UM POUCO SOBRE O CINEMA MUDO
Desde o início, inventores e produtores tentaram casar a imagem com um
som sincronizado. Mas nenhuma técnica deu certo até a década de 20.
Assim sendo, durante 30 anos os filmes eram praticamente silenciosos
sendo acompanhados muitas vezes de música ao vivo, outras vezes de
efeitos especiais e narração e diálogos escritos presentes entre cenas.
O ilusionista francês, Georges Méliès começou a exibir filmes em 1896,
quando ganhou uma "filmadora". Ele foi pioneiro em alguns efeitos
especiais. Seu filme "Le Voyage dans la Lune" (ou "Viagem
à Lua") de apenas 14 minutos foi o primeiro a tratar sobre o
assunto de alienígenas.
Edwin S. Porter que se tornou camaraman de Thomas Edison usou pela
pirmeira vez a técnica de edição de imagens. Em seu filme "Life of an
American Fireman" de 1903 é possível ver duas imagens diferentes
mas que ocorreram simultâneamente, a visão de uma mulher sendo resgatada
por um bombeiro e a mesma cena com a visão do bombeiro resgatando a
mulher. Em "The Great Train Robbery" (1903), um dos primeiros
westerns do cinema, o grande legado foi o "cross-cutting" com
imagens simultâneas em diferentes lugares. Mas o mais importante em
Porter, foi que o final do filme "The Great Train Robbery" teve que ser
mudado, por motivos morais e éticos, visto que originalmente os bandidos
se saiam bem no final, o que passava uma idéia de impunidade ao povo,
se mostrava a partir dai, um cinema "educador".
O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes onde se pagava o ingresso de 1 nickel.Onde se juntavam uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção da elite para o poder de influencia daquelas exibições. O filmes também começaram a crescer em duração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos. Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa metragem da história do cinema. Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais longos: "Queen Elizabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis?" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914, este último com 123 minutos de duração.
O desenvolvimento de filmes fez crescer os nickelodeons, pequenos lugares de exibição de filmes onde se pagava o ingresso de 1 nickel.Onde se juntavam uma grande quantidade de pessoas, chamando a atenção da elite para o poder de influencia daquelas exibições. O filmes também começaram a crescer em duração. Antes um filme durava de 10 a 15 minutos. Em 1906, o filme australiano "The Story of the Kelly Gang" tinha 70 minutos sendo lembrado até hoje como o primeiro longa metragem da história do cinema. Depois do filme australiano, a Europa começou a produzir filmes até mais longos: "Queen Elizabeth" (filme francês de 1912), "Quo Vadis?" (filme italiano de 1913) e "Cabiria" (filme italiano de 1914, este último com 123 minutos de duração.
Pelo lado americano, o diretor D. W. Griffith conseguia destaque. Seu
filme, "The Birth of a Nation" (ou "O Nascimento de uma nação")
de 1915, foi considerado um dos filmes mais populares da época do
cinema mudo, causou polêmica porque foi mal-interpretado, onde um
simples retrato da sociedade americana foi considerado uma glorificação
da escravatura, segregação racial e promoção do aparecimento da Ku Klux
Klan e Intolerance (1916) já "Intolerance: Love's Struggle Throughout
the Ages" (ou "Intolerância") é considerado uma das grandes
obras do cinema mudo, apesar da grande massa nao ter entendido a
proposta de quatro historias simultaneas, achando o filme muito confuso.
Em 1907, os irmãos Lafitte criaram os filmes de arte na França com a
intenção de levar as classes mais altas ao cinema já que estes pensavam
ser o cinema para classes menos educadas.EM HOLLYWOOD
Até esta época, Itália e França tinham o cinema mais popular e poderoso
do mundo mas com a Primeira Guerra Mundial, a indústria européia de
cinema foi arrasada. Os Eua começaram a destacar-se no mundo do cinema
fazendo e importando diversos filmes. Thomas Edison tentou tomar o
controle dos direitos sobre a exploração do cinematógrafo. Alguns
produtores independentes emigraram de Nova York à costa oeste em pequeno
povoado chamado Hollywoodland, graças a Griffith, que já o sugeria. Lá
encontraram condições ideais para rodar: dias ensolarados quase todo
ano, diferentes paisagens que puderam servir como locações e quase todos
as etnias como, negros, brancos, latinos, indianos, indios orientais e
etc, um "banquete" de coadjvantes. Assim nasceu a chamada "Meca do
Cinema", e Hollywood se transformou no mais importante centro da
industria cinematográfica do planeta.
Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e as vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.
Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artist com o motivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.
Nesta época foram fundados os mais importantes estúdios de cinema (Fox, Universal, Paramount) controlados por judeus (Daryl Zanuck, Samuel Bronston, Samuel Goldwyn, etc.) que viam o cinema como um negócio. Lutaram entre si e as vezes para competir melhor, juntaram empresas assim nasceu a 20th Century Fox (da antiga Fox) e Metro Goldwyn Meyer (união dos estúdios de Samuel Goldwyn com Louis Meyer). Os estúdios encontraram diretores e atores e com isso nasceu o "star system", sistema de promoção de estrelas e com isso, de ideologias e pensamentos de Hollywood.
Começaram a se destacar nesta época comédias de Charlie Chaplin e Buster Keaton, aventuras de Douglas Fairbanks e romances de Clara Bow. Foi o próprio Charles Chaplin e Douglas Fairbanks junto a Mary Pickford e David Wark Griffith que acabaram criando a United Artist com o motivo de desafiar o poder dos grandes estúdios.
O CINEMA NO MUNDO
Em alternativa a Hollywood existiam vários outros lugares que investiam
no cinema e contribuiam para seu desenvolvimento.
Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "J’Accuse" e Jean Epstein com seu filme "A queda da casa de Usher" de 1929
Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr. Caligari" ("O gabinete do doutor Caligari") de 1920 do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1929.
Na França, os cineastas entre 1919 e 1929 começaram um estilo chamado de Cinema Impressionista Francês ou cinema de vanguarda (avant garde em francês). Se destacaram nesta época o cineasta Abel Gance com seu filme épico "J’Accuse" e Jean Epstein com seu filme "A queda da casa de Usher" de 1929
Na Alemanha surgiu o expressionismo alemão donde se destacam os filmes "Das Cabinet des Dr. Caligari" ("O gabinete do doutor Caligari") de 1920 do diretor Robert Wiene, "Nosferatu", "Phantom" ambos de 1922 e do diretor Friedrich Wilhelm Murnau e Metrópolis de Fritz Lang de 1929.
Na Espanha surgiu o cinema surrealista donde se destacou o diretor Luis Buñel. "Un
Perro andaluz" (ou "Um Cão Andaluz" em português) de 1928 foi
o filme que mais representou o cinema surrealista de Buñel.
Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "The Battleship Potemkin" (ou br: "O Encouraçado Potemkin", pt: "O Couraçado Potemkin") de 1925.
Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos se perderam. De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro.
Na Rússia se destacou o cineasta Serguei Eisenstein que criou uma nova técnica de montagem, chamada montagem intelectual ou dialéctica. Seu filme de maior destaque foi "The Battleship Potemkin" (ou br: "O Encouraçado Potemkin", pt: "O Couraçado Potemkin") de 1925.
Infelizmente, cerca de 90% dos filmes mudos se perderam. De fato, a maioria dos filmes mudos foi derretida a fim de recuperarem o nitrato de prata, um componente caro.
fonte do texto: Wikipédia via Cine-cult-classic