sábado, 30 de maio de 2009

links interessantes.....

Sugestão de conteúdo

Ciências Humanas e Sociais


Associação Latino-Americana de Ciência Política
A Associação Latino-Americana de Ciência Política (Alacip) é uma organização integrada por acadêmicos, cientistas e investigadores destinada a promover o desenvolvimento dos estudos da ciência política na América Latina e o Caribe.

Capital Social Sul
Este site trata do tema da política: das origens ao debate atual. O site também oferece um diversificado acervo de slides multimídia (mais de 560 power point) na área das Ciências Sociais. É editado e atualizado por Dejalma Cremonese - cientista político, professor do departamento de Ciências Sociais e do mestrado em Desenvolvimento da Unijuí-RS.


Conselho Latino Americano de Ciências Sociais
A Clacso é o centro coordenador e difusor das ciências humanas e sociais voltadas para o interesse das maiorias de nosso Continente.


Desemprego Zero
Um blog sobre Política Economica e Social, notícias, análise e debates.

Eptic
O portal tem o objetivo de dinamizar a rede de cooperação descentralizada para o estudo e formação de alto nível em matéria de comunicação, cultura e memória social.

Instituto Paulo Freire
A finalidade do IPF é, conforme o desejo daquele que inspirou sua criação, dar continuidade ao legado de Paulo Freire, aproximando pessoas e instituições que trabalham a partir de suas idéias.

Jornal da Ciência
Site da publicação da Sociedade Brasileira Para o Progresso da Ciência.

Observatório Político Sul Americano
Página do Observatório Político Sul Americano, órgão vinculado ao centrod e pós-graduação Iuperj, do Riod e Janeiro. Oferece boas análises de conjunturas dos países da América do Sul. Importante porque encara a América do Sul tanto como unidade analítica como espaçod e experimentação política.


Blogs e Jornalismo de Investigação

Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo
Página da Associação que congrega jornalista de investigação do Brasil. Defende a categoria e aponta parâmetros para este tipo de trabalho.

Brecha, semanário uruguaio
Semanário de jornalismo investigativo editado e produzido em Montevideo, Uruguay. Excelente fonte de consulta para reportagens de fôlego que abordam temas delicados. Em castellano.

Jornalismo B
Um Weblog sobre jornalismo, o jornalismo audacioso como os próprios editores definem.

La Vieja Bruja
O weblog do Marcelo Da Silva Duarte sobre as notícias mais marcantes do mundo e em especial de Porto Alegre.

Michael Moore - página oficial
Página oficial do jornalista e cineasta Michael Moore. Atualmente, trata-se do maior crítico dos Estados Unidos sob regime republicano, oferecendo informação das campanhas e dossiês que ele trabalha.

Rede Brasil
Página da Rede Brasil, constituída em 1995, foi resultado de dois anos de debate e avaliação crítica entre diversas organizações e movimentos sociais sobre a atuação das instituições financeiras multilaterais (IFMs) no Brasil.

Tela Viva
Portal com informações sobre a produção audiovisual no Brasil.

videVERSUS
Weblog de Vitor Vieira com notícias do mundo da política, da cultura e da economia.



Movimento Popular

Articulação no Semi-árido Brasileiro
É um fórum de organizações da sociedade civil, que vem lutando pelo desenvolvimento social, econômico, político e cultural do semi-árido brasileiro, desde 1999.

Aymarás
Portal da nação aymará; importante fonte de informação político-social e cultural de uma das nações originais mais fortes e importantes do Continente.

Comunidades Quilombolas
Espaço para divulgação sobre como vivem as comunidades de descendentes de quilombos hoje, seus desafios e lutas.

Confederação de Nacionalidades Indígenas do Equador
Portal da CONAIE, Confederação equatoriana que agrega e organiza aos povos originais deste país hermano. É a mais poderosa organização indígena do Continente.

