“Nossa Informação Alternativa é Pouco Eficaz” |
Afirma Igancio Ramonet. Por Rosangela Bion. Brasil |
Ignacio Ramonet, diretor-presidente Le Monde diplomatique, dispensou o tradutor e, em espanhol, fez uma crítica pesada à qualidade da informação que circula na Internet. Durante o 14º Curso Anual do Núcleo Piratininga de Comunicação, realizado no Rio de Janeiro entre 19 e 22 de novembro, Ramonet declarou que é cada vez mais difícil informar-se, pois a abundância de informação é a repetição da mesma informação. “Há tanta informação que as pessoas não conseguem ver o que é importante, o que falta”. Contrariando outros palestrantes que o sucederam no evento, na mesa que tratou da “comunicação do Império e a resistência dos movimentos sociais”, o sociólogo e jornalista afirmou que “temos uma nova forma de censura, acontecendo mesmo nos países ditos democráticos: a maioria não acredita que a informação circula de forma democrática. Há uma desconfiança generalizada, uma sensação de que a verdade está sendo ocultada.” Por isso, Ramonet vê espaço para a circulação da informação alternativa, complementar, pois há pouca informação sobre os processos de informação, as lutas dos trabalhadores e os movimentos sociais e, quando ela existe, sai deformada.
Mas, todo esse potencial de liberdade e democratização da informação, na prática, não acontece, na opinião de Ignacio Ramonet. “A Internet é consumida através da busca realizada, principalmente no Google, e as quatro opções iniciais são sítios de meios dominantes. Nossa informação alternativa tem uma pequena audiência, é pouco eficaz”. Ele afirmou que é fácil produzir uma publicação, mas a informação não será lida. “Cada um de nós pode ter um blog que, em geral, não terá grande difusão; é o grande mito contemporâneo: somos todos jornalistas.” Sítios alternativos não têm condições financeiras de realizar os investimentos necessários para realizar as atualizações constantes que a Internet exige, declarou o diretor do Le Monde diplomatique.
Para Ramonet, a invenção da Internet, em 1989, equivaleu a revolução realizada em 1440 por Gutenberg. A Internet reuniu três sistemas de signos: o som, a imagem e a palavra, declarou o palestrante. “Essa concentração refletiu-se também nas empresas de comunicação que fundiram-se, tornando-se ainda mais poderosas e controladoras, fazendo crescer o perigo da manipulação da informação pela mídia.” Ramonet, que também é colaborador do jornal espanhol El País, explicou que a informação já caminhou à velocidade de uma diligência puxada à cavalos, hoje, o tempo entre o acontecimento e a divulgação de um fato é quase zero. “O jornalista virou um comentarista, como qualquer outra pessoa, pois todos vêem a imagem na mesma hora, só que a imagem engana”.
Com o conhecimento de alguém que é consultor da Telesur, rede de televisão pan-latino-americana, criada na Venezuela para se contrapor à hegemonia das grandes redes privadas de TV, Ramonet afirmou que nunca os meios de comunicação de massa tiveram tanto poder na América Latina. Para ele, os meios de comunicação substituíram a oposição e tornaram-se o primeiro poder a atacar os governos que estão fazendo a transformação no continente latino americano. “Em todos os locais do mundo são canceladas licenças de TV, sem gerar tanto debate quanto o provocado pelo cancelamento da RCTV, realizado por Hugo Chaves.” Apesar de tudo, Ramonet acredita que vivemos um momento excepcional na América Latina. “Evo e Hugo não estariam no poder há 15 anos atrás, eles teriam sido assassinados.” Ramonet também defendeu a luta por um setor público de informação, totalmente desatrelado dos governos.
Ramonet avaliou que a atual crise internacional marca o fim do neoliberalismo e terá enormes conseqüências sociais em 2009. “Em outubro de 2008 entramos em outro mundo. 25 bilhões de dólares evaporaram e isso vai engessar o Estado.” O palestrante afirmou que haverá muito desemprego no setor industrial, que na Espanha já existem 200 mil desempregados. “Será um terremoto social nos Estados Unidos.”
Para finalizar o jornalista falou rapidamente sobre o fenômeno dos periódicos gratuitos na França, que fazem a qualidade da informação despencar. O mesmo acontece com os salários dos jornalistas, pois é preciso gastar pouco para produzir informação. Ramonet declarou que os jornais não vendem mais informação, eles vendem os seus leitores para os anunciantes.
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