domingo, 2 de setembro de 2007

LED ZEPPELIN - LED ZEPPELIN
Visceral Euforia Virtuosa

Quando se fala em Led Zeppelin, é impossível dissociá-lo do rótulo de precursor do heavy metal. Tanto assim que sua mistura de rock pesado com blues, psicodelia e folk representou um norte e tanto para uma porção de bandas que surgiriam depois. Quanto às influências, apenas para citar algumas, tem-se Elvis Presley, Muddy Waters, Willie Dixon, Beatles, Rolling Stones. O embrião do grupo foi uma banda montada por Jimmy Page, “The New Yardbirds” (obviamente formada a partir das cinzas do Yardbirds, grupo que se notorizou por ter revelado, além de Jimmy Page, outros dois grandes guitarristas ingleses Eric Clapton e Jeff Beck). Em 1967, Page é abandonado pelos músicos da banda. Porém como havia shows pendentes e dívidas a serem pagas, ele foi à cata de uma nova formação. O baixista John Paul Jones, o primeiro a fazer parte do novo projeto, indica o vocalista Robert Plant, membro de um grupo chamado "Hobbstweedle", que se uniu aos dois, trazendo consigo o baterista John Bonham (na minha opinião, um dos maiores bateristas de toda a história da música). Cumpridos os compromissos, em 1968 a banda adota o nome definitivo e grava o primeiro disco “Led Zeppelin”, que é lançado em janeiro do ano seguinte. Este álbum foi o resultado perfeito da combinação do blues + rock, demontrada pelo peso da guitarra de Page, pelo baixo intenso de Jones, pela bateria alucinada de Bonham e pela voz, por vezes, aguda, por vezes, rascante, de Plant. Era um som original, com vínculo (emocional e racional) no blues, mas tocado de modo um pouco mais pesado. Um álbum, enfim, que introduziu signifcativos conceitos para o rock, a partir de uma interpretação extremamente original daquele gênero. O álbum tem início com “Good Times Bad Times”, faixa de um pouco mais de dois minutos e meio que apresenta e sugere a sonoridade adotada pela banda. Com uma bateria vigorosa, a canção conta com um belo solo (embora curto) de Page e apresenta a voz de Plant um pouco mais contida. Canção arrebatadora!! Excelente faixa para abrir um álbum desse calibre. A faixa seguinte é uma das minhas preferidas de toda a discografia da banda: "Babe, I'm Gonna Leave You". Conduzida por uma guitarra acústica, a canção, que não é composição da banda, mas sim uma canção tradicional inglesa, segue por quase um minuto com o dedilhado delicado de Page servindo de base à voz, calma, de Plant. De repente vem a bateria e o baixo, que ficam até mais ou menos quatro minutos se alternando com o vocal solitário de Plant, quando irrompe um hard rock de primeira que se sustenta até o final. Uma aula de como misturar folk com rock pesado. A música seguinte é a versão definitiva para o clássico “You Shooke Me”, de Willie Dixon. O Led Zeppelin toma essa fantástica canção e a transforma em um sedicioso e elétrico rock and roll. Blues sendo tocado de forma pesada e visceral. Três momentos dignos de nota: o órgão tocado por Jones, a harmônica executada por Plant, e o duelo, já na parte final da canção, entre o vocal de Plant e a guitarra de Page. De arrepiar!! E quando, ao ouvir os últimos acordes dessa canção, você pensa em respirar, se refazer, surge - emendada - outra paulada: “Dazed and Confused”, um virtuoso rock pesado, que poderia muito bem ilustrar o tipo de som do grupo. Com uma introdução matadora, na qual o baixo de Jones, soando como se numa valsa, se solidariza aos acordes de Page, que abre espaço para os versos cuspidos por Plant, para em seguida surgir a bateria de Bonham, e dali um riff espetacular, a canção se mantém vigorosa o tempo todo, na qual todos os componentes demonstram a sua competência. São quase seis minutos e meio de puro delírio musical. Um clássico. Há uma versão dessa música no cd ao vivo “The Song Remains the Same”, de 1976, no qual o delírio se prolonga por quase 27(!!!) minutos. Vale a pena dar uma conferida. Na seqüência, as coisas se acalmam um pouco. Primeiro vem “Your Time Is Gonna Come”, uma bela canção folk, meio despretensiosa, mas mesmo assim, marcante. Em seguida, colada a essa, “Black Mountain Side”, que já acenava a influência da música celta para o grupo, o que iria se confirmar em álbuns posteriores. “Communication Breakdown” retoma o peso de antes, fazendo par com a canção de abertura. Música perfeita para se iniciar uma coletânea. Pauleira pura!!! A penúltima canção é mais uma homenagem a um dos ídolos da banda, Willie Dixon. Como se não bastasse “You Shooke Me”, a banda recria mais um clássico do mestre do blues: “I Can´t Quit You Baby”. Blues em estado de graça! Canção para se ouvir “n” vezes sem se cansar. Difícil dizer qual versão é melhor. Na dúvida, fique com as duas. O álbum termina com a épica “How Many More Times”, de oito minutos e meio. Energia rock-blues concentrada em uma única canção. Precisão rítmica e melódica. Canção que beira à excelência para fechar um álbum excepcional. E isso foi apenas o início da banda. Porém, o melhor início que se poderia querer. Nossos corpos, almas e corações, enternecidos, agradecem.
Copiado de:DasTripasMusica
MPF processa TV Globo por enriquecimento ilícito

