segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Homenagem a Sandino...

A 75 anos Sandino Vive e luta pela unidade dos povos latinoamericanos






Ricardo Zúniga García *

Tradução: ADITAL

Em 21 de fevereiro (1934), foi assassinado à traição o líder nacionalista latinoamericanista e antiimperialista Augusto Calderón Sandino.

Sandino alcançou reconhecimento nacional e internacional por conseguir, em um país onde as elites viam como natural ser submetidos ao protetorado do emergente império estadunidense, convocar um importante setor de mineiros, camponeses e artesãos; a defender a soberania nacional e a lutar por uma sociedade justa. Encabeçou a primeira experiência exitosa de guerra de guerrilhas no continente no século XX, conseguindo derrotar com um punhado de "pobres" o exército interventor dos Estados Unidos, de aproximadamente 5.000 homens dotados da tecnologia militar de ponta, na época. Isso representou uma verdadeira façanha, levando-se em consideração que Nicarágua naquele tempo contava com uma população rural e dispersa de 600.000 habitantes.


Porém, possivelmente, seu maior mérito tenha sido o de aglutinar, entusiasmar em torno a um projeto digno, que consistia em uma pequena terra para os camponeses, artesãos e operários, de uma economia autogestionária; um projeto e país soberano, que se viabiliza e consolida em um processo de unidade continental frente à agressão imperialista.

Sandino conseguiu levantar a autoestima de uma boa parte dos nicaraguenses, de tal maneira que, apesar de seu assassinato a traição por Somoza, em conluio com o governo estadunidense de então e da tentativa desses atores em ocultar sua trajetória e enterrar sua memória, ele pode renascer na consciência de seu povo e ser inspiração profunda especialmente nas décadas de 70 e 80 do século passado com o caminhar da Revolução Popular Sandinista; e continua inspirando hoje os nicaraguenses e latinoamericanos que tentam avançar rumo a Alba.

Há dois traços do pensamento de Sandino que conservam especial vigência: sua confiança em que são os operários e os camponeses, com sua força organizada, quem "irá até o fim", devido à sua constância na defesa de seus legítimos interesses. Y sua constante e insistente convicção de que é possível construir um mundo diferente ao da ordem capitalista imperialista, que concede às nações pequenas latinoamericanas a condição de "pátio traseiro" da nação imperial. Rebelando-se contra a mentalidade dominante da Nicarágua na época, onde boa parte da população, especialmente os intelectuais, via como muito natural; como algo imposto pela força ‘do destino’ que nosso país fosse um protetorado estadunidense. E o pior: viam isso como a melhor alternativa para o desenvolvimento econômico do país. Foram tão reiteradas as intervenções militares estadunidenses para proteger as empresas de economia de enclave ou para sustentar governos aliados servis que a maioria dos políticos tradicionais viam como um fato inevitável; a saída era acomodar-se e resignar-se.

Ante o espírito humilhado e servil da classe política de seu tempo, Sandino fez constantes chamados à solidariedade do povo latinoamericano com a luta de seu pequeno exército de artesão e camponeses. Conhecendo as diferentes tendências políticas dos presidentes dos países da América Latina de seu tempo, fez reiterados chamados à unidade latinoamericana a partir do sonho de Bolívar, propondo concretamente assumir o projeto da construção de um canal interoceânico cortando Nicarágua que fosse uma sociedade com capital majoritariamente latinoamericano. Apesar de não ter estudos acadêmicos, Sandino percebia com clareza que grandes projetos, como o canal interoceânico, os serviços públicos estratégicos deviam ser garantidos pelos Estados em função dos interesses de seus povos. Certamente, as cartas de Sandino aos governos da Região que nunca tiveram uma resposta oficial conhecida, hoje teriam uma acolhida positiva dos países signatários da Alba e de países que participam desse mesmo espírito, como Equador e Paraguai.

Sandino teve a virtude de unir solidamente a dimensão local da luta pela soberania popular e o respeito aos direitos humanos à terra e à liberdade de sua pequena Nicarágua, com a dimensão continental latinoamericana, com a qual se completava e articulava.

Sandino inicia sua luta partindo de sua própria experiência como trabalhador mecânico nas bananeiras estadunidenses em Honduras, na Guatemala e no México. Ele se nutre de sua experiência de luta, aprendendo com a história de luta dos trabalhadores organizados. Estuda disciplinadamente com os líderes sindicais da nascente revolução mexicana. E quando decide regressar a Nicarágua para iniciar sua luta, conta com as suas humildes economias no total de 5.000 dólares, reunidos após vários anos de vida austera e disciplinada. Depois juntaria outros recursos; porém, a base foi seus próprios recursos economizados com o trabalho realizado como operário.

