terça-feira, 11 de dezembro de 2007

Mulheres e Luzes,
de Federico Fellini



Sinopse:
Mulheres e Luzes marca a estréia na direção de Federico Fellini, em parceria com o cineasta neo-realista Alberto Lattuada (Sem Piedade). A história gira em torno de uma trupe de saltimbancos, que percorre a Itália no início dos anos 50, liderada pelo carismático Checco (o grande comediante Peppino De Filippo, de O Boa Vida). Certo dia, Liliana, uma bela jovem do interior que sonha em ser atriz de sucesso, começa a fazer de tudo para entrar na companhia, chegando a seduzir Checco. Com isso, ela provoca ciúmes em Melina Amour (Giulietta Masina, de Noites de Cabtria) e discórdia no resto do grupo. Com participação especial da brasileira Vanja Orico (O Cangaceiro), no papel de uma cantora cigana, Mulheres e Luzes é um filme que precisa ser descoberto pelos fãs de Fellini e do bom cinema.

Título Original:
Gênero: Drama
Origem/Ano: ITA/1950
Direção: Federico Fellini e Alberto Lattuada
Roteiro: Federico Fellini

Formato: rmvb
Áudio: Italiano
Legendas: Português
Duração: 97 min
Tamanho: 383 MB
Partes: 4
Servidor: Rapidshare

Créditos: RapaduraAzucarada - ZéQualquer

Elenco:
Peppino De Filippo...Checco
Carla Del Poggio...Liliana
Giulietta Masina...Melina Amour







Links:
Arrowhttp://rapidshare.com/files/75714766/Luci_Del_Varieta_-_Legendado_PT-BR.part1.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/75726188/Luci_Del_Varieta_-_Legendado_PT-BR.part2.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/75733528/Luci_Del_Varieta_-_Legendado_PT-BR.part3.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/75740127/Luci_Del_Varieta_-_Legendado_PT-BR.part4.rar

O Equador ensaia a “revolução cidadã”

Num país marcado pela debacle do sistema político tradicional, uma Assembléia Constituinte promete “refundar a República”. Apoiado por movimentos cidadãos, o presidente Rafael Correa sonha com um modelo em ruptura com o neoliberalismo — e enfrenta oposição da mídia e da oligarquia

Hernando Calvo Ospina

“É agora que começa o desafio da mudança”, dispara Rocío Peralbo, jornalista e conhecida militante dos direitos humanos. “Todas as condições são favoráveis, seremos os únicos culpados se fracassarmos.” A história do Equador jamais tinha visto triunfo eleitoral tão surpreendente. Em 30 de setembro, 70% dos eleitores depositaram sua confiança nos candidatos do movimento Alianza País [1], que compartilham o projeto do presidente Rafael Correa. Com 80 das 130 cadeiras, terão uma maioria confortável na Assembléia Constituinte, graças à qual o chefe de Estado quer “refundar a República” e pôr em marcha um modelo de desenvolvimento em ruptura com o neoliberalismo [2].

A Alianza País nasceu no final de 2005. “Não era um agrupamento de iluminados, mas um movimento que se nutria das lutas e dos esforços de diversos setores sociais e políticos”, explica Alberto Acosta, ex-ministro das Minas e Energia e futuro presidente da Assembléia Constituinte. Desse movimento saiu o candidato Correa, economista e professor universitário, vencedor da eleição presidencial em novembro de 2006. “Éramos especialistas em protestar. Chegando ao poder, tivemos de começar a construir.”

É em Quito, no Palácio de Carondelet, um monumento da arquitetura colonial, que se encontra a sede do governo. Em sua sóbria mesa de trabalho, o presidente Correa afirma: “Empreendemos uma ‘revolução cidadã’ que deve nos levar a transformar radical, profunda e rapidamente as estruturas deste país. As que existem hoje não funcionam mais”.

Motoristas de táxi, vendedoras de jornal, engraxates, escriturários, todos, ou ao menos muitos, acreditam nesse projeto conduzido pelo chefe de Estado. Num país que conheceu oito presidentes em dez anos, não depositam confiança alguma no Congresso, que consideram incompetente e corrupto. Uma recusa eloqüente da “partidocracia” — é assim que Correa chama os partidos, feudos e grupos dirigidos por caudilhos que dominavam até então a cena política. A tal ponto que, durante as eleições que o viram triunfar na presidência, seu movimento, Alianza País, não apresentou nenhum candidato aos cargos legislativos, deixando o Congresso nas mãos da oposição. Foi um investimento pesado na opção pela Assembléia Constituinte, que poderá substituir o Congresso atual.

Bispo de Esmeraldas, D. Eugenio Arellano vive, no Equador há mais de 30 anos, “sempre muito perto do povo”, o que o leva a garantir que conhece “90% de seus habitantes”. Ele declara: “Este novo governo gerou uma enorme esperança no seio da população, a esperança de melhorar radicalmente as condições de vida”. Afirmando que a Igreja equatoriana já fez sua escolha, acrescenta: “Devemos apoiar, acompanhar e nos tornar os propagadores dessa esperança”. Mas, como diz uma expressão popular, “o caminho está cheio de cobras”.

Um país empobrecido, onde o petróleo pode ser maldição

O Equador tem cerca de 13 milhões de habitantes. Em 2006, segundo o Inec (Instituto Nacional de Estatísticas e Censos), 12,9% dos cidadãos não dispunham de um dólar por dia para garantir sua alimentação e figuravam na categoria dos “indigentes”. Em média, 38,3% dos equatorianos viviam numa pobreza crônica; 60% eram subempregados. Segundo a mesma fonte, 26% das famílias recorreram ao endividamento, em 2006, para enfrentar os gastos com saúde, alimentação, educação etc. Os demais dados sócio-econômicos vão na mesma direção.