Por Gláucia Milicio

O Ministério Público Federal ajuizou, na 2ª Vara Federal de São Paulo, Ação Civil Pública contra a TV Globo e a Editora Globo, acusadas de enriquecimento ilícito em razão da promoção "Jogada da Sorte", feita durante o Campeonato Brasileiro de 2003. O sorteio era feito pelo apresentador Fausto Silva, no Domingão do Faustão.

De acordo com o procurador da República Luiz Fernando Gaspar Costa, que assina a ação, a campanha resultou em arrecadação de 14,8 milhões decorrentes da venda de 4,9 milhões de fascículos da promoção. Segundo ele, o MPF constatou que "tal evento foi promovido de maneira ilícita, por contrariar os dispositivos legais presentes na Lei 5.768/71, que trata da distribuição gratuita de prêmios".

De acordo com a lei, a distribuição gratuita de prêmios a título de propaganda, quando efetuada mediante sorteio, vale-brinde, concurso ou operação assemelhada, dependerá de prévia autorização do Ministério da Fazenda. O MPF afirma que não havia autorização.

O procurador ressaltou que a promoção feita pelas rés não foi gratuita e não serviu para fins de dar publicidade a qualquer produto. Segundo ele, o fascículo consistia apenas em uma saída para o consumidor dar dinheiro para concorrer aos prêmios.

"Caso as empresas tivessem feito a promoção nos termos da lei, o montante mencionado não teria sido arrecadado, permanecendo ele em poder das centenas de milhares de pessoas que adquiriram onerosamente os fascículos ilicitamente vendidos nas casas lotéricas de todo o Brasil", registrou o procurador na ação.

Ele ressaltou, ainda, que é necessário reconhecer que o enriquecimento ilícito em favor da TV Globo e da Editora Globo gerou prejuízo às empresas concorrentes das rés. Assim, solicitou que as empresas sejam condenadas a restituir o montante indevidamente adquirido. Saiba mais

Fonte: SJPDF

Cartola - Peito Vazio - Ensaio TV Cultura

Malba Tahan com Quarteto Infantil (1933)



imagem ilustrativa, não é a capa do disco
retirada do google

Malba Tahan com Quarteto Infaltil - 1933

história narrada pelo Malba Tahan
gravadora Columbia


Papai do céu e a girafa
O rei que tinha uma cara engraçada

baixe aqui >> Malba Tahan

M A L B A T A H A N
Nome: Júlio César de Mello e Souza ( pseudônimo: Malba Tahan )
vida: viveu 79 anos ( 1895 - 1974 ), a maior parte no Rio de Janeiro
formação: Colégio D. Pedro II
Escola Normal do RJ
Escola Politécnica do RJ ( eng. civil )