Um conhecido programa de análise que se transmite na Nicarágua pela rádio La Primeirísima’ recorda a cada dia aos ouvintes uma frase de Sandino dirigida aos seus combatentes, que vai permanecendo na consciência de nosso povo: "Vocês são obrigados a divulgar juto aos povos da América Latina que entre nós não deve haver fronteiras. Pois, a Pátria Indohispânica começa no Río Bravo e termina nos confins da Patagônia".

Sandino tem muitas coisas a comunicar-nos ainda. Esperamos desenvolver, em artigos seguintes, elementos importantes de seu legado histórico. Também me parece oportuno comunicar a mensagem inicial de Sandino, o 'Manifiesto de San Albino, por Augusto C. Sandino'.


* Colaborador de Adital. Educador nicaragüense. Analista político.

Alma Da Terra [1982] Alma Da Terra


Créditos: Vinicius
Intérprete(s): Alma Da Terra
Álbum: Alma Da Terra
Ano: 1982
Selo/Gravadora: Vento De Raio
Nº de catálogo: LPVR 003


Produção Fonográfica: Vento de Raio Produção Artística Ltda.
Produção Geral: Toninho Barbosa e Alma Da Terra
Direção Musical e Arranjos: Alma Da Terra
Gravação e Mixagem: Toninho Barbosa
Corte e Prensagem: Ivan Lisnik - Polygram - RJ
Capa: Raul Varady (arte)/Sonia Regina (projeto gráfico e fotos)
Gravado Ao Vivo e Mixado no Estúdio da Sono-Viso do Brasil - RJ
(Dezembro/81 - Janeiro/82)


Integrantes:
Fábio Mattos Agra
Paulo Fernandes Martins
Antônio Augusto Ventura



1. Solto no Ar
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
2. Vivença
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
3. Pra John
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
4. Tente Mais Uma Vez
(Paulo Fernandes Martins / Antônio Augusto Ventura)
5. Natural
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
6. Cante Comigo
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
7. Cabeça Feita
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
8. Anjos de Cristal
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
9. Alma da Terra
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)
10. Não Morra de Susto
(Fábio Mattos Agra / Antônio Augusto Ventura)

PARTE 1
PARTE 2

domingo, 22 de fevereiro de 2009

GLOBO, a mídia de esgoto.....

A Globo e a TV Diário

A ameaça vem do Nordeste: TV Globo quer aniquilar TV Diário via satélite

do blog RASTREADORES DE IMPUREZAS

A crise do IBOPE que leva os diretores da TV Globo ao desespero e baixaria. Mais um golpe estúpido, sujo e baixo da Rede Globo de televisão, em aniquilar, destruir os seus potenciais concorrentes através de fortes pressões, ameaças e imposições mesquinhas, como se ainda estivéssemos na época das origens sinistras da Rede Globo – a Ditadura Militar.

A TV Diário é uma emissora de televisão aberta surgida no Ceará que com ousadia e disposição vem exibindo uma programação produzida a distancias do eixo-emissor da comunicação brasileira. De certa forma é um dos únicos focos de resistência na comunicação televisiva do Brasil, diante a agressividade das redes formadas a partir do sudeste.

Chega a ser um exemplo de competência (mesmo com a qualidade de sua programação questionada, porque "reproduz", com o sotaque e o jeito cearense de fazer, muita anormalidade assistida nas emissoras sulistas ditas "donas do Brasil"). Ligada ao Sistema Verdes Mares de Comunicação, forte grupo econômico cearense, que também administra a afiliada da TV Globo em Fortaleza. Este mesmo grupo está prestes a colocar uma nova afiliada da Rede Globo, desta vez no Juazeiro do Norte (interior cearense).

O dilema mais que problemático está ai, na mesma casa que acolhe duas emissoras afiliadas da Globo, tem levado em diante o projeto polemizado e ameaçador que é a TV Diário. A emissora cearense cresceu muito em proporções de audiência em todo o Brasil, e agora ameaça determinados nichos de mercado da poderosa emissora sulista (que não pretende ceder espaço aos concorrentes, já que a Rede Record vem aos poucos deixando a Globo para trás, imagina se surge mais uma poderosa em pleno Nordeste?).

Não há clausula no contrato da TV Globo com as afiliadas que citem este item de que é proibido o mesmo grupo possuir outra emissora via satélite para todo o Brasil, entretanto, como a ameaça de perda de pública da Globo agora é uma realidade, esta emissora sulista de TV está pressionado os membros da TV Diário (os seus diretores e todo o seu cast de apresentadores) no sentido de que a TV Diário deixe de ser exibida em rede nacional (via satélite).

