domingo, 3 de junho de 2007

Que moral tem os senadores brasileiros?????

Quem intervem nos assuntos internos de quem?

Emir Sader

O Senado chileno aprovou uma resolução pedindo que a OEA – cujo Secretário Geral é atualmente um chileno – interviesse nos assuntos internos da Venezuela, para impedir a não renovação da concessão para a continuidade do funcionamento da golpista RCTV. O povo venezuelano elegeu e reelegeu reitaradas vezes a Hugo Chávez como predidente da Venezuela, a última a poucos meses, com quase 2/3 dos votos – isto é quase 2 de cada 3 – dos venezuelanos.

Hugo Chávez respondeu – se supõe que a democracia comporta o direito à resposta – acusando o Senado chileno de pinochetista. Um Senado que comporta ainda senadore biônicos, conforme a constituição imposta por Pinochet durante o estado de sítio. O governo chileno e a imprensa privada chilena – toda ela monocordicamente de direita – acusaram a Hugo Chávez de se imiscuir nos assuntos internos do Chile.

Como se o pronunciamento do Senado chileno não representasse – ele sim – intervir nos assuntos internos da Venezuela, tema que compete ao povo venezuelano decidir. O desafio é o Chile introduzir na sua Constituição – essa, herdada de Pinochet e remendada, mas nunca superada por uma nova Assembléia Constituinte, o que constitui, por si só, um grave déficit democrático do Chile – a confirmação ou não dos governantes – incluídos o presidente e todos os parlamentares – por votação popular no meio dos mandatos. Ao mesmo tempo, introduzir o pluralismo na imprensa chilena. A partir desse momento terão construído os méritos mínimos para discutir que país é democrático e que país é pluralista na América Latina.

O Senado brasileiro se imiscuiu nos assuntos internos da Venezuela, ao aprovar uma moção apresentada pelo ex-presidente José Sarney, que contradiz a decisão do governo legal e democraticamente eleito e reeleito de Hugo Chávez, de substituir uma rede privada comprometida publicamente – com provas filmadas –com um golpe de Estado, por uma rede pública de televisão. O ex-presidente biônico José Sarney, eleito não pelo voto do povo, mas por um Colégio Eleitoral organizado pela ditadura militar e sua Constituição outorgada ao povo brasileiro, se erige em acusador do governo venezuelano. Ele mesmo, que teve durante os cinco anos do seu mandato a Antonio Carlos Magalhães, o homem do maior monopólio privado da mídia no Brasil, como seu Ministro das Comunicações. Um ministro que distribuiu por todo o país canais de rádio e televisão por todos os estados, para conseguir que Sarney tivesse um ano mais de mandato na presidência. Um ex-presidente que vê envolvidos, no seu estado, em denúncias graves de intermediação de obras, políticos ligados a ele.

Um Senado que trata de proteger seu presidente, Renan Calheiros, de um comportamento vergonhoso, diante da acusação clara da Polícia Federal de que utilizou os serviços da uma empresa de construção para pagar despesas pessoais, que pode perfeitamente encobrir outras trocas de favores em obras públicas. Seu Estado, berço de nascimento de Collor, projeto de que Calheiros foi um dos artífices, é um grande exemplo do monopólio oligárquico da imprensa.

A moção foi apresentada na Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro por um senador tucano – Eduardo Azeredo – inquestionavelmente comprometido com os escândalos chamados de “mensalão”. Todos eles têm, em comum, graves acusações de envolvimentos em atividades ilegais, que danificam o patrimônio público. Ao se somarem à campanha da oligarquia mercantil da imprensa – capitaneada pelas quatro famílias: Marinho, Frias, Mesquita e Civita -, pretendem granjear simpatia desses órgaos, para tentar obter benefícios na cobertura dos escândalos que os envolvem?