O personagem Malba Tahan
No início do século, era bastante difícil de os autores nacionais conseguirem publicar qualquer coisa: os livreiros e os donos de jornais tinham medo de ficar no prejuízo. Assim, procurando-se lançar-se como escritor, Mello e Souza resolveu criar uma figura exótica e estrangeira, o Malba Tahan , e passar como tradutor dos contos e livros desse.
Ao ler os Contos das Mil e Uma Noites, ainda menino, havia apaixonado-se pela cultura árabe. Partindo desse conhecimento, e melhorando-o com outras leituras e inclusive curso de árabe, construiu seu personagem. Sua criação era uma rara figura: nascido em 1885 na Arábia Saudita, já muito moço fora nomeado prefeito de El Medina pelo emir; depois, foi estudar em Istanbul e Cairo; aos 27 anos, tendo recebido grande herança do pai, saiu em viagem de aventuras pelo mundo afora: Rússia, India e Japão. Em cada aventura, Malba Tahan sempre acabava envolvendo-se com algum engenhoso problema matemático, que resolvia magistralmente.
O sucesso dessa idéia de Mello e Souza foi imediato e ele acabou escrevendo dezenas de livros para seu Malba Tahan : A Sombra do Arco-Iris (seu livro predileto), Lendas do Deserto, Céu de Allah, etc, etc e o muito famoso O Homem que Calculava ( que além de ter sido traduzido para várias línguas, vendeu mais de 2 milhões de exemplares só no Brasil e está na 42a edição ).

Hoje, o valor pedagógico dessa obra é reconhecido até internacionalmente. Não menos meritória de aplausos é a criatividade entretenedora dos livros de Mello e Souza; o grande escritor Jorge Luiz Borges colocava-os entre os mais notáveis livros da Humanidade.

O Professor Mello e Souza
Além de produzir essa vasta obra literária ( Malba Tahan ), Mello e Souza encontrou tempo para escrever vários livros de Matemática e Didática da Matemática.

sozinho:
Geometria Analítica, Trigonometria Hiperbólica, Funções Moduladas, etc
com colaboradores:
Irene de Albuquerque, Euclides Roxo, J. Paes Leme, etc

Podemos destacar os seguintes aspectos de sua obra didática:
foi um crítico severo da didática usual dos cursos de matemática da primeira metade deste século ( conta-se episódios de violentas discussões que travou em congressos e conferências )
foi um pioneiro
no uso didático da História da Matemática
na defesa de um ensino baseado na resolução de problemas não-mecânicos
na exploração didática das atividades recreativas e no uso de material concreto no ensino da Matemática
Não podemos deixar de mencionar que foi um dos primeiros a explorar a possibilidade do ensino por rádio e televisão. Lamentamos, por outro lado, sua insistência em divulgar idéias associadas à Numerologia.

Escolas onde atuou
Provavelmente deve seu interesse pelo ensino ao pai e mãe, ambos professores de primeiro grau. Começou a lecionar cedo: aos 18 anos, ensinava nas turmas suplementares no Colégio D. Pedro II . Os cargos mais importantes que teve foram:

catedrático na escola Nacional de Belas Artes
catedrático na Faculdade Nacional de Arquitetura
catedrático no Instituto de Educação do RJ ( ex Escola Normal do RJ )

Museu Malba Tahan
Está para ser inaugurado na cidade paulista de Queluz, onde Mello e Souza viveu sua infância. Após sua morte, sua família doou para essa cidade todo o acervo de Malba Tahan ( biblioteca, documentos, objetos pessoais, etc ).
Dia da Matemática

Ficamos sabendo, através do Prof. António J. Lopes Bigode, que a Assembléia Legislativa do Estado do Rio de Janeiro - comemorando o centenário do nascimento de Mello e Souza em 6 de maio de 1995 - criou o Dia da Matemática, a ser celebrado todos os 6 de maio.
Teatro baseado em Malba Tahan

Referências
depoimento de Mello e Souza ao Museu da Imagem e Som
Maria T. Calheiros-Malba Tahan. Jornal Leitura, SP ,1991

O Prof. Marcelo Ribeiro tem, na Internet, um site dedicado a Malba Tahan, o qual contém uma bibliografia completa da obra de Mello e Souza, bem como outros detalhes biográficos.
versao desta pagina: 22 de maio de 2 002
local desta pagina: http://athena.mat.ufrgs.br/~portosil/histo1.html
imagens extraídas do Google

Copiado de:CantoEncanto

Sonny Landreth - Grant Street [2005]




Pouco ouço falar ou leio nos blogs sobre Sonny Landreth, o que de certa forma me causa estranheza porque o cara é simplesmente um dos maiores guitarristas que já tive o prazer de ouvir, e olha que essa lista é grande e tem nomes peso-pesados como Jimi Hendrix, Robin Ford, Rory Gallagher, Jimmy Page, Frank Zappa, Johnny Winter, Steve Vai, Scott Henderson, Stevie Rai Voughan, Robin Trower, Eric Capton, John Scofield... Bom, talvez ele peque um pouco na escolha do repertório, mas em termos técnicos e na musicalidade não deve nada, nadinha mesmo para nenhum deles. Se você não põe uma fé, então ouça e veja se não estou falando a verdade. Nascido em Canton, no Mississippi-USA, ao sudoeste da Louisiana, Sonny tem o blues no sangue e domina a slide guitar como poucos, com uma técnica de encher os olhos, ou melhor, os ouvidos. Usando o slide no dedo mindinho, como a maioria dos guitarristas, ele desenvolveu uma técnica que lhe permite dedilhar e tocar acordes, bem como fragmentos de acordes, "atrás" do slide - para esclarecer: enquanto toca com o slide ele faz notas simples, fazendo os acordes e fragmentos de acordes, soarem na extensão entre a pestana e o traste pressionado pelo slide. Ele conseguiu aperfeiçoar esta técnica como nenhum outro. Muitos guitarristas renomados deixaram seus shows em etérea descrença. Landreth tem trabalhado com muita freqüência, agregando muitos seguidores entre fãs e guitarristas. Eric Clapton, guitarrista respeitado, disse “Landreth é provavelmente o músico menos valorizado do mundo e provavelmente um dos mais avançados.” E olha que são palavras de alguém que um dia foi chamado de Deus!
Grant Street foi gravado ao vivo no Grant Street Dancehall de Lafayette, Louisiana em 23 e 24 de Abril de 2004, onde Landreth foi acompanhado pelo baixista David Ranson e Kenneth Blevins na bateria. Em geral os discos dele não são tão pesados, mesclando o acústico com o elétrico em levadas blues/cajun/zydeco, sonoridades típicas da sua terra natal. Mas aqui o bicho pega, é bem elétrico e pesado, com o slide deslizando macio sobre as cordas, tirando da guitarra grunhidos de arrepiar!
Fonte: Wikipedia . Agradecimentos especiais a Bernardo Gregori pela tradução.
Copiado de : BoogieWoody



João Bosco - Caça à Raposa (1975)




Here All (Tudo)
Here Only Covers (Só Imagens)

RCA Victor 103.0112

01 - O mestre-sala dos mares (João Bosco-Aldir Blanc)
02 - De frente pro crime (João Bosco-Aldir Blanc)
03 - Dois pra lá, dois pra cá (João Bosco-Aldir Blanc)
04 - Jardins de infância (João Bosco-Aldir Blanc)
05 - Jandira da Gandaia (João Bosco-Aldir Blanc)
06 - Escadas da Penha (João Bosco-Aldir Blanc)
07 - Casa de marimbondo (João Bosco-Aldir Blanc)
08 - Nessa data (João Bosco-Aldir Blanc)
09 - Bodas de prata (João Bosco-Aldir Blanc)
10 - Caça à raposa (João Bosco-Aldir Blanc)
11 - Kid Cavaquinho (João Bosco-Aldir Blanc)
12 - Violeta de Belford Roxo (João Bosco-Aldir Blanc)

Arranjos - Cesar Camargo Mariano

João Bosco : acoustic guitar (1,2,3,4,5,6,7,8,9,10,11,12)
Pascoal Meirelles : drums (1,2,4,6,7,8,9,10,11)
Toninho Horta: guitar (2,8,9,11)
Cesar Camargo Mariano : keyboards (3,4,6,7,8,9,10,12)
Hélio Delmiro : acoustic guitar (3), guitar (3,4,6,7)
Luizão Maia : electris bass (1,2,3,4,6,7,8,9,10,11)
Chico Batera : percussion (1,2,3,4,6,7,8,10,11)
Everaldo Ferreira : percussion (1,2,3,4,6,7,8,10,11)
Dino 7 Cordas (Horondino José da Silva) : seven string acoustic guitar (1,5)
Doutor : surdo de repique (1,2,11)
Neco (Daudeth Azevedo) : cavaquinho (1,11)
Gilberto D'Ávila : surdo (1,2,11)
Coro do Joab : vocals (1)
Raymundo Bittencourt : vocal (6)

Copiado de: Abracadabra

The Clevers (Os Incríveis) - Veneno (EP-1964)




Here All (Tudo)
Here Only Covers (Só Capas)

Continental LD-33-710 (EP)

01 - Veneno (Poly-Henrique Lobo)
02 - Jalouse (Jacob Gade)
03 - La cucaracha (domínio público)
04 - Olhos negros (domínio público)

Domingos Orlando (Mingo) - voice, guitar
Waldemar Mozema (Risonho) - guitar
Antônio Rosas Seixas (Manito) - sax, keyboards
Luiz Franco Thomaz (Netinho) - drums
Demerval Teixeira Rodrigues (Neno) - bass

Copiado de : Abracadabra

TOM ZÉ CURRICULUM VITAE


Antonio José Santana Martins, o Tom Zé, nasceu em 11 de outubro de 1936 em Irará, na Bahia. Em 1962, foi classificado em primeiro lugar no exame de vestibulares, e ingressou na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia.

