terça-feira, 22 de abril de 2008

Zé Renato - Luz e Mistério (1984)




download





Uribe e os direitos humanos


Laerte Braga


Toda a pressão do líder terrorista George Bush não conseguiu ainda vencer a resistência dos senadores norte-americanos na tentativa de aprovar o projeto que estabelece relações de livre comércio com a nova colônia dos EUA na América do Sul, a Colômbia.



Um documento com assinatura de 62 senadores exige explicações sobre os assassinatos de dirigentes da marcha de 600 mil colombianos contra Uribe, em Bogotá e nas principais cidades da Colômbia e que, segundo o narcotraficante designado governador geral foi organizada pelas FARCs.



Esse tipo de notícia não aparece por aqui, pois a GLOBO decretou guerra à Venezuela e o general William Bonner deve considerar que o mundo de Homer Simpson que se ajoelha diariamente diante do altar/tevê para vê-lo descer dos céus com sua espada/notícias de arcanjo da mentira, não deve saber desses fatos ímpios.



Em 12 de abril Yolanda Pulécio, mãe da ex-senadora Ingrid Betancourt, em intervenção no encontro de intelectuais em Caracas, agradeceu ao presidente Chávez “por todo lo que ha hecho para lograr la liberación de los retenidos. Lamentándolo mucho, mi hija Ingrid no ha podido ser liberada, pero me siento confiada con el trabajo que usted realiza para conseguir esa liberación”.



A julgar pelo noticiário divulgado pelo governo terrorista do tráfico em Bogotá, a essa altura do campeonato Ingrid Betancourt deveria estar morta. Leishmaniose, greve de fome, hepatite B e malária, é muita teimosia em viver.



O que o general Bonner não revela em seu comunicado diário que chama de JORNAL NACIONAL é que a senadora Piedad Córdoba, principal adversária do narcotráfico na Colômbia em criticas ao presidente Uribe mostrou o desejo dos colombianos de viver em paz, com negociações, o fim da guerra civil e que uma eventual candidatura de Ingrid Betancourt colocaria em xeque os “negócios” de Uribe e sua reeleição.



Arrancada a fórceps, num terceiro mandato, no golpe controlado por Washington.



Fujimori está preso no Peru? Habemus Fujimori na Colômbia.



O governador geral da província colombiana na América do Sul Álvaro Uribe através dos esquadrões da morte já eliminou seis organizadores da marcha pela paz e um sem número de prisões indiscriminadas lotam as cadeias de Bogotá e Medelin, na tentativa de afastar qualquer obstáculo ao controle efetivo do país tanto pelos Estados Unidos, como pelo tráfico.



A fala de um general brasileiro que o reconhecimento de nações indígenas coloca a soberania da Amazônia em risco, mostra mais uma vez, o absoluto desconhecimento dos militares brasileiros, mesmo aqueles que se pretendem nacionalistas, da realidade que nos cerca. A Amazônia está sob controle do SIVAM (Sistema de Monitoramento Aéreo) realizado por militares norte-americanos com subalternos brasileiros.



A região é usada para vôos de abastecimento militar para a Colômbia, levantamento e mapeamento das riquezas minerais através de informações de satélites e um antigo líder do governo FHC, atualmente ministro de Lula, afirma que as FARCs serão recebidas a bala. Já os americanos que controlam a região não. Ou pelo menos outro tipo de bala. Falo de Nelson Jobim, sobrevivente por profissão.



Registre-se que o SIVAM foi iniciado também no governo FHC e o general nacionalista falou na FIESP, centro dos interesses internacionais sobre o Brasil. É o nacionalismo de cabeça para baixo.



Como em 1964, Colocaram na cabeça dos militares que seriam eles os responsáveis pela democracia, a ordem, a transformação do Brasil em grande potência e usaram-nos como polícia cruel e sanguinária de uma ditadura brutal e violenta nascida em Washington.



Não são as terras indígenas que irão transformar o Brasil em colônia, mas as políticas equivocadas de PAC. Os entendimentos supostamente nacionalistas de generais monitorados por uma ideologia estranha aos interesses nacionais, empresas como a VALE, a ARACRUZ e o arremate, em 2010 com a eventual eleição de mais um funcionário qualificado dos EUA, o que finge ser governador de São Paulo, José Serra.



Quando acordamos estaremos todos no tronco.



A mãe de Ingrid Betancourt em sua singeleza de mãe percebeu tudo isso.

> Laerte Braga é jornalista. Nascido em Juiz de Fora, trabalhou no Estado de Minas e no Diário Mercantil.

Ilustração: Táia Rocha

O Homem Dos Olhos De Vidro
Num grande círculo que recebia o sol.