CONLUTAS
A CONLUTAS - Coordenação Nacional de Lutas - é, como o próprio nome diz, uma coordenação, composta por entidades sindicais, organizações populares, movimentos sociais etc, que tem como objetivo organizar a luta contra as reformas neoliberais do governo Lula (Sindical/Trabalhista, Universitária, Tributária e Judiciária) e também contra o modelo econômico que este governo aplica no país, seguindo as diretrizes do FMI.

Conselho Indigenista Missionário
Importante página na defesa dos direitos dos povos originais do Brasil. O Cimi está vinculado a ala da Teologia da Libertação e conta em suas equipes de trabalho com leigos e religiosos. Fundamental para quem quer apoiar aos verdadeiros filhos da terra.

Etnias de Colômbia
Uma página que busca tratar dos assuntos referentes às etnias existentes na Colômbia.

Índios OnLine
Uma página com notícias e eventos relacionados às populações indígenas do Nordeste do Brasil.

Intersindical
Instrumento de luta e organização da classe trabalhadora. Fruto dessa análise e da necessidade urgente de retomar o vigor do movimento sindical eles propõem a reconstrução da Ação e Organização Intersindical. Uma Intersindical que priorize a ação direta, que organize os que vivem do trabalho, dialogue e atue com os movimentos sociais e, nas ações cotidianas construa a unidade com os diversos setores e organizações já existentes dispostos a essa tarefa.

Liga Operária
Entidade sindical combativa e independente das centrais. Importante fonte de informação da mais dura realidade da luta de classes brasileira.

MNCR - Catadores
Página oficial do Movimento Nacional dos Catadores de Material Reciclável, MNCR. É o movimento popular urbano que mais cresce no Brasil. Auto-organiza a categoria dos catadores, responsável pela reciclagem das cidades e metrópoles brasileiras.

Movimento das Mulheres Camponesas
O Movimento de Mulheres Camponesas é fruto de uma caminhada de luta pela libertação das mulheres que encontra suas raízes na luta popular. Neste sentido podemos afirmar que a Mística do MMC encontra sua razão de ser no desejo de justiça e felicidade que nos anima na luta, no trabalho de base. A terra, a água, o fogo e ar são elementos que dão significados à mística da vida.

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra
Movimento de luta pela reforma agrária e justiça social. A página apresenta a história do MST, seus feitos, realizações, últimas atividades e posicionamento político.

Movimento Terra, Trabalho e Liberdade
Página do segundo movimento popular rural mais importante do Brasil. Tem bom nível de combatividade e atua no campo e também na cidade.

Núcleo dos Advogados do Povo - Brasil (NAPBrasil)
Núcleo de advogados que defendem as causas dos movimentos sociais.

Pueblo Indio - página de defesa dos povos originais
Página do Conselho Índio Superior de Sul-América. Defende os interesses e apóia o esforço organizativo dos povos originais da América do Sul.



Direitos Humanos

Centro de Documentação dos Movimentos Armados da América Latina
Portal de referência, com documentos originais produzidos pelas organizações político-militares alçadas em armas na América Latina contemporânea.

Comcosur - comunicação participativa desde o Sul
Portal de Comunicação indpendente, especializado em direitos humanos e na busca pelos desaparecidos do Cone Sul.

Instituto Ágora
O Ágora em Defesa do Eleitor e da Democracia é uma entidade da sociedade civil sem fins lucrativos cuja missão é contribuir para o alargamento da cidadania através do investimento em educação e incentivo à participação política com a implantação das Ouvidorias do Eleitor, mecanismo de interferência na governabilidade.

OVO-SP
Página do Obsevatório da Violência Policial do Estado de São Paulo.

Pastoral Carcerária
Trabalho de dignidade promovido por agentes religiosos da Igreja, leigos ou não, e que influencia diretamente na melhora da vida e da expectativa do apenado.

Plantados No Chão
Um weblog que funcionava como espaço para acompanhar casos de violência contra militantes e organizações por estarem exercendo seu direito de defender direitos, no termo usado pelas Nações Unidas.