O objetivo da Rede Globo é "cortar o mal pela raiz", é proporcionar um desmonte em tudo o que a TV Diário já conquistou, em poucos anos de vida. A TV do Nordeste corre o risco de ser transmitida apenas em caráter local e alguns pontos do interior do Ceará. Tudo por conta do medo da Globo de perder espaço, audiência, e assim, perder parte dos seus lucros, com a baixa no preço dos anúncios nos blocos de comerciais e patrocinadores.

Os donos do Sistema Verdes Mares e o enigma da censura: seria mais viável financeiramente se aventurar no risco da conquista através da TV Diário em rede nacional, e desta forma perder de vez as duas fortes emissoras afiliadas da Rede Globo no Ceará? Ou ficar engolindo sapo dos inescrupulosos sulistas e fazer a coisa da forma que eles querem, agüentando as chicotadas calados, e ficar com a margem de lucro pequena na TV Diário, mas se manter com a certa arrecadação constante das duas emissoras globais no Ceará?

Diante o caos da escravidão do poder financeiro foi que ontem (20/02) aconteceu uma reunião turbulenta na cúpula da TV Diário (a mesma sede da afiliada da Rede Globo cearense) para comentar este drama de esmagamento geral da Globo sobre a TV do Nordeste entre os seus apresentadores. Infelizmente os diretores das duas emissoras cearenses não se deram de conta nem de separar o ambiente de trabalho da Globo local e da TV Diário (um erro).

A desgraça é que a Rede Globo na frente das suas câmaras é contraria as intolerâncias, e por detrás dos focos prega agressivamente a sua própria intolerância, numa hipocrisia jamais vistas em reconhecer os seus potenciais concorrentes. Está mais do que na hora de uma instituição pública de regulamentação do setor dos meios de comunicações tradicionais começar a intervir na pressão sofrida pela TV Diário ao massacre Global (se é que também já não foi comprada pela moeda do defunto Marinho).

Caso a TV Diário ceda as pressões, coitado do Edson Queiroz (fundador do Sistema Verdes Mares de Comunicação) que deverá estar se roendo por inteiro (esteja onde estiver) na dor de ver o seu projeto de conquista ser encolhido por forças ocultas globais sulistas. Ache bom ou ache ruim, a TV Diário vai abrir mesmo as pernas?, é isto!


Vinte Poemas de Amor – XX



















Pablo Neruda

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.

Escrever, por exemplo: "A noite está estrelada,
e tiritam, azuis, os astros lá ao longe".

O vento da noite gira no céu e canta.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Eu amei-a e por vezes ela também me amou.

Em noites como esta tive-a em meus braços.
Beijei-a tantas vezes sob o céu infinito.

Ela amou-me, por vezes eu também a amava.
Como não ter amado os seus grandes olhos fixos.

Posso escrever os versos mais tristes esta noite.
Pensar que não a tenho. Sentir que já a perdi.

Ouvir a noite imensa, mais imensa sem ela.
E o verso cai na alma como no pasto o orvalho.

Importa lá que o meu amor não pudesse guardá-la.
A noite está estrelada e ela não está comigo.

Isso é tudo. Ao longe alguém canta. Ao longe.
A minha alma não se contenta com havê-la perdido.

Como para chegá-la a mim o meu olhar procura-a.
O meu coração procura-a, ela não está comigo.

A mesma noite que faz branquejar as mesmas árvores.
Nós dois, os de então, já não somos os mesmos.

Já não a amo, é verdade, mas tanto que a amei.
Esta voz buscava o vento para tocar-lhe o ouvido.

De outro. Será de outro. Como antes dos meus beijos.
A voz, o corpo claro. Os seus olhos infinitos.

Já não a amo, é verdade, mas talvez a ame ainda.
É tão curto o amor, tão longo o esquecimento.

Porque em noites como esta tive-a em meus braços,
a minha alma não se contenta por havê-la perdido.

Embora seja a última dor que ela me causa,
e estes sejam os últimos versos que lhe escrevo.

sábado, 21 de fevereiro de 2009

Expondo o crime organizado

Luiz Carlos Azenha

Desde os atentados de 11 de setembro, nos Estados Unidos, ganhou força o movimento que busca limitar a atuação dos paraísos fiscais, diante da preocupação de que grupos terroristas poderiam fazer uso deles para financiar suas atividades.

Walter Maierovitch, especialista no combate ao crime organizado, diz que estudos recentes sobre o destino do dinheiro sujo -- da sonegação fiscal, da corrupção, do tráfico de drogas e armas -- mostram que o grosso da lavanderia, ao contrário do que se acreditava, está instalada nos centros financeiros tradicionais como Nova York, Miami e Londres.

Já escrevi sobre o livro The Dirty Politics of African Oil, do jornalista Nicholas Shaxson. Ele faz uma excelente análise sobre o nexo entre o dinheiro da corrupção na África, o financiamento de campanhas políticas na França e em outras "metrópoles" e os paraísos fiscais.

