sábado, 26 de janeiro de 2008

ALERTA AMARELO: MÉDICO LEVANTA HIPÓTESE DE QUE VACINAÇÃO PODE PRODUZIR SUPER VÍRUS


Caro Azenha, sou médico clínico geral e nefrologista formado pela UFRJ. Sou seu leitor assíduo, e resolvi escrever-lhe para ver se pelo menos aqui, no seu blog, um médico consegue espaço para falar sobre essa histeria que envolve a febre amarela.
A cobertura da grande imprensa parece que não consegue chegar ao fundo do poço. Depois de inúmeros factóides e de acusar o presidente até de derrubar aviões comerciais, eles agora aparecem com essa irresponsabilidade de criar pânico na população através de um problema de saúde pública. Tive acesso a um texto da jornalista da Folha, Eliane Cantanhêde (que aliás, parece ser casada com um dos donos de uma produtora ligada as campanhas eleitorais do PSDB), que dizia o seguinte logo no primeiro parágrafo:
"Com sua licença, vou usar este espaço para fazer um apelo para você que mora no Brasil, não importa onde: vacine-se contra a febre amarela! Não deixe para amanhã, depois, semana que vem... Vacine-se logo! "
E depois de alguns parágrafos em que não esclarece nada, termina assim:
"O fantasma da febre amarela, portanto, paira sobre o país como um alerta num momento crucial, para que a saúde e a educação sejam preservadas antes de tudo o mais. Senão, Lula, o aedes aegypti vem, pica e mata sabe-se lá quantos neste ano --e nos seguintes. "
ABSURDO! ESTÃO USANDO A SAÚDE PÚBLICA PARA POLITICAGEM BARATA!
Alguns esclarecimentos:
Colunistas falam de epidemia com uma facilidade incrível para quem não entende o que quer dizer o termo. Epidemia não é o aparecimento de casos de uma doença no jornal. Uma epidemia só se caracteriza quando ocorre um aumento maior que 2x o desvio padrão sobre a incidência média de uma doença nos últimos anos.
Ou seja: Incidência média + 2x desvio padrão.
Não vi até agora nenhum jornal mostrar a incidência da febre amarela nos últimos 10 anos para uma comparação. Repare na média de casos do período FHC e Lula, será por isso que ninguém mostra os números?
1996 - 15 casos
1997 - 3 casos
1998- 34 casos
1999 - 76 casos
2000- 85 casos e 42 mortes
2001 - 41 casos e 22 mortes
2002 - 15 casos e 6 mortes
2003 - 64 casos e 22 mortes - obs: 58 dos casos diagnosticados na região sudeste, principalmente MG
2004 - 5 casos e 3 mortes
2005 - 3 casos e 3 mortes
2006 - 2 casos e 2 mortes
2007 - 6 casos e 5 mortes
(fonte : Min.Saúde)
Todos esses casos são da forma de transmissão em área silvestre da febre amarela. Desde a década de 1940 que não há relatos da transmissão urbana da febre amarela. Veja bem, transmissão em zona urbana é diferente de diagnóstico em zona urbana. A forma silvestre é endêmica pincipalmente nas regiões Norte e Centro-Oeste e se comporta de forma cíclica, com surtos a cada 5-7 anos
A transmissão em área silvestre é feita pelo mosquito do género Haemagogus, e se dá através, principalmente, de macacos infectados para humanos não imunizados por vacina. A forma urbana é transmitida do homem para homem através do Aedes aegypti, o mesmo da dengue. O risco de retorno da forma urbana não é novo, e existe desde a década de 80 quando houve a reintrodução do Aedes aegypti no Brasil.
Até o momento (15/01/08), apesar de toda histeria, apenas 2 casos foram comprovadamente de febre amarela este ano. E todos contraídos em áreas silvestres. Ou seja, nada de anormal.
Feitos os esclarecimentos, vamos aos comentários sobre a cobertura da mídia.
1- Estão noticiando morte de macacos, supostamente com febre amarela, como se isso fosse um sinal de que a doença está fora de controle. O pior, vários dos macacos noticiados tiveram exame negativo para febre amarela. Ou seja, estão noticiando apenas morte de macacos.
2- Estão noticiando as mortes por febre amarela como um fato novo do governo Lula, como se ninguém morresse da doença nos anos anteriores. Estão confundindo a ausência de casos urbanos com ausência de casos em geral.
3- E o mais grave, estão criando pânico na população e levando a uma corrida desnecessária e prejudicial aos postos de vacinação. Os comentários dos leitores nas edições da internet do Globo por exemplo, são assustadores. A mídia informa mal os leitores, e deixa que o boca-a-boca crie teorias da conspiração contra o governo.
A vacina da febre amarela não é vitamina C. Ela é feita com vírus vivo atenuado e por isso apresenta contra-indicações e efeitos colaterais. Quem não mora em área de risco ou não vai viajar para uma, não precisa e não deve receber a vacina. Além de tudo, ainda há o risco de falta da vacina para quem precisa.
Contra- indicações
  • Crianças com 4 meses ou menos de idade, devido ao risco de encefalite viral (contra-indicação absoluta).
  • Gestantes, em razão de um possível risco de infecção para o feto.
  • Pessoas com imunodeficiência resultante de doenças ou de terapêutica: infecção pelo HIV, neoplasias em geral (incluindo leucemias e linfomas ), Aids, uso de medicações ou tratamento imunossupressores (corticóides, metotrexate, quimioterapia, radioterapia), disfunção do timo (retirada cirúrgica ou doenças como miastenia gravis, síndrome de DiGeorge ou timoma).
  • Pessoas que tenham alergia a ovos, uma vez que a vacina é preparada em ovos embrionados.
  • Pessoas com alergia a eritromicina, um antibiótico que faz parte da composição da vacina.
  • Pessoas com alergia a gelatina, que faz parte da composição da vacina.
  • Pessoas com antecedentes de reação alérgica a dose prévia da vacina anti-amarílica.
  • Efeitos colaterais.