Cultura Popular Latino-Americana


Adoniram Barbosa
Adoniram Barbosa foi uma grande figura da cultura popular no Brasil. Compositor, cronista popular, ator de rádionovela sua criatividade fez seus versos tão conhecidos por todo o país. Sua identificação com o popular foi tão grande que seus personagens e canções se voltavam quase que exclusivamente para isso. Além desse sítio é possível encontrar também uma pequena biografia na wikipédia e na página do Alma Carioca.

Altamiro Carrilho
Página oficial do flautista Altamiro Carrilho. Contém uma loja virtual, informações de sua discografia, agenda e partituras do artista.

ATENEO DE LENGUA Y CULTURA GUARANI
Página de uma entidade jurídica, independente, civil, progressista, com caráter cientifico – cultural.

Boleadora.com - coletâneas em MP3 de música latino-americana
Página feita por pesquisador estadunidense de música andina e latino-americana em geral. Oferece arquivos de músicas de toda a América do Sul.

Brasil folclore
site que reúne os principais aspectos da cultura e costumes brasileiros, através de uma divisão por estados.

Carimbó
site muito interessante, do artista de carimbó Pinduca, tratando também da história do carimbó, uma dança típica paraense, mais especialmente da Ilha de Marajó.

Catimbó - cultura
site dedicado ao estudo do catimbó, uma cultura com mescla de paganismo e cristianismo.

Chamamé brasileiro
Página que oferece MP3, difunde transmissão on-line de programas de chamamé e traça o vínculo do Mato Grosso do Sul, Pantanal, Paraguay, nordeste argentino e a região missioneira. Vale a pena divulgar

Cidas históricas
excelente site sobre diversas cidades históricas brasileiras, com muitas informações referentes aos municípios.

Comunidades quilombolas
Sessão do site da Comissão Pró-índio de São Paulo que conta com informações sobre as atuais comunidades quilombolas do Brasil.

Confederação Brasileira da Tradição Gaúcha
Site altamente informativo, com notícias dos MTGs e CTGs espalhados ao redor do Brasil e do mundo.

Confederação Gaúcha Argentina
Semelhante ao MTG no que consiste ao papel normatizador e regulador.

Cora Coralina
ótimo sítio com uma pequena biografia e diversos poemas, além de comentários de outros autores.

Cora Coralina - poemas
página com diversos poemas de Cora Coralina, além de mencionar os prêmios recebidos por ela e uma pequena biografia.

Cora Coralina - releituras
site com seis textos da trajetória de Cora Coralina. Site bem elaborado, tratando de outros escritores também.

Cultura brasileira
o site tem a missão de promover o registro e a divulgação da cultura popular brasileira em suas mais diversas formas de expressão.

Cultura caipira
ótimo site que reúne diversas bandas caipiras, programação de eventos, curiosidades e a cultura do interior paulista.

Danças e festas folclóricas
bom site sobre danças e festas folclóricas, costumes, tradições indígenas, entre outros.

El Guitarrero
Página de folclore argentino, com zambas, milongas, chamamés, valsas gauchescas e muito mais. Oferece cifras, arquivos MP3 e muito mais.

Folclore argentino
Página dedicada ao folclore argentino. Difunde a argentina criolla ao estilo Martín Fierro.

Folclore brasileiro
excelente site do folclore brasileiro, com as danças, lendas, simpatias e explicações sobre cada cultura.

Folclore cururu
o site proporciona que você mergulhe no universo do Cururu - o folclore mais fascinante da região do médio Tietê.

Folclores e lendas brasileiras
Mitos e lendas do Brasil, mitologia, contos e lendas populares, folclore nordestino, o que é folclore, lendas do folclore, folclore da região sudeste, folclore da região sul, folclore da região norte.

Folklore do Norte Argentino
Para conhecer as raízes que se entroncam nas veias missioneiras, do gauchismo da pampa grande, da moral da gauchada e das penúltimas montoneras (porque as últimas serão aquelas que ainda estão porvenir). Site simplesmente divino.

Fredda, artista descendente de charrúas
Memória e testemunho da origem charrúa. Pintora descendente, nascida em Tacuarembó, terra dos antecessores que pelearam até o último guerreiro. Página ainda inicial mas que vale incentivar.

