sexta-feira, 11 de janeiro de 2008

Uma oportunidade histórica para a revolução cubana



Jorge Pereira Filho



Uma notícia aos que alardeiam o fim da revolução cubana com o afastamento do presidente Fidel Castro. Os moradores da ilha caribenha querem defender seu futuro. Mas de forma autônoma, sem os vícios autoritários do passado. E sem cair também nas ilusões propagandeadas por seu vizinho imperialista que há 45 anos impõe um bloqueio econômico, comercial contra os cubanos, condenado pela Assembléia Geral das Nações Unidas.

Esse é o cenário que foi aberto com a decisão do presidente Raul Castro de, em julho deste ano, impulsionar um amplo debate com o povo sobre os rumos da revolução. Para o historiador Ariel Dacal, trata-se de uma oportunidade histórica. “Não é um momento casual. É a hora que Cuba precisa fazer uma substituição rápida e total dos velhos dirigentes revolucionários que começam a cair, pelas leis da vida, da biologia”, avalia.

E nesse processo, a maior reivindicação do povo cubano tem sido questionar as estruturas burocráticas e cobrar, justamente, maior poder de decisão sobre os rumos de seu destino. “A principal demanda que tem aparecido é a de maior participação. De maior controle dos poderes do Estado. De legitimar que repasse potencialidade e recurso aos poderes locais, poderes populares. É a maior reivindicação. Nisso em um marco socialista, de compromisso com a revolução cubana”.

QUEM É

Ariel Dacal Diaz é historiador, cientista político e trabalha no Centro Martin Luther King (CMLK). Foi Chefe de Redação da Publicação de Ciências Sociais. Especializou-se em estudos sobre a crise da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS).

Há uma consulta popular em Cuba sobre os rumos da revolução. Como esse processo está se dando?

Ariel Dacal Diaz - Em 26 de julho, em discurso oficial, Raul Castro elencou um grupo de problemas no país. Grosso modo, apresentou algumas soluções e algumas medidas em curso. Este documento virou um texto de discussão nos núcleos do partido fundamentalmente que, depois, foi ampliado para os bairros e os centros de trabalhadores. Dias depois, Raul vem aos meios de comunicação e afirma que essas propostas discutidas pelo povo cubano vão ser encaminhadas diretamente aos municípios e às províncias para evitar que deturpações nas propostas populares. Isso está ótimo: ao menos, as pessoas podem falar. E Raul está insistindo muito para que a população fale com honestidade, com franqueza, sem medo. E que esse processo será um insumo para a tomada de decisões. Disse também que tampouco deve-se esperar que surgirão soluções imediatas de tudo, mudanças gerais, pois as coisas vão sendo transformadas com o tempo.

E como a população tem recebido essa proposta?

Para alguns, sobretudo os mais velhos, é mais do mesmo. Crêem que, ao final, ninguém vai se dar conta do que pensa a população. Imaginam que as decisões serão tomadas de forma muito limitada, distantes da vontade do povo. Essa é uma preocupação de um setor. Há outro grupo que coloca justamente o contrário. Que agora há uma oportunidade para um diálogo mais importante, mais substancial. Porque, para esse setor, essa é a última oportunidade. Há um consenso sobre isso. E com essa visão, de que se trata de algo fundamental para a continuidade do processo cubano, e a preocupação de que não seja mais do mesmo, é que estão sendo realizados esses debates.

E como os meios de comunicação estão tratando esse processo?

Há uma crítica muito forte. Ninguém sabe o que o povo está dizendo. Não há um meio de comunicação que informe o que está ocorrendo nos debates. A imprensa oficial segue surda e muda a esse processo. Para os meios, esse processo não existe e isso cria uma ansiedade geral. Porque, a partir desta metodologia, Cuba não tem possibilidade de saber como pensa a si mesma.

Mas o que se tem falado, nas ruas, sobre as reivindicações apresentadas?

Há algumas pessoas, por sua conta e risco, dedicadas a levantar informações sobre esses debates. E a principal demanda que tem aparecido é a de maior participação. De maior controle dos poderes do Estado. Que se repasse capacidade de decisão e recursos aos poderes locais, poderes populares. É a maior reivindicação. Nisso em um marco socialista, de compromisso com a revolução cubana. Mas a idéia é: Quem vai decidir? Quem vai implantar o que se decide? A burocracia quer que o processo continue? Porque é justamente a burocracia que está sendo questionada. Mas essa parece ser a última oportunidade. Não é um momento casual. É a hora que Cuba precisa fazer uma substituição rápida e total dos velhos dirigentes revolucionários que começam a cair, pelas leis da vida, da biologia.

Uma crítica feita aos meios oficiais, em Cuba, é o de que não fomentam o debate, dialogam pouco com a vida cotidiana...

