Alemanha e França passam por grandes movimentos grevistas no setor ferroviário. Além das reivindicações específicas dos trabalhadores, o momento indica um acúmulo de insatisfação social, política e econômica. Mas os governos conservadores, sobretudo o de Sarkozy, na França, decidiram enfrentar a maré, porque sabem o que está em jogo.
BERLIM - Há algo nos trilhos além dos trens de carreira, se me permitem parodiar o Barão de Itararé. Os momentos eleitorais vão confirmando o assente conservador pela Europa afora. Primeiro foram a Polônia e a Suíça, aquela afastando um governo de extrema-direita em favor de um de centro-direita, esta reelegendo um governo de direita com laivos de xenofobia. Depois, mais recentemente, a Dinamarca confirmou seu governo conservador.
Ao mesmo tempo, no espectro à esquerda e nos movimentos de trabalhadores as tintas vão se carregando de tons mais rubros do que o comum nas últimas décadas.
Na Alemanha os ferroviários vêm há mais de um mês fazendo paralisações com datas definidas, elevando a intensidade e a duração das mesmas. Na semana passada os trens de carga e de passageiros, mais os trens que se poderiam chamar de “suburbanos” em muitas cidades, inclusive em Berlim, pararam totalmente. E o movimento continua, agora com ameaças de uma greve por tempo indeterminado.
A malha ferroviária da Alemanha é importantíssima não só para o país como para a Europa inteira. Sem os trens alemães as indústrias belgas e holandesas, além de outras, param completamente. Na Alemanha uma greve prolongada no sistema pode provocar problemas de desabastecimento de tudo, e agora em pleno fim de outono e começo de inverno.
Ao contrário do que se pensa no Brasil, o transporte ferroviário na Europa e, em particular, na Alemanha é muito caro, e, se é extenso e intenso, tem uma certa aura de ineficiência. Os metrôs urbanos e suburbanos não: são caros para o turista, menos caros para o usuário cotidiano (um passe mensal para o metrô de Berlim, urbano e suburbano, custa 70 euros, mais ou menos 170 reais), mas são eficientes.
Esta greve na Alemanha tem motivações salariais imediatas. Dados de pesquisa mostram que, embora longe do que se vê no Brasil, a concentração de renda na Alemanha está aumentando, e trava-se uma batalha infindável em torno do sistema de seguridade social, com os conservadores empilhando propostas de restringi-los passo a passo. Na linha de frente da greve estão os maquinistas e seu sindicato. Mas outras categorias de trabalhadores ferroviários ameaçam também entrar em greve se as eventuais vantagens obtidas pelos maquinistas não lhes forem estendidas.
Na mais recente escaramuça da batalha houve um cisma no governo de coalizão entre democrata-cristãos (conservadores) e social-democratas (menos conservadores), que pode ter conseqüências maiores na organização política do país e da Europa. O vice-primeiro-ministro e ministro do Trabalho, Franz Müntefering, do Partido Social-Democrata (SPD), renunciou a seus cargos há cerca de dez dias. Müntefering pertence a uma geração de políticos da social-democracia que, liderados por Gehrard Schröder, se aproximaram do pensamento conservador da União Democrata-Cristã (CDU), da primeira-ministra Angela Merkel. Introduziram reformas de caráter liberal no corpo da seguridade social e da administração pública alemã.
Respeitado e tido como político sóbrio, Müntefering era o fiel da balança, pelo lado social-democrata, da coalizão que governa a Alemanha desde a vitória apertada do partido de Merkel. Em público, explicou que sua saída se devia a razões pessoais, pois sua esposa está em fase delicada de doença incurável. Entretanto, o cenário político apertou-se consideravelmente para ele, o que pode ter determinado a decisão.
No plano imediato Müntefering viu-se numa posição difícil porque o governo de Merkel decidiu majoritariamente não atender a uma das proposições de seus aliados do SPD, qual seja, a de estabelecer um salário mínimo para os trabalhadores dos Correios, outro setor vital da economia alemã. Isso acabou de puxar o tapete sob os pés do ex-ministro do Trabalho, já que seu partido, o SPD, semanas atrás deu uma leve guinada para a esquerda, sob a liderança de Kurt Beck, de quem se diz que pretende disputar as futuras eleições contra Merkel.
