domingo, 16 de setembro de 2007

O maior roubo do mundo



Mário Maestri


Em 6 de maio de 1997, a batida seca do martelo concluía um dos maiores roubos do século 20. Extremamente rentável, com patrimônio na época de mais de cem bilhões de dólares, a Companhia Vale do Rio Doce era vendida por pouco mais de R$ 3 bilhões, o equivalente ao atual lucro trienal da empresa. Boa parte dos recursos para o assalto foi fornecida pelo BNDES, ou seja, pelo próprio Estado! Apenas em 2006, a Companhia Vale do Rio Doce teve um lucro de doze bilhões de dólares.


Em começos do século 20, capitais mundiais se interessaram pelas riquíssimas reservas minerais brasileiras, que permaneceram inexploradas devido aos enormes investimentos que a extração, transporte, beneficiamento, exportação dos produtos exigiam. Em 1942, durante a II Guerra, o presidente Getúlio Vargas fundou a Companhia Vale do Rio Doce, como desdobramento da criação, no ano anterior, da Companhia Siderúrgica Nacional.


A construção de Companhia Siderúrgica Nacional, a fundação da Vale do Rio Doce, a nacionalização das reservas minerais objetivavam apoiar o processo de industrialização, por capitais privados nacionais, sobretudo do Centro-Sul, voltada ao abastecimento do mercado interno. Com fortes investimentos públicos e o avanço da industrialização, antes mesmo da reorientação geral da produção nacional para o exterior, quando da Ditadura Militar, a Vale do Rio Doce tornou-se a maior empresa no setor da América Latina e a segunda do mundo.


Quando da privatização, já pertenciam ao passado as dificultadas que haviam impedido a apropriação mundial dos minérios brasileiros. A Vale do Rio Doce possuía enormes centros extrativistas através do país, mais de nove mil quilômetros de ferrovias, dez terminais portuários, subsidiárias em outras regiões do planeta, mercados consolidados através de todo o mundo. Os enormes investimentos públicos haviam criado negócio milionário que irrigava regiamente os cofres nacionais.


A vitória da contra-revolução neoliberal nos anos 1980-90 determinou derrota histórica, ainda não superada, do mundo do trabalho. Sob o aplauso da grande mídia e a participação ou o silêncio cúmplice de políticos, intelectuais, formadores de opinião, etc., empreenderam-se através do mundo a destruição de conquistas sociais históricas e o abocanhamento dos bens públicos pelo grande capital privado.


Não foi um azar da sorte que, no Brasil, o saque neoliberal tenha sido orquestrado por Fernando Henrique Cardoso. Ao contrário de seus colegas criadores da “Teoria da Dependência”, o sociólogo paulista propunha, já nos anos 1970, a felicidade do Brasil através de sua submissão ao capital mundial. Ao contrário do que dizem por aí, o homem fez tim-tim por tim-tim o que sempre escreveu!


De 1º a 9 de setembro deste ano, realizou-se, através do país, plebiscito promovido por organizações sociais e políticas populares, sobre a necessidade da anulação da venda fajuta da Companhia Vale do Rio Doce e restabelecimento da sua propriedade pública. O plebiscito consulta também a população sobre a anulação da “reforma da Previdência”; a interrupção do pagamento da “Dívida Externa e Interna”; o fim do aumento das tarifas públicas, por concessionárias privadas de serviços públicos, etc.


Foi quase total o silêncio da grande imprensa sobre o plebiscito popular. O PT apoiou a iniciativa apenas na ponta do seu bico comprido, não mexendo um dedinho sequer para a maior massificação da iniciativa, que assusta muita gente, além dos controladores da Vale do Rio Doce. A pequena multidão que votou no plebiscito registra mal-estar crescente entra a população nacional. São cidadãos e cidadãs comuns que, após viverem duas décadas sob os resultados amargos das políticas privatistas, gritam sem medo por “mais público, menos privado”, para que esse país conheça condições mais humanas de existência.


* Mário Maestri, 59, historiador, é professor da UPF. E-mail: maestri@via-rs.net

Comissão aprova validação de diplomas de medicina cubanos

JulianoDomingues,


A situação dos médicos brasileiros formados em Cuba e que hoje residem no Brasil teve um relativo avanço. Foi aprovado nesta quarta-feira (12), na Comissão de Relação Exteriores da Câmara dos Deputados, com apenas três votos contra, o acordo que torna automática a validação de diplomas de brasileiros formados na faculdade de Medicina de Cuba, Escola Latino-Americana (Elam) de Ciências Médicas.

O avanço é relativo, pois o acordo ainda deve passar por mais três comissões antes de seguir para o Senado. No entanto, o resultado foi comemorado pelos médicos brasileiros formados em Cuba e que hoje esperam poder exercer efetivamente a profissão.

“É um pequeno passo porque ainda existem outras etapas, mas não deixa de ser um avanço. De certa forma, foi até uma surpresa para nós ao ver que o acordo foi aprovado com apenas três votos contra”, afirma Lúcio Flávio, médico formado em Cuba há dois anos, mas que ainda espera para poder exercer a profissão no Brasil.


