quarta-feira, 19 de agosto de 2009

Campanha contra privatização do mar chileno...

Milhares de cidadãos assinam campanha contra a privatização do mar




Adital -


Cidadãos de todo o mundo estão se somando à campanha que rechaça as modificações da Lei de Pesca, que busca entregar, de forma gratuita e perpétua, a propriedade de extensas zonas marinhas às companhias nacionais e multinacionais de salmão, para que possam hipotecar e, assim, pagar suas milhares de dívidas e obter novos créditos de bancos chilenos e estrangeiros.

"A privatização do mar terminará por destruir a cultura "bordemar" do arquipélago de Chiloé: esta cultura implica no equilíbrio entre pessoas, espíritos e meio ambiente. Os problemas de saúde e bem-estar se agravam e a cultura como fator protetor está em perigo. Além de assinar, temos que fortalecer o perfil de proteção que a própria gente das ilhas e dos lugares isolados possui hoje para enfrentar o neoliberalismo", escreve Jaime Ibacache-Burgos, na petição da campanha contra a privatização do mar.

O documento pode ser assinado via internet em http://www.thepetitionsite.com/1/di-no-a-la-privatizacion-del-mar-chileno.

Através da rede, os aderentes à campanha têm manifestado seu repúdio porque consideram injusto que - apesar de as empresas de salmão terem operado por mais de 20 anos com poucas normas ambientais, sanitárias, trabalhistas e sociais, além de se comportarem desrespeitosamente com as comunidades costeiras de Chiloé, Aysén e Magallanes -, o Estado decida premiá-los entregando-lhes bens nacionais de uso público, como são as concessões aquícolas.

Além disso, chamam aos parlamentares a votar contra a iniciativa privatizadora de banqueiros, empresários de salmão e o Ministério da Economia.

Nenhum comentário: