terça-feira, 14 de abril de 2009

Mais Carlos Costa.....


sem título...


… me dera desses teu olhar

como a Lua sempre me dá.

Não sejas tão linda quando passares por mim

Estou aprendendo a viver sem essa beleza.


Não sejas tão meiga

Para que eu aprenda

A viver sem meiguice.


Não dê um sinal de esperança

Pra que eu possa acordar em outro sonho

E viver …


Sejas para ti

Quem gostas, aquilo de ti.


Brinque tua beleza

Com a pureza, não ingênua,

Do teu amor!

------------------------------------------------

Noite,
Mais uma vez este açoite
Pelas tuas farras aos montes
Pelos teus porres e gestos sinceros.
Noite,
Vagabunda e sem dono
Abrigo dos que sustentam
A tua pompa e vanglória.
Noite,
Serás sempre um guia
Pra que busca alegria
Paraíso da juventude.
Noite,
És o lar dos maduros
Fonte dos imaturos
Carrasco deste poeta, que te escreve.
Noite, noite, noitedo.




Autor: Carlos E. M. Costa

Para refletir: O crescimento da soja não-transgênica



Por Gustavo Cherubine


Agricultores americanos tentam voltar para a soja convencional.

Pela primeira vez desde 1996, cai a área plantada com soja transgênica nos EUA, com mais agricultores decidindo plantar soja não transgênica. O cultivo da soja modificada atingiu seu ápice em 2008, alcançando 92% da produção do país.

Representantes de associações de produtores de soja, universidades e compradores de grãos relatam que a demanda por sementes de soja convencional está aumentando, o que deverá aumentar a área plantada para 10%.
Os motivos do recente interesse pela soja convencional incluem o preço baixo da commodity, prêmios atrativos pelo produto não transgênico e preços da semente transgênica só aumentando.

Segundo Grover Shannon, melhorista genético de soja do Delta Research Center, da Universidade de Missouri, “o sistema Roundup Ready já não é tão barato como antes”. O preço da saca de semente de soja transgênica Roundup Ready, da Monsanto, aumentou de 35 para 50 dólares, enquanto o galão do herbicida Roundup aumentou de 15 para 50 dólares. “Muitos agricultores estão bravos com a Monsanto”, disse Shannon.

O aumento dos problemas com ervas espontâneas que se tornaram resistentes ao Roundup (glifosato) também é motivo de preocupação para os agricultores. “Eles estão usando mais herbicidas, o que representa um aumento nos custos de produção”, disse Bill Schapaugh, melhorista de soja da Universidade de Kansas.

O desafio das sementes

Mas o mercado de soja convencional está diante de um grande desafio. Muitas empresas de sementes focaram seus trabalhos apenas em variedades transgênicas e eliminaram as sementes convencionais de suas linhas de produção ao longo dos últimos anos. As sementeiras estão empurrando as sementes transgênicas, de modo que as sementes convencionais estão cada vez menos disponíveis, tanto em diversidade de opções, como em quantidade.

Segundo Shannon, a indústria de sementes prefere vender sementes transgênicas devido à taxa de tecnologia (royalty) e à exigência de que os agricultores comprem sementes todos os anos (agricultores normalmente podem produzir suas próprias sementes a partir de variedades convencionais). “Os distribuidores de sementes não querem voltar a vender sementes não transgênicas. Eles querem vender sementes todo ano; é mais lucrativo”.

Contudo, boas variedades de sementes de soja não transgênica estão começando a ser disponibilizadas por algumas empresas nos EUA e no Canadá e por várias universidades americanas.

Fonte: Biodiversidad en América Latina y El Caribe

(retirado do Blog do Luis Nassif)