Os projetos de desenvolvimento do governo de Correa têm sua fonte imediata de financiamento no petróleo, do qual o Equador é o quinto produtor na América Latina. As histórias de ambos — o Equador e o petróleo — estão intimamente ligadas.

Em 1972, um golpe de Estado levou ao poder “militares nacionalistas apegados à soberania do país”, conta o ex-contra-almirante Gustavo Jarrín, que, na época, foi nomeado ministro dos Recursos Naturais e Energéticos. Até então nas mãos de multinacionais norte-americanas, a exploração petrolífera passa ao controle do Estado. Várias empresas estrangeiras abandonam o país, outras aceitam as condições dos militares, inclusive a redução do prazo dos contratos de exploração, que passam de 50 para 20 anos. Em novembro de 1973, como o Equador passa a integrar a Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), os Estados Unidos suspendem sua ajuda militar. Mas, desde então, o Estado recebe 90% das receitas com petróleo, no lugar dos cerca de 5%, o que acarreta uma período de prosperidade econômica.

Jarrín se lembra com paixão que, em 1978, o sistema democrático foi restabelecido, com a chegada ao poder do candidato de um pequeno partido de centro-esquerda, Jaime Roldos. Esse morreu em 24 de maio de 1981, num acidente aéreo considerado suspeito. Em seguida, e em menos de 30 anos, a situação se inverte: novamente, 80% das receitas do petróleo caem nos bolsos das transnacionais. “Em alguns casos, os terrenos cedidos para a exploração do petróleo incluíam até mesmo a igreja e o parque da aldeia!”

“Incrível, mas legal”, confirma Acosta. “Está escrito na Constituição. O argumento? A liberdade para os investidores estrangeiros.” Ministro da energia no primeiro gabinete de Correa, e confrontado com a impossibilidade de poder mudar o que quer que seja no quadro das leis em vigor — já que o Congresso permanece nas mãos da oposição —, ele se demitiu em junho de sua função para poder se apresentar como candidato à Assembléia Constituinte. “O petróleo não tem sido garantia de desenvolvimento para o Equador, embora seja essencial para a economia.” De fato, as populações que conhecem o mais alto índice de pobreza — e de câncer! — se acham nas províncias petrolíferas. “A Amazônia foi destruída e dois povos nativos desapareceram por causa da falta de dignidade dos governos e da ação das transnacionais, que têm agido como empresas demolidoras.”

Para a mídia, qualquer mudança profunda é dispensável

A recuperação dos recursos petrolíferos foi posta na ordem do dia desde a campanha de Correa. Como na Venezuela e na Bolívia, os investidores estrangeiros serão bem-vindos, desde que se curvem aos interesses nacionais. “E a abertura comercial desregrada não será aceita”, precisa Acosta. “Nenhum dos países que se abriu dessa maneira saiu ganhando; ao contrário, perderam muito.”

Outra tarefa estratégica: a busca da soberania regional. “Temos de enterrar essa visão de abertura para o Império [Estados Unidos] e de fechamento para nossos vizinhos. É preciso lutar pela integração latino-americana.” Nesse campo, explica Correa, “sou um ‘operário’ a mais, ao lado dos presidentes Chávez e Evo Morales, sem esquecer os chefes de Estado do Brasil e da Argentina, que também partilham desse estado de espírito”. Assim, em agosto, Quito e Caracas assinaram um acordo de integração energética para a construção de uma refinaria em Manabí (Equador). Essa instalação evitará que o Equador exporte seu petróleo bruto para importá-lo depois de refinado. “A integração é necessária e inevitável”, prossegue o presidente. “Talvez muitas pessoas não se dêem conta disso, mas essa parte do mundo vive um momento extraordinário. Devemos contribuir para a construção da Grande Pátria sonhada por Simón Bolívar.”

Nem é preciso dizer que, nos ambientes conservadores, esse discurso novo não provoca grande entusiasmo. Jornalista, astro dos espaços políticos do canal Teleamazonas, Jorge Ortiz tem muitas dúvidas acerca do rumo que o projeto de Correa tomará. “É muito provável que ele escolha o modelo econômico ‘chavista’. Já copiou o conceito de ‘socialismo do século 21’, que ninguém sabe exatamente o que significa.” A proximidade com o colega venezuelano Hugo Chávez é o argumento mais usado para atacar o presidente Correa. A comparação não é nada fortuita. Há vários anos, a grande imprensa equatoriana matraqueia: Chávez é um “demônio”, um “louco”, um “comunista”, que empobreceu e dividiu seu povo. Não é preciso fazer nenhuma mudança estrutural no Equador, afirma Ortiz. “Por que não conservar o modelo econômico atual, já que funcionou até agora? Basta fortalecê-lo.”

Durante as entrevistas com o presidente, o passado não existe: é como se os problemas do país tivessem começado em 15 de janeiro de 2007, quando ele tomou posse. O objetivo de alguns jornalistas é, evidentemente, encurralá-lo, mas Correa os desarma graças à sua formação universitária, à sua excelente memória e porque está sempre bem informado. Ele lhes mostra que estão mentindo, que especulam com os números e os fatos. Desesperados, os opositores atacam com mais vigor. Jorge Ortiz sustenta que eles agem com Correa como faziam com seus predecessores. “A diferença é que os outros aceitavam a contradição, ao passo que ele é visceralmente intolerante. Ele desacredita a imprensa para se subtrair às críticas e poder, assim, destruir o sistema democrático existente.”