(para Santin)

Foi lá na Fazenda Klabin, em 2004, que me lembro de tê-lo visto a primeira vez: a ocupação acontecera sem incidentes, e olha que era uma baita ocupação - 500 famílias e o maior latifúndio do Estado de Santa Catarina, totalmente devastado dos pinheiros que tivera um dia.
Fôramos para lá sem saber para aonde iríamos, como é de costume; soubéramos que iríamos meia hora antes de sair de casa, e aí existe aquele ritual de botar roupas escuras para ficar-se menos visível caso a polícia ou as milícias do patrão venham a atirar na gente, botar na bolsa uma garrafa d’água e algo de comer, pois nunca se sabe até onde se vai e quando se volta, e depois há que se esperar em algum ponto combinado, para que venham instruções para o telefone celular de alguém, e então se segue até o ponto seguinte e se aguarda novas instruções, e assim a noite segue. Quase já na área que continuava desconhecida, silenciosos e imóveis na escuridão de um pátio, víamos intensa movimentação de carros de polícia: alguém desconfiara de alguma coisa, alguém dera algum alerta, e então os cuidados tinham que ser redobrados para se evitar incidentes. No comando de toda a operação, o Homem dos Olhos de Vidro, que eu ainda não conhecia, mas que conhecia muito bem as rotas e os perigos, e que tinha tudo pronto para que não houvesse erros. E entre duas passagens dos carros de polícia, saímos quase que pé ante pé, e nos incorporamos, não muito distante, numa estradinha lateral, às quase 500 famílias que já estavam indo, pois havia famílias para a frente e famílias para trás, e a nós coube seguir uma kombi lotada de criancinhas que eram como libélulas batendo as asas na sua algazarra, e éramos seguidos por um caminhãozão carregando uma lona na sua carroceria – numa freada que houve, numa parada que não se sabia para que (mas decerto prevista pelo homem que tinha aqueles olhos), aquela lona se mexeu e de debaixo dela espiaram dezenas, muitas dezenas de pares de olhos de homens que estavam dispostos a qualquer coisa para defender aquelas criancinhas e a terra que decerto viria.

Meio magicamente, a polícia não nos viu, e atravessamos a BR[1] como seres invisíveis, e entramos naquele latifúndio totalmente abandonado, creio que pelas quatro horas da manhã. Já era grande o número de pessoas que lá estava; como num carreiro de formigas, não paravam de chegar outras, de todas as formas possíveis, em todos os veículos possíveis, e acho que não teve quem não engoliu um soluço ao ver o caminhão de carregar gado, de repente, entrar pelo caminho que vinha da rodovia, e dele saltarem as muitas dezenas de homens dispostos a tudo para garantir o pedacinho de chão para a sua família, neste país de tantas terras abandonadas.

E nos dispersamos a olhar aqui e ali, a ajudar aqui e ali, e fazia frio nos campos de alta altitude, e então, em algum momento, o sol começou a nascer por detrás do leste, e então houve a grande reunião de todos os que ali estavam, um grande círculo que como que recebia o sol, e numa lombadinha do campo devastado estava o Homem dos Olhos de Vidro, e foi ali que o conheci. Muita outra gente estava ali, gente de muitos lados, os que vieram para ficar e os que vieram para apoiar, e neste se incluíam os representantes de bispos, e de autoridades municipais daquela cidade que morria pelo abandono da fazenda, e tanta gente, tanta gente unida por seríssimos sonhos que o pessoal que acredita na Veja[2] dificilmente um dia conseguirá entender, e uma coisa a se pensar neste momento é se há mais gente que crê na Veja ou mais gente que crê na idéia de que um mundo melhor é possível. Como não há estatísticas, fica difícil definir tal coisa, mas eu cá, depois de muito andar por aí, tenho minhas dúvidas sobre onde está a maioria...

Voltemos ao Homem dos Olhos de Vidro, no entanto. Seus antepassados tinham sido gerados numa Europa de muita gente de olhos claros, a mesma Europa que gerara os Sem-Terra que haviam chegado à América sob o nome de Imigrantes – era de lá que os olhos transparentes daquele homem tinham vindo, e naquela manhã em que o sol nascia sobre o campo que comportaria muito mais que as 500 famílias que estavam ali, devia fazer muitas noites que ele não dormia, pois seus olhos de vidro estavam vermelhos de tanta falta de sono – não fora nada fácil, com certeza, organizar para que aquela imensa ocupação do imenso latifúndio arrasado acontecesse sem nenhum incidente, mas agora a ocupação estava feita e era o momento ritualístico da posse da terra, e deu-se voz a cada um dos que estavam ali, a cada liderança e a cada representação, e o Homem dos Olhos de Vidro Vermelho a tudo acompanhou e regeu fitando diretamente o sol que subia no céu e que devia provocar muita dor naqueles olhos tão claros – e eu admirei visceralmente a força daquele homem, a força que se expressava na transparência vermelha daqueles olhos que pareciam cristal.

Nunca mais esqueci a força daquela homem, a força que se expressava tão firmemente naquele nascer do sol, na transparência vermelha dos seus olhos de vidro. Desde então, eu o tenho encontrado diversas vezes por aí, sempre nos melhores momentos. Descobri, no entanto, que há outros homens, e também outras mulheres, com olhos de outras cores, com a mesma capacidade de liderança e de organização, e a minha esperança cresceu. Há muita coisa para acontecer, por aí tudo. Um mundo melhor é possível, sim, e é isto que deixa apavorado de medo o pessoal que acredita na Veja.