  • Reação alérgica grave (anafilática) ocorre em aproximadamente 1 em cada 131.000 doses aplicadas.
  • Reações no sistema nervoso central (encefalite) – cerca de 1 caso para cada 150.000 - 250.000 doses.
  • Comprometimento de múltiplos órgãos com o vírus da febre amarela vacinal - aproximadamente 1 caso para cada 200.000 - 300.000 doses. Acima de 60 anos a incidência desta complicação é maior (cerca de 1 caso para cada 40.000 - 50.000 doses). Mais da metade dos indivíduos com febre amarela vacinal evoluem para o óbito.
  • Se na remota hipótese de alguém morrer por tomar desnecessariamente a vacina a Sra.Eliane Cantanhêde vai se responsabilizar? Ou vai culpar o governo de novo?
    Em vez de focar nos inúmeros problemas reais do nosso sistema de saúde, a imprensa prefere criar factóides que em nada ajudam a população.


    Ten Years After - Live at the Fillmore East - 1970



    CD1
    1 Love Like a Man (9:35)
    2 Good Morning Little Schoolgirl (7:26)
    3 Working on the Road (3:34)
    4 TheHobbit (10:52)
    5 50,000 Miles Beneath My Brain (9:58)
    6 Skoobly-Oobly-Doobob/I Can't Keep from
    Crying Sometimes/Extension (19:30)


    CD2

    7 Help Me (16:06)
    8 I'm Going Home (11:57)
    9 Sweet Little 16 (4:38)
    10 Roll Over Beethoven (4:44)
    11 I Woke Up This Morning (8:09)
    12 Spoonful (8:01)

    http://image.allmusic.com/00/amg/cov200/dre900/e947/e947770v7de.jpg


    http://www.mamahagglintakeone.com/TenYearsAfter1.jpg

    Morreu George Habache, fundador da Frente Popular de Libertação da Palestina


    O fundador da Frente Popular de Libertação da Palestina (FPLP), George Habache, líder histórico da resistência palestina, morreu neste sábado aos 82 anos, em Amã, depois de anos afastado do cenário político por sua recusa frontal quanto a qualquer compromisso com Israel.

    A notícia foi dada pelo embaixador da Autoridade Palestina na capital jordaniana, Atalah Jairy, que informou que Habache estava hospitalizado há dez dias por problemas cardíacos.

