segunda-feira, 14 de junho de 2010

As verdadeiras razões das guerras imperiais.....

Bin Laden eles não acharam, mas em compensação…


Milhares de homens, satélites, aviões “fantasmas” e de controle remoto, durante quase dez anos e os Estados Unidos não acharam Osama Bin Laden nos desertos e cavernas o Afeganistão. Em compensação – e que compensação! -,  o New York Times publicou ontem que  oficiais do Pentágono e geólogos norte-americanos “descobriram”  reservas minerais gigantescas no Afeganistão, avaliadas em aproximadamente US$ 1 trilhão. A notícia foi reproduzida no mundo todo e em vários sites brasileiros.
A descoberta pode transformar o Afeganistão em um dos maiores produtores de minério do mundo e na “Arábia Saudita do lítio”, segundo um memorando do Pentágono. Nem é preciso dizer nas mãos de quem isso dficará, não é?
Toda essa riqueza, que inclui ouro, ferro, cobre, cobalto, lítio e nióbio, é claro, não foi encontrada por acaso. Desde os anos 80 já havia indicações de importantes depósitos minerais, e os geológos americanos se valeram de mapas soviéticos do tempo da invasão ao Afeganistão para iniciar as pesquisas. Afinal de contas, não se entra numa guerra para não levar nada, não é mesmo?
Em 2006, os EUA esquadrinharam 70% do Afeganistão, usando avançados equipamentos magnéticos e de gravidade acoplados a uma aeronave Orion P3. Os dados recolhidos foram tão promissores, que os geólogos voltaram no ano seguinte para levantamentos ainda mais sofisticados, usando um antigo bombardeiro inglês, equipado com instrumentos que permitiam um exame tridimensional dos depósitos minerais debaixo da superfície da terra.
Confirmada a riqueza, era hora do butim. Em 2009, uma força-tarefa do Pentágono que tinha criado “programas de negócios” no Iraque foi transferida para o Afeganistão e se debruçou sobre os dados geológicos.
Firmas internacionais de contabilidade especializadas em contratos de mineração foram contratadas para prestar “consultoria” ao Ministério Afegão de Minas e os dados técnicos estão sendo preparados para as licitações internacionais.
Em breve, toda a riqueza mineral do Afeganistão estará à disposição das multinacionais e de investiores estrangeiros. Para os afegãos só restará assistir à pilhagem imobilizados pela ocupação disfarçada.
Depois de fazer guerra pelo petróleo do Iraque usando Saddam Hussein como argumento, vê-se agora que por trás do combate aos  talibãs estão interesses bem “fundamentalistas” do capital.

Massacre na flotilha de ajuda a Gaza...

Quer saber como foi o covarde ataque de Israel à Frota Humanitária? Assista ao vídeo de 1h feito por quem estava lá


Clique aqui e receba gratuitamente o Blog do Mello em seu e-mail