Que moral têm eles para falar de democracia, de pluralismo nos meios de comunicação? Que moral tem o Senado brasileiro, que não se pronunciou, não demonstrou preocupação ou indignação diante do golpe contra o governo legitimamente eleito de Hugo Chávez, para vir agora imiscuir-se nos assuntos internos da Venezuela? Por acaso o Senado brasileiro se pronunciou sobre o processo fraudulento com que George Bush se elegeu presidente dos EUA? Demonstrou preocupação com o comportamento vergonhoso da grande mídia mercantil dos EUA escondendo dos leitores daquele país a verdade sobre o que se passava no Iraque, reproduzindo as mentiras do governo dos EUA para tentar justificar a invasão e ocupação do Iraque?

Para que ir mais longe, se os brasileiros conhecem de sobra o que é esse Senado e conhecem de sobra o que é a imprensa mercantil brasileira. Foi esta que promoveu o golpe militar de 1964, que conclamou os militares a que tomassem o poder, alegando interferências externas no Brasil, supostamente realizadas pela URSS, por Cuba e pela China, enquanto quem articulava, em estreita aliança com essa imprensa e com os partidos de direita no Brasil, era o governo dos EUA, como ficou provado e comprovado pelos documentos do Senado deste país.

Conhecemos esse farisaismo, de acusar a uns, para distrair a atenção, quando o que se dá é uma intervenção no sentido oposto. Como no caso atual, em que a Comissão de Relações Exteriores do Senado brasileiro se ponuncia sobre um tema interno da Venezuela, recebe a resposta do presidente desse país, que passa a ser acusado de se meter nos assuntos internos do Brasil.

Se Lula diz que Hugo Chávez deve se ocupar dos assuntos da Venezuela – e não temos que nos preocupar, nenhum presidente se ocupou tanto dos assuntos da Venezuela como ele, como reconhece o povo daquele país, que o elegeu, o reconfirmou e o reelegeu –, deveria dizer ao Senado que se ocupe dos assuntos do Brasil. Se está preocupado com a democratização dos meios de comunicação, tem no Brasil um excelente exemplo de ditadura mercantil (privada) dos oligopólios. Deveria constituir uma comissão que investigue esse tema entre nós, os vínculos desses meios de imprensa com organismos internacionais que lhes dão suas pautas, seus finciamentos, sua situação financeira em relação aos financiamentos estatais, ao pagamentos de impostos – incluídos os da previdência, de que costumam reclamar muito dos déficits, mas têm dívidas colossais com a previdência.

Em suma, o Senado e o governo brasileiros deveriam respeitar o direito dos venezuelanos de decidir livre e democraticamente sobre seu destino. E se preocupar com os mesmos golpistas que atuam lá e que têm seus sócios e defensores por aqui.
Fonte: Agencia Carta maior

E ainda falam mal de Chavez!!!!

Hélio Costa promete mais repressão às rádios comunitárias


Ministro, não contente com o fechamento de 1.602 rádios apenas em 2006, indica que os responsáveis têm que ser punidos, até com reclusão


Renato Godoy de Toledo

O ministro das Comunicações Hélio Costa afirmou, nesta quarta-feira (30), que pretende recrudescer o processo de criminalização às rádios comunitários. Para ele, apenas o fechamento de 1.602 rádios só no ano passado não é o bastante, os responsáveis têm que ser punidos, até com reclusão. Para isso, o ministro pretende recorrer à Justiça.

De novo, o principal argumento para a repressão é a suposição de que o sinal dessas rádios interfere na comunicação dos aviões com as torres de comando. Um relato do ministro da Defesa Waldir Pires trouxe o debate para a grande imprensa. Segundo Pires, o aeroporto de Cumbica, em Guarulhos (SP), teve que interromper os pousos e decolagens em função de uma interferência provocada pela "Rádio Gospel".

O sociólogo e professor de comunicação da Universidade de Brasília (UNB), Venício de Lima, avalia que, ao invés de aumentar a repressão, o Ministério das Comunicações (Minc) deveria legalizar dezenas de rádios comunitárias que entraram com pedido e continuam engavetados no Minc há anos. "A eventual interrupção [nas conversas entre piloto e torre de comando] provocada por uma ou duas rádios não justifica a repressão às demais rádios comunitárias", afirma Venício.

"Se existem muitas rádio ilegais, o ministério deveria apressar o processo de legalização, não reprimir", conclui.