    Filho de comerciantes greco-ortodoxos, nasceu em Lydda (atual Lod, em Israel), em 1925, e há anos estava doente e vivia afastado da política na Jordânia, país de sua esposa.

    Nacionalista férreo, orador revolucionário que incendiava as massas com seu carisma, Habache fundou a FPLP em Damasco em 1967 e se fez reeleger constantemente secretário-geral desse movimento, que virou um dos três componentes da Organização de Libertação da Palestina (OLP).

    O presidente de la Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, prestou homenagem ao "líder histórico" e decretou que as bandeiras fiquem a meio mastro durante três dias.

    "A morte de Habache é uma grande perda para a causa palestina e para o povo palestino pelo qual combateu durante sessenta anos", afirmou o porta-voz de Abbas, Nabil Abu Rudeina.

    Habache, que viveu muitos anos exilado na Síria, deixou a direção da FPLP em 2000, mantendo sua recusa a qualquer aproximação com Israel, uma posição o isolou pouco a pouco do cenário político.

    Foi assim que se opôs ao processo de paz com o Estado hebreu iniciado por Yasser Arafat e considerava que o Estado palestino que podia surgir de tais negociações não seria mais que uma "caricatura".

    Sua vida sofreu uma virada em julho de 1948, o ano da fundação de Israel, em uma estrada da Palestina. Em seus 22 anos, este estudante de medicina se encontrou no meio de uma maré de milhares de palestinos que fugiam ante o avanço das forças israelenses.

    "É uma imagem que jamais esquecerei", explicou anos mais tarde. "Milhares de seres humanos expulsos de suas casas, fugindo, chorando, tremendo de terror. Depois de uma coisa assim, a pessoa só pode virar um revolucionário".

    Refugiado em Beirute, retomou seus estudos na Universidade Americana e contribuiu para tornar esse centro um farol intelectual radical no Oriente Médio.

    A partir de pequenos grupos convencidos de que só a violência permitiria a volta à Palestina, organiza um vasto movimento pan-árabe, o Movimento Nacionalista Árabe (MNA), do qual Habache se converteria no incentivador e inspirador.

    A ruptura da união sírio-egípcia em 1961 e a derrota dos exércitos árabes em 1967 na Guerra dos Seis Dias contra Israel levaram Habache e o MNA a passar de uma ideologia puramente nacionalista para o marxismo.

    No dia seguinte à Guerra dos Seis Dias, fundou a FPLP.

    A Jordânia, onde morreu, foi um de seus primeiros inimigos.

    A FPLP ficou conhecida nesse país pelos seqüestros de aviões e por tentar derrubar o regime antes de os sangrentos enfrentamentos de setembro de 1970 ("Setembro negro") entre a OLP e o exército jordaniano porem fim à resistência palestina nesse país.

    Habache virou um dos homens mais procurados no Oriente Médio, onde contava com um grande apoio, particularmente nos campos de refugiados palestinos e nos territórios ocupados por Israel.

    fonte; UltimoSegundo

    Fluxo de palestinos ao Egito continua, agora com carros


    Policiais egípcios observavam hoje na região da fronteira do país com a Faixa de Gaza o tráfego livre de palestinos que, pela primeira vez em grande número, usavam carros para fazer a travessia. Um dia depois de o Egito tentar em vão fechar os trechos de sua fronteira - destruída na quarta-feira -, as tropas do país receberam ordens de se afastarem da região na madrugada para evitar confronto com palestinos, informaram fontes ligadas à segurança egípcia.

    De acordo com informações não confirmadas oficialmente, a fronteira deve permanecer aberta por mais três dias.

    Hoje, o ministro de Relações Exteriores do Egito, Ahmed Aboul Gheit, afirmou que mais de 50 integrantes das forças de segurança do país estavam hospitalizados - alguns em estado grave - por causa de incidentes ocorridos na fronteira nos últimos dias. Centenas de carros de passeio e caminhões de grande porte com a placa registrada em Gaza cruzaram hoje a fronteira em busca de combustível e alimentos, que estão em falta por causa do bloqueio de Israel ao território palestino. No entanto, o tráfego fluía em ambos os sentidos da fronteira e muitos carros do Egito foram vistos em Gaza, entre eles, um caminhão que levava mercadorias avaliadas em US$ 65 mil - como queijo, doces e materiais de limpeza - para um supermercado da cidade.