Mas deve-se levar em conta também que a greve no setor ferroviário vem mostrando que o chão descortinado pelo SPD para se aproximar da direita conservadora terminou. Pressionado pela esquerda devido à criação do novo partido Die Linke (A Esquerda) e pela direita pela política até agora bem sucedida de Merkel de substituir direitos sociais mais amplos por projetos assistenciais dirigidos (a minorias, mulheres, por exemplo), o SPD de Müntefering está sob a ameaça de, se não de extinção, pelo menos de anorexia. A bola está nos pés de Beck e desta possível guinada um pouco mais à esquerda do SPD, que satisfez a maioria da ampla base sindical, intelectual e outras do partido, e que pode reorientar o cenário político da nação mais rica da Europa.
Na França, onde também se realiza uma greve no setor ferroviário, a situação é mais dramática e mais complexa. A greve seguiu o modelo do “tempo indeterminado”, e tem por motivo central a reforma pretendida pelo governo de Nicolas Sarkozy no setor previdenciário, eliminado as aposentadorias especiais do setor. Sarkozy parece decidido a ser o equivalente ao que foi Margareth Tatcher na Grã-Bretanha, ao final do século passado. Em episódio hoje reconhecido como lapidar, a greve dos mineiros de carvão, a conhecida “dama de ferro” dobrou o sindicalismo inglês numa batalha histórica, da qual aquele até hoje não se recuperou. No Brasil o modelo foi seguido pelo primeiro governo de Fernando Henrique Cardoso na conhecida greve dos petroleiros logo no albor de seu primeiro mandato.
Sarkozy, que diz não querer recuar de seus projetos de reformas fortemente liberais numa França de cerrada legislação de seguridade social, parece estar determinado a levar o sindicalismo francês a uma espécie de Waterloo (o exemplo vem a calhar), para aplainar seu caminho em direção a uma projetada França “modernizada”. Apesar disso, seu primeiro ministro, François Fillon, fez um chamado à negociação, aceito pelos sindicatos do setor ferroviário. A partir de quarta-feira governo e sindicalistas, mais direções das ferrovias estarão reunidos para negociar.
Ocorre que a greve nas ferrovias – que atinge a França inteira – é apenas a ponta, ainda que gigantesca, do enorme iceberg à frente do governo conservador. Na terça-feira passada trabalhadores de vários setores públicos e outros fizera uma paralisação de solidariedade aos ferroviários, mas também levantando suas causas próprias, que colidem frontalmente com as pretendidas reformas de Sarkozy. Isto se dá num momento em que estudantes do ensino superior ocupam faculdades e universidades pela França inteira, também se opondo ao que consideram como um projeto de privatização do setor pelo governo ainda novo, mas já com determinações de estilo politicamente agressivo.
Para Sarkozy, essa batalha pode ser também seu próprio campo de Waterloo, pois sua popularidade está em baixa, e seu projeto político exige a manutenção de um perfil extremamente pró-ativo e agressivo de política, ainda que ele tenha tentado refinar seu discurso nos últimos momentos. Embora o sistema francês seja parlamentar, o presidente (ao contrário, por exemplo, da Alemanha) tem um papel importante na política cotidiana.
Ninguém fala no governo “do primeiro ministro Fillon”: não, trata-se do “governo de Sarkozy”. Uma derrota para os grevistas, ou mesmo um mero “empate técnico”, em que o governo recue alguns centímetros nas suas proposições, poderiam abrir uma cratera no chão do estilo de ação deste político que quer demonstrar ser um atleta carregado de “fitness” para cumprir o papel de novo corifeu do novo “liberal way of life” que os conservadores pretendem seja a sua “road to happiness”.
Na Alemanha e na França, pois, jogam-se os dados neste momento de um novo desenho da política na Europa Ocidental. Não haverá mudanças dramáticas, é verdade, mas poderão ocorrer inflexões significativas que levem a elas mais tarde, com reflexos decisivos para a América Latina, que detém hoje conspicuamente os governos mais à esquerda em escala mundial.
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