quinta-feira, 6 de março de 2008

Bezerra da Silva - Justiça Social (1987)

Album clássico de Bezerra. Destaque para São Murungar.

Créditos:SomBarato
uploader:Bau

Faixas:
01 Fofoqueiro é a imagem do cão (Romildo - Édson Show - Wilsinho Saravá)
02 Partideiro indigesto (Adelzonilton - Nilo Dias - Crioulo Doido)
03 São murungar (Jayminho)
04 O Dr. está na sua capturação (Moacyr da Silva - Ubiracy de Oliveira)
05 Meu pai é general de umbanda (Regina do Bezerra - Jorge Garcia - Miltinho)
06 Justiça social (Duda - Marujo)
07 Na hora da dura (Beto Pernada - Simões)
08 Ilha Grande (J.Laureano)
09 A semente (Roxinho - Tião Miranda - Felipão - Walmir da Purificação)
10 As favelas que não exaltei (Pedro Butina - Wilson Medeiros - Bezerra da Silva)
11 Preconceito de cor (Naval - G.Martins)
12 Um comédia nas paradas (Pinga - Dunga do Corôa - Baez)



Aos doutrinados pela mídia corporativa: Perguntas que não querem calar




Quando você se assume como sendo de "esquerda", isto significa, ao menos no meu caso, que você luta pelo paz, pelo humanismo, pela justiça social, pelos direitos iguais, pelo fim da exploração do homem pelo homem, pelo respeito às leis (desde que justas e igualitárias), pelo fim do racismo, do preconceito, da homofobia, do chauvinismo machista, do fanatismo (religioso e ideológico), entre outras coisas.

E daí, obviamente, você vai se alinhar a outras pessoas que também lutam pela mesma coisa ou que, pelo menos, lutam pelo maior número possível de itens da sua lista particular. Nem sempre todos os esquerdistas lutam exatamente pelos mesmos ideais ou concordam sobre qual é a melhor forma de conquistá-los. Mas, em linhas gerais, existe um consenso de que quem é de esquerda é progressista e libertário.

A partir do momento que você assume publicamente essa posição, começa imediatamente a ser "questionado" pelos doutrinados pela mídia corporativa de direita, que busca o lucro acima de tudo e de todos e está alinhada sempre ao que há de mais reacionário, conservador e intolerante. Essas pessoas, em sua raiva cega e sem sentido, não percebem o quanto são incoerentes e obtusas.

Mas agora é a minha vez de questionar esse pessoal com algumas perguntas básicas. Vamos ver se algum deles se manifesta. Se bem que eu duvido muito, afinal, nunca encontrei alguém que tenha coragem de se assumir como sendo de direita...

1) Por que vocês vivem indignados com o regime socialista de Cuba e sua suposta "falta de liberdade", mas não dirigem sua raiva a regimes muito mais selvagens e totalitários que o cubano, como os da Arábia Saudita ou do Kuwait, por exemplo? Será que é porque a mídia que vocês consomem nunca contou que esses países são governados por verdadeiros "faraós" que dominam a população com mão de ferro e praticam os piores tipos de perseguição política? Será que é porque esses países são aliados de primeira linha dos EUA, cuja doutrina imperialista dita o que a mídia corporativa mundial deve ou não divulgar, condenar, denunciar ou esconder?

2) Por que vocês estrebucham em feridas quando lembram das execuções cometidas pelo regime cubano contra criminosos julgados e condenados juridicamente, mas não soltam um pio em relação às execuções cometidas até hoje nos EUA da mesma forma? Bush Jr., por exemplo, foi o rei das execuções quando governou o Texas. Ele pode e o Fidel não pode? Por que essa indignação seletiva?

3) Por que todos vocês chamam Hugo Chávez de "ditador" mesmo sabendo que ele foi ELEITO por voto democrático pela maioria absoluta de seu país por nada menos que três vezes, sendo aprovado inclusive em um plebiscito no meio do primeiro mandato? Será que é porque Chávez é contra o imperialismo dos EUA e luta pra proteger os interesses da nação dele, ao contrário do que faziam os governantes antes dele, que vendiam a preço de banana as reservas do país e deixavam a maioria da população na maior miséria?