    Amanhã, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, deve encontrar-se com o premiê de Israel, Ehud Olmert, para pedir que ele coloque um fim ao bloqueio israelense na região. Israel fechou suas passagens fronteiriças com Gaza no dia 17, em represália pelos ataques com foguetes lançados contra cidades israelenses. Na semana passada, militantes palestinos dispararam cerca de 200 foguetes contra Israel, sem deixar vítimas. As autoridades israelenses responderam lançando ataques que deixaram pelo menos 40 palestinos mortos. Sob forte pressão internacional, Israel amenizou o bloqueio na terça-feira, permitindo a passagem de combustível para a usina elétrica palestina, alimentos, remédios e gás de cozinha.

    Fonte: ultimoSegundo

    George Israel - Distorções do Meu Jardim (2007)




    download





    Nanook, O Esquimó - (Nanook of the North)


    Nanook of the Norte foi considerado por John Grieson (1930) como sendo o primeiro documentário da história do cinema. Rodado em 1922, retrata a luta de uma família esquimó pela sobrevivência nas condições agrestes de Hudson Bay, no Canadá. Apenas com imagens, sem diálogos, este documentário mostra o comércio, a caça, a pesca e as migrações de um grupo praticamente intocado pela tecnologia industrial. (reformado de http://www.costacastelo.pt)

    Créditos: MakingOff - Tupinamba
    Gênero:
    Documentário
    Diretor: Robert Flaherty
    Duração: 65 minutos
    Ano de Lançamento: 1922
    País de Origem: USA
    Idioma do Áudio: sem
    IMDB: http://www.imdb.com/title/tt0013427/
    Qualidade de Vídeo: VHS Rip
    Vídeo Codec: DIVX
    Vídeo Bitrate: 184 Kbps
    Áudio Codec: MPEG Layer-3
    Áudio Bitrate: 118 Kbps
    Resolução: 512x384
    Formato de Tela: Tela Cheia (4x3)
    Frame Rate: 23.976 FPS
    Tamanho: 700 Mb
    Legendas: Sem Legenda

    Este filme tem as cartelas originais em português, raridade.
    A mulher de Nanook foi trocada por Nyla, por esta ser mais fotogênica.
    Na época, Nanook impresionou pela quantidade de planos (pontos de vistas) numa única cena de um filme documentário.
    "Eu sempre digo que tenho dois 'ancestrais totêmicos', Dziga vertov, o teórico visionário, e Robert Flaherty, o artesão poeta" (Jean Rouch)

    "Já foram feitos muitos bons filmes de viagem, muitos "panoramas" deslumbrantes, mas só há um que mereve ser considerado excelente "Nanook of The North". Esse permanece sozinho, literalmente um classe em si mesmo. Realmente, nenhuma lista dos melhores filmes, deste ano ou de todos os anos na breve história do cinema, poderia ser considerada completa sem ele" (Sherwood, 1922)

    Download via Torrent:

    Arquivo anexado Nanook.avi.torrent ( 55.25KB ) Downloads: 109




    Livro expõe a luta anticomunista de agentes culturais da CIA


    Na luta por corações e mentes durante os anos de Guerra Fria, a CIA (Agência Central de Inteligência dos Estados Unidos) teve um braço armado de dólares para promover o "american way of life" (estilo de vida americano). Tudo para cooptar intelectuais e artistas em sua campanha anticomunista, especialmente contra a União Soviética.


    Pablo Neruda, um dos alvos mais notórios da CIA

    A ação foi investigada ao longo de cinco anos pela jornalista inglesa Frances Stonor Saunders e resultou em Quem Pagou as Contas? — A CIA na Guerra Fria da Cultura, originalmente lançado em 1999 pela Granta. Para sorte dos brasileiros, o livro acaba de chegar às livrarias do país.

