terça-feira, 30 de setembro de 2008

grande documentário...


Alfabeto Afegão
(Alefbay-e Afghan)


SINOPSE:

O talibã constituiu não apenas um regime político, mas uma cultura que deixou um legado de espoliação e desgraça. A educação foi negada a aproximadamente 95% das mulheres e 80% dos homens do Afeganistão, um processo que já havia tido início antes da chegada do talibã ao poder. Este documentário mostra a vida de crianças nas vilas da fronteira com o Irã e questiona por que elas não têm a oportunidade de estudar. Apenas poucas meninas freqüentam aulas do Unicef. À procura de um esclarecimento para os problemas culturais do Afeganistão, o diretor abertamente meneia sua bandeira: a ação militar não adianta, porque, embora possam destruir um regime político, bombas não são capazes de erradicar uma cultura.

INFORMAÇÕES SOBRE O FILME E O RELEASE:

Gênero: Documentário / Drama
Diretor: Mohsen Makhmalbaf
Duração: 46 minutos
Ano de Lançamento: 2002
País de Origem: Iran
Idioma do Áudio: Farsi
IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0315148/

Qualidade de Vídeo:
DVD Rip
Vídeo Codec: XviD ISO MPEG-4
Vídeo Bitrate: 2008 Kbps
Áudio Codec: MP3
Áudio Bitrate: 129
Resolução: 592x448
Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
Frame Rate: 25.000 FPS
Tamanho: 700 Mb
Legendas: Em anexo


PREMIAÇÃO E CRITICA:

1. Thessaloniki 4th festival , Honorary Humanitarian Award (Greece) 2002

2. "Best Film Award"from Document ART International Film Festival, (Germany) 2002.

O Taliban já não era um regime político no Afeganistão, mas ainda era uma cultura. O bombardeamento pode arruinar um regime político, mas não pode mudar uma cultura. Você não pode livrar uma mulher que está aprisionada em um burqa com um míssil. A garota afegã precisa de educação. Ela não sabe que ela não sabe. Ela é prisioneira, mas ela não sabe que é prisioneira da pobreza, da ignorância, do preconceito, do chauvinismo machista e da superstição. 95% das mulheres e 80% dos homens no Afeganistão não têm a oportunidade de frequentar a escola mesmo depois do Taliban. O filme procura a chave perdida que consiga abrir a fechadura dos problemas culturais do Afeganistão.

Mohsen Makhmalbaf


DOWNLOADS ABAIXO:

Arquivo anexado Mohsen_Makhmalbaf___Afghan_Alphabet__2002_.torrent
Arquivo anexado Alefbay_e_afghan_PTBR.rar



A honra da terceira idade






A ONU consagra o 1º de outubro como Dia Internacional das Pessoas Idosas. Em todo o mundo, propõe que se reflita sobre os direitos e a missão própria das pessoas das chamadas "terceira e quarta idade". As pesquisas revelam que, em todo o mundo, a taxa de nascimentos tem diminuído, assim como o progresso da medicina tem evitado mortes, antes comuns. O resultado é que nos últimos 30 anos, mais do que dobrou o número das pessoas acima dos 60. No mundo, ultrapassam a cifra de 600 milhões e, no Brasil, 15% da população (27 milhões) tem mais de 65 anos.

As sociedades tradicionais como, comunidades indígenas e negras valorizam profundamente os anciãos, como detentores de uma sabedoria interior que se acumula à medida que as forças físicas vão diminuindo. As pessoas mais velhas são consideradas como portadoras privilegiadas do Espírito. Por isso, estas comunidades reservam sempre funções próprias para as pessoas mais velhas.Nas sociedades ditas modernas, organizadas em torno da produção e do lucro, quem não está mais no mercado se sente marginalizado e tende a envelhecer mais rapidamente. A família vive em torno das atividades e horários diferentes de cada um. Cada vez mais, o destino dos idosos é o asilo. Ali, as pessoas mais velhas recebem comida e cuidados básicos, mas, na maioria das vezes, se sentem isoladas e mesmo abandonadas. Uma pesquisa recente, feita por sociólogos da Universidade de Caxias do Sul, constatou que o sentimento de mais de 80% das pessoas idosas é de solidão e abandono.