4) Por que vocês não chamam de ditador Pervez Musharraf, que chegou ao poder no Paquistão depois de um golpe militar em 1999 e massacra e prende qualquer pessoa que ouse ir contra seu governo? Será que é porque Musharraf é favorável às políticas imperialistas dos EUA e deixa seu país ser usado como base pelo exército estadunidense?

5) Por que vocês têm ódio da FARC, que é uma guerrilha que realmente usa de práticas condenáveis como o sequestro, mas adoram o Álvaro Uribe, que era aliado de narcotraficantes como Pablo Escobar, tem a seu serviço milícias para-militares que assassinam sindicalistas e serve com capacho de Bush Jr. para usar a Colômbia como quintal de seus interesses nada nobres na região?

6) Por que vocês têm orgasmos toda vez que algum petista ou esquerdista é linchado publicamente pela mídia, sem qualquer prova ou direito de resposta, mas ficam revoltados quando o mesmo acontece com algum parente ou amigo de vocês?

7) Vocês protestam o tempo todo contra a suposta "falta de liberdade" em Cuba, mas se amanhã rolar um novo golpe militar no Brasil e Lula for derrubado, não vão vibrar quando derem a ordem de "prender e arrebentar" essa corja de petistas, lulistas e esquerdistas em geral? Em 1964 foi assim. Os mesmos que xingavam a revolução cubana e a dita falta de democracia deles, batiam palmas para os milicos na rua, para as prisões, torturas, perseguições políticas, assassinatos e desaparecimento dos corpos, não é mesmo?

8) Vocês dizem que em Cuba o povo não pode pegar um avião e ir para a Europa. Poder, eles podem, só que lá ninguém tem dinheiro para fazer isso. Já aqui no Brasil, terra da liberdade, qualquer um pode ir para a Europa a hora que quiser, certo? Ah, não pode? Por que será, hein?

9) Ok, confesso que eu não tenho medo de dizer que admiro pessoas como Che Guevara, Ghandi, Olga Benário, Fidel, Lennon, Chomsky, Ramonet, Lenin, Marighella, Lamarca, Mino Carta, Vladmir Herzog e muitas outras figuras que, sim, são controversas, mas ao menos lutaram e lutam por um mundo mais justo e igualitário. E vocês? Têm coragem mesmo de se alinhar a gente como delegado Fleury, coronel Ubiratan, Mussolini, Hitler, Jorge Bornhausen, ACM, Garrastazu Médici, Pinochet, Bush Jr., Geisel, Carlos Lacerda, Uribe e outros figurões da extrema-direita, que faziam e fazem seu serviço covarde e sujo em nome da manutenção dos privilégios de meia-dúzia de podres de rico?

Bom, eu poderia fazer muitas outras perguntas, mas vou parar por aqui.
Vamos ver se alguém se manifesta de forma coerente, sem apelar para os velhos clichés do anti-esquerdismo midiático de sempre...
.

E ainda falam mal de CUBA....

Medidas imigratórias espanholas são incompatíveis, diz governo brasileiro.


Turistas relataram maus-tratos e afirmaram terem sido discriminados no país europeu. O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira que o governo está inconformado com a situação de brasileiros na Espanha. O secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, convocou o embaixador da Espanha em Brasília para manifestar que as medidas adotadas pelas autoridades imigratórias espanholas "são incompatíveis com o bom nível do relacionamento entre os dois países".

Trinta cidadãos do Brasil foram barrados no país europeu na manhã de ontem. Eles deram depoimentos sobre maus-tratos e afirmaram terem sido discriminados. Em nota, a pasta acrescentou que está examinando a adoção de medidas apropriadas, "tendo em conta, inclusive, o princípio da reciprocidade", isto é, barrar espanhóis no Brasil.

O chanceler Celso Amorim, que participa de reunião do Grupo dos 8, na República Dominicana, tomou conhecimento hoje do caso. Ele recebeu a notícia do incidente "com profundo desagrado". Há poucas semana, segundo o Itamaraty, o ministro teria manifestado ao chanceler espanhol a insatisfação do governo brasileiro com essas medidas restritivas.


