sábado, 21 de novembro de 2009

Burkina Faso: IDH avança, mas o desenvolvimento ainda é distante

Le Pays – Uagadugu

O lançamento do Relatório Mundial sobre o Desenvolvimento Humano 2009, publicado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), aconteceu no último dia 11 de novembro. Abordando a questão das migrações sob o título “Rompendo barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos”, o documento classifica os países de acordo com o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH). Ainda que o Burquina Fasso continue nas profundezas da lista, melhoras consideráveis têm acontecido ano a ano.
O Burquina Fasso está classificado em 177º, entre 182 países, com um índice de desenvolvimento humano de 0,389. Em 2008, o país dos homens íntegros, como é conhecido, foi classificado em 176° entre 182 países, com um IDH de 0,367. Constata-se que o índice apresenta uma curva ascendente, apesar do recuo do país na classificação. Conforme comentou o coordenador do sistema das Nações Unidas, “este avanço resulta dos esforços empreendidos pelo governo no setor de saúde, e pelas melhorias na renda da população. Os resultados do ranking 2009 sugerem ao Burquina Fasso um esforço mais sustentado na alfabetização, na educação formal, na saúde, assim como pelo aumento da renda das camadas mais vulneráveis da população. A classificação do Burquina, disse o coordenador do programa da ONU, não melhorou porque outros países também fizeram esforços. Conclui-se das declarações, que o país parte com um importante atraso desde a instauração desta classificação em 1990.
Os critérios principais do IDH são renda, saúde (expectativa de vida), educação (média ponderada da taxa de escolarização global nos ensinos primário, secundário e superior e da taxa de alfabetização dos adultos com mais de 15 anos). O critério educação seria o principal responsável pela estagnação do país na parte de baixo do ranking. A taxa de alfabetização continua entre as mais baixas do mundo, com 28%, enquanto que a taxa de escolarização é de 32%. O PNUD revela, entretanto, que a taxa de escolarização avançou 20% em dez anos. O nível de escolarização no ensino secundário é igualmente sofrível, com apenas 15,6% em 2005.
A classificação foi feita com base nos dados de 2007 para o conjunto dos 182 países. O coordenador do programa da ONU encorajou o governo de Burquina a consolidar seus esforços com o apoio de parceiros técnicos e financeiros a fim de que estes desafios sejam levados em conta na formulação da Estratégia de Crescimento Acelerado e de Desenvolvimento Sustentável (SCADD, na sigla em francês).
Sob o tema “Rompendo barreiras: Mobilidade e desenvolvimento humanos”, o relatório analisa o fenômeno das migrações e seus impactos sobre o desenvolvimento, fazendo ainda recomendações com base no fato de que a mobilidade é um princípio de liberdade humana. A Europa e os Estados Unidos são considerados regiões de destino, mas o estudo revela ainda que as migrações intra-continentais também são importantes. Os africanos, por exemplo, se movem muito mais dentro do próprio país e do próprio continente do que imigram para a Europa. As razões são essencialmente de ordem econômica, na busca de melhor qualidade de vida. Os pobres são os que se deslocam com mais frequência. No caso do Burquina Fasso, 94% dos emigrados estão no próprio continente.
O relatório evoca ainda os fluxos financeiros em direção aos países de origem, que contribuem para o equilíbrio macroeconômico. Como exemplo, os imigrantes do Burquina enviam 50 milhões de dólares anualmente, enquanto os senegaleses mandam 400 milhões.

Abdoulaye Tao
Tradução: Carlos Gorito
Para acessar o texto original, clique aqui.

Educadores rejeitam projetos de Yeda e aprovam estado de greve



Os trabalhadores estaduais da educação, reunidos em assembleia geral na tarde desta sexta-feira 20, no Gigantinho, em Porto Alegre, rejeitaram os projetos do governo do estado que mexem na vida funcional dos servidores. Exigem a imediata retirada das propostas encaminhadas pelo Executivo. A categoria também aprovou o estado de greve e a realização de uma nova assembleia geral dia 9 de dezembro.

Numa tarde chuvosa na capital gaúcha, mais de quatro mil educadores compareceram a assembleia, dando uma demonstração de que a categoria não aceita qualquer projeto que tenha como objetivo a retirada de direitos. Desde o início do atual governo, a categoria já enfrentou a enturmação, multisseriação, fechamento de escolas, de bibliotecas e laboratórios e aulas em escolas de lata. Depois de destruir a escola pública, o governo Yeda agora avança sobre a valorização profissional, representada pelos planos de carreira.
Os projetos de Yeda foram divulgados como pacote de bondades, de valorização dos servidores. Mas os educadores sabiam que tudo era mentira. A governadora nunca teve no seu horizonte a valorização dos servidores e dos serviços públicos. O que Yeda está fazendo representa o maior ataque já sofrido pela categoria. Nos próximos dias, os educadores estarão permanentemente na Praça da Matriz, na Assembleia Legislativa e em outros locais exigindo a retirada dos projetos e defendendo direitos conquistados. A dignidade dos trabalhadores em educação não tem preço.
 
Fonte: João dos Santos e Silva, assessor de imprensa do CPERS/Sindicato

O oriente com o ocidente..

