sexta-feira, 31 de agosto de 2007

Jethro Tull . Aqualung (25th Anniversary Edition)




Aqualung (1971) é o quarto álbum da banda britânica Jethro Tull. É mais conhecido por sua faixa-título, que fala de um sem-teto bêbado e pedófilo com problemas respiratórios - daí o título aqualung. Embora seja tratado como tal, Ian Anderson sempre negou que este seja um álbum conceitual.Aqualung chegou à sétima colocação das paradas de álbuns pop da Billboard. O compacto "Hymn 43" ficou em 91# nas paradas de compactos pop da mesma publicação.
Copiado de: MusicGratis

CD1
CD2
Brasil - Os que cansam por não lutarem!

Arthur Conceição *Adital -

A campanha "Cansei", promovida pela OAB/SP e pelo setor do empresariado nacional, intitulada "movimento cívico pelo direito dos brasileiros", convocou os cansados para fazerem um minuto de silêncio às 13 h de ontem (29/08) "pelo bem do Brasil".

Espanto! O trabalhador brasileiro não fez e não fará um minuto de silêncio e nem baterá panelas. Muitas campanhas vindo da própria elite brasileira, mais especificamente a paulista com campanha "da paz" e campanha "contra o governo" nunca tiveram um resultado avassalador ao longo prazo. O cidadão excluído cansou dos berros que nunca favoreceu a minoria oprimida.

Cansamos da sociedade abastada e hipócrita que é incapaz de se ver refletida no espelho para se identificar com a política atual, sem a dignidade de assumir que a corrupção, que tanto critica, sem mudar sua própria postura. Em sua origem são os mesmos que não reivindicam o direito do trabalhador para um bom atendimento no hospital público e a melhora dos salários dos médicos dos SUS, que recebem R$ 2,04 por consulta. Aqueles mesmos que não fazem frente para moralizar o ensino público de qualidade e o salário do professor. São sempre os mesmos que contratam guardas particulares e não fazem manifestação para melhorar as condições dos policiais.

O povo brasileiro, principalmente um terço que está na linha da pobreza, está cansado da elite econômica que só enxerga a corrupção dos políticos. E ao mesmo tempo é cega e complacente com empresários corruptores e sonegadores de impostos, que financiam a campanha desses mesmos corruptos. Agora, um grupo minoritário de classe abastada vem disparando e-mails ideológicos e confundindo isso com consciência política. O trabalhador rural urbano está cansado dessa elite que menospreza a luta da gente do campo e daqueles que vivem nos guetos dos aglomerados urbanos desse País. Estamos cansados de uma classe média que odeia a política pelo erro primário e de cristão que confunde seres humanos com anjos, o que é uma receita para a decepção, pois é óbvio que homens não são anjos e, portanto, precisamos de político e de partidos sérios que sejam fiscalizados pelo Poder Público e pela sociedade. Hoje as instituições políticas partidárias não atraem mais jovens compromissados com um futuro digno para o Brasil. O que vemos nos partidos é uma minoria que lá está por serem filhos de políticos ou estão atrás de cargos no governo. Portanto, as agremiações partidárias não são mais espaço para as reivindicações políticas. Não temos mais espaços públicos para escoar os pedidos da sociedade civil organizada.

O Brasil tem suas contradições (como qualquer país) e uma delas é ser uma força econômica com uma péssima distribuição de renda. Aqui, a noção de poder legal, dentro da concepção do teórico alemão Weber, é subversiva em relação ao desenvolvimento humano. Está na hora mesmo é de fazer um movimento para a mudança político-partidária e abrir espaços legais e constituídos para os cidadãos bem intencionados fazerem suas lutas e reivindicações. Hoje, o único movimento legítimo com espaço público amplo e organizado são as associações de homossexuais e suas passeatas, que aglomeram milhões de pessoas pelo direito dessas pessoas descriminadas.

Agora agüenta essa elite blindada e herdeira de nossa tradição autoritária; a má distribuição de renda que é um problema coletivo; a indústria dos carros blindados e dos condomínios murados, que é reflexão de uma solução individual (e individualista). Mas essa equação não fecha: não há soluções individuais para problemas coletivos. A Ordem dos Advogados do Brasil, Subsecção São Paulo, que tanto já lutou pelos Direitos Humanos e fez belíssimas campanhas contra Ditadura Militar e sempre foi a favor das populações minoritárias, se perde. Há anos não vemos a bandeira da OAB ser hasteada, com as cores vermelhas predominantes, em favor dos direitos.

Qualquer movimento é justo. Respeitamos a indignação dos "Cansei", porém não é possível ver nada de "cívico" nesse movimento. Se perguntarem qual é, afinal, a solução para todos os problemas de nosso País, a resposta é não sei. Sei apenas que não existe mágica. Só sei que fazer política em todos os níveis é preciso ter responsabilidade, ética e moralidade. Uma coisa é certa: sempre haverá pedras no meio do caminho. É difícil, no dia de hoje, bater panelas e fazer um minuto de silêncio. E lembrando que há exatos 20 anos morria Carlos Drummond. Em homenagem ao poeta, chutarei as pedras ao meio do caminho para achar uma trilha e, ao anoitecer, na calada da noite refletirei as palavras do poeta: "é a hora dos corvos, bicando em mim meu passado, meu futuro, meu degredo: desta hora, sim, tenho medo".


* Cientista Político e articulista da Revista Bem Público