Seduc-rs realiza 2º Encontro de Coordenadorias Regionais
A Secretaria de Estado da Educação (Seduc) realizou nesta
sexta-feira (4) o segundo encontro das 30 Coordenadorias Regionais de
Educação (CREs). Com a proposta de otimização de tempo e recursos, foram
convocados os funcionários responsáveis pelos setores de recursos
humanos, coordenadoria pedagógica e Censo Escolar, além dos
coordenadores. Durante todo o dia os colaboradores receberam
orientações, esclarecimentos e levantaram questões relacionadas aos
procedimentos que devem ser adotados. O encontro foi realizado no
Centro Administrativo, em Porto Alegre.
Os diretores Silvio Rocha e Pedro Luiz Maboni, Departamento Pedagógico (DP) e Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), respectivamente, apresentaram suas diretrizes de trabalho e sanaram dúvidas relacionadas aos seus departamentos. Durante o encontro também foi analisado e discutido, em conjunto, os parâmetros legais e políticos a serem adotados para elaboração do Calendário Escolar. Com a orientação que o mesmo não deve ser dado como acabado, devendo ser discutido com as direções da escola.
O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, solicitou a todos que tenham um zelo especial para a preparação do início do ano letivo. Para que se trabalhe com a previsibilidade dos problemas, para que eles sejam os mínimos possíveis. Também comunicou que revogou a ordem de serviço 04/2008 de julho do mesmo ano que não permite a participação de professores da rede estadual no evento em horário de expediente.
Além disso, Azevedo informou a substituição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar no Rio Grande do Sul (SAERS) por um novo modelo que será construído em conjunto com as CREs. De acordo com o secretário não é possível falar em avaliação da educação integral apenas com avaliações nas disciplinas de matemática e português. “Queremos fazer uma avaliação qualitativa, em que os sujeitos envolvidos sejam avaliados. Podemos fazer uma avaliação institucional tão bem feita que poderemos interpretar os dados do IDEB”, disse.
Para encerrar o evento, Azevedo reforçou os nortes da gestão que está sendo implantada na Seduc. A centralidade do trabalho no pedagógico, a humanização das relações e o trabalho coletivo. “Não seremos todos iguais, mas precisamos falar a mesma linguagem. Vamos aprender a trabalhar com a diversidade e fazer a transversalidade proposta pelo governador Tarso Genro. Não podemos disputar com o imediato e sim ter uma visão estratégica, uma ação unitária”, enfatizou o secretário.
Os diretores Silvio Rocha e Pedro Luiz Maboni, Departamento Pedagógico (DP) e Superintendência da Educação Profissional do Estado (Suepro), respectivamente, apresentaram suas diretrizes de trabalho e sanaram dúvidas relacionadas aos seus departamentos. Durante o encontro também foi analisado e discutido, em conjunto, os parâmetros legais e políticos a serem adotados para elaboração do Calendário Escolar. Com a orientação que o mesmo não deve ser dado como acabado, devendo ser discutido com as direções da escola.
O secretário de Estado da Educação, Prof. Dr. Jose Clovis de Azevedo, solicitou a todos que tenham um zelo especial para a preparação do início do ano letivo. Para que se trabalhe com a previsibilidade dos problemas, para que eles sejam os mínimos possíveis. Também comunicou que revogou a ordem de serviço 04/2008 de julho do mesmo ano que não permite a participação de professores da rede estadual no evento em horário de expediente.
Além disso, Azevedo informou a substituição do Sistema de Avaliação do Rendimento Escolar no Rio Grande do Sul (SAERS) por um novo modelo que será construído em conjunto com as CREs. De acordo com o secretário não é possível falar em avaliação da educação integral apenas com avaliações nas disciplinas de matemática e português. “Queremos fazer uma avaliação qualitativa, em que os sujeitos envolvidos sejam avaliados. Podemos fazer uma avaliação institucional tão bem feita que poderemos interpretar os dados do IDEB”, disse.
Para encerrar o evento, Azevedo reforçou os nortes da gestão que está sendo implantada na Seduc. A centralidade do trabalho no pedagógico, a humanização das relações e o trabalho coletivo. “Não seremos todos iguais, mas precisamos falar a mesma linguagem. Vamos aprender a trabalhar com a diversidade e fazer a transversalidade proposta pelo governador Tarso Genro. Não podemos disputar com o imediato e sim ter uma visão estratégica, uma ação unitária”, enfatizou o secretário.
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