sábado, 17 de setembro de 2011

“A Copa é no Brasil, mas não é para os brasileiros”



 
Para o jornalista Jorge Kajuru, a Copa do Mundo de 2014 no Brasil é um evento para turistas. E quem vai pagar a conta é o brasileiro
Danilo Augusto


Jorge Kajuru - Foto: Reprodução
O Brasil será sede da Copa do Mundo de 2014. Desde 2007, quando o país foi escolhido como sede do mundial, vários questionamentos surgiram em torno desse evento.
Em entrevista a Radioagência NP – parceira do Brasil de Fato – o jornalista Jorge Kajuru afirma que o país tem plenas condições e estrutura para realização do evento. Porém, relata que o problema da Copa ser no Brasil está relacionado “à crise moral dos representantes.” Ele critica o financiamento através de dinheiro público do BNDES no evento e pede mais postura da presidenta Dilma sobre o tema. Para Kajuru, a Copa é no Brasil, mas não é para os brasileiros. E acrescenta: “É uma Copa para turistas. Quem vai pagar a conta é o brasileiro, vai sair do imposto”.
Conhecido por sua coragem de enfrentar os cartolas do futebol, Kajuru também detalha a relação entre a Federação Internacional de Futebol (Fifa) e o presidente da Confederação Brasileira de Futebol (CBF), Ricardo Teixeira, a qual ele descreve como “ladrões públicos do futebol mundial.” O jornalista também acusa a Rede Globo. “O Ricardo Teixeira também é intocável pela proteção da Rede Globo de Televisão”. Segundo ele, a emissora é sócia em negócios envolvendo futebol, principalmente, monopólio e exclusividade de transmissões. Leia a seguir a entrevista.

O Brasil será sede da Copa do Mundo de Futebol de 2014. Como você avalia a realização deste evento em nosso país?
Jorge Kajuru – Não sou contra a Copa do Mundo no Brasil. O país tem condições e estrutura. O problema da Copa ser aqui não é estrutural, e sim, de crise moral. Vão roubar de nós brasileiros, pagadores de impostos, porque sairá de forma pública a maior parte do dinheiro gasto na Copa do Mundo. O governo federal, em pleno o governo do presidente Lula, teve que assinar um documento no qual a Fifa ganhará todo o dinheiro da Copa sem pagar qualquer centavo de tributos. A Fifa aceitou o Brasil como sede da Copa tendo essa condição como base de negócio. Todo dinheiro faturado aqui ela (Fifa) vai levar para a Suíça e fazer a divisão entre os ladrões públicos do futebol mundial.

Você já declarou que vai torcer contra a seleção brasileira na Copa. Por quê?
Vou torcer contra o Brasil na Copa de 2014. Também vou rezar para que na final o Brasil esteja, e que, exatamente na final, o Brasil perca de forma vergonhosa. E que haja, no Maracanã, com o segundo maracanasso, um linchamento público verbal contra a fi gura do senhor Ricardo Teixeira. O estádio inteiro em eco para que ele criasse vergonha na cara e deixasse a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e também o Brasil, e se juntasse ao seu bando e quadrilha lá da Suíça.

A realização da Copa demanda um investimento financeiro muito alto. Grande parte vem por meio do financiamento do BNDES. Você é a favor de financiamento público em um evento, que como você disse, terá o lucro dividido em meios privados?
A Copa é no Brasil, mas não é para os brasileiros. É uma Copa para turistas. Quem vai pagar a conta é o brasileiro, vai sair do imposto. O BNDES já colocou R$ 4,8 bi na Copa. Até 2014 pode dobrar esse valor. O mais grave é que quando foi definido o Brasil como sede da Copa, fi cou estabelecido de forma pública, para todos os brasileiros – nas palavras do então presidente Lula e do Ricardo Teixeira – que não se gastaria nenhum centavo público para Copa do Mundo, que todas as despesas seriam privadas. O governo e o Ricardo Teixeira mentiram, foram canalhas.

E como você avalia o papel da presidenta Dilma neste processo?
O que ela disse foi o mais grave. A presidente Dilma afirmou que não poderia divulgar os valores fi nanceiros gastos pelo governo até 2014, que eram informações sigilosas. Isso é revoltante. Qualquer brasileiro minimamente sério, qualquer jornalista minimamente descente e qualquer veículo de comunicação minimamente ético teriam que cobrar da presidente essa postura lamentável. Não pode gastar dinheiro público e não informar e divulgar para onde foi.


Manifestantes pedem saída de Ricardo Teixeira na avenida Paulista
Foto: Guilherme Zocchio
Recentemente, o presidente da CBF, Ricardo Teixeira, recebeu uma série de acusações. Mesmo assim, ele continua impune. Por que essas acusações não surtem efeito internacionalmente, dentro da Fifa?
O Ricardo Teixeira é blindado porque ele faz parte da quadrilha da Fifa. Ele é intocável porque é sócio do Joseph Blatter [presidente da Fifa] e protegido por João Havelange, presidente de honra da Fifa e dono da máfia do futebol internacional. Havelange e Ricardo Teixeira são donos da Traffic – a empresa que detêm os direitos internacionais de venda de transmissão de futebol para veículos de comunicação do mundo inteiro. A Traffic não é do jornalista Jota Ávila. O Jota é “laranja” do Havelange e do Ricardo, a imprensa esportiva sabe disso é ignora de forma vergonhosa.

E no âmbito nacional, por que nada acontece?
Primeiro porque o povo brasileiro não tem coragem de protestar. O povo brasileiro é uma decepção no que se refere a protesto contra coisas públicas horríveis. Ninguém tem coragem de falar isso, falar isso é brigar com o povo, mas não faço média com o povo. Amo o povo porque é a maior celebridade deste país, é feliz recebendo um salário mínimo de R$ 600. Mas não vou dizer que o povo tem cultura de protesto. O Ricardo Teixeira também é intocável pela proteção da Rede Globo de Televisão. A Globo é sócia em negócios envolvendo futebol, principalmente monopólio e exclusividade de transmissões. Isso se chama ditadura da audiência.

Mas a Globo não vende direitos de transmissão para a Bandeirantes?
A Band não paga pelos direitos de transmissão. Ela é presenteada pela Rede Globo desde que, editorialmente, cumpra as mesmas regras da Globo para com o Ricardo Teixeira.

Muitas pessoas defendem que a CBF teria uma melhor gestão se as eleições fossem mais democrática, com participação popular. Você concorda com essa proposta?
Tudo isso não passa de uma fantasia neste Brasil dirigido e presidido por quem é. O PT fará com que a CBF se perpetue com esses mesmos canalhas que estão lá. Embora o ex-presidente Lula – nas eleições de 2002 – tenha prometido que tiraria o Ricardo do comando do futebol brasileiro e que abriria a caixa da CBF. Foi mentira dele. No primeiro mês de governo ele já era melhor amigo do Teixeira. Ninguém é amigo do Teixeira sem que financeiramente tenha nenhum benefício. Portanto, o PT como partido político deve ter ganhado muita grana do futebol brasileiro – da CBF. É um sonho essa história de eleição direta, do povo votando.

E qual a participação das federações, dos clubes e da Rede Globo nesse processo de permanência do Ricardo Teixeira dentro da CBF?
As federações são Ricardo Teixeira. Já nos clubes isso não acontece mais. Na última votação para escolher o presidente do Clube dos 13, a CBF e a Rede Globo tomaram uma derrota vergonhosa. Eles queriam uma vitória do Cleber Leite contra o Fábio Koff. E como isso não aconteceu, o São Paulo foi punido, o Morumbi foi punido e não será sede de abertura da Copa do Mundo. O Ricardo Teixeira, ao lado do seu amigo Andrés Sanchez – presidente do Corinthians – não quiseram. Se o país fosse sério, Andrés e Ricardo Teixeira estariam presos. É por isso que agora a Rede Globo quer tirar o Fábio Koff do comando dos 13 e ameaça acabar com o Clube e montar uma Liga Nacional para mandar mais ainda no futebol brasileiro.

Recentemente, a Rede Record entrou na disputa com a Globo para transmitir jogos do campeonato Brasileiro. Essa quebra de monopólio seria boa para o futebol?
Não existe nenhuma diferença na maneira em que Record e Rede Globo cresceram e se transformaram em império. A Globo nasceu de um escândalo chamado Time Life e a Record se transformou em império com dinheiro de fiéis. Acrescente, além do monopólio, a expressão ditadura de audiência. Mesmo não havendo diferença, também na parte editorial, é preciso reconhecer que a proposta da Record é três vezes maior. E ainda, a Record garantia que o jogo, em sua grade de programação, seria às 20h e não às 22h. Hoje, ainda temos que esperar a novela acabar para começar um jogo. Pior, esses jogos acabam meia noite ou 1h quando já não tem mais transporte público. Isso é um absurdo, um crime. Tudo ficou na mesma e seja o que Deus quiser.

Qual o papel da Rede Globo e dos veículos de comunicação no Brasil para que essas mazelas do futebol se perpetuem?
O papel da Globo é somente o dinheiro. Quanto ao papel dos demais veículos de comunicação deveria ser o jornalismo. A imprensa foi feita para servir o povo, e não se servir do povo. E o que acontece com a maior parte da imprensa, nesta questão que estamos debatendo aqui, é que a imprensa está se servindo do povo. São raras as exceções que não fazem isso, como a ESPN, o jornal o Lance. Também existem alguns jornalistas independentes, como o Juca Kfouri. Poucos veículos ousam falar de Ricardo Teixeira. O problema é que as grandes empresas brasileiras também são amigas do senhor Teixeira. E são todas calhordas quanto Ricardo Teixeira essas grandes agências de publicidade, esse monopólio de grandes empresas que só anunciam em veículos que não praticam o jornalismo esportivo independente, investigativo, sério e decente. É mais que uma máfia, é um cartel.

Muitas pessoas te classificam como um pessimista e inimigo do futebol. Você realmente gosta deste esporte?
Tem pessoas que me consideram um crítico, um louco, um do contra e um pessimista. Eu amo o futebol nas quatro linhas. Quem não vai gostar de um drible do Neymar [Santos Futebol Clube]? Uma bela jogada e um passe de calcanhar do jogador Ganso [Santos Futebol Clube] e do Lucas [São Paulo Futebol Clube]? Ninguém vai me fazer deixar de gostar, de ver e de falar bem do bom futebol. Vou defender e aplaudir jogadores e treinadores acima da média. Agora não queiram que eu dê uma entrevista e que deixe de falar em relação a essa escumalha que comanda o futebol brasileiro. Se eu não denunciasse isso eu não seria um jornalista, e sim, um picareta e assessor do Ricardo Teixeira. Mas o futebol dentro de campo é minha paixão e alegria. (Ouça o áudio desta entrevista na Radioagência NP)

Jorge Reis da Costa – conhecido como Jorge Kajuru – é jornalista esportivo, radialista e apresentador de televisão

Campanha declara apoio à luta do povo haitiano por ensino público de qualidade


Karol Assunção
Jornalista da Adital


O artigo 26 da Declaração Universal dos Direitos Humanos estabelece que "toda pessoa tem direito à educação” e que "a educação deve ser gratuita, pelo menos a correspondente ao ensino elementar fundamental”. Entretanto, não é bem isso que se observa no Haiti. Se antes do terremoto de janeiro de 2010 o sistema educacional no país já era deficiente, com uma taxa de analfabetismo de 60% e com mais de 80% de escolas privadas; a situação após o sismo, que destruiu 5 mil escolas, continua crítica, sem a promoção de uma educação pública e de qualidade.
Foi por conta desse quadro que a Campanha Latino-Americana pelo Direito à Educação (Clade) divulgou, no mês passado, uma "Declaração de apoio ao povo haitiano em sua luta por uma educação pública e gratuita para todos e todas sem discriminação”. No documento, a rede se solidariza com a população haitiana e com o Reagrupamento Educação para Todos e Todas (Rept), coalizão do Haiti que luta por uma educação pública, de qualidade e sem discriminação no país.