Resolução da OEA diz que Colômbia violou soberania do Equador


Depois de 14 horas de conversações, o Conselho Permanente da OEA (Organização dos Estados Americanos) em Washington aprovou por aclamação nesta quinta-feira uma resolução sobre a crise provocada pela incursão militar da Colômbia. Mesmo sem condenar explicitamente o governo colombiano de Álvaro Uribe, o texto afirma que "o fato ocorrido constitui uma violação da soberania e da integridade territorial e de princípios do direito internacional".


A estimativa de 14 horas de negociação foi do embaixador do Panamá na OEA, Arístides Royo. Ao final, a nota contém tudo que o Equador solicitava, exceto a condenação formal da ação colombiana: o reconhecimento de que sua soberania foi violada; a criação de uma comissão da OEA para investigar a invasão; e a convocação de uma reunião ao nível de ministros de Relações Exteriores dos 34 países-membros, marcada para o dia 17, para ouvir o relatório da comissão e pronunciar-se sobre ele.


A ministra: "Nunca mais, sob nenhum pretexto"...


Mesmo a condenação ficou implícita na citação, por duas vezes, do trecho da Carta da OEA que afirma: "O território de um Estado é inviolável, não pode ser objeto de ocupação militar nem de outras medidas de força tomadas por outro Estado, direta ou indiretamente, qualquer que seja o motivo, mesmo de maneira temporária".


A chanceler equatoriana, María Isabel Salvador, que foi a Washington acompanhar a reunião, avaliou que neste episódio a OEA "superou uma prova histórica, já que ratificou a sua razão de ser". Para María Isabel, a o texto aprovado "garante que nunca mais, sob nenhum pretexto, um país atente contra a inviolabilidade do território de outro Estado".


"Sentimo-nos orgulhosos e seguros de conviver em um entorno continental onde as normas de direito regem as nossas relações", agregou a ministra.


Jorge Valero, que representa na OEA a Venezuela – país que se somou enfaticamente aos protestos do Equador – também se declarou satisfeito. "A Venezuela fica contente com este acordo, porque foi inspirado na paz, e a Venezuela aposta na paz", declarou. "O importante deste debate é que a OEA se declarou de alguma forma, não se manteve em silêncio ante a violação absolutamente clara, comprovada, da soberania e integridade territorial de um país soberano como é o Equador", disse Valero.


Uribe isolou-se no continente


O representante da Colômbia na OEA, Camilo Ospina, defendeu na reunião a tese de que "não somos agressores". No entanto, viu-se em dificuldades para advogar a causa do governo Álvaro Uribe, num fórum onde só contava com a simpatia de uma única delegação, a dos Estados Unidos. Ospina chegou a bater boca com o representante da Nicarágua – país com quem a Colômbia mantém um litígio de fronteiras –, a quem chamou de "oportunista" recebendo como resposta uma exigência de "respeito".


O secretário-geral da OEA, José Miguel Insulza, classificou o documento como "uma mostra de paz e entendimento", mas registrou que a crise está longe de ter se encerrado. Insulza deve chegar nesta quinta-feira a Santo Domingo, para a cúpula do Grupo do Rio, onde são esperados os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Colômbia, Álvaro Uribe. Na sexta-feira viajará aos dois países, com outros quatro diplomatas que compõem a comissão encarregada de investigar os fatos.


A íntegra da resolução


Veja a íntegra da resolução votada no Conselho da OEA:


"O Conselho Permanente da Organização dos Estados Americanos, levando em conta:


Que a Organização dos Estados Americanos OEA) tem plena competência para conhecer os fatos e acontecimentos que põem em risco a paz e segurança hemisféricas;


Que entre os propósitos da OEA constam, entre outros, o respeito à personalidade, soberania e independência dos Estados, assim como o fiel cumprimento das obrigações emanadas dos tratados e outras fontes de direito internacional;


Que o artigo 15 da Carta da Organização dos Estados Americanos estabelece que "o direito que o Estado possui de proteger e desenvolver sua existência não o autoriza a executar atos injustos contra outros Estados";