Contexto

Os médicos brasileiros que vêm sendo formados pela Elam desde 2005, não podem atuar no Brasil devido ao não-reconhecimento da validade de seus diplomas pelas faculdades de medicina brasileiras e pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), os quais alegam incompatibilidade da grade curricular.

Segundo o médico e integrante do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra (MST), Josiano Macedo, a compatibilidade dos diplomas dos dois países chega a 95%, dependendo da faculdade. Para o médico, o que existe é um corporativo por parte do CFM, do Conselho Nacional de Medicina e da Associação Médica Brasileira em alegar que já existem médicos demais no Brasil e que os formados em Cuba iriam ocupar o lugar dos médicos brasileiros no mercado de trabalho.

No entanto, dados do Ministério da Saúde mostram que existem mais de mil municípios brasileiros nos quais não existe nenhum médico. Segundo a declaração do ministro da Saúde, José Gomes Temporão, os médicos formados em Cuba deverão atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) brasileiro e integrar o Programa de Saúde da Família (PSF), trabalhando não só a cura, como principalmente a prevenção.

“Nós esperamos que os nossos estudantes ao chegarem aqui, sejam capazes de assumir o que se comprometeram que é trabalhar a medicina social, que não vai abandonar o camponês ou o cidadão que mora no interior do país”, afirma a integrante da Associação dos Pais e Apoiadores dos Estudantes Brasileiros em Cuba (Apac), Maria Correia.


Prevenção, cura e mercatilização

De acordo com o presidente do Conselho Nacional de Saúde, Francisco Batista Júnior, o Brasil possui uma visão histórica “muito mais fincado no tratamento da doença do que propriamente de prevenção da doença”.

“Nós não vemos ninguém no Brasil reclamar da falta de nutricionista na rede básica fazendo a prevenção de hipertensão e diabetes. Esse raciocínio vale para todas as demais categorias e ações profissionais”, relata.

Segundo Francisco, a falta de prevenção aliada à demanda cada vez maior por tratamentos de alta complexidade e por medicamentos caros, fazem com que boa parte dos processos de cura que deveriam ser realizados pelo SUS, passem para as mãos de setores privados, processo que gera uma dependência cada vez para com o mesmo.

Josiano afirma que formação ministrada em Cuba, diferente da brasileira, é mais fincada na prevenção e não possui um perfil mercadológico que hoje marca a formação dos médicos das faculdades brasileiras, fato que também é confirmado pelo presidente da CSN.

“Nós tivemos, na década de 1990, uma profunda mercantilização do ensino universitário na área de saúde. O que se abriu nesse período, principalmente de faculdade privadas, foi de uma irresponsabilidade flagrante, porque os cursos eram abertos sem nenhuma responsabilidade ou necessidade social, mas única e exclusivamente para auferir lucros e fazer disputa de mercado. Tanto é que nós temos a dificuldade de formação de profissionais de saúde em lugares onde a relação de mercado não interessa e a formação de lucros é mais difícil”, afirma Francisco.

Fonte:BrasilDeFato

The Massed Gadgets Of Auxímenies 14/04/1969


Disc 1:
1. Daybreak (parte 1) 6:16
2. Work 8:39
3. Afternoon 5:25
4. Doing It 5:18
5. Sleeping 10:55
6. Daybreak (parte 2) 2:25

Disc 2:
1. The Beginning 4:35
2. Beset By Creatures of the Deep 8:25
3. The Narrow Way 4:46
4. The Pink Jungle 4:18
5. The Labyrinths of Auximenes 8:30
6. Behold the Temple of Light 6:42
7. The End of the Beginning 5:49
8. Interstellar Overdrive (encore) 11:14


Local:
Royal Festival Hall - Amsterdam

Eric Sardinas

Hospedagem, Texto, Fotos e Montagem: Fireball


Esse é para quem gosta de um blues pesadão com nítidas influências de Johnny Winter e Led Zeppelin.
Eric Sardinas nasceu em 1970 é mais um guitarrista norte-americano da mesma safra de Kenny Wayne Shepherd, Joe Bonamassa e afins.
Esse álbum, "Black Pearls", é o terceiro da carreira de Eric e foi lançado em 2003.
A formação é Eric Sardinas (guitarra e vocal), Paul Loranger (baixo) e Mike Dupke (bateria). A faixa n° 13 foi lançada na versão japonesa e conta com a participação de Steve Vai.