Hoje, os meios de comunicação social são um dos focos centrais de críticas do povo. Há uma desconexão com a realidade. Cuba vive hoje um processo intenso de debates e um dos maios importantes é justamente esse: a função dos meios de comunicação social e oficiais. Mas há um segundo debate, uma pseudo-reflexão, que não leva em conta a complexidade do momento histórico que vive Cuba. São discussões mais de caráter moralista, se fulano roubou sua empresa, sem abordar questões estruturais. E isso é um problema. Porque não há espaço para referendar todo esse imaginário, todo esse debate. Tem ocorrido também algo em Cuba que se chama a guerra dos e-mails. É uma certa catarse coletiva sobre os problemas dos meios de comunicação, de transporte, sobre que tipo de socialismo queremos, mas que ainda não se infiltra no corpo social cubano. Há um setor intelectual que está analisando estruturalmente o problema. E, de outro lado, há uma demanda popular, da vida cotidiana, em nível de catarse. O grande problema é que esses dois setores não dialogam entre si e muito menos com a visão oficial. São leituras que precisam se complementar para criar algo superior ao que queremos. Ou seja, não há canais de comunicações. E o tempo corre.

E por que avalia que o Estado cubano está distante da vida cotidiana?

Há uma tarefa revolucionária que é diluir esse Estado no corpo social, fazer com que seja o Estado do povo, do trabalhador, e não da burocracia.

E o debate que está ocorrendo segue mais no sentido de avançar no socialismo ou regressar a formas capitalistas?

A discussão segue mais no marco socialista, mas no imaginário social as práticas e como vão se relacionando com o corpo social tendem mais ao capitalismo. Pode parecer contraditório, mas é assim. Há um grupo pensando no socialismo, mas a própria dinâmica e o referente individual das pessoas têm muita força. E alguns setores, em minoria, querem a social-democracia.

Mas não é possível que os Estados Unidos se intrometam nesse processo?

Não, os grupos e os setores asquerosamente estadunidenses não têm legitimidade ver nesse processo. As pessoas os desprezam. Os Estados Unidos não são um modelo, há uma consciência geral de que são uma merda. O problema não está por aí. É mais perigoso porque é mais sutil. É sim reproduzir lógicas liberais, de produção capitalista. Isso mesmo pessoas comprometidas com revolução porque falta possibilidade de debater revolucionariamente.

Você poderia dar um exemplo disso?

Sim, o reordenamento empresarial em Cuba. As empresas estatais em Cuba estão incorporando as técnicas empresariais capitalistas. Mas o essencial, para uma referência socialismo, é dar o poder aos trabalhadores. E ninguém fala disso.

Há preocupação hoje com a juventude cubana, sobretudo a que cresceu no período especial, conviveu com os momentos mais difíceis, de carências. Essa juventude é muito influenciada pelos valores capitalistas, do consumismo?

Em Cuba, não há consumismo. Pelo contrário. Há uma história do não-consumo e, neste contexto, a projeção do consumismo é muito atrativa. É uma porta muito tentadora para uma juventude e mesmo os que não são tão jovens. Mas eu não reduzo o tema da cultura aqui. Digo que precisamos de uma cultura superior na compreensão da política. Que o povo tenha seus processos de equívocos, de criação coletivo. É um processo longo e já perdemos muito tempo. Para mim, a mudança está aí. Está na perspectiva de como os cidadãos, mulheres, homens se organizam, se educam e superam culturalmente esse individualismo. Como superam a idéia de que eu sou o sujeito que vou resolver o meu problema isoladamente, e caminhem para o sentido de como eu participo, dialogo e me reconheço em um trabalho coletivo. A questão não é reprimir o consumismo, mas superá-lo culturalmente.

Por que você afirma que é necessário estudar três tipos de Estado – o de bem-estar social, o fascista e o do socialismo real – para criarmos algo novo? O que eles têm de essencial?

Porque é a experiência acumulada, sobretudo no século 20, para enfrentar o neoliberalismo. Ao fracassar essas três experiências, veio essa etapa neoliberal. Que é o mesmo que as velhas formas de dominação do capital em um contexto sem resistência. É importante resgatar porque fracassaram essas experiências para saber que não estamos reinventando nada. Claro, há muita criatividade no contexto atual. Mas é fundamental estudarmos esse legado histórico, sobretudo vislumbrando um movimento histórico que vai resultar no enfrentamento com o capitalismo.

O senhor acredita que há espaço hoje para um Estado fascista na América Latina?

Sim, por conta da própria condição extrema de miséria na região e também devido à expansão do conservadorismo e das visões reacionárias no continente. São dois traços que me preocupam, a possibilidade de que surja algo parecido com o fascismo. Que se combinem esses fatores, no sentido nacionalismo, ainda que contra o imperialismo, e que reproduzam uma lógica de dominação também capitalista. Os níveis de organização da violência social na América Latina são um nutriente para um regime parecido ao fascismo.