Agora estamos diante do caso do banqueiro texano Robert Allen Stanford, que praticamente assumiu o controle de um paraíso fiscal caribenho -- Antigua -- e é suspeito de ter dado um golpe na praça de 8 bilhões de dólares, dinheiro que tirou de milionários da Venezuela e de outros países do continente. Stanford tinha fortes conexões políticas nos Estados Unidos.

Quem quiser ler a respeito pode ir ao New York Times.

Aproveitem para ler também sobre o desespero dos investidores que foram enganados por Bernard Madoff, que deu um golpe de 50 bilhões de dólares na praça. Está aqui.

E sobre a ação do governo americano que pode obrigar o banco suiço UBS a divulgar o nome de 52 mil clientes que usaram os serviços do banco para sonegar o pagamento de impostos nos Estados Unidos escondendo o dinheiro em paraísos fiscais, especialmente nas Bahamas. Está aqui. O banco corria o risco de ser acusado criminalmente e decidiu entregar o nome de alguns clientes. Mas a Justiça americana quer mais.

Um trecho do artigo do New York Times:

"Um memorando de 2004, por exemplo, descreve como o UBS criou centenas de corporações laranjas onde seus clientes podiam esconder dinheiro do Imposto de Renda. Uma mensagem eletrônica mandada naquele ano capturou parte da linguagem em código usada por banqueiros do UBS. No mundo deles, "um parafuso" significava 250 mil dólares, enquanto "um cisne" era 1 milhão. Cores eram usadas para identificar certas moedas. Laranja, por exemplo, representava o euro; azul, a libra britânica. Várias mensagens demonstram que o UBS indicava advogados e contadores na Suiça e em outros lugares que abriam as contas secretas para os clientes".

A investigação criminal nos Estados Unidos envolve 19 mil clientes que tinham 20 bilhões de dólares depositados no banco e podem ter sonegado 300 milhões de dólares por ano graças ao UBS.

Meu ponto é que esses casos ilustram o vale-tudo em que se transformou o sistema financeiro desde que os ideólogos do neoliberalismo decidiram "tirar o estado das costas" da elite.

Eu sinceramente esperava encontrar uma cobertura maior na mídia corporativa brasileira a respeito desses casos que só na aparência são desconexos.

Depois lembrei que será difícil: afinal, é a mesma mídia que presta serviços de relações públicas ao banqueiro Daniel Dantas e sua clientela.


O PSDB sangra lentamente no RS


O PSDB gaúcho, a cada dia que passa, sangra mais e mais no episódio da misteriosa morte de Marcelo Cavalcante, culminando com a denúncia do PSOL sobre esquemas de caixa 2 e de desvios de recursos públicos no governo gaúcho. Aposto que neste jogo de xadrez entre o PSOL e o PSDB, o segundo perderá sua rainha no terceiro lance e ficará em xeque-mate na quarta rodada, caso o MPF libere tudo o que tem sobre o caso. Todas as peças deste jogo ainda estão no tabuleiro e tudo é muito estranho nesta história.Vejamos: Yeda vai para Brasília e reencontra Marcelo Cavalcante, alguns dias antes dele se suicidar ou ser morto; Segundo a família de Cavalcante, o presidente nacional do PSDB, senador Sérgio Guerra (PE) oferece um emprego para Marcelo trabalhar no partido (Aqui vale aquela máxima: Os inimigos devem estar mais perto dos olhos do que os amigos, pois emprego não era o problema já que estava trabalhando com um deputado do PSDB ); Após a morte, disseram pela mídia amiga que Marcelo havia brigado com a mulher; Carlos Crusius libera carta acusando indiretamente a CPI do Detran pela morte de Marcelo; A esposa de Marcelo desmente a primeira versão da briga e diz que sabia de tudo da vida do marido e que falava 20 vezes por dia com ele (Quem fala com sua mulher 20 vezes por dia ???). Todos na família de Cavalcante sabiam que ele ia depor no Ministério Público Federal após o Carnaval, menos o MPF; A PF desconfia que ele estava recebendo pressões com relação ao seu depoimento. A deputada Luciana Genro afirmou em entrevista que deseja ser interpelada judicialmente pelo PSDB ou algum membro envolvido na operação Rodin, pois assim poderá exigir que se abra a caixa-preta das provas que estão no MPF. Os acusados silenciam e só AOD interpela o PSOL (será que interpelou mesmo ?). Muitas novidades surgirão após o Carnaval.

