domingo, 16 de setembro de 2007

A libido


A libido é o desejo sexual e recebe influência de fatores orgânicos bem conhecidos e também de fatores psicológicos através de mecanismos pouco conhecidos. A diminuição da libido no homem em geral se acompanha da impotência. A deficiência de hormônios masculinos, as alterações da tireóide e distúrbios da hipófise estão entre as causas orgânicas bem conhecidas que levam à diminuição da libido. A terceira idade por si só não é um fator que provoca a diminuição da libido e os mesmos fatores que atuam sobre a impotência também agem sobre a libido. A depressão, o stress e a ansiedade são causas de diminuição do desejo sexual. Várias medicações favorecem a diminuição da libido: tranqüilizantes, antidepressivos e drogas anti-hipertensivas. O álcool é um fator de diminuição da libido.
Algumas doenças facilitam a diminuição da libido, como aquelas que levam à fraqueza muscular, a anemia, etc. O acidente vascular cerebral pode provocar distúrbios variáveis da libido, ocorrendo situações em que há aumento da libido. Doenças vasculares que levam à impotência são também acompanhadas de diminuição do desejo sexual.
A atividade sexual em qualquer idade demonstra um estado de saúde física e mental.
picture by Desportes Alexandre François
Copiado de:AmigosDoFreud

Um comentário:

Anônimo disse...

A diminuição da libido é reversível? No meu caso aconteceu porque meu TSh (tirepoide) estava muito alto. Agora está quase normalizado, mas a libido continua baixa...