De qualquer forma, o Estado de bem-estar social, ou algo parecido, segue como um modelo que se contrapõe ao neoliberalismo...

O capitalismo nacional tende a isso. O que digo sobre estudar essas experiências históricas é para compreender que há limites. E que há um ciclo e, em algum momento, atentará contra a lógica mesmo do sistema. A acumulação e um Estado que distribui não podem compor um Estado de bem-estar. Que condições materiais teria uma essa burguesia nacional para desenvolver um processo nacionalista, com uma visão mais social? É preciso fazer perguntas.

E o socialismo real?

A pergunta que se faz é que, se pelo fato de o socialismo real fracassar, será que não há nada o que resgatar dessa experiência? Não houve nada de positivo ou negativo? Não há princípios invioláveis do que não se deva fazer em nome de uma sociedade socialista? É preciso estudar isso porque serve para nossa organização.

O que fracassou em 1991?

O regime de dominação e opressão burocrática, a ditadura burocrática soviética, foi isso o que fracassou. O socialismo não fracassou.

Que aspectos você ressaltaria em um esboço de uma análise sobre o fracasso soviético?

Impossível responder brevemente, mas podemos dizer que essencialmente é a própria complexidade de criar uma sociedade superior em um país atrasado material e culturalmente. Um país assediado pela burguesia de forma atroz. Um país onde o sonho libertário encontrou muitas dificuldades, que incluíam mortes, guerras cruéis. E a renúncia de um setor ao processo revolucionário, assumindo a reprodução de uma lógica de dominação política não superada que tinha como base um despreço à capacidade real de o povo se governar. Mas foi evidentemente um processo muito mais complexo do que isso.

O INÍCIO DO CINEMA - 1894-1913



Esta coleção de cinco DVDs (cada um com aproximadamente 1h30) contém CENTRO E TRINTA E TRÊS filmes mudos e em preto e branco que foram feitos no início do cinema (entre 1894 e 1913). Tem de tudo como se pode ver pela lista de cada DVD: vários filmes dos irmãos Lumière, de Georges Méliès e até de Thomas Edison (sim, o da lâmpada)!

Formato: RMVB
Aúdio: os filmes são mudos mas os DVDs 2 e 3 tem alguns comentários em inglês no início de cada filme
Legendas: não tem




Conteúdo:
Homage To Eadweard Muybridge (1880s)

Edison Shorts (1894-1897)
The Kiss (1896)
Serpentine Dances (1895)
Sandow (Strong Man) (1894)
Glenroy Brothers (Comic Boxing) (1894)
Cock Fight (1896)
The Barber Shop (1894)
Feeding The Doves (1896)
Seminary Girls (1897)

Lumiere Films (1895-96)
Swimming In The Sea
Children Digging For Clams
Loading A Boiler
Dragoons Crossing The Sâone
Promenade Of Ostriches
Childish Quarrel
Lion, London Zoological Garden
Photograph
Transformation By Hats
Carmaux: Drawing Out The Coke
Poultry-Yard
Arab Cortege, Geneva
New York: Brooklyn Bridge
New York: Broadway and Union Square
Policeman's Parade, Chicago

Georges Méliès
A Trip To The Moon (1902)

Actualities
President McKinley At Home (1897)
Packtrain On Chilkoot Pass (1898)
Skyscrapers Of New York City (1903)
The Georgetown Loop (1903)
San Francisco: Aftermath Of Earthquake (1906)
The Dog And His Various Merits (1908)
Moscow Clad In Snow (1908)
Airplane Flight And Crash (1910)

Blue Movies
Fire In A Burlesque Theatre (1908)
Airy Fairy Lilian Tries On Her New Corsets (1908)
From Show Girl To Burlesque Queen (1908)
Troubles Of A Manager Of A Burlesque Show (1908)

The Great Train Robbery (1903)
The Whole Dam Family And The Dam Dog (1905)

The Golden Beetle (1907)


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Conteúdo:
Louis and Auguste Lumiere
Leaving The Factory (1895)
The Baby's Meal (1895)
Demolition Of A Wall (1895)
The Sprinkler Sprinkled (1895)
Arrival Of Congress (1895)
Arrival Of A Train (1895)
Card Party (1895)
Leaving Jersusalem By Railway (1896)
Snowball Fight (1896)
A Fire Run (Lyons) (c.1896)
Niagara Falls (1897)
Spanish Bullfight (1900)

Birt Acres
Rough Sea At Dover (1895)

R. W. Paul
Come Along Do! (1898)
The Derby (1896)
The Countryman And The Cinematograph (1901)
A Chess Dispute (1903)
Extraordinary Cab Accident (1903)
Buy Your Own Cherries (1904)
The (?) Motorist (1906)