John Lee Hooker - Free Beer and Chicken - 1974



http://img23.imageshack.us/img23/4350/johnleehookerfreebeeranez1.jpg

01. Make It Funky [03:23]
02. Five Long Years [06:03]
03. 713 Blues [05:57]
04. 714 Blues [01:40]
05. One Bourbon, One Scotch, One Beer [03:33]
06. Homework [04:28]
07. Bluebird [05:25]
08. Settin' On Top of The World [03:25]
09. (You'll Never Amount to Anything if You Don't Go to) Collage [05:56]
(A Fortuitous Concatenation of Events)
a) I Know How to Rock
b) Nothin' But the Best
c) The Scratch
d) Sally Mae

http://img18.imageshack.us/img18/1541/511477528386ke6.jpg

John Lee Hooker vocals; guitar; synthesizer
Don "Sugarcane" Harris violin; piano; electric piano
Robert Hooker organ; guitar; bass; drums
Joe Cocker vocals on 02, 09c; flute on 02; percussion on 08


Estamos unidos pelo sofrimento de cinco séculos de opressão.


Por Hugo Blanco. Peru

Ancha khuyasqay zapatista wayqepanaykuna, sonqoykuta makikichispi chaskiychis.

Qankuna, ñoqayku, llapa Abya Yalapi paqariq llaqtakuna huñusqan kanchis pesqa pachaj wata ñak’ariyninchispi. Kushkallataq kanchis ichaqa ch’ulla saqmalla hina hatariyninchispi chay ñak’ariyninchista wikapananchispaq.

Meus muito queridos irmãos e irmãs zapatistas recebam em vossas mãos nosso coração.

Vocês, nós e todos os povos originários de Abya Yala (América) estamos unidos pelo sofrimento de cinco séculos de opressão. Mas também estamos unidos por nosso levantamento com um punho só para derrotar essa opressão.

………………………….

Saúdo ao povo mexicano e aos representantes de outros povos do mundo reunidos no Festival da Digna Raiva em representação de diversas lutas pela sobrevivência do gênero humano. Quando eu era jovem lutávamos por uma sociedade justa, no entanto agora quando me perguntam por que sendo tão velho continuo lutando, respondo que quero muito aos tataranetos de Bush y gostaria que existissem, porque com o aquecimento global produzido pelo capitalismo, se não acabamos com ele, ele acabará com a humanidade em menos de cem anos.

Os povos indígenas do continente temos duas raízes culturais fundamentais: O coletivismo y o amor y respeito pela natureza.

Uma das expressões do profundo coletivismo de nossas culturas é que em quéchua, em aimara, em guarani e em línguas maias, existem duas palavras para dizer “nós”, uma delas para o “eu” coletivo e a outra que inclui o interlocutor.

No referente ao amor pela natureza, assinalemos que antes da invasão ninguém era dono da terra, era a gente a que pertencia à terra, não a terra a que pertencia à gente, “mapuche” significa homem da terra.

Os indígenas temos sofrido os ataques do capitalismo desde muito antes de que este assumisse o poder político. Galeano assinala que América descobriu o capitalismo em 1492. O chamado “descobrimento” se realizou na busca de especiarias, não as encontraram, mas sim encontraram ouro e prata. No Peru começaram com o pedido de resgate de Atahuallpa, depois com o saqueio de templos e depois com a exploração das minas realizadas com um sistema pior do que a escravatura, dado que metiam nos porões a adolescentes e adultos que não saiam senão já mortos, por isso muitos preferiam suicidar-se antes que ir à mina e as mães matavam seus filhos. Essa foi a causa da rebelião de Tupac Amaru que estremeceu o poder espanhol. Portanto, essa revolução foi anticapitalista.

O capitalismo arrebatou de suas terras a milhões de irmãos indígenas africanos para escravizá-los em América. Eles realizaram rebeliões exemplares no Haiti e outros países, nas selvas brasileiras reviveram sua organização coletivista nos chamados quilombos.

No Peru, México e outros países o capitalismo usou métodos de servilismo feudal para o cultivo da terra ao serviço da economia mineira.

No Peru republicano o guano da ilha, excremento de aves marinhas usado em tempos pré-colombinos para fertilizar nosso solo, foi saqueado e enviado à Inglaterra. Para isso arrancaram nativos da China.

A exploração da borracha na selva amazônica serviu para escravizar e massacrar aos nossos irmãos dessa zona. Alguns desses povos têm horror da chamada “civilização” e vivem em isolamento voluntário.

Façamos um pouco de história.