Que o artigo 19 da Carta prescreve que "nenhum Estado ou grupo de Estados tem o direito de intervir, direta ou indiretamente, e seja qual for o motivo, nos assuntos internos ou externos de qualquer outro. O princípio acima exclui não somente a força armada, mas também outra forma de ingerência ou tendência atentatória à personalidade do Estado, dos elementos políticos, econômicos e culturais que o constituem";


Que o artigo 21 da Carta enfatiza que "o território de um Estado é inviolável, não pode ser objeto de ocupação militar nem de outras medidas de força tomadas por outro Estado, direta ou indiretamente, qualquer que seja o motivo, mesmo de maneira temporária";


Que a Carta da Organização dos Estados Americanos, em seu artigo 28, expressa que "toda agressão de um Estado contra a integridade ou inviolabilidade do território ou contra sua soberania ou a independência política de um Estado americano será considerada como um ato de agressão contra os demais Estados americanos";


Que a Carta da Organização dos Estados Americanos reafirma o princípio de que "as controvérsias de caráter internacional que surjam entre dois ou mais Estados americanos devem ser resolvidas por meio de procedimentos pacíficos"; e


Que "afiançar a paz e a segurança do continente" e "assegurar a solução pacífica de controvérsias que surjam entre os Estados-membros" figuram entre os propósitos essenciais da Carta da OEA.


Considerando:


Que na madrugada do sábado, 1º de março de 2008, forças militares e efetivos da polícia da Colômbia incursionaram em território do Equador, na província de Sucumbíos, sem consentimento expresso do governo do Equador, para realizar uma operação contra membros de um grupo irregular das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, que se encontrava clandestinamente acampado no setor fronteiriço equatoriano;


Que o fato ocorrido constitui uma violação da soberania e da integridade territorial e de princípios do direito internacional;


Que sete fato produziu uma grave crise entre estes dois países, provocando a ruptura de relações entre ambos os Estados e uma grave tensão na região;


Que, de acordo com o artigo 84 da Carta, é função da OEA zelar pela manutenção de relações de amizade entre os Estados-membros, utilizando os procedimentos que esta mesma Carta assinala; e


Que este caso preenche os requisitos para a convocação de uma Reunião de Consulta dos Ministros de Relações Exteriores, à luz dos artigos 61 e seguintes da Carta da OEA.


Resolve:


1. Reafirmar o princípio de que o território de um Estado é inviolável, não pode ser objeto de ocupação militar nem de outras medidas de força tomadas por outro Estado, direta ou indiretamente, qualquer que seja o motivo, mesmo de maneira temporária.


2. Constituir uma comissão encabeçada pelo secretário-geral e integrada por quatro embaixadores designados por este, que visite ambos os países, percorrendo os lugares que as partes lhe indiquem, leve o informe correspondente à Reunião de Consulta dos Ministros de Relações Exteriores e proponha fórmulas de aproximação entre ambas as nações.


3. Convocar, ao amparo do disposto nos artigos 61, 62 e 63 da Carta da OEA, uma Reunião de Consulta dos Ministros de Relações Exteriores, para segunda-feira, 17 de março de 2008, na sede da OEA, com o fim de examinar os fatos e formular as recomendações pertinentes."


Da redação, www.vermelho.org.br





Kid Ory's Creole Jazz Band - The Legendary Crescent Recording Sessions - (1944 - 45)






01 creole song
02 get out of here
03 blues for jimmie noone
04 south
05 panama
06 under the bamboo tree
07 careless love
08 do what ory say
09 maryland, my maryland
10 down home rag
11 1919 rag
12 oh! didn't he ramble
13 ory's creole trombone
14 weary blues
15 maple leaf rag
16 original dixieland one-step
Créditos:LooloBlog


img249/6174/kidorygx2wm7.jpg





Colômbia: Israel sul-americano?


por jpereira — BrasilDeFato

Contribuidores: Beto Almeida

Para os EUA, seria uma “ducha fria” um abandono da escalada militarista e uma opção negociada, conforme sustentam VEN, EQU, BRA, ARG, SUI, CUB e FRA
Para os EUA, seria uma “ducha fria” um abandono da escalada militarista e uma opção negociada, conforme sustentam VEN, EQU, BRA, ARG, SUI, CUB e FRA