George Albert Smith
The Miller And The Sweep (1898)
The Kiss In The Tunnel (1899)
Let Me Dream Again (1900)
Grandma's Reading Glass (1900)
As Seen Through A Telescope (1900)
Sick Kitten (1903)
Mary Jane's Mishap (1903)

Sheffield Photographic Co.
Daring Daylight Burglary (1903)

Haggar & Sons
Desperate Poaching Affray (1903)

Bamforth And Company, Ltd.
The Kiss In The Tunnel (1899)
Ladies Skirts Nailed To A Fence (c.1900)
The Bitter Bit (1900)
Rough Sea (c.1900)

Williamson's Kinematograph
Attack On A China Mission (1900)
The Big Swallow (1901?)
Stop Thief! (1901)
Fire! (1901)
An Interesting Story (1905)


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Conteúdo:
Hepworth Mfg. Co.
How It Feels To Be Run Over (1900)
Explosion Of A Motor Car (1900)
Rescued By Rover (1905)
The Other Side Of The Hedge (1905)
That Fatal Sneeze (1907)

Cricks And Martin
A Visit To Peek Frean & Co. (1906)

Kineto Production Co.
A Day In The Life Of A Coalminer (1910)

Pathé Frères
Peeping Tom (1901)
History Of A Crime (1901)
Ali Baba And The Forty Thieves (1905)
Reve Et Réalité (1901)
La Révolution En Russe (1905)
Aladin, Or The Wonderful Lamp (1906)
Le Cheval Emballé (1907)
The Physician Of The Castle (1908)
Magic Bricks (1908)

Edison Manufactuing Co.
Dewar's - It's Scotch (1898)
The Gay Shoe Clerk (1903)
Dream Of A Rarebit Fiend (1906)


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Conteúdo:
Georges Méliès
The Untamable Whiskers (1904)
The Cook In Trouble (1904)
Tchin-Chao, The Chinese Conjurer (1904)
The Wonderful Living Fan (1904)
The Mermaid (1904)
The Living Playing Cards (1905)
The Black Imp (1905)
The Enchanted Sedan Chair (1905)
The Scheming Gambler's Paradise (1905)
The Hilarious Posters (1906)
The Mysterious Retort (1906)
The Eclipse (1907)
Good Glue Sticks (1907)
Long Distance Wireless Photography (1908)
The Impossible Voyage (1904)
Georges Méliès: Cinema Magician (1978)


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Conteúdo:
The Policeman's Little Run (1907)
Troubles Of A Grass Widower (1908)
Nero, Or The Fall Of Rome (1909)
Onésime, Clock-maker (1912)
Windsor McCay And His Animated Pictures (1911)
Making An American Citizen (1912)
The Girl And Her Trust (1912)
The Bangville Police (1913)


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Alpha Blondy - Jah Victory – 2007

Faixas:
01 - I Wish You Were Here
02 - Sankara
03 - Ranita
04 - Ne Tirez Pas Sur L'Ambulance
05 - Demain T'Appartient
06 - Bahia
07 - Mister Grande Gueule
08 - Africa Yako
09 - Cameroun
10 - Jah Light
11 - Le Bal Des Combattus
12 - Tampiri
13 - Les Salauds
14 - Sales Racistes
15 - Ikafo
16 - Jesus
17 - Gban-Gban
18 - La Planete
19 - La Route De La Paix

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Alpha Blondy nasceu na Costa do Marfim. Já cantou com "The Wailers".

As letras são cantadas principalmente em dioula, francês e inglês, mas também ocasionalmente em árabe e hebraico e expressam atitude e humor relacionados com a política.

Inventou a palavra "democrature" (a qual se traduz como "democratura", combinação de democracia e ditadura) para qualificar alguns governos africanos.

O CD Jah Victory é o mais recente.

Créditos:MP3eAvi

quinta-feira, 10 de janeiro de 2008

Raul Seixas - Krig-Ha, Bandolo! (1973)




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O fim da Família Nuclear Burguesa


A discussão em torno do que é a família nos dias de hoje já desencadeou e continua desencadeando muitos debates e poucas conclusões. No entanto, o conceito de família que nós conhecemos e aprendemos a respeitar e a reproduzir, que é a família nuclear burguesa, parece que já está mesmo nos seus últimos instantes de agonia e com um quadro irreversível. Aliás, diga-se de passagem, já vai tarde.

