quinta-feira, 6 de março de 2008

E ainda falam mal de CUBA....

Medidas imigratórias espanholas são incompatíveis, diz governo brasileiro.


Turistas relataram maus-tratos e afirmaram terem sido discriminados no país europeu. O Ministério das Relações Exteriores informou nesta quinta-feira que o governo está inconformado com a situação de brasileiros na Espanha. O secretário-geral do Itamaraty, Samuel Pinheiro Guimarães, convocou o embaixador da Espanha em Brasília para manifestar que as medidas adotadas pelas autoridades imigratórias espanholas "são incompatíveis com o bom nível do relacionamento entre os dois países".

Trinta cidadãos do Brasil foram barrados no país europeu na manhã de ontem. Eles deram depoimentos sobre maus-tratos e afirmaram terem sido discriminados. Em nota, a pasta acrescentou que está examinando a adoção de medidas apropriadas, "tendo em conta, inclusive, o princípio da reciprocidade", isto é, barrar espanhóis no Brasil.

O chanceler Celso Amorim, que participa de reunião do Grupo dos 8, na República Dominicana, tomou conhecimento hoje do caso. Ele recebeu a notícia do incidente "com profundo desagrado". Há poucas semana, segundo o Itamaraty, o ministro teria manifestado ao chanceler espanhol a insatisfação do governo brasileiro com essas medidas restritivas.


Nenhum comentário: