliados ianques, e às mais de 150 ogivas nucleares que todo mundo sempre soube estarem armazenadas em território israelense, fato tornado público recentemente – sem muito destaque, é claro – pelo ex-presidente Jimmy Carter. Pelo contrário; ameaçadores são os artefatos caseiros com que os resistentes à ocupação substituíram os reconhecidamente ineficientes estilingues simbólicos da Intifada.

Critérios, por exemplo, que caracterizam o governo corrupto e comprometido com as criminosas milícias paramilitares de Uribe , como democraticamente eleito, ao mesmo tempo que retratam sempre negativamente os verdadeiramente democráticos governos de Chavez, Correa e Evo Morales.

Quem sabe a "cretinice parlamentar" não tivesse sua atualização garantida por uma parceria com uma incontestável "cretinice midiática"?


Milton Temer é jornalista e presidente da Fundação Lauro Campos.

Jazz Cafe - Summertime

http://img140.imageshack.us/img140/1264/3196yv3jdhlsl500aa216fn3.jpg


01- Lonnie Liston Smith - Expansions
02- Paul Desmond - Jim Hall - Samba de Orfeu
03- Lambert, Hendricks and Baven - Watermelon Man
04- Gary Burton - Norwegian Wood
05- Hilton Ruiz - The Sidewinder
06- Gil Scott-Heron - I Think I'll Call It Morning
07- Dizzy Gillespie & Orchestra - Guarichi Guaro (Soul Sauce)
08- JJ Johnson & Big Band - So What
09- Tito Puente - Birdland After Dark
10- Charles Mingus - Tijuana Gift Shop
11- Mary Lou Williams Quartet - Titoros
12- Dizzy Gillespie & Orchestra - Night in Tunisia
13- Jason Rebello - Medusa Seducer
14- Roy Hargrove Quintet - Milestones
15- Brecker Brothers - Skunk Funk
16- Toots Thielemans - Casa Forte

Downloads abaixo:

http://rapidshare.com/files/133511220/jazz_cafe_-_summertime.part1.rar
http://rapidshare.com/files/133513180/jazz_cafe_-_summertime.part2.rar

Três... Extremos(filme)


Três... Extremos
(Saam gaang yi (Three... Extremes: International: English title)

Sinopse:

Box (Miike Takashi, Japão, 40 min.): Uma escritora (Hasegawa) tem sonhos recorrentes em que é envolta em plástico e enterrada viva dentro de uma caixa. Invoca memórias do seu passado — de criança contorcionista num pequeno circo —, enquanto tenta entender aquilo que a assombra no presente.

Dumplings (Chan Kwoh, Hong Kong, 37 min.): Uma atriz (Yeung) que já passou o ponto alto da sua carreira procura a fonte da juventude. Uma emigrante do continente chinês (Bai) parece ter um tratamento eficaz, na forma de "dumplings" (pastéis de carne). Os ingredientes são, inicialmente, um mistério. Mas será que ela se importa com a dieta?

Cut (Park Chan-uk, Coreia do Sul, 45 min.): Um realizador de cinema (Lee) vê-se aprisionado, com a mulher (Kang), num cenário de um dos seus filmes, por alguém (Im) que o acusa de ser demasiado bonzinho. Ele tem de conseguir convencer o raptor que é um homem mau e vicioso, mas para o fazer terá de cometer infanticídio. Cada hesitação pode custar um dedo da mulher.

Informações sobre o Filme e o Release:

Gênero: Terror / suspense
Diretor: Fruit Chan (segmento Dumplings), Park Chan-Wook (segmento Cut) e Takashi Miike (segmento Box)
Duração: 125 minutos
Ano de Lançamento: 2004
País de Origem: Coréia do Sul / Japão / Hong Kong
Idioma do Áudio: Japones
SITE: http://www.threeextremes.com/
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0420251/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XVID
Vídeo Bitrate: 173 Kbps
Áudio Codec: AC-3 ACM
Áudio Bitrate: 384
Resolução: 640x352
Formato de Tela: Widescreen (16x9)
Frame Rate: 23.976 FPS
Tamanho: 1,36 Gb
Legendas: Em anexo


Elenco:

Lee Byung-Hun (Diretor - segmento Cut)
Kang Hye-Jeong (Pianista - segmento Cut)
Yum Jung-Ah (Atriz - segmento Cut)
Lim Won-Hee (Ching - segmento Cut)
Lim Won-Hie (Terrorista - segmento Cut)
Mitsuru Akaboshi (Kyoko - segmento Box)
Kyoko Hasegawa (Kyoko - segmento Box)
Atsuro Eatabe (Padrasto - segumento Box)
Ling Bai (Mei - segmento Dumplings)
Tony Leung Ka Fai (Lee - segmento Dumplings)
Miriam Yeung Chin Wah (Qing - segmento Dumplins)
Pauline Lau (segmento Dumplings)

Premiação:

Golden Horse Award 2004: Best Supporting Actress - Ling Bai
For the segment "Dumplings".