Ao sistema de fazendas que no México foi liquidado pela revolução zapatista de 1910 e na serra boliviana pela revolução de 1952, no Peru começamos a derrubá-la em 1962 na província de La Convencióon, Cusco. O fazendeiro outorgava em usufruto uma pequena parcela ao camponês em troca de que este trabalhasse sem custo para a fazenda. Organizamos sindicatos para fazer reclamações menores pela via legal, alguns fazendeiros aceitaram discutir enquanto que outros optaram pelo encarceramento de dirigentes. A essa intransigência respondemos com a greve que consistiu em deixar de trabalhar nos cultivos da fazenda, mas, continuar trabalhando as parcelas outorgadas pelos fazendeiros. Esta greve se generalizou a 100 fazendas. Na fazenda Chaupimayo declaramos explicitamente que era a Reforma Agrária, no resto continuava chamando-se greve, mas na prática era o mesmo. Em várias fazendas voltamos a trabalhar os cultivos do fazendeiro, mas para benefício do sindicato.

Os fazendeiros iracundos andavam armados disparando ao ar ameaçando matar “aos índios ladrões”, quando os camponeses se queixaram à polícia, ela respondeu que éramos ladrões e que o patrão tinha direito a matar-nos como a cachorros. Na assembléia geral de delegados da província concordamos organizar a autodefesa armada e fui nomeado por unanimidade para cumprir essa tarefa. Recebi a visita do futuro guerrilheiro Luis De La Puente que me perguntou quando sairíamos a combate, respondi-lhe que quando o determinasse o campesinado no seu conjunto; me disse que isso era incorreto, que era o partido que devia determinar isso. Respondi-lhe que respeitava sua posição, mas que discrepava dela. Foi por decisão do campesinado indígena que entramos em ação ante o recrudescimento da repressão governamental. Depois de alguns choques em que morreu gente de ambos os lados nos dispersaram e depois capturaram. Tive a sorte de ser capturado por um corpo policial rival daquele que se enfrentou conosco, por isso estou vivo. De La Puente se levantou três anos depois com seu método do foco guerrilheiro dirigido pelo seu partido, foi preso e assassinado.

O governo militar depois de ter dissolvido nossa resistência armada não se atreveu a obrigar aos camponeses a voltar a trabalhar para os patrões, legalizou só nessa província a Reforma Agrária feita por nós. Os camponeses do resto do país desenvolveram ocupações de terra que foram respondidas pelo governo civil seguinte com massacres. Os militares temendo a insurreição fizeram um golpe de estado e generalizaram a Reforma Agrária.

Detenhamo-nos para falar da diferença entre a ação armada realizada por um grupo revolucionário ou pela decisão democrática coletiva da população.

É a que existiu entre o partido de De La Puente e nosso movimento; a que existe no México entre o Exército Popular Revolucionário e o Exército Zapatista de Liberação Nacional; a que existe na Colômbia entre as FARC e o movimento indígena que está em ascensão; a que atualmente há no Peru entre Sendero Luminoso e o MRTA e o movimento indígena em ascensão. Pode se alegar que os movimentos indígenas atuais não estão armados, em primeiro lugar consideramos que o inimigo lhes ensinará que devem fazê-lo como o está demonstrando na Bolívia, em segundo lugar pode ser que alguns estejam começando a armar-se, mas consideram que ainda não chegou o momento de usar as armas.

Em Cuba e na Nicarágua não se podia nem respirar, por isso as pessoas apoiaram ao foco. Agora há margem para a organização popular inclusive na Colômbia.

Dizem que Sendero Luminoso é produto da cultura andina, mas Superman e Tarzã não pertencem à cultura andina senão à cultura ianque, a nossa é uma cultura coletivista, é o coletivo quem decide, não um grupo iluminado. A guerra interna de 20 anos no Peru não trouxe a libertação, custo a vida de 70.000 peruanos, a maioria indígenas e a derrota das organizações populares. Desde aí é que vem reorganizando-se a luta popular.

O neoliberalismo ataca a natureza com o aquecimento global, o mono-cultivo, os transgênicos, o “terminator” que é uma semente que não germina, os agroquímicos, o envenenamento de água e terra que produzem os minérios e a extração de hidrocarbonetos. Ataca o coletivismo solidário lisonjeando o super-individualismo egoísta e destruindo as comunidades indígenas.

A isto chama de “progresso”. É o progresso até a extinção da humanidade.

Contra esse ataque se levantam a população indígena peruana e o resto dos oprimidos. Não há partido nem caudilho, nem organização nacional que dirija essas lutas, cada uma se dirige a si própria com seus próprios métodos. Começam a contatar-se entre si, é um processo lento, mas avança. Há triunfos locais: O município de Limatambo foi governado pelas comunidades indígenas. Tambogrande expulsou à minera canadense Manhatan. Em Piura se realizou um plebiscito que apontou “Mina não, Vida sim”. Em Moquegua a população botou presos a polícias e um general. Na selva amazônica os nativos venceram o governo, com paus e flechas lutaram pela humanidade defendendo o pulmão do mundo.

No jornal “Luta Indígena” não damos a linha, colhemos as experiências de lutas e impulsionamos o contato entre elas.