Esse conceito padrão da família nuclear, ao contrário do que Freud pensava, não é algo perpétuo e imutável mas, pelo contrário, como todas as outras relações sociais, são resultados de um processo histórico que, naturalmente, tem seu início, meio e fim. Essa concepção equivocada de Freud acabou por levá-lo, por exemplo, a estruturar toda uma teoria para explicar a formação do homem (o complexo de Édipo) nos seus primeiros anos de vida, que era extremamente ineficaz para explicar a formação da mulher. Freud não enxergou que a família nuclear era extremamente paternalista e machista, pois reduzia a mulher a um mero objeto sexual que não podia falar, pensar e muito menos participar da vida política e econômica da sociedade a qual pertencia. Os inúmeros casos de histeria de que sofriam as mulheres dos séc. XIX e início do XX, e que foram diagnosticados pelo próprio Freud, são hoje reconhecidos de forma irrefutável como distúrbios psicopatológicos decorrentes das situações de privação e de subserviência à que eram submetidas as mulheres daquela época.

Portanto, essa família nuclear é o resultado de um longo processo histórico que se formou e forjou várias de suas características durante o processo de colonização imposto pela Europa aos diversos povos de todos os outros continentes do globo. Já que os métodos usados para submeter esses outros povos (espoliação, violência física e psíquica, selvageria, assassinatos, etc.) também foram aplicados às mulheres, crianças e aos trabalhadores assalariados e camponeses, pertencentes às classes menos abastadas e, conseqüentemente, de menor relevância hierárquica na camada social do próprio território europeu. Isso fica ainda mais claro quando nos reportamos ao período da primeira Revolução Industrial, onde essa ordem é consolidada e pode-se ver o enclausuramento das mulheres e crianças nos lares burgueses e a exploração do trabalho de homens, mulheres e crianças nas fábricas, por períodos que alcançavam de 16 a 18 horas diárias de trabalho em condições desumanas. Obviamente, toda essa cultura de superioridade étnica, racial, moral, tecnológica e também divina, já que é o período em que a ética protestante se solidifica e trás a ideologia de que o homem, através do capital, tem a missão de terminar a obra de Deus na Terra, também iria se estender para o âmbito familiar. Como bem explicitou R. Kurz em seu livro, Os últimos combates:

? Porque havia degradado a si mesmo enquanto máquina social insensível, o homem branco colonizou a mulher como um animal hipersensível. Ela deveria responder por tudo que ele não mais podia sentir ou desfrutar: pelos sentimentos e pela dedicação afetiva, pela estética cotidiana e pela mobilização da sensualidade, enclausurada na prisão de segurança máxima da célula familiar modernizada em sua privacidade abstrata. Com isso, foram atribuídas à mulher as mesmas características reservadas aos selvagens, às pessoas de diferente cor de pele, à criança e aos culturalmente subordinados [...]?

Sendo assim, não há porque chorar o fim dessa instituição falida, covarde e despótica que é a família nuclear burguesa, já que a liberdade de inserção da mulher na sociedade como um todo é extremamente incompatível com essa forma familiar. E, nesse caso, não só a liberdade da mulher mas também da criança que se livra desse estigma de ter que encontrar todas as suas necessidades de formação moral, ética, sentimental, etc. apenas naqueles poucos membros da família que pensam ser suficientes para, neste ambiente privatizado e isolado, suprir todas essas necessidades da formação infantil sem que haja a integração com toda a comunidade. É bom lembrar que todas as teorias que tentaram descrever uma sociedade perfeita, desde Platão, Thomas Morus e Marx, apenas para citar alguns, eram radicalmente contra a instituição familiar como sendo um ambiente adequado e suficiente para a educação e a formação de homens e mulheres que visavam o bem comum. Platão, por exemplo, chegou a propor na sua obra, A República, que a mãe se quer conhecesse seu filho após o parto, sendo este colocado junto a outros recém-nascidos, a mãe deveria amamentar a qualquer um como se seu filho fosse, já que a formação da criança visava o bem de toda a Cidade Estado e não apenas o seu núcleo familiar. Já Marx, enxergou na família burguesa a degradação e a condição de subserviência e submissão da mulher em relação ao seu marido. Esta, era obrigada a abdicar de toda as suas vontades e desejos de realizações pessoais e/ou profissionais e se contentar em se realizar no sucesso e na competência do seu chefe (essa era a denominação para o homem: chefe de família) para ganhar dinheiro (o fim único e último da sociedade capitalista), garantindo o conforto e o sustendo do lar.

O mais impressionante foi a forma com que esse ideal de família se proliferou e se tornou hegemônica, a tal ponto, que a própria classe trabalhadora lutava e sonhava em alcançar aquele status de família burguesa, mesmo sendo seus interesses completamente antagônicos aos da burguesia. Como disse Mark Poster em seu livro, Teoria crítica da família:

? Ao contrário da burguesia liberal de uma época anterior, que se levantou contra a aristocracia em parte como um movimento de repulsa em face de sua vida familiar promíscua (época do Ancien Regime), a classe trabalhadora ou, pelo menos, importantes setores dela reconheceram a legitimidade moral da burguesia ao adotar a sua estrutura familiar. A classe trabalhadora européia e norte-americana não encontrou melhor forma de criar os filhos, repartir afeição e sexualidade entre os sexos e desfrutar as horas de lazer do que imitar ou aspirar aos padrões burgueses. A transformação da estrutura familiar da classe trabalhadora é um dos aspectos não-registrados do êxito político da democracia burguesa.?

Aproveitar esse momento em que o velho está morrendo para que o novo venha a nascer é imprescindível para que possamos fazer uma leitura dessas mudanças e possamos direcionar a sociedade para algo melhor e mais justo. Como costumava dizer o filósofo e matemático, Leibniz: ?O presente está sempre grávido do futuro.? Nesse caso, podemos dizer que a hora do parto já está chegando e que já entramos na fase das contrações. Mas, para não cairmos em mais um engodo como esse da família nuclear burguesa que acabamos de ver, devemos estar atentos a essas mudanças para que a nossa contaminação por novos valores e ideologias que são contrárias aos interesses de uma sociedade mais justa, igualitária e solidária, seja a menor possível; já que é praticamente impossível viver numa determinada época e pertencer a uma determinada sociedade sem ser influenciado por ela, seja para o bem ou para o mal; mas sem maniqueísmos.

Renato Prata Biar; historiador; Rio de Janeiro; RJ.

Um ano de Yeda Crusius: qual o balanço?

O governo Yeda Crusius foi eleito com um discurso baseado em três conceitos: novo jeito de governar, fazer mais com menos e transparência na gestão. Ao final do primeiro ano, esses três conceitos foram bombardeados pelos próprios atos do Executivo.

Quando Yeda Crusius (PSDB) assumiu o cargo de governadora do Estado no dia 1° de janeiro de 2007, em uma cerimônia realizada no Palácio Piratini, ocorreu uma pequena gafe com a bandeira do Rio Grande do Sul, sem maiores repercussões. Yeda foi comemorar a posse, na sacada do palácio, com uma bandeira do RS nas mãos. Com as duas mãos, mostrou-a a seus apoiadores que estavam na rua. A bandeira estava virada de cabeça para baixo. Se olharmos para esta cena hoje, ela aparece como um símbolo profético do que estava por vir nos próximos meses.

A vida política do RS foi virada de cabeça para baixo, presenciando cenas “nunca antes vistas na história deste estado”, para usar uma expressão cara ao presidente da República. As surpresas iniciaram mesmo antes da governadora tomar posse, com a briga pública entre ela e o vice-governador, Paulo Feijó (DEM).

Logo após a campanha eleitoral, Feijó denunciou que havia sido censurado durante a campanha e impedido de expressar suas opiniões favoráveis às privatizações. Na campanha, reproduzindo o discurso utilizado pelo candidato tucano à presidência da República, Geraldo Alckmin, Yeda Crusius prometeu que não iria privatizar patrimônio público no RS. Além disso, prometeu que não iria propor aumento de impostos, dizendo que essa era uma prática do “velho jeito de governar”.

Mesmo antes de assumir, em dezembro de 2006, ela apresentou um projeto de aumento de impostos à Assembléia Legislativa. Feijó e um conjunto de aliados de Yeda rebelaram-se e fizeram oposição a um governo que sequer havia começado. O projeto de tarifaço acabou derrotado, cena que iria se repetir menos de um ano depois, quando uma nova proposta de aumento de impostos foi derrotada na Assembléia.

As marcas do novo jeito de governar
O atual governo foi eleito com um discurso baseado em três conceitos: novo jeito de governar, fazer mais com menos e transparência na gestão pública. Ao final do primeiro ano, esses três conceitos foram bombardeados pela realidade dos próprios atos do Executivo. O “novo jeito de governar” acabou traduzido por uma sucessão de conflitos em áreas estratégicas do serviço público: Segurança, Educação e Meio Ambiente.

Apresentado, nos primeiros meses, como uma vitrine desse novo jeito de governar, o secretário de Segurança, Ênio Bacci (PDT), acabou sendo demitido em meio a uma troca de denúncias envolvendo ele próprio e o delegado de polícia, Alexandre Vieira. Na área ambiental, a Fundação Estadual de Proteção Ambiental (Fepam) também foi palco de denúncias e demissões. Na Educação, a crise do transporte escolar e a proposta de enturmação marcaram os primeiros meses de governo.

A fragilidade maior do principal conceito do governo Yeda acabou revelando-se mesmo na relação que estabeleceu com sua própria base aliada na Assembléia Legislativa. A derrota estrondosa que o governo sofreu na segunda tentativa de aprovar uma proposta de aumento de impostos, em novembro de 2007, escancarou a incapacidade do Executivo de fazer valer a maioria que tem no Parlamento.