Acaba relação promíscua entre governo e donos de jornais

Sem ser “correísta”, Rodrigo Santillán, ex-presidente da União Nacional dos Jornalistas e presidente de seu Tribunal de Honra, reconhece que, desde o momento em que Correa “começou a falar da necessidade de mudanças nas estruturas da nação”, ele sofreu uma avalancha de ataques e insultos “provenientes dos meios de comunicação mais importantes”. Santillán confessa que tem vergonha do espetáculo exibido por sua profissão: “Em vez de serem conduzidos diante do Tribunal de Honra, dois jornalistas que [durante uma entrevista coletiva] insultaram publicamente o presidente foram convertidos em heróis” [3]. A agressividade de um deles foi tamanha que o serviço de segurança do presidente teve de expulsá-lo.

Num país onde não existe nenhuma rede pública de televisão e de rádio, Correa — que pretende corrigir essa situação insólita — desloca-se todo sábado até uma cidade para, ali, “prestar contas” à população. A cada vez, convida dois ou três jornalistas. Rocío Peralbo constata que, pela primeira vez, os profissionais da mídia alternativa e regional estão ganhando voz. “Isso só faz aumentar o mal-estar da imprensa em relação ao presidente.” A resposta dele foi clara e nítida: “Nós democratizaremos a informação. Decidimos não conceder mais privilégios àqueles que, desde sempre, foram privilegiados”.

Ao longo do ano, em coordenação com os principais meios de comunicação equatorianos, algumas organizações internacionais de defesa da liberdade de expressão, deixando de reconhecer esse conluio entre mídia e poderes econômicos e financeiros, têm protestado contra a decisão presidencial de não conceder entrevistas a certos jornalistas. Lá, de novo, o chefe de Estado não teve papas na língua: “Se alguns me insultaram e deformaram minhas palavras, eu tenho, enquanto pessoa e presidente, a liberdade de expressão de lhes dizer que não me presto a esse jogo em nome da liberdade de imprensa”.

O ex-ministro Acosta vê outro motivo de tensão no fato de que, pela primeira vez, um governo “não tem relação incestuosa com a imprensa. Não somos o único país do mundo onde isso acontece, mas aqui era normal que os proprietários dos meios de comunicação fossem nomeados para cargos honoríficos que nada tinham a ver com a profissão”.

Na fronteira com a Colômbia, refugiados e tensão

No Equador, dos sete canais de televisão, seis pertencem a grupos bancários ou dependem de clãs financeiros. “A classe social formada por uma centena de famílias, a mesma que manteve as rédeas do poder”, afirma o bispo Arellano, “forjou a opinião pública e gerou uma espécie de filosofia social em seu favor, porque possuía os maiores meios de informação.”

“A democracia é boa”, enfatiza o presidente, “desde que os interesses do setor oligárquico não sejam ameaçados. Desde que um governo não pretenda redistribuir as riquezas nacionais. Nesse momento, a agressividade da imprensa desperta. Assim, ainda que a grande mídia e seus jornalistas não sejam responsáveis pelos males do país, eles contribuem seriamente para isso.” No que lhe diz respeito, o jornalista Santillán “sabe” que a embaixada americana em Quito age — discretamente, mas age. “Ela está cada vez mais mancomunada com os grandes meios de comunicação, que estão exultantes. Não falta muito para que se torne maciça a campanha de demonização do presidente. É um primeiro passo para tentar a desestabilização.”

A atual determinação do governo equatoriano entra, na perspectiva de Washington, na categoria da insubmissão. “Esperamos que os Estados Unidos, mas também a União Européia ou qualquer outra nação, nos respeitem”, declara com firmeza Correa, “e que ninguém tente nos ditar as políticas que devemos seguir, nem realizar qualquer tipo de intervenção.”

Todavia, mais que a ação dos Estados Unidos contra o governo, o que constitui atualmente uma fonte de preocupação em Quito é a guerra na Colômbia. Cerca de meio milhão de colombianos se instalaram no Equador, e muitos deles fazem parte dos “desalojados” que tiveram de fugir do conflito. A cada dia, centenas de pessoas buscam um refúgio temporário deste lado da fronteira. Nessa região limítrofe, a situação às vezes é tensa, ainda que o governo equatoriano e suas forças armadas venham agindo com prudência e humanidade.

Correa anunciou que não vai se imiscuir na guerra civil que assola o país vizinho. E que tampouco qualificaria de grupo “terrorista” a guerrilha das Forças Armadas Revolucionários da Colômbia (Farc). Tem repetido que seu governo está disposto a contribuir na busca de uma solução política do conflito. Mas permanece categórico ao afirmar que “o Plano Colômbia, implementado por Bogotá e Washington, é um plano militarista e violento que, em vez de ajudar a resolver a situação dramática, só serve para agravá-la”.

Velha torneira seca e sistema financeiro entra em pânico

Correa não somente exigiu de seu colega colombiano Alvaro Uribe que interrompesse as fumigações aéreas sobre as plantações de coca próximas da fronteira, como também advertiu que, se necessário, levaria o caso aos tribunais internacionais. Comissões governamentais e independentes têm reconhecido os graves efeitos dos produtos químicos sobre as pessoas, a água, os animais e as plantas. “Nosso vizinho é um país-irmão, mas temos de impor limites ao Plano Colômbia.”

Outra preocupação, aliás, existe em Quito: o governo colombiano poderia ser o cavalo de Tróia de Washington para sustentar uma tentativa de desestabilização do governo equatoriano. Em diversas ocasiões, ele agiu assim em relação à Venezuela.

Se o governo não gozasse de um apoio popular da ordem dos 80%, pensam muitos, “há muito tempo já teria havido uma tentativa de golpe de Estado”. Contudo, sempre em contato com os oficiais de alta patente, o contra-almirante Jarrín garante: “Não percebi a menor intenção entre eles de participar de uma aventura do gênero”.

É verdade que o governo está ganhando a simpatia dos militares graças às medidas que tomou em favor deles. Com condições de trabalho e de vida deploráveis, militares e policiais não foram bem tratados no passado. Além disso, importantes projetos de desenvolvimento nacional são confiados aos corpos de engenheiros das forças armadas. A iniciativa não agrada as empresas privadas e estrangeiras, mas o governo defende a capacidade desses profissionais e lembra que, com toda lógica, uma parte do dinheiro investido dessa maneira será recuperada pelo Estado.

Até o momento, afirma-se no Palácio de Carondelet, “tudo era feito em função do capital financeiro especulativo, e não dos geradores de riqueza”. No Equador, as contradições chegaram a tal ponto que, enquanto o setor produtivo se achava em crise, o setor financeiro, que o administra, batia todos os recordes de lucro. “O problema é que muitos presidentes de empresa fraudam: não pagam impostos, exploram seus trabalhadores, não respeitam o meio ambiente etc. Esses realmente têm o que temer com nosso projeto de um novo Estado. Eles gostariam de assistir à desestabilização deste governo, que não poderão dominar.”

O jornalista Jorge Ortiz vê o futuro com um olhar pessimista, para não dizer catastrofista: “Vão ocorrer grandes enfrentamentos, principalmente porque o presidente Correa se tornou um homem que provoca o ódio, as rivalidades, as divisões entre os equatorianos”. Em contrapartida, o bispo Arellano propõe outra explicação para as dificuldades futuras: “A minoria de privilegiados se empenha em dar fim a este projeto de vida. O choque virá do lado deles, pois serão atacados em seus privilégios desmedidos. Eles se sentem como a criança de quem se retira o seio em que mamava: eles choram”.



[1] Ao qual se juntam alguns aliados como o Movimento Popular Democrático (MPD) e o movimento indígena Pachakutik.

[2] Dirigido pelo ex-presidente Lucio Gutiérrez, demitido de suas funções por uma mobilização popular em abril de 2005, o Partido Sociedade Patriótica (PSP) mal ultrapassou os 7% dos votos. O Partido Renovador Institucional-Ação Nacional (PRIAN), do magnata da banana Alvaro Noboa, obteve 6,5% dos votos. O quarto lugar coube ao Partido Social Cristão (PSC, 3,7%), que dirigiu a política equatoriana durante duas décadas.

[3] Emilio Palacios, do diário El Universal, e Alfonso Espinosa de los Monteros, diretor dos jornais televisivos do canal Ecuavisa. Este recusou o lugar de vice-presidente que lhe foi proposto no PSC durante as eleições de 2006.

CBS afirma que Pentágono encobre 16 mil baixas


O Pentágono tem ocultado a verdadeira quantidade de baixas americanas na ocupação do Iraque. A verdadeira quantidade excede as 15 mil e a CBS News tem provas disso.


Uma equipe de investigação da emissora de notícias americana CBS desejava fazer uma reportagem sobre a quantidade de suicídios nas forças armadas e apresentou uma solicitação, de acordo com a Lei da Liberdade de Informação, ao Departamento de Defesa.


Quatro meses depois, recebeu um documento que aponta que — entre 1995 e 2005 — houve 2.200 suicídios entre soldados "em serviço ativo".


O Pentágono ocultava a verdadeira magnitude da "epidemia de suicídios". Depois de uma investigação exaustiva dos dados de suicídios de veteranos, provenientes de 45 Estados, a CBS descobriu que, só em 2005, "houve pelo menos 6.256 entre os que serviam as Forças Armadas. Isto é, 120 em cada uma das 52 semanas de um só ano".


Não é um erro de digitação. Pessoal ativo e na reserva das forças armadas, sobretudo jovens veteranos entre 20 e 24 anos, retornam do combate e se matam em quantidades recordes. Podemos supor que "múltiplos períodos de serviço", em uma zona de guerra, tenham precipitado uma crise de saúde mental desconhecida por completo do público e que é negada totalmente pelo Pentágono.


Se forem somadas as 6.256 vítimas de suicídios de 2005 às 3.865 vítimas "oficiais" dos combates que são propaladas pelas autoridades, obteremos um total de 10.121. Este é, inclusive, um cálculo exageradamente baixo de cifras similares de suicídios para 2004 e 2006, o que significaria que a quantidade total de vítimas americanas da ocupação do Iraque excede, neste momento, a 15 mil militares.


Chega-se assim a 15 mil militares americanos, homens e mulheres, mortos em uma guerra que, até agora, não tem justificativa legal ou moral.


A CBS entrevistou o doutor Ira Katz, chefe da saúde mental do Departamento de Veteranos. Katz tratou de minimizar a "onda" de suicídios de veteranos afirmando: "Não há uma epidemia de suicídios entre os Veteranos, mas eles se constituem em um problema importante".


Talvez Katz tenha razão. Talvez não haja uma epidemia. Talvez seja perfeitamente normal que homens e mulheres retornem do combate, caiam em uma depressão inconsolável e que existam mais suicidas que os que morrem no campo de combate.


Talvez seja normal que o Pentágono os abandone quando retornem de suas missões, para que possam estourar os miolos ou se enforcar com uma mangueira de jardim no sótão.