Vemos que a população indígena de outros países também se levanta contra os ataques do neoliberalismo ao coletivismo e à natureza. Isso o vemos no Equador, Bolívia, Paraguai, Colômbia, Chile.

A existência do zapatismo é muito importante especialmente para a população indígena do continente porque durante 15 anos está mostrando que é possível a existência de um autogoverno indígena. Por isso na contracapa do último número de “Luta Indígena” temos publicado o chamado zapatista a este Festival Mundial da Digna Raiva.

(Fiz entrega de um exemplar ao representante do EZLN)

Continuaremos fazendo conhecer no Peru todas as lutas, especialmente indígenas, de outros países e todas as conquistas do zapatismo.

Há uma grande diferença entre os habitantes do campo e da cidade.

Os indígenas e outros camponeses vêm com muita angústia que os córregos desaparecem, que os rios se estreitam, que os nevados se derretem, a morte da água é a morte para eles. Os habitantes das cidades se inteiram das coisas importantes que sucedem no mundo através da televisão e os jornais que são dirigidos por quem estão aquecendo o globo que dizem muito pouco a esse respeito. Ademais estão rodeados de supermercados e não vêm aproximar-se a morte. Dar-se-ão conta do aquecimento quando tenham que comer cimento, cobre, ouro.

Reitero: Nossa luta atual não é só por uma sociedade mais justa senão pela supervivência do gênero humano. A única solução ao aquecimento global é que não sejam as empresas multinacionais senão a sociedade no seu conjunto quem determine se se abre uma fábrica ou se explora uma mina.

Versão em português: Raul Fitipaldi, de América Latina Palavra Viva.

sexta-feira, 20 de fevereiro de 2009

Texto para reflexão...

Se os Tubarões Fossem Homens

Bertold Brecht

Se os tubarões fossem homens, eles seriam mais gentís com os peixes pequenos. Se os tubarões fossem homens, eles fariam construir resistentes caixas do mar, para os peixes pequenos com todos os tipos de alimentos dentro, tanto vegetais, quanto animais. Eles cuidariam para que as caixas tivessem água sempre renovada e adotariam todas as providências sanitárias cabíveis se por exemplo um peixinho ferisse a barbatana, imediatamente ele faria uma atadura a fim de que não moressem antes do tempo. Para que os peixinhos não ficassem tristonhos, eles dariam cá e lá uma festa aquática, pois os peixes alegres tem gosto melhor que os tristonhos.

Naturalmente também haveria escolas nas grandes caixas, nessas aulas os peixinhos aprenderiam como nadar para a guela dos tubarões. Eles aprenderiam, por exemplo a usar a geografia, a fim de encontrar os grandes tubarões, deitados preguiçosamente por aí. Aula principal seria naturalmente a formação moral dos peixinhos. Eles seriam ensinados de que o ato mais grandioso e mais belo é o sacrifício alegre de um peixinho, e que todos eles deveriam acreditar nos tubarões, sobretudo quando esses dizem que velam pelo belo futuro dos peixinhos. Se encucaria nos peixinhos que esse futuro só estaria garantido se aprendessem a obediência. Antes de tudo os peixinhos deveriam guardar-se antes de qualquer inclinação baixa, materialista, egoísta e marxista. E denunciaria imediatamente os tubarões se qualquer deles manifestasse essas inclinações.

Se os tubarões fossem homens, eles naturalmente fariam guerra entre si a fim de conquistar caixas de peixes e peixinhos estrangeiros.As guerras seriam conduzidas pelos seus próprios peixinhos. Eles ensinariam os peixinhos que, entre os peixinhos e outros tubarões existem gigantescas diferenças. Eles anunciariam que os peixinhos são reconhecidamente mudos e calam nas mais diferentes línguas, sendo assim impossível que entendam um ao outro. Cada peixinho que na guerra matasse alguns peixinhos inimigos da outra língua silenciosos, seria condecorado com uma pequena ordem das algas e receberia o título de herói.

Se os tubarões fossem homens, haveria entre eles naturalmente também uma arte, haveria belos quadros, nos quais os dentes dos tubarões seriam pintados em vistosas cores e suas guelas seriam representadas como inocentes parques de recreio, nas quais se poderia brincar magnificamente. Os teatros do fundo do mar mostrariam como os valorosos peixinhos nadam entusiasmados para as guelas dos tubarões.A música seria tão bela, tão bela, que os peixinhos sob seus acordes e a orquestra na frente, entrariam em massa para as guelas dos tubarões sonhadores e possuídos pelos mais agradáveis pensamentos. Também haveria uma religião ali.