Galpão Virtual
Boa fonte de informação a respeito da cultura e da forma de estar no mundo gaúcho. Site semi-oficial.

Guarani Raity
Uma página sobre a cultura guarani, com livros e dicionários da língua.

IDEÁRIO
Página da IDEÁRIO, uma Organização cultural, sem fins lucrativos que tem como objetivo defender a diversidade cultural e a transformação social.

Informações sobre o gaúcho argentino
Site com textos originais gaúchos em espanhol e português.

Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore
Site sobre a cultura gaúcha, com folclores, costumes, músicas, literatura e galera de fotos.

Jornal do Nativismo
O Jornal do Nativismo é fonte de informação para todos os que admiram ou são produtores de cultura terrunha do Rio Grande e da Pampa Grande. Oferece toda a agenda das manifestações culturais nativas do povo gaúcho.

José Martí
Página cubana em homenagem ao jornalista, revolucionário, político, homem do povo e poeta José Martí.

Lupicínio Rodrigues
Página com a biografia do músico e a possibilidade de ouvir Esses moços, pobres moços.

Mundo caipira
O site traz muitas receitas de comidas típicas da cultura, além de "causos", folclore e informações sobre a música dos violeiros e seus principais compositores.

Música e Cultura del Paraguay
Fa-Re-Mi, revista digital de arte paraguaya. Informa, ilustra, oferece música e arquivos diversos da cultura e alma do país mais guarani de América. Herdeiro direto dos Comuneiros de Assunção, é uma página belíssima.

Observatório Quilombola
Site dedicado à coleta, organização, crítica, análise e disseminação de informações relativas às comunidades negras rurais e quilombolas, em seus contextos locais e regionais, bem como às políticas específicas para essa questão.

Omi-Dùdú
Página da ONG Omi-Dùdú que tem como objetivo resgatar e preservar a cultura afro-brasileira.

Página do Gaúcho
Uma página que contribui para aqueles que desejam se aprofundar na cultura pampeana. Consta com biografias e aspectos de nossa cultura.

Página pela unidade Latino-Americana
Interessante página, produzida a partir da Argentina, oferecendo informação e documentação sobre os temas mais intensos da América Latina contemporânea.

Pixinguinha
Página oficial de um dos maiores representantes da música popular brasileira. É possível encontrar na página sua biografia para baixar, loja virtual e outras informações a respeito do músico.

Portal del Tango de Argentina
Considerado o melhor portal de Tango na web, oferece informação e recursos para os curiosos e amantes tangueros. Alma porteña e montevideana, Tango, pequena historieta da vida cotidiana, enytre fábrica, portos e cabarés.

Portal do caipira
portal sobre a vida do caipira, sua cultura e distintos folclores.

Rap Nacional
Página dedicada a difusão e divulgação do Ritmo e Poesia que nasce nas favelas e periferias brasileiras. Fonte de referência no tema.

Red Pucará - comunidade na web de folclore argentino
Página dedicada a artstas populares, matrizes do folclore (nativismo) argentino na web. Página de referência.

Simón Bolívar
Portal venezuelano com biografia, vida, feitos e obras do patriota da unidade latino-americana.

Teatro União e Olho Vivo
Um dos mais antigos grupos de teatro do Brasil. Seu objetivo principal é a troca permanente de experiências culturais com as comunidades carentes da Grande São Paulo.

Tierra de Gauchos
Prtal da internet que oferece vínculos e enlaces da idiossincrcia gaucha no Brasil, Argentina, Uruguay e Chile. Muito bom acervo, folklore e nativismo em MP3 à disposição.

Trio Madeira Brasil
O Trio Madeira Brasil é um grupo de música instrumental dos últimos tempos. Reunidos em torno de uma proposta artística ousada: fazer uma música ao mesmo tempo calorosa e bem acabada.



Miscelânea

Em defesa do consumidor
Página feita por voluntários de diversas profissões, dentre estas donas de casa, voltada para aumentar a capacidade informativa e jurídica do consumidor poder se defender.

