Guilherme C. Delgado no Correio da Cidadania | |
Dois documentos públicos e oficiais - "Brasil 2022", da Secretaria de
Assuntos Estratégicos (SAE) da Presidência da República (Brasília,
dezembro de 2010), e "Inclusão Social e Produtiva" (Ministério do
Desenvolvimento Agrário (MDA), janeiro de 2011, texto na internet) -
conseguem tratar a política agrária do futuro próximo de maneira
parecida: usam apenas frases e títulos soltos, sem texto.
Na verdade o documento da SAE consegue a proeza de produzir uma seção
inteira, das páginas 66 a 91, daquilo que chama de "Metas do
Centenário", sem texto para quaisquer dos enfoques que elege – Economia,
Sociedade, Infra-estrutura e Estado. Enquanto que o documento do MDA
concentra-se naquilo que seria atribuição deste Ministério. Mas ambos
convergem na linguagem anti-comunicativa em relação às políticas
públicas. Substituiu-se o discurso expositivo de idéias por frases
desconexas, ou números-meta, supostamente auto-explicativos.
Há muito pouco que colher nos documentos e declarações oficiais, que
efetivamente possa configurar uma diretriz estratégica sobre política
agrária, de desenvolvimento rural ou de tratamento dos recursos
naturais. Enquanto isto, a política agrícola tradicional, conduzida pelo
Ministério de Agricultura com respaldo da área econômica do governo e
das cadeias agroindustriais conexas, vai ocupando todos os espaços, em
especial os espaços externos da inserção primário-exportadora.
Por outro lado, a grande mídia tem destacado em matéria de temas
agrários duas focalizações aparentemente relevantes: 1) a discussão
"interna-corporis no INCRA/MDA sobre o que fazer com o Instituto; 2) a
discussão da revisão do Código Florestal no Congresso, estranhamente
liderada pela senadora do DEM Katia Abreu, não obstante a esmagadora
maioria governista nas duas casas do Congresso.
Nessas duas focalizações, escapam da própria mídia, quanto ao
"pensamento" oficial, aquilo que de essencial deveria ser tratado na
reestruturação do INCRA e na revisão do Código Florestal: a regulação e
efetiva aplicação dos direitos da propriedade sobre a superfície
territorial, tendo em vista o atendimento da função social e ambiental
da terra.
Mas há um "acórdão", aliança ou pacto de economia política entre
proprietários de terra, agroindustriais, bancada ruralista e governo que
já atravessa três governos - FHC II, Lula I e Lula II e provavelmente
Dilma - que é a verdadeira diretriz estratégica da política agrária:
aprofundar a acumulação de capital no setor primário da economia com
vista à demanda externa de "commodities", ficando tudo mais a reboque.
Sobre as implicações sociais e econômicas desse pacto, em médio prazo,
não se discute, como não se discutiu à época, por outros métodos, a
modernização conservadora do Regime Militar.
Merece especial destaque no documento citado do MDA, que este não cita
em nenhuma de suas frases soltas, a omissão das duas missões
constitucionais básicas que o Ministério deveria realizar: cumprir e
fazer cumprir o princípio da função social de propriedade fundiária e
realizar a reforma agrária. É que essas missões estorvam o mencionado
"acordão".
Em síntese, caso não haja pressão exógena, mobilização social ou fato
circunstancial relevante, que modifique aquilo que chamam de "correlação
de forças", não virá da iniciativa deste governo uma ação autônoma de
promoção de uma política agrária distinta daquela que efetivamente se
operou nos último 12 anos, suscetível de alterar a própria correlação de
forças políticas dominantes no agronegócio.
Guilherme Delgado é economista e membro da Comissão Brasileira de Justiça e Paz.
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Um blog de informações culturais, políticas e sociais, fazendo o contra ponto à mídia de esgoto.
quinta-feira, 17 de março de 2011
Há pouco que colher sobre uma efetiva política agrária nos novos documentos oficiais
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