Partiram de deputados aliados do governo as mais duras críticas e reclamações sobre falta de diálogo e negociação por parte do Palácio Piratini. No final, sobraram palavras duras como “traidores” e “traíras” para os deputados da base aliada que votaram com a oposição. A derrota na Assembléia obrigou a governadora a rever toda sua estratégia política de governo e implementar uma reforma no secretariado ao final do primeiro ano de governo, para tentar recuperar alguma força política no Parlamento.

“Fazer mais com menos”
O conceito de “fazer mais com menos” também sai enfraquecido ao final do primeiro ano de governo. A queda na qualidade dos serviços públicos, motivada pelo corte linear de 30% no orçamento de todas as secretarias, transformou o Palácio Piratini em um palco de protestos de servidores públicos.

A área da Segurança é um exemplo dramático. O governo conseguiu a façanha de unificar todas as associações de classe da Brigada Militar e a Polícia Civil. Policiais civis e militares já fizeram marchas, paralisações e operações-padrão para denunciar o sucateamento das instituições do setor e as precárias condições de trabalho. Segundo as associações da Brigada, mais da metade da frota de veículos de policiamento ostensivo está em situação irregular, com o seguro obrigatório vencido. Além disso, muitos policiais estão sendo obrigados a trabalhar com coletes à prova de balas com prazo de validade vencido.

“Transparência na gestão”
Por fim, o conceito de “transparência na gestão” chega ao final do ano torpedeado pelo escândalo do Detran. A Operação Rodin, desencadeada pela Polícia Federal, revelou um esquema de corrupção, que teria iniciado ainda durante o governo Rigotto, que causou um prejuízo de pelo menos R$ 40 milhões aos cofres públicos. Entre os presos na operação, nomes importantes do governo, como Flávio Vaz Neto (presidente do Detran) e Antônio Dorneu Maciel (diretor financeiro da CEEE), e um dos ex-coordenadores financeiros da campanha de Yeda, o empresário Lair Ferst.

Na esteira do escândalo, surgiram novas denúncias de funcionários fantasmas lotados no governo e contratos firmados sem licitação. A conseqüência política desta sucessão de denúncias é a CPI do Detran, que já tira o sono do núcleo do governo. Em 12 meses, o “novo jeito de governar” surpreendeu, de fato, o Rio Grande do Sul, mas não exatamente como a governadora prometera.

* Publicado originalmente no jornal Extra-Classe, do Sindicato dos Professores do RS (Sinpro)


Marco Aurélio Weissheimer é jornalista da Agência Carta Maior (correio eletrônico: gamarra@hotmail.com)

A prisão do apego
:: Elisabeth Cavalcante ::

O apego a coisas, pessoas e situações é um dos mais fortes obstáculos ao nosso processo de individuação. Conectar-se com nosso verdadeiro ser e direcionar nossa vida por sua sabedoria, implica, necessariamente, em que nos libertemos de toda forma de apego.

O apego é uma armadilha da mente e do ego que nos faz acreditar que sem a pessoa, o objeto ou a situação à qual nos apegamos, jamais poderemos ser felizes.

Nas relações afetivas é onde a dependência e o apego mais nos enredam. Acreditamos, de forma ilusória, que nossa felicidade depende daquela pessoa, e que ao ausentar-se de nossa vida, ela leva consigo toda e qualquer possibilidade que temos de sermos felizes.

Necessitar de alguém como do ar que é essencial à nossa sobrevivência, é uma doença emocional, da qual só podemos nos curar se tivermos consciência do problema e agirmos no sentido de alcançar a libertação.

Enquanto não nos convencermos de que ninguém, a não ser nós mesmos, pode garantir nossa serenidade e nosso equilíbrio interior, continuaremos presas fáceis das armadilhas do apego.

Visto que é impossível controlarmos a mente do outro, seus desejos e necessidades, colocar nossa chance de felicidade na dependência de suas atitudes é o caminho mais fácil para o sofrimento.

Libertar-se exige o desenvolvimento de nossa auto-estima e uma profunda confiança de que sempre será possível renascermos para uma nova vida, desde que estejamos abertos para isto com o entusiasmo e a alegria de uma criança.

“Amor e a capacidade de estar só
Você deveria ser capaz de estar só, completamente só e, ainda assim, tremendamente feliz. Então, você pode amar. Então, seu amor não é mais uma necessidade, mas um compartilhar, não mais é uma carência. Você não se tornará dependente das pessoas que você ama. Você compartilhará - e compartilhar é bonito.
Mas o que comumente acontece no mundo é: você não tem amor, a pessoa que você pensa que ama não tem nenhum amor em seu ser também, e ambas clamam pelo amor do outro. Dois mendigos mendigando entre si. Como resultado, as brigas, o conflito, a contínua rixa entre os amantes - a respeito de coisas triviais, coisas imateriais, coisas estúpidas! Mas continua-se brigando.

O conflito básico surge porque o marido acha que não está recebendo o que tem direito de receber, a mulher acha que não está recebendo o que tem direito de receber. A mulher acha que foi enganada e o marido também acha que foi enganado. Onde está o amor?
Ninguém está preocupado em dar, todo mundo quer receber. E quando todo mundo está atrás de receber, ninguém recebe. E todo mundo se sente perturbado, vazio, tenso.

A fundação básica está faltando, e você começa a construir o templo sem a fundação. Ele irá cair, desabar a qualquer momento. E você sabe quantas vezes seu amor ruiu. E, ainda assim, você prossegue fazendo a mesma coisa repetidamente. Você vive em tal grau de inconsciência! Você não vê o que você tem feito à sua vida e à vida das outras pessoas. Você continua, como um robô, repetindo o velho padrão, sabendo perfeitamente bem que você já fez isso antes. E você sabe qual tem sido, sempre, o resultado. E lá no fundo você também está ciente de que vai acontecer o mesmo novamente - porque não há nenhuma diferença. Você está se preparando para a mesma conclusão, o mesmo colapso.

Se há algo que você deve aprender do fracasso do amor, é: torne-se mais consciente, mais meditativo. E por meditação eu quero dizer a capacidade de estar alegre sozinho. Muito raras pessoas são capazes de estarem felizes sem absolutamente nenhuma razão - simplesmente sentar-se em silêncio e completa felicidade! Os outros acharão essas pessoas loucas, porque a idéia de felicidade é que ela tem que vir de alguém. Você encontra uma linda mulher e você fica feliz, ou você encontra um homem belo e você fica feliz. Sentar-se em silêncio em seu quarto e feliz?! Feliz desse jeito!? Você deve estar louco!As pessoas vão suspeitar que você está usando alguma droga, que você está chapado.

Sim, a meditação é o LSD definitivo. Ela está liberando seus poderes psicodélicos. Está liberando seu próprio esplendor aprisionado. E você se torna tão alegre, surge uma tal celebração em seu ser, que você não necessita de nenhum relacionamento. Você pode se relacionar com as pessoas... E esta é a diferença entre relacionar-se e relacionamento: relacionamento é uma coisa: você se apega a ele; relacionar-se é um fluxo, um movimento, um processo. Você encontra uma pessoa e você ama, porque você tem muito amor disponível”.

Osho, do livro The Dhammapada.
Dizzy Gillespie

Ele e Charlie Parker foram os "pais" do bebop, mais influente estilo de jazz dos últimos 60 anos. Dizzy Gillespie foi também um dos melhores trompetistas do gênero e pioneiro do chamado "latin jazz". De família pobre, John Birks Gillespie nasceu em 21 de outubro de 1917 em Cheraw, Carolina do Sul. Aprendeu trompete aos 15 anos, e aos 20 tocava em big bands na Filadélfia. No início dos anos 40, já em Nova York, acompanhou Duke Ellington e Ella Fitzgerald. Gillespie formou uma big band, explorando ritmos cubanos em "Manteca" e "Cubana Be/Cubana Bop". Pela orquestra e subsequentes grupos menores passaram John Coltrane, Sonny Rollins, Stan Getz e outros que viriam a ser também mestres do jazz. Participou do "supergrupo" Giants of Jazz, com Thelonious Monk, Art Blakey e outros. Seu último projeto foi a United Nation Orchestra, que reunia músicos de vários países, entre eles os brasileiros Cláudio Roditi e Flora Purim. Ele deixou de tocar em 92, e morreu em 6 de janeiro do ano seguinte, em Englewood, Nova Jersey, de câncer no pâncreas.


Dizzy Gillespie - Coleção Folha Clássicos do Jazz
1. Manteca
2. Tin Tin Deo
3. Ooh-Shoo-Be-Doo-Be
4. Birks Works
5. School Days
6. They Can't Take That Away From Me
7. Alone Together
8. Lady Be Good
9. The Mooche
10. There Is No Greater Love

Créditos: TrabalhoMental - Kryz
Para baixar: clique aqui

Dorival Caymmi - História de Pescadores (1996)




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Beethoven - Symphony No.1 To 9

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symphony no. 1 in c major op. 21
symphony no. 2 in d major op. 36
symphony no. 3 in e flat major op. 55 (eroica)
symphony no. 4 in b flat major
symphony no. 5 in c minor op. 67
symphony no. 6 in f major op. 68 (pastoral)
symphony no. 7 in a major op. 92
symphony no. 8 in f major op. 93
symphony no. 9 in d minor op. 125 (choral)

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