Brizola Neto no TIJOLACO
Os
dramas humanos também servem para que a gente meça os avanços de uma
sociedade. Já se falou muito, aqui, que o melhor hospital era o
aeroporto, pois tratamentos complexos bons – para os poucos que podiam
- eram os prestados no exterior. A notícia, agora, que o presidente
Hugo Chávez virá fazer aqui a recuperação do tumor que lhe foi extraído
em Cuba, convencido pelo presidente paraguaio, Fernando Lugo, que disse
que aqui lhe salvaram a vida, mostra o quanto a capacidade da medicina
brasileira é grande, respeitável e admirada.
Mais uma razão para lutarmos para que este bom atendimento – que
muitas vezes não depende apenas da capacidade – esteja ao alcance de
todos. Precisamos regulamentar a emenda 29, que garante recursos à
Saúde e, ao mesmo tempo, conseguir fontes de financiamento para o setor.
Houve muita demagogia – e também má condução política – na questão da
CPMF. Se a destinação exclusiva para a Saúde tivesse sido sempre
garantida e se a contribuição incidisse apenas sobre a movimentação
financeira dos bem aquinhoados – como só tardiamente o governo propôs –
o resultado poderia ter sido outro e o imposto poderia ter sido
mantido, para movimentações financeiras de alto valor. Como todo mundo
viu, não passou de balela aquela história de que o fim do imposto iria
baixar os preços.
Bastaria ter isentado de incidência as movimentações financeiras
acima de dez ou quinze salários-mínimos mensais – quem movimenta isso,
normalmente? – e a contribuição não seria vista com maus olhos pelo
povão e pela pequena classe média, que é arrochada ao extremo nos planos
de saúde.
Temos de perder o medo de sermos “antipáticos” por querer taxar os
mais ricos para que toda a população tenha bons serviços médicos. Já se mostrou aqui que os ricos, no Brasil, pagam pouquíssimo imposto. Metade do que pagam nos EUA.
Temos uma medicina de primeira linha, em matéria de capacidade e
conhecimento científico. Precisamos encontrar os meios para fazê-la
acessível a todas as pessoas.
E para isso, precisamos perder o medo de afirmar que pode haver
imposto sem justiça social, mas não pode haver justiça social sem
imposto para quem pode pagá-los.
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