    Frances evita destacar um caso de interferência mais perturbadora: "O envolvimento da CIA na cultura foi uniformemente pernicioso e errado". Mas conta, por exemplo, que o expressionismo abstrato, de artistas como Jackson Pollock, foi a "arte oficial" do período. Tratava-se de um implícito ataque ao realismo tão amplamente desenvolvido pela União Soviética.

    Segundo a autora, a área mais "frutífera" para a agência americana foi a de revistas e livros Autores progressistas — como o poeta chilena Pablo Neruda ou o filósofo francês Jean-Paul Sartre — “não eram bem-vindos como participantes”, revela Frances em entrevista ao jornal Folha de S.Paulo. A CIA, por sinal, fez ardilosa campanha para que Neruda não recebesse o Nobel de Literatura.

    Leia abaixo trechos da entrevista de Frances Stonor Saunders à Folha.

    A senhora encontrou muitos obstáculos oficiais para a sua pesquisa?
    Meu pedido por documentação na CIA não obteve êxito. O Ato de Liberdade de Informação tem muito pouco efeito quando se trata de extrair material da CIA. Mas outras fontes de arquivo são muito ricas em termos de material da agência, principalmente porque ela trabalhou bem de perto com o setor privado para promover seus programas.

    Grandes instituições filantrópicas — a Fundação Ford, por exemplo — trabalharam com a CIA fornecendo dutos para seus dólares. E havia muitas fundações testas-de-ferro que, para manter as aparências, mantiveram suas contas e seus registros. Uma vez que era sabido quais foram criadas pela CIA, foi relativamente fácil inspecionar seus documentos.

    Quais eram os objetivos da CIA?
    A agência estava tentando promover uma idéia: a "pax" americana era a coisa certa. A cultura, a arte e as idéias americanas eram os lugares onde as liberdades eram expressas e protegidas. Tudo que tinha a ver com o comunismo era mau, e o antiamericanismo era uma traição dos princípios fundamentais que sustentavam a liberdade de expressão.

    O que os "agentes culturais" da CIA fizeram para disfarçar suas verdadeiras intenções?
    A CIA disfarçou seu investimento em cultura escondendo-se atrás de uma série de frentes de atuação, sendo a mais bem-sucedida delas o Congress for Cultural Freedom (congresso pela liberdade cultural). Para tanto, ela confiou a um círculo de intelectuais a proteção de seu segredo e o cultivo de seus investimentos.

    Mas houve alguns descuidos incrivelmente estúpidos: a operação financeira deixou um rastro de documentos, como fios pendurados na parte anterior de um rádio. Uma vez que as suspeitas vieram à tona, foi fácil trilhar o caminho do dinheiro que levava à CIA. No meio da década de 60, muita gente sabia de onde o dinheiro vinha.

    Mas muitas pessoas que estavam recebendo diárias da agência não queriam reconhecer o fato e enfiaram suas cabeças na areia. Elas sabiam, mas não queriam saber. Outras certamente sabiam em detalhes o que estava acontecendo e estavam envolvidas no engano a seus colegas e a seu público. E o legado desse acordo notório ainda está, acredito eu, sendo experimentado.

    Entre todas as áreas da cultura, qual a senhora acha que a CIA investiu mais e por quê?
    O programa de Guerra Fria cultural era muito abrangente, mas era em grande parte sofisticado e erudito. Ele não investiu muita energia ou dinheiro em cultura popular, mas se concentrou em atividades intelectuais — periódicos, seminários, concertos, exposições de arte — porque ele queria conquistar a elite intelectual e aproximá-la da idéia de que o futuro da liberdade estava indissociavelmente ligado aos valores americanos, ao poder americano.

    Quais áreas da cultura foram mais "frutíferas" para a CIA?
    Provavelmente, o melhor retorno para a agência foram as áreas dos periódicos e livros. A CIA tinha um programa de publicações e revistas bem abrangente e tinha um bom orçamento — com o qual foi possível atrair algumas das melhores mentes da era pós-guerra e dar a essas pessoas a plataforma para transmitir suas idéias. Não é necessário dizer que tais idéias tinham de dizer, em menor ou maior grau, simpáticas aos pagadores da CIA. Pablo Neruda ou Sartre não eram bem-vindos como participantes.