Talvez seja normal que os políticos sigam financiando uma matança generalizada enquanto deixam de lado as vítimas que produziram, com sua indiferênça e falta de coragem, talvez seja normal que o presidente insista em repetir as mesmas mentiras insípidas que perpetuam a ocupação e que seguem mantando muitos jovens soldados que se arriscaram por seu país.


Não é normal; é uma pandemia — uma explosão de desespero que é o corolário natural de uma vida em constante temor; de ver seus amigos serem despedaçados por bombas à beira de estradas, ou que crianças sejam despedaçadas em postos de controle, ou de encontrar corpos matratados atirados à margem de um rio, como se fossem sacos de lixo.


A onda de suicídios é o desdobramento lógico da guerra de Bush. Os soldados que retornam estão traumatizados pelas suas experiências e agora se matam em massa. Deveríamos ter pensado nisso antes de iniciar a invasão.


Veja o vídeo na CBS News: "Suicide Epidemic among Veterans"
http://www.cbsnews.com

Fonte: Rebelión. Original em inglês publicado em: http://www.informationclearinghouse.info/article18737.htm


Noite Vazia,
de Walter Hugo Khouri



Sinopse:
Dois ammigos contratam os serviços de uma dupla de prostitutas. O que seria uma noite de prazer acaba se transformando em um embate entre os quatro, revelando pouco a pouco, suas angústias e ressentimentos e aflorando seus sentimentos mais íntimos e profundos. Obra máxima de Walter Hugo Khouri, considerada por críticos e público como um dos filmes mais importantes do cinema nacional em todos os tempos.


Gênero: Drama
Origem/Ano: BRA/1964
Direção: Walter Hugo Khouri
Roteiro: Walter Hugo Khouri

Formato: rmvb
Áudio: Português
Duração: 91 min
Tamanho: 303 MB
Partes: 4
Servidor: Rapidshare

Créditos: RapaduraAzucarada - ZéQualquer

Elenco:
Norma Bengell...Mara
Odete Lara...Regina
Mário Benvenutti...Luisinho
Gabriele Tinti...Nelson






Links:
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74806470/Cinema_Nacional_-_Noite_Vazia.part1.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74812419/Cinema_Nacional_-_Noite_Vazia.part2.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74882352/Cinema_Nacional_-_Noite_Vazia.part3.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74916430/Cinema_Nacional_-_Noite_Vazia.part4.rar
Ata-me!,
de Pedro Almodóvar



Sinopse:
Ricky (Antonio Banderas) sai de um reformatório psiquiátrico e vai para um set de filmagens, onde Marina Osorio (Victoria Abril), uma ex-viciada em heroína e ex-atriz pornô que ele já conhecia de um bordel, está filmando um filme de terror "B" que está sendo dirigido por Maximo Espejo (Francisco Rabal), um diretor conhecido que está tentando se recuperar após ter tido um forte derrame, que o deixou preso a uma cadeira de rodas. Após o término das filmagens, Ricky invade o apartamento de Marina e lhe diz que quer ser seu marido e o pais dos seus filhos. Ele resolve deixá-la amarrada na cama até Marina aprender a amá-lo, mas diversas situações imprevistas dão um novo rumo aos acontecimentos.

Título Original: ¡Átame!
Gênero: Drama
Origem/Ano: ESP/1990
Direção: Pedro Almodóvar
Roteiro: Pedro Almodóvar e Yuyi Beringola

Formato: rmvb
Áudio: Espanhol
Legendas: Português
Duração: 101 min
Tamanho: 329 MB
Partes: 4
Servidor: Rapidshare

Créditos: RapaduraAzucarada - ZéQualquer

Elenco:
Victoria Abril (Marina Osorio)
Antonio Banderas (Ricky)
Loles León (Lola)
Julieta Serrano (Alma)
María Barranco (Médica)
Rossy de Palma (Traficante de drogas)
Francisco Rabal (Maximo Espejo)
Lola Cardona (Diretora do hospital psiquiátrico)
Concha Rabal (Farmacêutica)







Links:
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74730087/Atame_-_Legendado_PT-BR.part1.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74741826/Atame_-_Legendado_PT-BR.part2.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74777318/Atame_-_Legendado_PT-BR.part3.rar
Arrowhttp://rapidshare.com/files/74798903/Atame_-_Legendado_PT-BR.part4.rar
Raging Bull, Martin Scorsese

Alinhar ao centro


Formato: rmvb/P&B
Áudio: Inglês
Legendas: Português/BR
Duração: 2:03
Tamanho: 431 MB
Dividido em 05 Partes
Servidor: Rapidshare



http://rapidshare.com/files/68068877/Touro_indomavel_legendado.part1.rar
http://rapidshare.com/files/68077812/Touro_indomavel_legendado.part2.rar
http://rapidshare.com/files/68089535/Touro_indomavel_legendado.part3.rar
http://rapidshare.com/files/68099077/Touro_indomavel_legendado.part4.rar
http://rapidshare.com/files/68107330/Touro_indomavel_legendado.part5.rar


Sinopse: o pugilista peso-médio Jake LaMotta (Robert De Niro), chamado de "o touro do Bronx", sobe na carreira com a mesma rapidez com que sua vida particular se degrada, graças ao seu temperamento violento e possessivo.


