sexta-feira, 30 de novembro de 2012

Gênero e resistência na Palestina: a luta das mulheres contra a ocupação israelense

Leila Khaled participou do painel mediante teleconferência por skype | Por Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Samir Oliveira no SUL21

Tema bastante discutido no Fórum Social Mundial Palestina Livre, o papel das mulheres na luta pela construção de um Estado Palestino soberano foi retomado em um painel no início da tarde desta sexta-feira (30). Na quinta-feira (29), outra conferência havia exposto a situação das mães que lutam pela independência palestina.
Desta vez, o foco foi a discussão em torno da resistência protagonizada pelas mulheres – inclusive com fortes auto-críticas a essa atuação. O público questionou, por exemplo, até que ponto a luta de mulheres por libertação não acaba dominando a pauta de movimentos sociais e camuflando ações em torno de mudanças mais profundas nos governos e sociedades da região.
Uma das presenças mais ilustres no painel foi a de Leila Khaled, que participou via teleconferência por Skype, já que não pôde vir a Porto Alegre. Leila é uma das lideranças da Frente Popular pela Libertação da Palestina (FPLP) – considerada uma organização terrorista pelos Estados Unidos e por Israel.
Em 1969, Leila e um outro colega da FPLP sequestraram o voo 840 da Trans World Airlines, que viajava de Roma em direção a Tel Aviv. O objetivo era tomar como refém o embaixador israelense nos Estados Unidos, Yitzak Rabin, que acabou não embarcando naquele avião. A ação terminou na Síria, onde a aeronave foi forçada a pousar, e não houve mortos ou feridos.
Atualmente, a FPLP integra a Organização Palestina pela Libertação (OLP), da qual faz parte do Fatah, partido que comanda a Cisjordânia e a Autoridade Nacional Palestina, com o presidente Mahmoud Abbas. Em sua fala no painel do Fórum Social Mundial Palestina Livre, Leila explicou que não há divisão de tarefas ou responsabilidades entre homens e mulheres na luta pela independência palestina.
Angela Davis tinha ligação com os Panteras Negras nos Estados Unidos | Por Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

“A partir de 1967, muitas mulheres começaram a se engajar nessa luta, fazendo exatamente as mesmas coisas que os homens. No movimento pela libertação da Palestina, não há divisão de tarefas por gênero”, disse.
Ela acredita que, atualmente, é preciso que as mulheres ocupem cada vez mais os espaços de comando da resistência. E defendeu veementemente o direito de o povo palestino lutar – inclusive militarmente – pela soberania do seu território.
“Mulheres e homens palestinos não podem se sentir orgulhosos de sua identidade por qualquer outra via que não seja a resistência. É preciso resistir de todas as formas à ocupação israelense – inclusive através das armas, conforme assegura a ONU, quando diz que um povo tem o direito de se insurgir contra um governo opressor”, esclareceu.
Professora da Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos, Rabab Abdulhadi é especialista em estudos étnicos e em diásporas do povo árabe e muçulmano. Ela falou sobre os estereótipos que as forças contrárias à causa Palestina tentam imprimir nas mulheres que resistem às ocupações.
“Dizem que a mulher se junta à luta porque sente atração pelas lideranças masculinas da resistência. Atribuem à mulher militante um caráter de não-feminilidade, alegando que elas têm pelos pelo corpo e são todas lésbicas”, explicou. Para a professora,”a revolução palestina não é uma exclusividade masculina”.
Também esteve presente no painel a ativista norte-americana Angela Davis. Líder do Partido Comunista dos Estados Unidos nos anos 1960, ela tinha vínculos muito próximos com os Panteras Negras, apesar de nunca ter integrado formalmente a organização. Atualmente, Angela é professora aposentada da Universidade da Califórnia. Em 1969, chegou a ser demitida da instituição a mando do presidente Ronald Reagan, devido à sua ligação com os comunistas.
Rabab Abdulhadi é especialista em diásporas árabes e muçulmanas na Universidade Estadual de São Francisco, nos Estados Unidos | Por Bernardo Jardim Ribeiro/Sul21

Angela Davis chegou a criticar a organização da marcha de abertura do fórum. “Eu estive o tempo inteiro atrás de um caminhão de som. De todas as pessoas que falaram, nenhuma delas era uma mulher palestina. Parece que algumas coisas ainda não mudaram muito”, observou. A mesma crítica foi feita por uma refugiada palestina que estava na plateia e disse ter conseguido, depois de muito esforço, subir no caminhão para se pronunciar.
A ativista avalia que, atualmente, as mulheres palestinas ocupam um papel central na mobilização feminista ao redor do mundo. “Quero agradecer às mulheres palestinas. A luta delas trouxe à tona a mobilização contra o racismo, o apartheid e o colonialismo”, elogiou.
Provocada a fazer uma avaliação do governo de Barack Obama, a norte-americana qualificou como “horrendo” o apoio incondicional do país a Israel e lembrou da resolução da ONU que reconheceu, nesta quinta-feira (29), a Palestina como um Estado observador não-membro das Nações Unidas. “Israel ficou totalmente isolado do mundo inteiro e, ainda assim, os Estados Unidos os apoiaram. Esse voto contrário foi horrendo. Ainda temos muito trabalho a fazer”, disse.