Copiado de:LagrimaPsicodelica



Black Pearls (2003)

Política


“A política está tão repulsiva que vou falar de sexo”
Arnaldo Jabor

Outro dia, a Adriane Galisteu deu uma entrevista dizendo que os homens não querem namorar as mulheres que são símbolos sexuais. É isto mesmo. Quem ousa namorar a Feiticeira ou a Tiazinha. As mulheres não são mais para amar; nem para casar. São apenas para “ver”.
Que nos prometem elas, com suas formas perfeitas por anabolizantes e silicones? Prometem-nos um prazer impossível, um orgasmo metafísico, para o qual os homens não estão preparados. As mulheres dançam frenéticas na TV, com bundas cada vez mais malhadas, com seios imensos, girando em cima de garrafas, enquanto os pênis-espectadores se sentem apavorados e murchos diante de tanta gostosura. Os machos estão com medo das “mulheres-liquidificador”.
O modelo da mulher de hoje, que nossas filhas ou irmãs almejam ser (meu Deus!) é a prostituta transcendental, a mulher-robô, a “Valentina”, a “Barbarela”, a máquina-de-prazer sem alma, turbinas de amor com um hiperatômico tesão.
Que parceiros estão sendo criados para estas pós-mulheres? Não os há. Os “malhados”,os “turbinados” geralmente são bofes-gay, filhos do mesmo narcisismo de mercado que as criou. Ou, então, reprodutores como o Zafir para o Robô-Xuxa.
A atual “revolução da vulgaridade” regada a pagode, parece “libertar” as mulheres. Ilusão à toa. A “libertação da mulher” numa sociedade escravista como a nossa deu nisso: super-objetos. Se achando livres, mas aprisionadas numa exterioridade corporal que apenas esconde pobres meninas famintas de amor, carinho e dinheiro. São escravas aparentemente alforriadas numa grande senzala sem grades. Mas, diante delas, o homem normal tem medo. Elas são “areia demais para qualquer caminhãozinho”.
Por outro lado, o sistema que as criou enfraquece os homens. Eles vivem nervosos e fragilizados com seus pintinhos trêmulos, decadentes, a meia-bomba, ejaculando precocemente, puxando sacos, lambendo botas, engolindo sapos, sem o antigo charme “jamesbondiano” dos anos 60. Não há mais o grande “conquistador”. Temos apenas os “fazendeiros de bundas” como o Huck, enquanto a maioria virou uma multidão de voyeur, babando por deusas impossíveis.
Ah, que saudades dos tempos das “bundinhas e peitinhos” “normais” e “disponíveis”... Pois bem, com certeza a televisão tem criado “sonhos de consumo” descritos tão bem pela língua ferrenha do Jabor (eu). Mas ainda existem mulheres de verdade. Mulheres que sabem se valorizar e valorizar o que tem “dentro de casa”, o seu trabalho. E, acima de tudo, mulheres com quem se possa discutir um gosto pela música, pela cultura, pela família, sem medo! De parecer um “chato” ou um “cara metido a intelectual”.
Mulheres que sabem valorizar uma simples atitude, rara nos homens de hoje, como abrir a porta do carro para elas. Mulheres que adoram receber cartas, bilhetinhos (ou e-mails) românticos. Escutar no som do carro, aquela fitinha velha dos Bee Gees ou um CD do Kenny G (parece meio breguinha)...mas é tão bom!!! Namorar escutando estas musiquinhas tranqüilas.
Penso que hoje, num encontro de um “turbinado” com uma “saradona” o papo deve ser do tipo: - “Meu”...”o professor falou que eu posso disputar o Iron Man que eu vou ganhar fácil.” “- Ah, meu...o meu personal trainner disse que estou com os glúteos bem em forma e que nunca vou precisar de plástica.” E a música??? Só se for o último sucesso (???) dos Travessos ou Chama-chuva...e o “vai Serginho”???
Mulheres do meu Brasil Varonil!!! Não deixem que criem estereótipos! Não comprem o cinto de modelar da Feiticeira. A mulher brasileira é linda por natureza! Curta seu corpo de acordo com sua idade, silicone é coisa de americana que não possui a felicidade de ter um corpo esculpido por Deus e bonito por natureza. E se os seus namorados e maridos pedirem para vocês “malharem” e ficarem iguais à Feiticeira, fiquem... Igual a Feiticeira dos seriados de TV.
Faça-os sumirem da sua vida!
Copiado de:AmigosDoFreu

A libido


A libido é o desejo sexual e recebe influência de fatores orgânicos bem conhecidos e também de fatores psicológicos através de mecanismos pouco conhecidos. A diminuição da libido no homem em geral se acompanha da impotência. A deficiência de hormônios masculinos, as alterações da tireóide e distúrbios da hipófise estão entre as causas orgânicas bem conhecidas que levam à diminuição da libido. A terceira idade por si só não é um fator que provoca a diminuição da libido e os mesmos fatores que atuam sobre a impotência também agem sobre a libido. A depressão, o stress e a ansiedade são causas de diminuição do desejo sexual. Várias medicações favorecem a diminuição da libido: tranqüilizantes, antidepressivos e drogas anti-hipertensivas. O álcool é um fator de diminuição da libido.
Algumas doenças facilitam a diminuição da libido, como aquelas que levam à fraqueza muscular, a anemia, etc. O acidente vascular cerebral pode provocar distúrbios variáveis da libido, ocorrendo situações em que há aumento da libido. Doenças vasculares que levam à impotência são também acompanhadas de diminuição do desejo sexual.
A atividade sexual em qualquer idade demonstra um estado de saúde física e mental.
picture by Desportes Alexandre François
Copiado de:AmigosDoFreud