Elenco:

Robert De Niro (Jake La Motta)
Cathy Moriarty (Vickie La Motta)
Joe Pesci (Joey La Motta)
Frank Vincent (Salvy)
Nicholas Colasanto (Tommy Como)
Theresa Saldana (Lenore)
Mario Gallo (Mario)
Frank Adonis (Patsy)
Joseph Bono (Guido)
Frank Topham (Toppy)
Lori Anne Flax (Irma)
Charles Scorsese (Charlie)
Michael Badalucco
Martin Scorsese
John Turturro


Curiosidades:

- O próprio Robert DeNiro teve que convencer o diretor Martin Scorsese de que poderia interpretar o pugilista Jake LaMotta. Para tanto, treinou boxe durante um ano com o próprio LaMotta e ainda engordou 25 quilos, para interpretar o pugilista aposentado.

- As filmagens de Touro Indomável foram suspensas por 2 meses para que Robert De Niro pudesse engordar o suficiente para interpretar o personagem Jake LaMotta aposentado.

- Durante as filmagens, Robert De Niro acidentalmente quebrou uma costela de Joe Pesci, em uma cena em que ambos lutavam, como sparring. Esta cena inclusive está em Touro Indomável.

- Este é o 1º de 6 filmes em que Robert De Niro e Joe Pesci atuam juntos. Os demais foram Era Uma Vez na América (1984), Os Bons Companheiros (1990), Desafio no Bronx (1993), Cassino (1995) e O Bom Pastor (2006).

- Touro Indomável é a estréia da atriz Cathy Moriarthy no cinema.

- Os efeitos sonoros dos socos foram feitos utilizando o som de melões e tomates sendo esmagados.

- No roteiro original havia uma cena que mostrava Jake LaMotta se masturbando na prisão. Esta cena não chegou a ser rodada, sendo cortada ainda na elaboração da versão definitiva do roteiro.

- Foi o veterano cineasta inglês Michael Powell quem aconselhou Scorsese a filmar em preto e branco. Apenas os filmes caseiros de Jake LaMotta são coloridos, em Touro Indomável.

- Nas cenas em preto e branco foi utilizado chocolate em cena, para representar sangue nas cenas do filme.

- A trilha sonora alterna trechos da ópera Cavalleria Rusticana, de Mascagni, com canções populares, como a brasileira "Não tenho lágrimas".


Fonte: http://www.adorocinema.com/


Screen Shots:









segunda-feira, 10 de dezembro de 2007

Há 200 anos a corte portuguesa fugia para o Brasil


Mário Maestri


Em 1793, a Coroa lusitana participara da primeira coalizão contra a República Francesa revolucionária, vista pelos liberais portugueses com grande esperança. Em 1796, após a burguesia francesa conservadora apoderar-se do poder e reprimir as massas populares, Portugal abandonara a coalizão, mantendo difícil neutralidade quanto ao confronto anglo‑francês.

Ingleses e franceses exigiam que Portugal tomasse partido. Uma decisão difícil. Optar pela França significava perder o Brasil, pois a Inglaterra apoiaria a independência da colônia. Apoiar os ingleses era selar a invasão de Portugal pelos franceses, senhores do continente. Portugal seguiu saltando nos dois pés.

Em 1807, Napoleão Bonaparte ordenou a ocupação e desmembramento do reino português. Lisboa tratou secretamente com os ingleses o apoio naval à transferência da Família Real e de parte da nobreza ao Rio de Janeiro, medida apoiada pelos britânicos pois significava a liberdade plena para seu comércio com o Brasil.

A mudança para o Brasil era idéia antiga. Os Diálogos das grandezas do Brasil já registravam a profecia de astrólogo do rei dom Manuel, o Venturoso, de que a colônia serviria, um dia, "de refúgio e abrigo da gente portuguesa". A aristocracia lusitana tinha consciência de que vivia sobretudo das rendas brasileiras e que o sistema colonial entrava em crise.

Em A utopia do poderoso império, Maria de Lourdes Viana Lyra lembra que os reformistas portugueses propunham antecipar-se à independência da colônia criando novo relacionamento político que permitisse a "emancipação" do Brasil, com Portugal como centro europeu e mercantil, no seio de um império português reconstruído. A transmigração para o Rio de Janeiro foi também desesperada resposta a eventual movimento emancipacionista da colônia.

Em 26 de novembro de 1807, ao escafeder-se para o Brasil, dom João lançou patético manifesto: "Tendo procurado por todos os meios possíveis conservar a neutralidade [...] vejo que pelo interior do meu Reino marcham tropas do imperador dos franceses [...] querendo eu evitar as funestas conseqüências [...] contra minha real pessoa e [crendo] que meus leais vassalos serão menos inquietados, ausentando-me eu deste Reino."

Na manhã de 29 de novembro, sob a escolta inglesa, partiam do rio Tejo oito naus, quatro fragatas, três brigues, uma escuna e outras embarcações. Dez mil pessoas carregando o que podiam levar – móveis, objetos de arte, louçaria, livros, arquivos... À cabeça da debandada: o príncipe regente dom João; dona Maria Carlota, sua espanhola e em todos os sentidos não muito fiel esposa; dona Maria I, a rainha enlouquecida.

Portugal foi abandonado as frágeis e mal-aparelhadas tropas invasoras. Uma resoluta resistência dos exércitos lusitanos, apoiados pela população, impediria certamente a invasão. Mas a mobilização popular assustava mais a aristocracia do que os franceses. Quando da partida, dom João ordenara aos governadores que ficavam que muito bem recebessem, aquartelassem e assistissem os franceses.

Para muitos liberais, os soldados de Napoleão entraram em Portugal como libertadores. A coroa e a aristocracia lusitana temiam que os liberais portugueses fizessem o mesmo que o Terceiro Estado fizera na França. A família real escapava também das tropas francesas e da revolução burguesa que estremecia a Europa desde 1789.

