Caminhos para transformação da Escola – reflexões
desde práticas da Licenciatura em Educação do Campo é um livro para
educadores comprometidos com a transformação da escola brasileira
Cecilia Luedemann no BrasilDeFato
Caminhos
para transformação da Escola – reflexões desde práticas da Licenciatura
em Educação do Campo, organizado por Roseli Salete Caldart e com
artigos de Andréa Rosana Fetzner, Romir Rodrigues e Luiz Carlos de
Freitas, é uma grande contribuição para educadores e educandos que
buscam novas referências teóricas e práticas para a criação de uma
escola para os trabalhadores.
Esta publicação
comemora os 15 anos do Instituto Técnico de Capacitação e Pesquisa da
Reforma Agrária (Iterra), em 2010, com experiências e reflexões sobre a
educação desenvolvidas pelo MST. Dividido em três partes, o livro trata
sobre os seminários e documentos de sistematização, sobre a organização
escolar e o trabalho pedagógico e as reflexões específicas sobre a
Educação Básica de Nível Médio.
Em todos os
textos há uma preocupação em relatar e sistematizar as experiências
pedagógicas à luz do marxismo, relacionando a história da educação
brasileira, suas principais teses e as propostas de superação da
realidade atual. Essa retomada da vertente marxista pode ser claramente
identificada no artigo A Escola Única do Trabalho: explorando os
caminhos de sua construção, de Luiz Carlos Freitas (Unicamp). Estudioso
de Moisey Pistrak, pioneiro da revolução educacional russa, traduziu o
surpreendente relato da experiência pedagógica da primeira fase da
revolução russa, o Escola-Comuna.
É surpreendente
ler as análises sobre cada um dos temas da educação, como a questão dos
ciclos, da interdisciplinaridade, os conteúdos das áreas, a organização
escolar, etc, contextualizados na história da educação brasileira e nas
experiências de criação de uma nova escola. As experiências de
licenciatura em educação do campo apresentam alternativas concretas,
como a de conteúdos específicos da realidade dos trabalhadores rurais,
bem como a reorganização da escola, retirando a sala de aula do centro e
relacionando-a com a vida de seu entorno.
Questões
como currículo são debatidas à luz da noção de complexo de estudo com
base nas análises de Moisey Pistrak, Celestin Freinet, Isabela Camini e
Roseli Caldart. Uma relação dinâmica entre a teoria marxista e as
experiências desenvolvidas pelos educadores e educandos do MST. Leitura
obrigatória nesse sentido é o livro de Isabela Camini, Escola Itinerante
– na fronteira de uma nova escola. A autora analisa a história e
realidade de uma escola criada na luta contra a educação liberal
burguesa pelo MST. E tanto no livro Escola Itinerante quanto no Caminhos
para transformação da Escola, os autores colhem o resultado de anos e
anos de experiências para a criação de uma nova teoria e uma nova
prática educacional transformadoras.
E nesses
caminhos para a transformação da Escola encontramos um acerto de contas
teórico. Não há como seguir em frente se não for possível discutir os
conceitos educacionais no campo do marxismo, como faz Freitas com a
matriz teórica da pedagogia histórico-crítica. Parafraseando Pistrak
(Freitas, 2009) poderíamos dizer que o que se propõe é uma “prática
social sentada” no interior das salas de aula das nossas escolas. Talvez
este seja o limite das nossas escolas, mas não pode ser o limite da
nossa teoria.”(p.163)
O desafio é criar uma
teoria pedagógica que ultrapasse as limitações da atual escola liberal
burguesa para a criação da Escola Única do Trabalho. Como explica
Freitas (p.174): “À medida que a experimentação desses processos avance,
poderemos começar a lidar com situações concretas encontradas pelas
escolas e que poderão mostrar melhor o que se pretende com esta
abordagem. Os caminhos aqui apresentados, com certeza, serão recriados
pelas próprias escolas na prática. Esta atividade prática do magistério,
em espaços privilegiados como o dos movimentos sociais, deve ser a base
para a construção coletiva, com o magistério, de uma nova escola e sua
teoria pedagógica correspondente, como queria Krupskaya.”
Cecilia Luedemann é jornalista e professora universitária
Caminhos para transformação da escola
ISBN: 9788577431649
Autor: Roseli Salete Caldart (Org.)
Número de Páginas: 241
Editora: Expressão Popular (www.expressaopopular.com.br)
Valor: R$ 15,00
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