Se os tubarões fossem homens, eles ensinariam essa religião. E só na barriga dos tubarões é que começaria verdadeiramente a vida. Ademais, se os tubarões fossem homens, também acabaria a igualdade que hoje existe entre os peixinhos, alguns deles obteriam cargos e seriam postos acima dos outros. Os que fossem um pouquinho maiores poderiam inclusive comer os menores, isso só seria agradável aos tubarões, pois eles mesmos obteriam assim mais constantemente maiores bocados para devorar. E os peixinhos maiores que deteriam os cargos valeriam pela ordem entre os peixinhos para que estes chegassem a ser, professores, oficiais, engenheiros da construção de caixas e assim por diante. Curto e grosso, só então haveria civilização no mar, se os tubarões fossem homens.

Novos valores para nova civilização




Frei Betto
-Correio da Cidadania

No Fórum Social Mundial de Belém se concluiu que as alternativas ao neoliberalismo e à construção do ecossocialismo não se engendram na cabeça de intelectuais ou de programas partidários, e sim na prática social, através de lutas populares, movimentos sindicais, camponeses, indígenas, étnicos, ambientais e comunidades de base.

Para gestar tais alternativas exigem-se pelo menos quatro atitudes. A primeira, visão crítica do neoliberalismo. Este aprofunda as contradições do capitalismo, na medida em que a expansão globalizada do mercado acirra a competição comercial entre as grandes potências; desloca a produção para áreas onde se possam pagar salários irrisórios; estimula o êxodo das nações pobres rumo às ricas; introduz tecnologia de ponta que reduz os postos de trabalho; torna as nações dependentes do capital especulativo; e intensifica o processo de destruição do equilíbrio ambiental do planeta.

A segunda atitude, organizar a esperança. Encontrar alternativas é um trabalho coletivo. Elas não surgem da cabeça de intelectuais iluminados ou de gurus ideológicos. Daí a importância de se dar consistência organizativa a todos os setores da sociedade que esperam outra coisa diferente do que se vê na realidade atual: desde agricultores que sonham lavrar sua própria terra a jovens interessados na preservação do meio ambiente.

Terceira atitude: resgatar a utopia. O neoliberalismo não visa a destruir apenas as instâncias comunitárias criadas pela modernidade, como família, sindicato, movimentos sociais e Estado democrático. Seu projeto de atomização da sociedade reduz a pessoa à condição de indivíduo desconectado da conjuntura sócio-político-econômica na qual se insere e o considera mero consumidor. Estende-se, portanto, também à esfera cultural. Como diria Emmanuel Mounier, o individualismo é oposto ao personalismo. Pascal foi enfático: "O Eu é odioso".

No seu apogeu, o capitalismo mercantiliza tudo: a biodiversidade, o meio ambiente, a responsabilidade social das empresas, o genoma, os órgãos arrancados de crianças e até mesmo o nosso imaginário. Um exemplo trivial é o que se gasta com a compra de água potável engarrafada em indústria, dispensando o velho e bom filtro de cerâmica ou mesmo a coleta da limpíssima água da chuva após um minuto de precipitação.

Sem utopias não há mobilizações motivadas pela esperança. Nem possibilidade de visualizar um mundo diferente, novo e melhor.

Quarta atitude: elaborar um projeto alternativo. A esperança favorece a emergência de novas utopias, que devem ser traduzidas em projetos políticos e culturais que sinalizem as bases de uma nova sociedade. Isso implica o resgate dos valores éticos, do senso de justiça, das práticas de solidariedade e partilha, do respeito à natureza. Em suma, trata-se de um desafio também de ordem espiritual, na linha do que apregoava o professor Milton Santos, de que devemos priorizar os "bens infinitos" e não os "bens finitos".

O projeto de uma sociedade ecossocialista alternativa ao neoliberalismo exige revisar, a partir da queda do Muro de Berlim, os aspectos teóricos e práticos do socialismo real, em particular do ponto de vista da democracia participativa e da preservação ambiental.

O ecossocialismo se caracterizaria pela capacidade de incorporar conceito e práticas de igualdade social e desenvolvimento sustentável a partir de experiências dos movimentos sociais e ecológicos, assim como da Revolução Cubana, do levante zapatista de Chiapas, dos assentamentos do MST etc.

É vital incluir no projeto e no programa os paradigmas ora emergentes, como ecologia, indigenismo, ética comunitária, economia solidária, espiritualidade, feminismo e holística.

Este sonho, esta utopia, esta esperança que chamamos de ecossocialismo, não é senão a continuação das esperanças daqueles que lutaram pela defesa da vida, como Chico Mendes e Dorothy Stang, dois lutadores cristãos que deram suas vidas pela causa dos pobres, dos explorados, dos indígenas, dos trabalhadores da terra e dos povos da floresta.

Frei Betto é escritor, autor de "Cartas da Prisão" (Agir), entre outros livros.