Grupo nasceu durante os protestos estudantis na Alemanha, sobretudo em Berlim, ao final dos anos 60 (Foto: Divulgação)
Por Flavio Aguiar
Entre as muitas feridas abertas na história alemã e européia, sobressai o caso dos jovens que, a partir de 1967, pegaram em armas para provocar uma revolução que queriam anti-imperialista. São o tema do filme “O grupo Baader-Meinhof”, que tem pré-estréia nesta quinta-feira, 16 de julho, em São Paulo. (Em alemão, “Der Baader-Meinhof Komplex”, direção de Uli Edel, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano).
Eles se autointitulavam “Die Rote Armee Fraktion” (RAF), A Fração ou Facção do Exército Vermelho. Mas ficaram mais conhecidos pelos nomes de dois de seus líderes fundadores, Andréas Baader e Ulrike Meinhof.
O grupo nasceu durante os protestos estudantis na Alemanha, sobretudo em Berlim, ao final dos anos 60. A partir do assassinato do estudante Benno Ohnesorg, em 2 de junho de 1967, por um policial durante manifestação contra a visita do Xá do Irã Reza Pahlavi a Berlim, vários grupos estudantis e de intelectuais de esquerda radicalizaram suas posições, aderindo às propostas de luta armada que então proliferavam na América Latina, na África, na Ásia e inclusive na Europa (caso das Brigadas Vermelhas, na Itália). A tentativa de assassinato contra o líder estudantil Rudi Dutschke por um extremista de direita, em 11 de abril de 1968, sete dias depois do assassinato de Martin Luther King nos EUA, só jogou mais gasolina na fogueira. Dutschke sobreviveu, mas ficou paraplégico, e morreu em 1979 ainda por causa das seqüelas.
Ulrike Meinhof (1934 – 1976) era a mais velha do grupo, uma jornalista de futuro que escrevia para a publicação pacifista Konkret. Até hoje se discute sobre como ela deu todos os passos decisivos até chegar a ser uma das mulheres mais procuradas da Europa, com a cabeça posta a prêmio, envolvida em tiroteios, seqüestros, assaltos e mortes de todo o tipo.
O nome com que o grupo ficou conhecido foi consagrado com a ação espetacular em que Ulrike, com outros companheiros, ajudou Baader, já prisioneiro, a fugir, o que marcou sua adesão definitiva às propostas de luta armada da RAF.
É impossível separar as propostas extremas (hoje muito criticadas mesmo pela esquerda) a que o grupo chegou do clima de sufocação na Berlim Ocidental cercada (pelo muro erguido pelos comunistas em 1961), ocupada militarmente pelos EUA, Grã-Bretanha e França, com os jornais conservadores alemães pregando uma dura repressão contra os movimentos estudantis. Uma das reivindicações constantes dos movimentos era a “desnazificação” completa do estado alemão e das universidades. Nessa época o governo alemão ocidental, pela primeira vez, era formado por uma coalizão entre os democratas cristãos (CDU) e os social-democratas (SPD). O próprio primeiro ministro Kurt Georg Kiesinger, da CDU, fora membro do Partido Nazista durante a guerra.
Desde o começo o grupo foi tratado – o que continua de certo modo – com expressões como “gangue”, “bando” e outras do tipo, sempre apontando para a dupla “Baader-Meinhof”. Essa é uma diferença marcante em relação ao Brasilo, por exemplo: com críticas ou sem críticas, os jovens e militantes que aderiram à luta armada nos anos 60 são tratados como “mártires ou até heróis da democracia”, lutadores da resistência contra a ditadura. Na Alemanha não houve essa rotação histórica.
As reações ao filme mostram isso: parentes das vítimas do grupo, que vão desde policiais ou funcionários de empresas atacadas, consideram que o filme glamouriza demais os “terroristas”; outros desses parentes, pelo contrário, dizem que o filme faz justiça, mostrando o grupo como um autêntico ajuntamento de bandidos. De outros pontos de vista surgem críticas de que o filme é por demais “superficial”, querendo juntar trinta anos de história (o grupo existiu de 1968 a 1998, quando os remanescentes se autodissolveram) em duas horas e meia de projeção. Há ainda quem aponte que o filme simplifica caráteres, como o de Ulrike Meinhof que, decididamente, era uma intelectual de bastante sofisticação.
Para completar a complexidade da cena, duas considerações. Em 1977, diante da evidência de que não seriam libertados durante um seqüestro de avião com esse fim, três membros do grupo, presos na prisão de Stammheim, entre eles Baader, supostamente se suicidaram. Uma quarta pessoa, que teria participado desse “pacto de morte”, Irmgard Möller, sobreviveu, foi solta e vive numa semiclandestinidade. Ela afirma que não houve suicídios, mas sim “execuções extrajudiciais”. Houve vários inquéritos, sempre apontando o sucídio. Mas é verdade que restam dúvidas substanciais. Entre elas, a mais evidente é a de que Baader e um dos outros morreram por tiros de revólver, ninguém ouviu os tiros e nenhum silenciador foi encontrado nas celas. Em 1976, Ulrike foi encontrada morta na cela, enforcada. A versão oficial é de suicídio, e também é contestada.
Finalmente, neste ano de 2009 revelou-se que Karl Heinz-Kurras, o policial que atirou no estudante Benno, em 1967, era agente secreto da Stasi, a polícia política da Alemanha Oriental.
Decididamente, as feridas não vão fechar por muito tempo. Nem as perguntas vão se calar.
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