segunda-feira, 19 de abril de 2010

Chávez chama a repassar a história como instrumento de luta



Caracas, 19 abr (Prensa Latina)
O presidente da Venezuela, Hugo Chávez, chamou militares, políticos e cidadãos a estudar a história independentista deste país como método para semear consciência patriótica nas futuras gerações.

  Em uma mensagem à nação pelo Bicentenário da independência do colonialismo espanhol, o presidente considerou o conhecimento da proeza uma ferramenta de luta.

Professores, pais, líderes políticos e sociais, chefes militares; o conhecimento faz-nos livres, expôs o líder socialista, que pediu para ensinar os acontecimentos aos mais jovens.

Durante a mensagem transmitida em corrente de rádio e televisão, Chávez fez um percurso pelos acontecimentos iniciados em 19 de abril de 1810, apenas umas horas antes das celebrações oficiais pelo Bicentenário.

A propósito da comemoração pátria, o estadista recordou que o processo continua em marcha até conseguir a verdadeira independência.

"A Revolução não terminou", apontou.

Chávez destacou a unidade conseguida há 200 anos entre militares e civis, bem como o papel realizado pelas milícias populares.

Agora nos atacam porque estamos criando as milícias. Acusam-nos de militaristas, mas como veem as milícias são tão antigas como a pátria, disse.

O presidente venezuelano aproveitou sua intervenção para saudar os presidentes que amanhã participarão nesta capital dos festejos do Bicentenário e da IX Cúpula da Aliança Bolivariana para os Povos de Nossa América.

lac/wmr/es