Fonte: Brasil de Fato

Pobre Educação do RS!!!!

Faltam mais de mil profissionais nas escolas do RS


Além disso, 301 escolas estão com repasse da verba da autonomia atrasado e 91 estão com obras interrompidas ou não-iniciadas


Raquel Casiraghi

Um levantamento realizado pelo Cpers Sindicato mostra que faltam mais de mil professores e funcionários nas escolas públicas do Rio Grande do Sul. A entidade entregou as informações para a Comissão de Educação da Assembléia Legislativa, durante audiência pública realizada nesta terça.

Ao todo, faltam 541 funcionários e 505 professores, entre 412 escolas pesquisadas. Além disso, 301 escolas estão com o repasse da verba de autonomia atrasado e 91 têm obras interrompidas ou não-iniciadas. Para a presidente do Cpers, Simone Goldschmidt, as nomeações e contratações feitas pelo governo estadual ainda são insuficientes.

"Então percebe-se claramente que o número de nomeações realizadas pela Secretaria de Educação é insuficiente e que o número de contratações também realizadas pela secretaria também é insuficiente. Então nós estamos diante de um quadro caótico nas nossas escolas", diz.

Neste ano, o governo Estado chamou 700 profissionais, entre contratações e nomeações. O levantamento também mostra que algumas turmas de estudantes não tiveram aulas de matérias específicas, como matemática, português, literatura, inglês, química e física.

Contingenciamento

Além da falta de funcionários, o Estado está com os repasses das verbas atrasados. De acordo com Simone, a atual gestão não pagou nenhum repasse mensal completo às escolas desde que assumiu. Nos meses de janeiro e fevereiro foi paga apenas metade das verbas e, nos meses de março, abril e maio, 70%. Esta última parcela foi anunciada pela secretaria de Educação na terça, juntamente com o pagamento da terceira parcela da merenda escolar.

O governo ainda reduziu em 30% os gastos das secretarias no início do ano, o que reflete em menos investimento na educação. Para Simone, a política do governo estadual é desmontar a educação pública gaúcha para, depois, municipalizá-la ou entregar à iniciativa privada.

"Nós estamos percebendo que muito claramente há uma política de desmontar a escola pública para entregar aos municípios, municipalizar o maior número possível de escolas no afã de economizar para o Estado e se desobrigar cada vez mais do que aquilo que é de social", afirma. Mais de 800 professores, diretores de escola e funcionários participaram da audiência pública realizada na Assembléia Legislativa.




Novo Dicionário Aurélio com serial



Características:

- Navegação amigável: Interface muito mais bonita, legível e fácil de consultar.
- Consulta rápida: Consulte qualquer verbete de A a Z em frações de segundo, inclusive flexões de verbos e plurais.
- Histórico recente: Consulte o histórico de suas pesquisas mais recentes.
- Dicas para professor: Sugestões de uso do dicionário para educadores.
- Pesquisa reversa: Procure por palavras citadas no texto dos verbetes.
- Verbetes categorizados: Faça pesquisas por palavras filtradas em 15 categorias (adjetivo, advérbio, artigo, conjunção, elemento de composição, interjeição, numeral, prefixo, preposição, pronome, substantivo, sufixo, verbo, gírias e estrangeiras).
- Máscaras: Faça pesquisas avançadas digitando o início ou o fim de uma palavra.
- Conjugação de verbos: Conheça a conjugação completa dos verbos consultados, no texto do verbete.
- Integração com o Microsoft® Word: Saiba o significado de palavras de seu texto clicando com o mouse. Compatível com Word 2000, XP e 2003.
- Copiar e colar: Copie e cole verbetes em seus arquivos.
- Imprimir: Imprima verbetes diretamente do dicionário.


Requisitos mínimos do sistema:

- Microsoft® Windows® 98, 2000 ou XP com Internet Explorer 5.5/6.0
- Processador Intel® Pentium® ou compatível
- Drive de Cd-Rom e mouse.


Será uma questão de poder??