Instituto de Defesa do Consumidor
Instituto de Defesa do Consumidor, ONG antiga respeitada na defesa do direito daqueles que consomem e não dos grandes grupos.


Cultura Digital

Andrea Del Fuego
Espaço virtual de autopublicação da escritora Andréa Del Fuego.

Blog do Kaiser
Um blog que traz diariamente charges e textos bem humorados sobre política nacional.

Blog do Tas
Marcelo Tas é diretor, apresentador e roteirista de TV. Participou da criação de alguns programas inovadores na televisão brasileira. Nesse weblog ele relata suas opiniões sobre o universo da cultura e da política brasileira com um humor ácido e sarcástico.

Casa da Cultura
Página da Casa da Cultura, um espaço para divulgação de obras literárias e outras formas de expressão humana.

Celeuma
Um blog de jornalismo que se propõe a mostrar o outro lado da notícia difundida na imprensa de grande veiculação no estado do Rio Grande do Sul.

Charge Online
Weblog do Charge Online, com o objetivo de reunir as melhores charges brasileiras.

Cinematógrafo
Um weblog sobre cinema totalmente em português.

Digestivo Cultural
O Digestivo Cultural é um dos mais importantes sites do Brasil em matéria de jornalismo cultural. Não é um portal (ainda); não é um blog (embora tenha um). Não trata de "cultura" no seu sentido mais amplo (pois quando "tudo é cultura, nada é cultura" - Teixeira Coelho); mas faz jornalismo cultural (crítica de livros, discos, filmes, peças, programas, exposições, publicações, sites e até restaurantes).

Estante Virtual
Rede de sebos do Brasil, com cadastro virtual dos livros à venda nesses sebos. O portal conta também com um weblog sobre as últimas novidades e recursos da Estante Virtual, os livros em destaque, dicas e preciosidades dos acervos atualizados dos sebos, promoções e preços imperdíveis, curiosidades e notícias sobre livros e o portal.

Jornal Epidemia
Epidemia é um coletivo que se opõe ao atual sistema de propriedade intelectual e busca alternativas aos modelos estabelecidos de direito autoral e patentes. Quer impulsionar, com todos que trabalham pela desmercantilização da cultura e do conhecimento, a formação de um amplo movimento pelo livre acesso ao saber.

Klepsidra
Revista virtual de História. A revista publica textos de mais de dezenas de colaboradores de Universidades de todo o Brasil, tanto da graduação quanto da pós.

Lendo.Org
O Lendo.org é uma iniciativa de André Gazola. Neste espaço ele trata, além do mundo dos livros, de alguns aspectos do cenário educacional no Brasil, críticas ao sistema, análise de metodologias e todo o universo que envolve o grande desafio que é transmitir conhecimento.

Livros e Afins - Alessandro Martins
Um sítio sobre livros e literatura. Uma abordagem inteligente e bem humorada de tudo que há relacionado ao assunto.

Memória da TV e do Cinema
Acervo de coleção, muitos telecinados e/ou convertidos de VHS, outros adquiridos de colecionadores, com qualidade e resolução de imagem e som, todos dublados ou legendados em português.

MUSEUS
Um guia para Museus no Brasil e no Mundo. Com uma pequena História dos Museus.

Porta Curtas
Uma página-acervo de curtas metragens brasileiras. São mais de quatro mil curtas cadastrados e mais de 500 filmes para assistir na íntegra.

Revista Moviola
Uma revista eletrônica sobre cinema.

Rogelio Ortíz
Página do cantor venezuelano, onde se pode adquirir gratuitamente algumas de suas canções em mp3, além de ver vídeos e escutar suas músicas.

Software Livre
Portal brasileiro do projeto software livre. Diversos links para aprofundar e conhecer esta nova tecnologia cujo desenvolvimento é fundamental.

Um que Tenha
Um weblog de caráter cultural. Com o propósito de difundir e compartilhar a Música Popular Brasileira, sem resultar em ônus ou benefício financeiro direto ou indireto. Não hospeda arquivos de música e os links têm prazo de validade limitado.