    Alguns daqueles artistas não teriam hoje a mesma importância sem a influência da CIA?
    É possível questionar a reputação de alguns escritores e artistas à luz do que sabemos sobre o envolvimento da CIA na Guerra Fria cultural. Por outro lado, a agência fez de tudo para prejudicar Pablo Neruda, não apenas por sua visão política mas também como escritor. Ela, em segredo, fez campanha contra a premiação dele com o Nobel.

    Mas muitos escritores ou pensadores menores de repente se viram tirando proveito de passagens de primeira classe para viajar pelo mundo e fazer palestras tendo uma plataforma fornecida pelo braço secreto do governo americano. Quantos deles estavam destinados a parar nos porões dos sebos de livros?

    No meu capítulo sobre o expressionismo abstrato, eu não questiono o valor estético do movimento ou o impacto que ele teve, e continua a ter, na história da arte. Mas mostro como a CIA estava envolvida num cartel cujo principal objetivo era asseverar os méritos do expressionismo abstrato como propaganda da liberdade americana, e isso foi feito em detrimento de outros tipos de arte.

    O movimento se tornou a arte oficial da Guerra Fria americana, o tipo de arte que os diretores da CIA colocavam na parede de suas salas. Acho importante saber como isso ocorreu.

    Pode-se comparar esta política ao que foi feito durante o nazismo e na União Soviética?
    O que a CIA fez foi infinitamente mais sofisticado do que fizeram os nazistas ou os soviéticos. Não se tratava de armar estratégias para forçar pessoas a seguir a linha oficial. O que CIA desenvolveu foi uma forma muito sutil de propaganda: o tipo em que as pessoas envolvidas em sua produção, e aquelas envolvidas em seu consumo, sequer sabiam o que é propaganda.

    Então, nada de agrupamentos de massa, pinturas realistas mostrando trabalhadores brandindo suas ferramentas contra a opressão dos capitalistas. Pelo contrário, você mostra às pessoas o expressionismo abstrato, que aparentemente não significa nada, e você diz "olhe como somos livres, tão livres que produzimos arte que significa tudo e nada ao mesmo tempo".

    E o que você obtém é um dispositivo bem inteligente para encorajar a idéia de que a América é a campeã da liberdade, apesar do que esteja acontecendo em seu nome ou sob seus auspícios (o estabelecimento de ditaduras na América Latina, a interferência com esquadrões da morte, tortura, etc.).

    Fonte: vermelho

    Dia de Ação Global une todos os continentes neste sábado


    Mobilizar-se dentro das particularidades de cada cidade, para construir um outro mundo possível. Este é o principal objetivo do Dia de Mobilização e Ação Global do Fórum Social Mundial (FSM), que será celebrado neste sábado (26) em todos os continentes. Só no Brasil, o site do fórum registrava 170 ações agendadas em 48 cidades - com destaque para São Paulo, Belém e Curitiba.


    Neste ano, FSM será descentralizado

    As manifestações ocorrem na mesma data em que as elites promovem em Davos, na Suíça, o Fórum Econômico Mundial. "Com isso, no dia 26, o velho mundo, representado pelos produtores de violência, exploração, exclusão, pobreza, fome e aquecimento global do Fórum Econômico Mundial será confrontado por um outro mundo possível, defendido pelas organizações da sociedade civil componentes do Fórum Social Mundial", diz a convocatória do FSM.

    Um ato político-teatral, inspirado na peça Rei Lear, de William Shakespeare, é um dos eventos que ocorrem em São Paulo. A partir das 12 horas, artistas, ativistas e movimentos sociais se concentram em três locais diferentes do Centro e, duas horas depois, se reúnem em frente à Prefeitura. Às 15 horas, todos se dirigem para a Praça Ramos de Azevedo, em frente ao Teatro Municipal, para o ato político de encerramento das atividades.

    Já em Belém (PA), sede do Fórum Social Mundial 2009, dois atos políticos estão confirmados. O primeiro será contra a criminalização de rádios comunitárias e pela democratização dos meios de comunicação, enquanto o segundo protestará contra a construção de uma hidrelétrica em Belo Monte. Acontecerá ainda uma palestra sobre instrumentos disponíveis à contestação social, além de debates sobre a presença da mulher no FSM e sobre socialismo no século 21.

