quarta-feira, 16 de maio de 2012

O cenário eleitoral em Bagé=Rs hoje


Benedito Tadeu César * no SUL21

Contando com o 17º eleitorado e o 31º PIB do Rio Grande do Sul, Bagé terá uma de suas eleições municipais mais disputadas dos últimos anos. O grande arco de alianças partidárias, encabeçado pelo PT e que garantiu a este partido a vitória em três eleições seguidas e o governo municipal desde o ano 2000, foi rompido.
Desentendimentos partidários, ocorridos ao longo da atual gestão e que atingiram seu auge no final de 2011, provocaram a saída de três dos sete vereadores eleitos pelo PT em 2008, todos antigos integrantes do bloco político do ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi, do PT, o grande articulador político no município.
Em decorrência destes fatos, duas grandes alianças estão sendo gestadas no município neste momento, com a possibilidade de polarizar as eleições. De um lado, o prefeito petista e candidato à reeleição Luis Eduardo Colombo dos Santos, o Dudu, e de outro, a vereadora mais votada no município, Adriana Lara Dias, eleita em 2008 pelo PT e hoje no PTB. Uma terceira via foi esboçada, mas, ao que parece, não se articulou.
Dudu tenta se reaproximar de Mainardi e procura atrair o maior número de partidos para sua coligação eleitoral. No momento, oito legendas apoiam sua candidatura: PT, PSB PCdoB, PR, PRB, PPL, PSC e PV. Adriana Lara tem como certo, até aqui, o apoio de sete partidos. Além do PTB, também PDT, PSD, PMN, PHS, DEM e PPS. PMDB e PP ainda não se definiram. Não está certo se lançam candidatura(s) própria(s) ou se apoiam Dudu ou Adriana. Tudo dependerá das negociações da vaga do candidato a vice-prefeito, das nominatas de vereadores e dos acordos programáticos que forem fechados.
Pesquisas realizadas durante o ano passado e que são as únicas publicadas sobre as preferências dos eleitores de Bagé até o momento, apontaram resultados contraditórios. A primeira delas, realizada no final setembro e de responsabilidade do Instituto Kepeler e do Sul21, indicava vantagem de 12,8 pontos percentuais de Dudu Colombo sobre Adriana Lara na menção espontânea e rigoroso empate técnico nos dois cenários estimulados testados. A segunda pesquisa, realizada pelo Instituto Methodus no início de novembro a pedido da Associação dos Jornais do Interior (ADI) e publicada pelo Jornal Minuano, apontava empate técnico entre Dudu e Adriana na menção espontânea e uma vantagem de 18,3 pontos percentuais de Adriana sobre Dudu na menção estimulada.
As pesquisas tinham metodologias, amostras e margem de erros semelhantes, sendo que a Kepeler/Sul21 entrevistou 400 eleitores residentes em Bagé e apresentou margem de erro admitida de cinco pontos percentuais para mais ou para menos e a pesquisa Methodus/ADI entrevistou 300 eleitores e considerou admissível uma margem de erro de 5,5 pontos percentuais. Além das diferenças de resultados apontados acima, outra disparidade chama a atenção: na pesquisa Kepeler/Sul21, apenas 23,5% dos entrevistados declararam não ter candidato preferido na menção espontânea, enquanto na pesquisa Methodus/ADI, 62% afirmaram não ter candidato escolhido. Aparecia, ainda, na pesquisa Kepeler/Sul21, na menção espontânea, a referência ao ex-prefeito Luiz Fernando Mainardi como o preferido de 18,8% dos eleitores.
Independente de quem esteja na frente hoje, se Dudu Colombo ou Adriana Lara, o que só poderá ser constatado por novas pesquisas, o que se pode afirmar é que a eleição para a Prefeitura Municipal de Bagé de 2012 terá um cenário diferente dos anteriores. O bloco político-partidário articulado por Fernando Mainardi foi desfeito, mas, ao que parece, o apoio do ex-prefeito será decisivo para definir o resultado das urnas.
. oOo.

 
* Benedito Tadeu César é cientista político, mestre em antropologia social e doutor em sociologia pela UNICAMP. Foi professor nas universidades federais do Rio Grande do Sul (UFRGS) e do Espírito Santo (UFES). Fundador e primeiro coordenador do LABORS-IFCH (Laboratório de Observação Social) do Instituto de Filosofia e Ciências Humanas da UFRGS. Ex-coodenador do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da UFRGS. Consultor e analista político, especialista em pesquisas e comportamento político-eleitoral.