A vaidade: interação complexa entre biologia e cultura

:: Flávio Gikovate ::


A vaidade corresponde a um dos aspectos mais intrigantes da nossa biologia. Nos excitamos sexualmente de diversas formas, sendo a mais evidente a que acontece por meio de estímulos tácteis nas zonas erógenas. Elas podem ser tocadas pela nossa mão e também por qualquer parte do corpo do parceiro com o qual estejamos trocando carícias. Nos excitamos ao imaginarmos determinadas situações e, principalmente nos homens, ao observarmos corpos que nos são atraentes. Também sentimos uma excitação difusa de natureza erótica ao nos percebermos como objeto da admiração, interesse ou desejo de outras pessoas. A excitação pode surgir de forma espontânea, especialmente durante os anos da infância; a partir de um certo momento, passamos a fazer esforços ativos para nos destacarmos para que a agradável sensação de excitação volte a se manifestar.

As primeiras manifestações espontâneas acontecem lá pelos 5-6 anos de idade: ao ganharmos algum adorno especial (jóia, relógio) nos sentimos possuídos por uma sensação difusa agradabilíssima. A sensação se renova ao nos exibirmos para cada nova pessoa (que deverá manifestar espanto e encantamento diante do que vê). Ao fenômeno natural, biológico (parte do instinto sexual, cujas peculiaridades mais íntimas desconhecemos), associa-se uma percepção racional: a criança reconhece naquela ação um prazer, de modo que passa a buscá-lo ativamente. O que acontecia de forma natural agora passa a ser buscado de forma deliberada e intencional.

Com a chegada da puberdade nossa sexualidade se exalta. O mesmo acontece com o prazer exibicionista. Rapazes e moças se apercebem que o prazer exibicionista é muito importante e está presente em quase todas as ações dos adultos. Todos buscam algum tipo de destaque, sempre com o objetivo de atrair olhares de admiração, condição necessária para o surgimento da excitação sexual difusa que ganha o nome de vaidade. As mulheres se vestem de forma provocante com o intuito de atrair olhares de desejo dos homens. Estes praticam cada vez mais esportes com o intuito de estarem de acordo com os padrões estéticos. Os padrões masculinos variam muito mais em função da cultura: há cem anos alguma “barriga” era tida como sinal de prosperidade (e fonte de admiração); hoje, a barriga é sinal de desleixo e até mesmo de uma certa condição sócio-cultural inferior. É relevante assinalar que a beleza e sensualidade femininas sempre foram valorizadas, ao passo que os critérios de valorização masculina dependem muito mais do momento histórico que se considera.

Dessa forma, uma manifestação aparentemente ingênua do nosso instinto sexual se transforma em variável extraordinariamente importante para a construção de todo o tipo de ordem social. Algumas pessoas nascem mais bonitas, mais inteligentes, com maior habilidade para a dança, para a música, para a prática de atividades esportivas. Mesmo sem se esforçarem, chamam a atenção dos demais e se destacam. Estas diferenças são inatas e não dependem da época ou da sociedade que está sendo avaliada (a não ser no que diz respeito aos critérios de beleza). Elas são próprias da nossa biologia. Dentre aqueles que se reconhecem pouco dotados pela biologia surgem alguns que se insurgem contra a falta de sorte. Farão de tudo para tentar reverter a situação desfavorável à qual foram destinados pela biologia. Nasce assim a ambição, “filha” pródiga da frustração por não se sentir atraente o suficiente para despertar olhares capazes de atiçar a excitação difusa da vaidade.

Não é absurdo supor que uma boa parte do que nós - humanos - construímos, foi com o intuito de melhorarmos nossa posição perante os olhos dos “outros” (e em especial do sexo oposto). Usamos todos os recursos disponíveis com o objetivo de nos destacarmos, condição recompensada pela excitação erótica difusa. Os mais bem sucedidos, provavelmente os mais inteligentes, geraram um conjunto de conhecimentos que se desdobraram em mudanças dramáticas em nosso planeta e nas relações entre as pessoas. Produziram o que chamamos de cultura.


Flávio Gikovate é psicoterapeuta sexual