quinta-feira, 14 de maio de 2009

O 17º núcleo do CPERS esteve lá....

Deputados do PSB assinam pedido de CPI. Ato pelo afastamento de Yeda sai abaixo de chuva

Os deputados estaduais do PSB, Miki Breier e Heitor Schuch, assinaram hoje (14) o requerimento de instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a série de denúncias contra o Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Segundo o deputado Heitor Schuch, a decisão de assinar o requerimento mostra que o PSB quer o esclarecimento das denúncias envolvendo o governo Yeda Crusius. O pedido já tem 12 assinaturas (deputados do PT, PCdoB e PSB). Faltam sete para sua aprovação.

Na manhã desta quinta-feira, debaixo de muita chuva, professores, estudantes, sindicalistas e integrantes de movimentos sociais participaram do ato em favor do impeachment da governadora Yeda Crusius. Os manifestantes saíram do Parque da Harmonia e seguiram até o Palácio Piratini. No caminho, realizaram um protesto em frente ao prédio do Ministério Público Estadual, acusado de omissão pelos manifestantes na apuração de denúncias envolvendo o governo do Estado. Essa omissão, segundo os organizadores do protesto, iniciou em 2008, quando o MP determinou a retirada de outdoors veiculados pelo Fórum dos Servidores Públicos Estaduais que apontavam Yeda como a principal responsável pelo desmonte dos serviços públicos no Estado e pela corrupção. O MP também foi criticado por ter arquivado o processo que investigava a compra da casa da governadora, logo após o fim do segundo turno da campanha de 2006.


Ao final do ato, estudantes entraram no prédio da Assembléia Legislativa e estenderam uma grande faixa pedindo o impeachment de Yeda. Os manifestantes também defenderam a abertura de uma CPI para investigar as denúncias de corrupção envolvendo o governo estadual.

Fotos: Hugo Scotte