Yoshiwara
(Yoshiwara) Yoshiwara (Max Ophüls 1937) | |||||||
Poster
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Sinopse
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Yoshiwara, o distrito da luz vermelha de Tóquio, no século XIX. Um triângulo amoroso entre uma prostituta de alta classe, um oficial da Marinha russa, e um condutor de riquixá.
Legenda Exclusiva
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Elenco
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Informações sobre o filme
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Informações sobre o release
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Pierre Richard-Willm (Lieutenant Serge Polenoff) Sessue Hayakawa (Ysamo, Kuli) Michiko Tanaka (Kohana) Roland Toutain (Pawlik) Lucienne Le Marchand (Namo) André Gabriello (Pô) Camille Bert (Le commandant) Foun-Sen (Geisha) Philippe Richard (L’attaché russe) Ky Duyen (L’agent secret) Georges Saillard (Le médecin) Léon Arvel (Le domestique) Janine Darcey (Une geisha) Maurice Devienne (L’officier russe) Léon Larive (Un marin) Georges Paulais (Un officier japonais) Martial Rèbe (Le p | Gênero: Drama Diretor: Max Ophüls Duração: 102 minutos Ano de Lançamento: 1937 País de Origem: França Idioma do Áudio: Francês IMDB:http://www.imdb.com/title/tt0029802/ | Qualidade de Vídeo: VHS Rip Vídeo Codec: XviD Vídeo Bitrate: 1.726 Kbps Áudio Codec: MPEG1/2 L3 Áudio Bitrate: 59 kbps 48 KHz Resolução: 560 x 416 Aspect Ratio: 1.346 Formato de Tela: Tela Cheia (4x3) Frame Rate: 25.000 FPS Tamanho: 1.094 GiB Legendas: Em anexo |
Curiosidades
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O filme foi o maior sucesso financeiro francês pré-guerra Ophüls. Yoshiwara foi polêmica no Japão, onde o governo opôs-se à representação de bordéis japoneses e o proibiram. Houve uma reação negativa contra os dois atores japoneses que haviam estrelado o filme, e eles foram rotulados como traidores. O governo japonês emitiu uma queixa formal sobre o conteúdo do Yoshiwara, mas os cinéfilos franceses não levaram a sério, e o filme foi um sucesso. | ||
Crítica
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Excertos encontrados sem autoria. Apenas a última é assinada. - Raridade de raridades, Yoshiwara prova que Ophüls tinha mais do que uma afinidade com outro mestre, Mizoguchi. A história da queda de uma mulher, sacrificada em nome de um parente do sexo masculino, é certamente Mizoguchean. Michiko Tanaka é uma bela aristocrata vendida como gueixa para os quartos de prazer do Yoshiwara para saldar dívidas da família. Quando um oficial da Marinha russa (Willm) compra sua liberdade para envolvê-la pela primeira vez em um mundo de fantasia de sua imaginação - passeios de trenó em São Petersburgo, uma noite na ópera repleta de caviar e cossaco dançarinos - e, em seguida, em intriga mortal envolvendo um documento secreto e tensões políticas, o destino da mulher caída está selado. Frequentemente comparado a "Madame Butterfly", o tema de uma mulher japonesa maltratada por um oficial estrangeiro, Yoshiwara revela uma variação fascinante sobre temas centrais da Ophüls. - Como é maravilhoso, duas das minhas fraquezas confessáveis e agradável entre os muitos que me dá a cinematografia, combinados em um: Ophuls e Mizoguchi. Não há limites para a beleza. Não há dúvida. - Ophüls confessou que usava planos-seqüência por não compreender a direção invisível, que mantém o eixo do campo/contracampo a fim de transmitir a ilusão da continuidade espaço-temporal; os seus travellings serviam para reconfigurar e confundir as pessoas do discurso e torná-las indistintas, de cena para cena e no interior de cada plano. O cinema clássico-narrativo alterna o olhar objetivo sobre a ação (terceira pessoa) com as impressões dos personagens sobre os acontecimentos (primeira pessoa) através do plano ponto-de-vista. No entanto, Ophüls prefere o travelling ao corte, visto que o movimento de câmera lhe permite indeterminar as pessoas do discurso, ao contrário do plano ponto-de-vista, que as separa.Para o cineasta, importantes são os afetos despertados nos personagens; as impressões que eles nutrem pelo que lhes ocorre; a tirania do passado sobre o presente; sonhos de relacionamentos que se desfazem; acasos contra os quais não há escapatória. Realidade, fantasia, encenação e farsa que se misturam nas heroínas ophülsianas… Paulo Ricardo de Almeida é crítico de cinema da revista eletrônica Moviola. creditos: MAKINGOFF.ORG |
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