Não adianta a medicina vencer doenças e conseguir que as pessoas vivam mais, se não se garantir qualidade de vida e verdadeira inserção dos idosos nos diversos níveis e tarefas da sociedade.

No romance Ninguém escreve ao coronel, de Gabriel Garcia Marques, o velho coronel, personagem principal do livro, espera, em vão, uma carta do governo lhe dando aposentadoria e pensão. A cada manhã, o coronel se olha no espelho, veste sua roupa mais pomposa e se põe à espera de uma correspondência que nunca chega. Todos sabem que não virá, inclusive sua mulher. Mas essa é a forma dele se manter vivo. Através daquele ritual de espera e ilusão, ao imaginar que a pensão continua sendo adiada, ele sente como se estivesse protelando a própria velhice.

Em seu clássico livro sobre a velhice, Simone de Beauvoir mostra, entre outras coisas, que o inconsciente não tem idade e que temos forte tendência a nos comportar, na velhice, como se jamais fôssemos velhos. Isso agrava o sofrimento de quem não se sente velho e percebe que os outros lhe vêem como idoso. Já na Roma antiga, em seu famoso tratado De Senectute (Da velhice), Cícero escrevia: "Tu envelheces quando começas a te considerar como uma pessoa velha". São raras as pessoas que, aos 60 anos, se consideram nessa condição. Mesmo depois dos 80 anos, muitos se sentem como se tivessem 50. Simone conclui: "Todo mundo quer viver por muito tempo, mas ninguém quer envelhecer". Os atuais cuidados e possibilidades de plásticas e terapias corporais aumentam ainda mais esta tendência. Entretanto, seja como for, ninguém escapa deste processo.

Uma amiga que mora em João Pessoa me contou que, nas eleições passadas, entrou na fila que havia na porta da seção eleitoral. De repente, um senhor saiu e, com a cultura de nordestino do interior que não disfarça as duras verdades da vida, falou claro e em uma linguagem que, hoje, não se costuma usar: "Atenção, velhinhos e velhinhas, podem passar à frente!". Sintomaticamente, ninguém se mexeu. Foi, então, que o homem apontou para a minha amiga: "A senhora não escutou? Pode vir!". Ela me contou isso, concluindo: "Assim, naquele dia, fiquei sabendo que era uma velhinha".

Há alguns anos, Ivan Lessa, jornalista brasileiro em Londres, conta em uma crônica que, aos 65 anos, a pessoa recebe do governo inglês o CV que não é o curriculum vitae e sim "Certificado de Velhice", ou a "Carteira de Velhinho", para o qual os ingleses "usam um eufemismo: 'Freedom Pass'. Passe da liberdade. Apesar de que dá direito a andar gratuitamente em transportes públicos e assegura a prioridade em certas filas desagradáveis, muitos preferem não recebê-lo. Não querem ser vistos como velhos. Outra amiga minha não tem nenhum problema com isso. Nem vê motivos para ter. Aos 88, essa grande educadora e mulher maravilhosa continua trabalhando incansavelmente na educação humana e artística das crianças de rua. Recentemente, me procurou com um novo projeto de vida e de trabalho. Ela imaginou a UPA, Universidade Popular das Artes e se sente feliz em organizar este novo trabalho.

Cada pessoa tem seu jeito de ser e de lidar com o cansaço da vida. O importante é descobrir que nunca é tarde para amar e para se consagrar a uma causa fundamental para a humanidade e para o planeta Terra. Toda a sociedade precisa valorizar os seus cidadãos mais idosos e receber deles o testemunho de sua sabedoria. No mundo antigo, já se sentindo idoso e em uma prisão por causa da fé, Paulo escreveu: "Combati o bom combate, concluí a minha carreira e mantive firme a fé" (Cf. 2 Tm 4, 7).


* Monge beneditino e escritor