domingo, 25 de fevereiro de 2007

Moacir Gadotti!!! Altermundialismo..

Muito legal para quem é educador e para aqueles que querem saber um pouco mais sobre este tema, é essa entrevista que deu Moacir gadotti ao globo new durante ao Fórum Social Mundial de Nairóbi, Africa, realizado em Janeiro próximo passado.
Ele aborda temas instigantes como ALTERMUNDIALISMO, noção contemporânea de transformação social através dos movimentos sociais e também faz uma análise do tema globalização tentando enquadrá-lo num modo de produção capitalista devorador.
As transformações que sofreu a Luta do Operariado Mundial a partir desta globalização e perspectivas atuais que deverão ser o próximo foco das lutas e tensão para a construção de um mundo melhor e menos injusto.
Vale a pena assistir e refletir.
www.eimidia.com/gadoti_02_2007.wmv

Irã anuncia 'lançamento de foguete ao espaço

Míssil Shahab-3, lançado em novembro de 2006
O Irã lançou um míssil Shahab-3 em exercício militar em novembro
O Irã anunciou que lançou com sucesso seu primeiro foguete ao espaço.

A televisão iraniana deu poucos detalhes sobre o foguete e seu alcance ao dar a notícia neste domingo, afirmando apenas que o teste seguiu normas internacionais e que sua carga é destinada a pesquisa.

O Irã possui um programa civil de satélites, mas até agora vinha dependendo da Rússia para colocar os artefatos em órbita.

Segundo a correspondente da BBC na capital iraniana, Teerã, Frances Harrison, peritos militares dizem que o foguete amplia a tecnologia do míssil balístico iraniano conhecido como Shahab-3.

Se o Irã conseguiu lançar um foguete ao espaço, isso significa que seus cientistas dominam a tecnologia necessária para cruzar a barreira representada pela atmosfera.

Na prática, dizem os especialistas, não haveria impedimento tecnológico para que o Irã construa agora mísseis de maior alcance, o que causa grande preocupação internacional.

Tensão

O lançamento é feito em um momento de crescente tensão entre o país e o Ocidente, por causa de seu programa nuclear e, segundo Harrison, tem um objetivo claro de confronto.

Na segunda-feira, os cinco membros permanentes do Conselho de Segurança das Nações Unidas e a Alemanha vão se reunir para discutir mais sanções contra o Irã por ignorar o prazo, esgotado na semana passada, para suspender o seu enriquecimento de urânio.

O presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad, insistiu neste domingo que seu país não vai recuar diante da pressão do Ocidente, comparando seu ímpeto a um "trem sem freios".

Fonte: BBC