Em 1964, recebeu uma bolsa de estudos da Universidade Federal da Bahia, para o curso Superior da Escola de Música da mesma Universidade, como prêmio pelo primeiro lugar obtido nos exames finais do Curso Intermediário.

Freqüentou cursos de História da Música com H. J. Koellreutter, Violoncelo com Walter Smetak e Piero Bastianelli, Composição e Estruturação com Ernst Widmer, Contraponto com Yulo Brandão, Harmonia com Jamary Oliveira, Piano com Aida Zolinger e Violão com Edy Cajueiro.

Foi um dos fundadores do Grupo de Compositores da Bahia de música erudita, ao lado de Milton Gomes, Lindebergue Cardoso, Rinaldo Rossi, Jamary Oliveira, Nicolau Kokron e Ernst Widmer.

Participou do concerto realizado pela Orquestra Sinfônica da Universidade Federal da Bahia como membro do I Grupo de Compositores da Bahia. Participou do espetáculo teatral Arena Canta Bahia, realizado no Teatro de Arena de São Paulo. Em 1965 gravou o primeiro compacto, com as canções ‘São Benedito’ e ‘Maria do colégio da Bahia’.

Em 1967 começou a ensinar Contraponto e Harmonia na Escola de Música da Universidade Federal da Bahia, a tocar violoncelo na Orquestra Sinfônica da UFBA, e apresentou a canção ‘A moreninha’ no Festival de música Brasileira da TV Record.

Em 1968 ganhou o Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, com a canção ‘São Paulo, meu amor’, e participou do movimento Tropicália, com uma faixa no disco-manifesto.

O primeiro disco foi produzido pela Gravadora Rozemblit em 1969, e no ano seguinte lançou mais um álbum pela RGE.

Entre vários discos, de 72 pela Continental, e 73 com o disco ‘Todos os Olhos’, Tom Zé lançou vários compactos, alguns com canções que jamais saíram em álbum, e outros com versões diferentes das músicas que saíram nos discos.

Em 1975, participou da peça musical ‘Rocky Horror Show’, como ator e cantor, no Teatro da Praia no Rio de Janeiro.

Em 1976 gravou sua obra-prima, o disco ‘Estudando o Samba’, produzido pela Continental Discos. O resto da história todo mundo já sabe (quem sabe em outra postagem eu continuo)...

1965 Compacto RCA

1. São Benedito
2. Maria do colégio da Bahia

1968 Compacto Rozemblitz

1. São Paulo, meu amor
2. Curso intensivo de boas maneiras

1969 Compacto Som Maior

2. São Paulo, meu amor
(1º Prêmio no IV Festival da Música Popular Brasileira)

1969 Compacto RGE

1. Você gosta
2. Feitiço

1969 V Festival de Música Popular Brasileira

1. Jeitinho dela
2. Bola pra frente

1969 V Festival de Música Popular Brasileira (Ao Vivo)

1. Jeitinho dela (com Os Novos Baianos)
2. Bola pra frente

COMPACTOS DOS ANOS 60

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1970 Compacto RGE

1. Lá vem a onda
2. Escolinha de robô

1971 Compacto RGE

1. O silêncio de nós dois
2. Sr. Cidadão

1971 Compacto RGE (com Rogério Duprat)

1. Jimi renda-se
2. Irene

1972 Compacto (Se o caso é chorar)

1. Se o caso é chorar
2. A babá

1973 Compacto Continental

1. Augusta, Angélica e Consolação
2. Quem não pode se Tchaikovski

1974 Compacto (com Odair Cabeça de Poeta)

1. Botaram tanta fumaça
2. Dodó e Zezé

1974 Compacto (com Tiago Araripe)

1. Conto de fraldas
2. Teu coração bate, o meu apanha

1975 Compacto Continental

1. Solidão (Só)
2. Mãe solteira

COMPACTOS DOS ANOS 70

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1999 Compacto Imprensa Cantada

1. Vaia de bêbado não vale
2. Vaia de bêbado não vale (instrumental)
3. No dia em que a bossa nova pariu o Brasil

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Copiado de: EuOvo