Hong Kong Film Award 2005: Best Supporting Actress - Ling Bai
For the segment "Dumplings".

Hong Kong Film Critics Society Awards 2005
Film of Merit
For the segment "Dumplings".

Curiosidades:

- Três... Extremos é um filme em três episódios, dirigidos por importantes cineastas asiáticos.

- O segmento Dumplings posteriormente foi adaptado para longa-metragem, pelo próprio diretor Fruit Chan, em Dumplings (2004).

- Precedido por San Geng (2002).

- Exibido na mostra Midnight Movies, no Festival do Rio 2005.

Crítica:

"Three... Extremes" é uma interessante co-produção de um grupo de asiáticos que traz alguns dos mais notáveis diretores para colaborar no projeto, cuja restrição é apenas a de realizarem um curta de terror. O primeiro foi um razoável sucesso, mas este, que será lançado pela Lions Gate nos EUA ainda este ano, não só traz um grupo de diretores mais do que interessante, como um caso a ser estudado em escolas de cinema daqui em diante. São novamente três episódios - "The Box", do enfant terrible japonês Takashi Miike; "Dumplings" de Fruit Chan (oriundo de Hong Kong, considerado o rei do cinema independente do país); e "Cut" do sul-coreano Park "Oldboy" Chan-wook. Destes, "Dumplings" acabou se tornando um longa-metragem, tamanho apreço do diretor pela história. Tanto "Three... Extremes" quanto o longa de "Dumplings" foram lançados na mesma época e aquele que assistisse o primeiro ganhava um desconto para poder assistir o longa de Fruit Chan, em alguns cinemas exibido até logo após "Three... Extremes".

O filme começa em marcha lenta com Miike, no seu estilo "David Lynch nipônico" que passou a adotar há algum tempo. "The Box" conta de modo contemplativo a história de uma escritora assombrada pelo fantasma de sua irmã. É um belo pedaço de folclore asiático, colocando na mistura pedofilia, lógica de sonho, acrobacias circenses e uma história de ciúmes, mas de modo completamente sutil e alienígena para Miike. É lindo de se ver, mas é um tantinho parado. Poderia dizer que é o meu menos preferido entre os três, mas de todos é o que tem o final mais surpreendente e descaralhau. A imagem final fica gravada na retina e percebemos que o artifício "Audition" de Miike é novamente utilizado para grande efeito.

Em seguida, "Dumplings". Rapaz... você não sabe o que te aguarda, a não ser que você conheça os trabalhos anteriores de Fruit Chan como "Hollywood Hong Kong" (que passa no Telecine e foi um sucesso no Festival do Rio de 2001- ou 2) e o infame "Public Toilet", então talvez você tenha uma breve idéia. "Dumplings" confronta, enoja e perturba qualquer senso de moral que você possa ter. A história conta a tentativa de uma famosa atriz de televisão de manter o marido infiel ao seu lado. Para isso, ela recorre a uma cozinheira de "dumplings" (uns pasteizinhos meia-lua cozidos com recheio) mágicos que, supostamente, tem o poder de deixar quem os come mais jovens. 40 minutos de porrada heavy-metal contra a sensibilidade se iniciam - pessoas de sensibilidade alta a média, favor absterem-se. "Dumplings" é uma crítica feroz à superficialidade estética (mesmo que o personagem da atriz traída seja extremamente bem explorado em seu sofrimento), não se esquiva de nada e passa sua mensagem. Mas há muito tempo um filme de terror não me faz querer vomitar - 20 minutos de episódio e eu estava pronto para chamar o Raul (graças inclusive ao grotesco trabalho de sonoplastia). É uma cacetada. É cruel. É um nojo. É brilhante.

Fechando o ciclo, "Cut" dirigido pelos olhos infalíveis de Chan-wook Park (estou trocando deliberadamente a ordem do nome, aumentando minha chance de uma hora acertar). Ainda indo para o lado do "gore", "Cut" é tudo o que "Jogos Mortais" deveria ter sido. No episódio, um temperamental diretor de cinema e sua esposa são mantidos reféns por um ator maníaco num estúdio de gravação. A história é repleta de reviravoltas, muito sangue, o final é bem bundinha, mas até lá um bando de ótimos planos-seqüência, enquadramentos e virtuosismo de câmera (remetendo a câmera-que-passa-por-qualquer-frestinha de "O Quarto do Pânico") acontecem para deixar o espectador bem seguro do talento do diretor. É quase um demo reel de Chan-wook Park. As cores são vibrantes, os atores são especiais (destaque para o astro de "Salvem o Planeta Verde!", marco do cinema-híbrido recém-lançado nos EUA ) e, se o filme não lança ninguém à Lua, é pura diversão mainstream sintetizada em enxutos 40 minutos.
Coopere, deixe semeando ao menos duas vezes o tamanho do arquivo que baixar.

Créditos: makingoff - Pedro Coelho

Downloads abaixo:

Arquivo anexado Three_extremes_pt_br_2cds.rar legendas
Arquivo anexado 10.28.04.Three.Extremes.2004.DVDRip.XviD_WRD.torrent filme