sexta-feira, 9 de fevereiro de 2007

Israel enganando a comunidade internacional


O Estado de Israel declarou na última sexta-feira (2) que havia cancelado a construção de novos assentamentos ilegais na região da Cisjordânia, após ter anunciado no mês passado a aprovação da construção dos assentamentos de Maskiot, o primeiro construído fora da região de Jerusalém, com total apoio do governo israelense, desde o início do processo de paz de Oslo.

A mídia israelense, considerando a sensibilidade da questão, comunicou que o Ministro de Defesa de Israel, Amir Peretz, havia dado ordens de interromper a construção dos novos assentamentos “para cuidadosamente analisar as possíveis implicações”. O governo israelense, porém, não esperava a rápida descoberta do grupo Peace Now, maior movimento extraparlamentar que se concentra em dinamizar o processo de paz na região. Novas fotos aéreas desmentiram o governo israelense, confirmando construções de novos assentamentos ilegais em quatro pontos na Cisjordânia. Mais uma vez Israel planejava enganar a comunidade internacional com seu “processo de paz”.

O coordenador de monitoração de assentamentos israelenses do Peace Now, Dror Etkes, declarou que “o governo israelense não é capaz hoje sequer de cumprir seus cometimentos com relação a seis assentamentos”, ao explicar as imagens aéreas tiradas há poucos dias, colocadas em comparação direta com outras de meses atrás.O “estado nacional judaico” estava encarregado, de acordo com com as recentes definições da ONU, apoiadas inclusive pelos Estados Unidos, de suspender imediatamente as construções nos assentamentos ilegais na Cisjordânia. Entretanto, logo após a manobra unilateral do ex-primeiro ministro israelense Ariel Sharon de recuar colonos da região de Gaza, descrevendo sua decisão como “um sacrifício pela paz”, o governo de Israel iniciou a construção de mais assentamentos ilegais na Cisjordânia, literalmente roubando mais terras dos palestinos.

Movimentos de paz israelenses e oficiais palestinos têm reclamado há muito tempo sobre a construção de milhares de lares judaicos nos principais assentamentos ilegais, além da contínua expansão de ‘pontos de controle’ israelenses, ilegais perante as próprias leis de Israel. Ao invés de tomar alguma atitude e parar com novas construções, o governo israelense continua a expandir o seu território ilegal, enquanto a comunidade internacional, mais uma vez, assiste a tudo sem expressar qualquer opinião.

FONTE:
Jornal Oriente Médio Vivo – www.orientemediovivo.com.br
Edição nº42 - http://orientemediovivo.com.br/pdfs/edicao_42.pdf