    O Dia de Mobilização e Ação Global terá grandes manifestações em Curitiba, especialmente na Boca Maldita, onde ocorre o principal ato, a partir das 9 horas. Às vésperas de abrigar, em abril, a próxima edição do Fórum Social do Mercosul, a capital paranaense destacará a luta pela integração latino-americana, pela paz e contra a política imperialista dos Estados Unidos.

    "A luta pela ação global deve valorizar a integração regional, não só no sentido econômico como também em termos culturais e sociais. Este é o nosso princípio", declarou ao Vermelho Joel Benin, membro da coordenação do Fórum Social do Mercosul.

    Descentralização

    De canto a canto do planeta, as atividades carregam consigo os princípios do Fórum Social Mundial, desenvolvendo as estratégias e articulações frente ao sistema neoliberal. Especificamente neste ano, o fórum não manterá a tradição de ter uma ou mais cidades como sedes.

    A programação foi totalmente descentralizada, mas está de acordo com o pensamento de que o FSM não é um evento. "É um processo que está vivo nos fóruns locais, nacionais, regionais e temáticos, nas muitas lutas plurais, campanhas, alternativas para um outro mundo que são desenvolvidas em todo o planeta."

    Foi uma decisão dos organizadores que o próximo FSM só se realize em 2009, em Belém, dois anos após o Fórum na africana Nairóbi (Quênia). Por isso, abriu-se espaço para que uma ampla mobilização global fosse realizada neste 2008.

    Entre as principais pautas de discussão estão as novas ameaças de criminalização do protesto, as lutas contra as bases militares e a militarização, a insustentabilidade do modelo neoliberal e suas implicações para as regiões mais pobres, além da necessidade de construir modelos alternativos de consumo.

    O dia 26 de janeiro foi escolhido como forma de manter o confronto - assim como os do FSM em anos anteriores - com o Fórum Econômico Mundial de Davos. A data comum com a reunião das potências neoliberais nos Alpes suíços é para aprofundar a teoria e a prática da dominação do mundo pelo capital.

    Princípios

    O FSM "é um espaço aberto de encontro para o aprofundamento da reflexão, o debate democrático de idéias, a formulação de propostas, a troca livre de experiências e a articulação para ações eficazes, de entidades e movimentos da sociedade civil que se opõem ao neoliberalismo e ao domínio do mundo pelo capital e por qualquer forma de imperialismo", diz a Carta de Princípios do FSM.

    Essas entidades, de acordo com o texto, "estão empenhadas na construção de uma sociedade planetária orientada a uma relação fecunda entre os seres humanos e destes com a Terra". Assim, este sábado será cheio de debates, eventos culturais, intervenções artísticas, marchas, protestos, ações diretas e encontros.

    Os movimentos sociais de cada lugar chamam a todos os prejudicados pelas políticas excludentes para dar visibilidade à sua luta. Mas cada rede, movimento, organização foi que decidiu como organizar suas próprias ações - e os temas e formato delas.

    Camponeses, povos indígenas, mulheres, jovens, sindicatos, artistas, professores, médicos, migrantes, ambientalistas, portadores de necessidade se uniram - se não fisicamente - nas bandeiras que carregam. O Fórum Social Mundial se tornou o principal espaço no qual todos esses movimentos se encontram e constroem alianças.

    Fonte:Vermelho

    Joe Venuti - Violin jazz - 1927-1934

    http://3.bp.blogspot.com/_qfj6el71ckQ/R4v5Zr5vi7I/AAAAAAAAAjA/HX_kROB05Yk/s320/joe+venuti+-+violin+jazz+1927-1934.jpg
    Uploader: pop
    Audio CD: Jan 1 1991
    Original release date: Jun 28 1927

    01 - Sensation
    02 - Apple blossoms
    03 - Raggin' the scale
    04 - Satan's holiday
    05 - Mug of Ale
    06 - Hey! young fella
    07 - Wild cat
    08 - Wild dog
    09 - Sweet Lorraine
    10 - Kickin' the cat
    11 - Jig saw puzzle blues
    12 - Hiawatha's lullaby
    13 - Four string Joe
    14 - Goin' places