A transferência da Família Real não constituiu apenas fuga diante das tropas invasoras e do liberalismo europeu. Migrando para o Rio de Janeiro, a aristocracia lusitana fazia virtude da necessidade, transferindo a sede da administração real para a "melhor parte" do império lusitano. Em uma das mais olímpicas demonstrações de falta de raízes e sentimentos nacionais, a grande aristocracia abandonava a terra pátria para melhor defender privilégios sociais e econômicos.

Após parada em Salvador da Bahia, o comboio real chegou, meio desgarrado, ao Rio de Janeiro, a 7 de março de 1808, onde o príncipe dom João teria dito ao representante do governo inglês que considerava "muito pouco provável" seu retorno a Lisboa. Voltaria, treze anos mais tarde, acuado pela revolução liberal portuguesa de 1820.

Mário Maestri, 59, é historiador e professor do PPGH da UPF.

E-mail: maestri@via-rs.net

OSCIPS: projeto para desmantelar o que resta da administração pública

MARIA CECI MISOCZKY - Chasque

O projeto de lei que regulamenta as OSCIPS não pode ser tratado nos termos simplificadores propostos pelo governo, como se fosse um mero debate sobre a eficácia da gestão. É absolutamente equivocado, ainda que seja uma boa estratégia retórica, separar o projeto político da organização que o executa, como faz o discurso governista. Despolitizar a Administração Pública, povoando-a de conceitos supostamente neutros e desejáveis por todos – tais como eficácia, transparência e eficiência, tem sido a construção simbólica mais bem sucedida dos últimos tempos. Esse fato confere uma dificuldade a mais aos atores sociais interessados em defender um Estado ativamente presente no cumprimento de sua razão mais importante de existir, que é compensar as ineficiências sociais geradas pelo mercado.

Aliás, sequer nos estreitos limites da eficácia técnica a proposta se sustenta. O caso da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (OSESP) tem sido citado como um exemplo pelo Secretário Fernando Schüler. No entanto, quando se verifica o seu balanço, se constata que em 2006, 74% dos recursos vieram do governo do Estado; tendo aumentado de R$ 22 milhões em 2002 para R$ 43 milhões em 2006. O mesmo acontece em Minas Gerais, em que o mais vultuoso termo de parceria assinado pelo governo com uma OSCIP foi com a Associação de Desenvolvimento da Radiodifusão de Minas Gerais (ADTV), prevendo repasses de R$ 17 milhões. Há poucos meses esse valor foi suplementado com mais R$ 4,7 milhões. Essas situações fazem com que o estranhamento de Alexandre Leboutte, membro do Conselho da Fundação Piratini, na Zero Hora de 3/12, sobre o fato de os repasses para as OSCIPS serem maiores do que os antes destinados aos órgãos da administração pública seja extremamente legítimo e procedente.

Outro aspecto que merece estranhamento se refere à ênfase na flexibilização dos controles públicos, tratados como se fossem retrógrados e geradores de perdas. Os regulamentos próprios exigidos para as Organizações Sociais (OSs) e OSCIPS, podem abrir espaço considerável para a corrupção. Aliás, em boa medida, essas flexibilizações tornaram-se indefensáveis e insustentáveis com a introdução do pregão, especialmente em sua forma eletrônica.

Como em todo processo de disputa política nos encontramos no seio de uma luta cultural, na qual quem for vitorioso na definição dos conceitos terá atingido seus objetivos. Portanto, não há como escapar de fazer essa disputa. Uma tática é, certamente, enfatizar a qualidade do aparelho estatal, como vem sendo feito pelas diversas organizações de representação dos trabalhadores. Outra é continuar polemizando e não aceitar como fato dado que o Estado social e seus aparelhos sejam obrigatoriamente ineficazes, parasitários, corruptos, clientelistas, corporativos, com políticos e servidores espúrios; aprender com mais de uma década de implementação da reforma do aparelho de Estado no Brasil e com o conseqüente reforço do patrimonialismo e dos acordos entre as elites, reconhecendo que a fragmentação na execução das políticas públicas e o enfraquecimento do Estado podem estar eliminando, para sempre, a possibilidade da constituição de um Estado democrático e social entre nós.

É preciso considerar que os trabalhadores que estão se opondo ao projeto não podem ser tomados como se estivessem fazendo uma defesa corporativa de seus postos de trabalho – o que, aliás, seria muito legítimo. Em suas manifestações têm sistematicamente perguntado por que não qualificar e investir nas organizações onde trabalham. Ao fazê-lo, antecipam o cenário que se vislumbra caso o projeto das OSCIPS seja aprovado: o repasse de verbas expressivas para as OSCIPS enquanto os órgãos da administração que cuidam da mesma política pública passam por um processo agudo de sucateamento e abandono.

A indefinição e despreocupação com o destino de todas as organizações que podem ser alvo do projeto de lei, caso ele seja aprovado, é uma reedição da postura de desprezo pelo patrimônio público, bem como pelos servidores públicos, que já dominou outras administrações no governo do Rio Grande do Sul.

Maria Ceci Misoczky é professora na Escola de Administração da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
Indígenas retomam terras da Aracruz no ES
Reportagem: Patrícia Benvenuti




Porto Alegre (RS) - O acordo entre a Aracruz Celulose e os índios das tribos Tupiniquin e Guarani no Espírito Santo colocou fim a um conflito que já durava 40 anos na região. No início de Dezembro, foi assinado um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) entre a empresa, lideranças indígenas, a Fundação Nacional do Índio (Funai) e o Ministério Público Federal (MPF). Pelo documento, a Aracruz se compromete a devolver aos índios 11 mil hectares que ela ocupava para a produção de eucalipto no município de Aracruz. Como indenização, a empresa fica autorizada a retirar a madeira que hoje está na área que vai ser demarcada.