Beto Almeida


Muitas conclusões podem ser extraídas a partir da violação da soberania nacional do Equador pelo Exército da Colômbia, interrompendo de modo sangrento os entendimentos com as Farcs para a liberação de outros detidos, entre eles a ex-candidata presidencial Ingrid Bettancourt. Como se trata de uma cidadã franco-colombiana e há especial interesse do governo da França em sua libertação, a ação cirúrgica militar colombiana – que matou 17 guerrilheiros das Farc, entre eles o Comandante Raul Reyes, conhecido por sua característica de exímio negociador político – também deve ser entendida como um alerta ao governo de Sarkosy para que não se meta em negociações que contrariem a linha estadunidense de militarização da região amazônica.


Também deve ser considerado que os mísseis estavam apontados para eliminar a perspectiva de abrir um caminho de negociação para este conflito, especialmente pela representatividade e interlocução que Raul Reyes possuía no mundo político internacional. Se compararmos com o que ocorreu na África do Sul, com Mandela saindo da prisão e conduzindo o movimento que liderava, o CNA, da luta armada para a vitória eleitoral; ou no da OLP, em que Arafat saiu do exílio e da semi-clandestinidade para eleger-se como Autoridade Nacional Palestina (ainda que a questão palestina não tenha sido plenamente resolvida), revela-se que há uma pressão estadunidense sobre o governo de Uribe para não transigir na linha militarista. Para os EUA, que recentemente aprovaram o novo Orçamento nacional destinando quase metade dos recursos (1,5 trilhão de dólares) para a indústria militar, seria uma “ducha fria” qualquer abandono da escalada militarista e uma opção negociada, conforme vem sendo sustentada por governos como da Venezuela, Equador, Brasil, Argentina, Suíça, Cuba e França.


Ou seja, a ação procura sepultar a linha de distensão política, que é uma das bandeiras carregadas na caravana da Integração Latino-americana. A indústria bélica aplaude, calcula seus lucros e a humanidade, seus cadáveres. Para uma economia estadunidense em crise, um dólar em decadência acelerada e o barril do petróleo superando 104 dólares, nada melhor para o império que encontrar outro pretexto para novos desembarque de tropas, sobretudo numa Amazônia rica em petróleo, nióbio,silício, urânio, biodiversidade, água, ouro, bauxita etc.


Um maior envolvimento militar estadunidense, expandindo o Plano Colômbia, revela o realismo e a objetividade que cercam muitos dos documentos estratégicos dos militares brasileiros, nos quais realçam a vulnerabilidade da Amazônia Brasileira, destacam a perigosa obsolescência dos equipamentos da Defesa Brasileira e, de quebra, lembram que todos os orçamentos militares de todos os países do mundo, somados, não alcançam o orçamento do Pentágono.


Aliás, muitos dos políticos brasileiros que foram responsáveis pela destruição neoliberal dos equipamentos de defesa, como parte da demolição do estado, agora querem ver no presidente Chávez o protagonista de uma suposta “carreira armamentista”, quando os números apontam a Colômbia e o Chile como os dois países mais bem armados da América do Sul. Destaque-se afirmação das autoridades da Marinha do Brasil de que as plataformas marítimas da Petrobrás estão vulneráveis a ataques terroristas e do Comando da Aeronáutica revelando que 63 por de suas aeronaves não voam.


A visita de uma alta patente militar do Comando Sul dos EUA à Bogotá às vésperas da operação militar em território equatoriano, bem como a existência de uma base militar estadunidense no solo da Colômbia a cerca de 900 km do ataque – de onde pode ter partido a operação – também chamam poderosamente a atenção pelas características da ação. Uma operação muito semelhante àquelas utilizadas por israelenses para a eliminação de lideranças palestinas, provavelmente contando também com o uso de satélites, serve de advertência para uma linha de acontecimentos encadeados que apontam para a transformação da Colômbia num Israel da América do Sul, travando a integração econômico-social, a cooperação regional, e desviando energia político-social e recursos humanos do combate à miséria e ao subdesenvolvimento para a esfera militar. Onde estão situadas as principais indústrias militares no mundo?


Beto Almeida é jornalista e membro do Conselho Editorial do jornal Brasil de Fato