sexta-feira, 24 de maio de 2013

Os homens por trás das mercadorias



Por Sylvia Debossan Moretzsohn 
 
A publicidade comercial sempre nos vendeu um mundo de facilidades e prazeres. A propaganda do mundo virtual, que tantas vezes o jornalismo assume alegremente, especialmente na TV, investe pesadamente na leveza e fluidez de uma vida obrigatoriamente divertida.
De repente, um documentário nos devolve à realidade.
Exibido no festival “É Tudo Verdade”de 2011 e várias vezes premiado, o documentário Carne e Osso, de Caio Cavechini e Carlos Juliano Barros, chegou à GloboNews dois anos depois, no domingo (5/5), inaugurando a abertura de um espaço para produções externas ao canal. Em pouco mais de 50 minutos, expõe a rotina de quem trabalha no abate e processamento da carne de aves, porcos e bois: a esteira dessa particular linha de montagem que exige movimentos rápidos e repetitivos num índice quase três vezes maior do que o limite internacionalmente aceito para a preservação da saúde do trabalhador – e que resultam, inevitavelmente, em doenças incapacitantes –, o enorme risco de acidentes que vez por outra provocam mutilações, as jornadas exaustivas, o ambiente asfixiante e excessivamente frio e as pressões por produção que levam a transtornos psicológicos e à depressão, as táticas das empresas para evitar flagrantes nas visitas dos fiscais e o valor irrisório das multas, inócuas para desencorajar tantos abusos.
O confronto de dados sobre o sucesso do mercado de carnes e sobre os acidentes de trabalho nessa atividade sintetiza o abismo entre o lucro de um dos mais importantes setores de nossa indústria e a situação vivida pelas pessoas que engordam aquelas cifras.
O essencial do jornalismo
Disponibilizado online pela emissora (ver aqui), embora já pudesse ser visto no site da Rede de Televisões Culturais da América Latina (aqui), o documentário foi produzido pela Repórter Brasil, uma ONG dedicada à denúncia de trabalho escravo e demais formas de desrespeito aos direitos humanos e de agressões ao meio ambiente.
O fato de ter sido acolhido por um canal integrante da maior rede de comunicação do país pode sugerir, quem sabe, a esperança de realização de reportagens que recuperem o essencial do jornalismo em nosso cotidiano infestado por matérias engraçadinhas – divertidas, et pour cause – ou “bem intencionadas”, empenhadas nessa espécie de autoajuda que produz pautas do tipo “como ser feliz no trabalho”.
Recuperar o essencial do jornalismo é ir à contracorrente da fluidez virtual tão enaltecida pela propaganda – e por certas correntes do ambiente acadêmico fechadas em seu mundo indolor e alheio à realidade – e mostrar os homens por trás das mercadorias: nos frigoríficos, nas tecelagens, nas montadoras. Mostrar o quanto de sofrimento existe naquele corte de carne que distraidamente botamos no carrinho do supermercado, naquela peça de roupa que inocentemente escolhemos, naquele modelo de automóvel que povoa nossos sonhos.
E, principalmente, mostrar que o preço a pagar por esses bens não é inevitável: que é possível aliviar o sofrimento do trabalhador mudando-se as condições de produção, e que essa mudança não é apenas uma questão de bom senso tardiamente despertado, mas implica o enfrentamento de interesses solidamente instalados no mundo dos negócios e da política.
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Sylvia Debossan Moretzsohn é jornalista, professora da Universidade Federal Fluminense, autora de Repórter no volante. O papel dos motoristas de jornal na produção da notícia (Editora Três Estrelas, 2013) e Pensando contra os fatos. Jornalismo e cotidiano: do senso comum ao senso crítico (Editora Revan, 2007)

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