Em Agosto, o ministro da Justiça, Tarso Genro, havia assinado uma portaria que devolvia aos índios as terras. Segundo o coordenador da Comissão de Caciques Tupiniquim Guarani, Jaguareté, a comunidade está satisfeita com a assinatura do Termo, pois é uma garantia de que os indígenas vão reconquistar esse território depois de muita luta.

“Nós ficamos muito felizes com essa portaria declaratória do ministro. E agora a gente está encerrando um impasse de quase 30 anos. E, agora, a gente passa agora para um outro ciclo, a recuperação do território e sustentabilidade da comunidade, até mesmo a volta de algumas aldeias. A gente agora vai começar mais um outro trabalho, agora de reconstrução mesmo, da nossa história”, diz.

O conflito iniciou nos anos 60, quando a Aracruz Florestal, empresa que daria origem à Aracruz Celulose, passou a adquirir terras na região. Apesar da empresa afirmar que comprou as terras, indígenas e quilombolas denunciam que foram expulsos das áreas. Em 1983 e 1998, foram assinadas portarias para delimitar a área dos índios, mas cerca de 11 mil hectares ainda estavam sem demarcação.

Com a incorporação desses 11 mil hectares, a área indígena na região passa a ser de 18.027 hectares. A previsão é que a Funai inicie a demarcação das terras em Janeiro. Depois, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva vai ter que homologar a área.


fonte:Chasque


Palestina: triste realidade


Israel se encontra como gostaria de estar – visto como vítima de
terrorismo, enquanto ao mesmo tempo aterroriza o povo palestino e
expande seu território sob terras privadas palestinas. Ao mesmo
tempo, os palestinos estão entre si divididos, deixando o “lar
nacional judaico” ditar as regras da paz. A atual Palestina é uma
história triste, desmoralizante e confusa.
Trata-se de uma realidade triste porque uma nação que é vítima há
tanto tempo, sujeita a um intenso projeto colonial em pleno século
XXI, deveria lutar unida contra os objetivos sionistas de longo-termo
– a busca de uma Palestina sem palestinos. A recente divisão entre
palestinos (Fatah na Cisjordânia, e Hamas na Faixa de Gaza)
certamente não é a resposta apropriada ao colonialismo israelense.
Ao mesmo tempo, é desmoralizante porque o povo palestino tem
em suas mãos a oportunidade de inspirar um movimento global,com
força suficiente para enviar uma clara mensagem para Israel
de que racismo, colonialismo e apartheid não têm mais lugar no
mundo atual, mas essa oportunidade no momento está esquecida.
Em um mundo que gira em torno de retóricas de igualdade, paz e
harmonia, certamente a atual condição do povo palestino deveria
chamar a atenção. Infelizmente, uma nação dividida não tem a
capacidade de apresentar uma liderança de segurança, e muito
menos uma mensagem de efeito.A tristeza e desmoralização da
Palestina também são confusas para todos aqueles que se
simpatizam com a batalha dos palestinos pela liberdade. Tratase
de uma batalha que foi manipulada com o passar do tempo para
se adequar aos interesses de diferentes grupos,
separados por diferentes ambições, ideologias e crenças. Para
alguns, a questão representa um aspecto da batalha mundial entre
classes sociais. Para outros, é uma questão puramente religiosa.
De uma forma ou outra, o povo palestino se tornou enfraquecido em
sua mais poderosa arma desses 60 anos de batalha: a coletividade,
a união do povo que sobreviveu aos mais difíceis obstáculos.
Dessa forma, o conflito da Palestina é resumido por uma nação sem
o direito de ter suas terras e os direitos humanos fundamentais,
contra um estado de imensa riqueza e poder (poder ideológico e
militar). Israel, graças ao apoio incondicional da única superpotência
do mundo, os Estados Unidos, tem a segurança de desafiar
qualquer aspecto da Lei Internacional, com a certeza de que nunca
serão questionados ou punidos. Cabe aos palestinos se contentar
com uma irreal ilusão da futura paz – como a recente conferência
de Annapolis, organizada pelo governo estadunidense, os
financiadores de Israel.
Ninguém pode afirmar que a questão da Palestina é simples de se
entender. Poderia ser, se visto como mais um simples caso de
colonização, se não tivesse tantas implicações internas (mesmo
entre palestinos). Para se chegar a uma resposta, é necessário
fazer perguntas sobre as causas, motivos e intenções ocultas que
cercam a situação. Feito isso, se tornará claro que apesar da
tristeza, desmoralização e confusão vista do lado de fora, os
recentes fatos na Palestina são, na realidade, previsíveis e
consistentes em relação às demais histórias de colonização. Se o
mundo não deseja evitar as suas responsabilidades morais e
intelectuais, deverá então resistir a essa tentação de transformar a
história da Palestina em uma exceção.

fonte: ORIENTE MÉDIO VIVO, fundado em 20 de fevereiro de 2006.
Algumas fontes de pesquisa interessantes:
 Website Palestine Monitor (www.palestinemonitor.org)
 Website Electronic Intifada (www.electronicintifada.net)

Acesse o website oficial do jornal ORIENTE MÉDIO VIVO em: www.orientemediovivo.com.br
Acesse também o Fórum de Discussão do ORIENTE MÉDIO VIVO em: www.orientemediovivo.com.br/forum
“A mesma autoridade divina que ordena aos reis serem justos, proíbe aos povos serem escravos” – Robespierre ( 1758 – 1794 )