quinta-feira, 10 de abril de 2014

Eu amo Dudu, eu sou um robô… Como ser “popular” na rede fraudando o Twitter | TIJOLAÇO | “A política, sem polêmica, é a arma das elites.”

Eu amo Dudu, eu sou um robô… Como ser “popular” na rede fraudando o Twitter


 Autor: Fernando Brito
dudurobo
O site Muda Mais publicou um interessante levantamento.
Vídeos do ex-governador Eduardo Campos foram promovidos no Twitter por um exército de 5 mil robôs, isto é, perfis falsos, sem sequer um seguidor.
euroboCerca de 2 mil destes perfis foram usados também para atacar Lula e a Copa.
Fui a alguns deles e conferi:  quase todos os que vi jamais postaram qualquer coisa que não fosse retuitar Eduardo Campos e Marina Silva.
Na reprodução de um deles, você vê a contradição: quase 6 mil pessoas retuitaram, mas apenas sete “curtiram”.
Que exemplo de ética e de “nova política”, vocês não acham?
O Muda Mais recolheu a lista de todos os perfis falsos.
Seria interessante cruzar a lista com os 23 mil robôs que, segundo oEstadão, foram usados para pressionar o Supremo Tribunal Federal a negar os embargos infringentes no julgamento do chamado “mensalão”.
Fez o trabalho que o Ministério Público Eleitoral deveria fazer, para ver como se está despejando dinheiro nas redes sociais para promover candidaturas, comprando listas de perfis.
Está prontinho, se Suas Excelências querem mesmo moralizar o processo eleitoral, apurando quem usa o dinheiro para influenciar a rede.
Mas parece que a Justiça Eleitoral está mais preocupada em gastar milhões com a identificação biométrica dos eleitores, para evitar uma malandragem de que quase não se tem notícia e que, se acontecer, vai fraudar meia dúzia de votos, que talvez não dê para eleger um vereador em Santana do Altos e Baixos das Mercês.