Oriente Médio abre os olhos para a América Latina



Gulf News – Dubai

A primeira visita à América Latina do Xeque Abdullah Bin Zayed Al Nahyan, ministro de Relações Exteriores dos Emirados Árabes Unidos (EAU), foi um grande passo na implementação da política de adaptação do seu país ao mundo multipolar emergente.

Em sua visita à América Latina, o diplomata visitou mais de oito países em duas semanas, demonstrando uma disposição substancial por parte dos EAU para criar novas e mais estreitas relações com o continente.
Historicamente, as relações entre o Golfo Pérsico e a América Latina sempre foram fracas e nenhuma das regiões interveio em questões relacionadas à outra. Mas esta situação vem mudando rapidamente nos últimos anos. Como qualquer outra região do planeta, o Golfo Pérsico não pode mais dialogar unicamente com seus vizinhos imediatos e com as poucas potências globais. O mundo emergente globalizado necessita que todas as regiões do mundo se relacionem diretamente e sem a intermediação de Washington ou Moscou. As grandes questões globais do século XXI abrangem um espectro muito maior do que as rivalidades entre as grandes potências e incluem a busca de novos meios para gerenciar as economias mundiais sob a liderança do G20, a promoção de energias sustentáveis e combate ao aquecimento global, a repressão aos tráficos de drogas e de humanos, além do trabalho para a implementação dos valores sociais definidos pelos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio da ONU.
A passagem do Xeque Abdullah por tantos países levou a importante mensagem para a América Latina de que os EAU se importam com a região e querem manter contato, e que os EAU têm consciência de que um novo mundo interconectado requer que as distintas regiões do planeta estejam em contato direto umas com as outras.
Também foi notável o fato de que o Xeque Abdullah passou mais tempo em visitas ao Brasil e ao México, os dois gigantes da América Latina (Brasil é hoje considerado uma das principais economias do mundo). Seu giro também incluiu Argentina, Colômbia, Peru, Panamá, Nicarágua e República Dominicana, assim como Cuba – o último Estado comunista da América Latina, onde transmitiu aproximadamente a mesma mensagem sobre o estreitamento dos laços de cooperação e melhor entendimento dos seus interesses mútuos.
Em muitos destes países, o representante agradeceu aos governantes latino-americanos pelo apoio dado à bem sucedida campanha de seu país para sediar a Agência Internacional de Energias Renováveis [IRENA, de sua sigla em inglês]. Esta é a primeira vez que uma agência de peso das Nações Unidas será baseada no fora do eixo Europa-América do Norte. Os EAU organizaram uma importante campanha diplomática para reunir apoio à candidatura, enfatizando que por ser um grande produtor de petróleo, os EAU têm interesse particular e mão de obra qualificada para o desenvolvimento de fontes de energia mais sustentáveis. Esta foi a primeira vez que os diplomatas dos EAU visitaram tantos Estados membros da ONU para convencê-los a votar num projeto.
Isto permitiu ao Xeque Abdullah iniciar suas visitas com uma mensagem específica, apresentando seu agradecimento pela colaboração nesta campanha, o que é uma boa maneira de quebrar o gelo com um novo correspondente. Após isso, ele pôde então prosseguir, abordando aspectos mais práticos para aprofundar as relações, o que, na maioria destes países, foi reconhecer que as relações comerciais precisam ser definidas com bases mais seguras. Como resultado, os comunicados publicados por cada país trataram de como estabelecer acordos básicos para permitir e facilitar o livre comércio de bens e serviços, tais como a assinatura de tratados de dupla taxação, a implementação de acordos de proteção ao comércio e o reforço da proteção ao investimento.
Além disso, o ministro de Relações Exteriores e seus hóspedes falaram sobre o crescimento dos negócios em distintos setores como a agricultura (os EAU, como a maioria dos Estados do Golfo, é grande importador de alimentos) e o turismo (em ambos os sentidos).
Eles também conversaram sobre interesses mútuos no setor energético (o que é absolutamente normal em um encontro com um dos maiores exportadores de hidrocarbonetos), mas o que surpreendeu foi o interesse latino-americano em dialogar com os EAU sobre energias renováveis. Isto mostra que Abu Dhabi [capital] está para se preparando para oferecer o conhecimento que irá adquirir em suas distintas iniciativas, como seu pacífico programa nuclear possibilitado pela importação de combustível enriquecido e as novas tecnologias desenvolvidas em Masdar [cidade ecológica planejada]. O programa nuclear e Masdar estão projetando Abu Dhabi ao primeiro plano na busca por energias renováveis.
A longo prazo, os Estados latino-americanos e árabes têm muito o que conversar. Ambas são regiões de rápido crescimento e enorme potencial, e têm plena consciência de que as próximas décadas necessitarão que todos mantenham relações muito mais próximas. As duas regiões se encontrarão em diversos fóruns, buscando entendimentos comuns em questões como o aquecimento global, reformas nas Nações Unidas e no FMI, implementação de acordos de livre comércio através da Organização Mundial do Comércio, e mesmo no combate aos crimes de tráfico de drogas e de seres humanos.
A visita do ministro de Relações Exteriores à América Latino foi um ótimo começo para um longo e importante processo de colaboração.


Francis Matthew

Tradução: Roberto Blum
Para acessar o texto original, clique aqui