Notícias apontam que 80% das escolas que existem atualmente no país são particulares. Situação que agrava ainda mais a realidade do Haiti, que possui cerca de 70% de sua população vivendo abaixo da linha de pobreza.As organizações alertam para as ações promovidas pelo Governo haitiano no campo educacional após o terremoto do ano passado. De acordo com elas, autoridades do país e Instituições Financeiras Multilaterais estão "direcionando a reconstrução do sistema educativo no país para aprofundar a privatização da educação no Haiti e a desresponsabilização do Estado”.
"Recordamos que durante o processo de campanha eleitoral no Haiti, Joseph Michel Martelly tinha como uma de suas bandeiras a garantia da gratuidade da educação no país. Ao contrário do compromisso assumido, o presidente eleito hoje promove, com fundos das Instituições Financeiras Multilaterais, um sistema de transferência de recursos às famílias para que ponham seus filhos e filhas nas escolas do setor privado”, ressaltam.
As organizações - que levantam a bandeira de uma educação pública, gratuita, de qualidade, e disponível, acessível, aceitável e adaptável a todos e todas – ainda aproveitam o documento para repudiar a criminalização dos movimentos sociais e pedir justiça para os casos de violência ocorridos contra os lutadores sociais haitianos.
"Em tal sentido, manifestamos nossa preocupação pela impunidade que se mantém no caso de Jean Anil Louis Juste, professor da Universidade do Estado do Haiti (UEH), assassinado no dia 12 de janeiro de 2010 antes do terremoto, assim como o assassinato do professor sindicalista Jean Louis Filbert, ocorrido quando participava de uma marcha a favor do direito à educação pública. Também repudiamos a violência sofrida pelo estudante Mathieu Frantz Junior, da Faculdade de Etnologia, quem foi ilegalmente detido dentro deste espaço universitário e maltratado por forças do corpo da Minustah [Missão das Nações Unidas para a Estabilização no Haiti] há um ano”, destacam.
As organizações reforçam o pedido de desmilitarização do país ao mesmo tempo em que pedem ao Estado a garantia da integridade dos protestos pacíficos e dos defensores de direitos humanos que lutam por uma educação pública no país, e a aprovação de uma Lei Geral de Educação que assegure o direito humano à educação pública, gratuita e de qualidade.
A declaração completa está disponível em: http://www.campanaderechoeducacion.org/financiacion/?p=326

Comandante Carlos Lamarca (1937-1971): vencer ou morrer


170911_lamarcaOusar Lutar Ousar Vencer - [Celso Lungaretti] 
No dia 17 de setembro de 2011 completam 40 anos da morte do comandante Carlos Lamarca, que estava debilitado e indefeso quando foi covardemente executado pela repressão ditatorial no sertão baiano, em 17 de setembro de 1971, numa típica vendetta de gangstêres.

O que há, ainda, para se dizer sobre Lamarca, o personagem brasileiro mais próximo de Che Guevara, por história de vida e pela forma como encontrou a morte?
Foi, acima de tudo, um homem que não se conformou com as injustiças do seu tempo e considerou ter o dever pessoal de lutar contra elas, arriscando tudo e pagando um preço altíssimo pela opção que fez.
Teve enormes acertos e também cometeu graves erros, praticamente inevitáveis numa luta travada com tamanha desigualdade de forças e em circunstâncias tão dramáticas.
Mas, nunca impôs a ninguém sacrifícios que ele mesmo não fizesse. Chegava a ser comovente seu zelo com os companheiros -- via-se como responsável pelo destino de cada um dos quadros da Organização e, quando ocorria uma baixa, deixava transparecer pesar comparável ao de quem acaba de perder um ente querido.
Dos seus melhores momentos, dois me sensibilizaram particularmente.
Logo depois do Congresso de Mongaguá (abril/1969), quando a VPR saía de uma temporada de luta interna e de quedas em cascata, o caixa estava a zero e a rede de militantes, clandestinos em sua maioria, carecia desesperadamente de dinheiro para manter as respectivas fachadas -- qualquer anomalia, mesmo um atraso no pagamento de aluguel, poderia atrair atenções indesejáveis.
Mas, o chamado grupo tático fora o setor mais duramente golpeado pelas investidas repressivas.
Então, quando se planejou a expropriação simultânea de dois bancos vizinhos, na zona Leste paulistana, o pessoal experiente que sobrara não bastava para levá-la a cabo.
Eu e os sete companheiros secundaristas que acabáramos de ingressar na Organização fomos todos escalados -- na enésima hora, entretanto, chegou a decisão do Comando, que me designou para criar e coordenar um setor de Inteligência, então fiquei de fora.
Lamarca, procuradíssimo pelos órgãos repressivos, fez questão de estar lá para proteger os recrutas no seu batismo de fogo. Os outros quatro comandantes tudo fizeram para demovê-lo, em nome da sua importância para a revolução. Em vão. A lealdade para com a tropa nele falava mais alto.
Depois de muita discussão, chegou-se a uma solução de compromisso: ele não entraria nas agências, mas ficaria observando à distância, pronto para intervir caso houvesse necessidade.
Houve: um guarda de trânsito, alertado por transeunte, postou-se na porta de um dos bancos, arma na mão, pronto para atingir o primeiro que saísse.
Lamarca, que tomava café num bar a 40 metros de distância, só teve tempo de apanhar seu .38 cano longo de competição, mirar e desferir um tiro dificílimo -- tão prodigioso que, no mesmo dia, a ditadura já percebeu quem fora o autor. Só um atirador de elite seria capaz de acertar.
Segundo o Darcy Rodrigues, foi a vida dele que Lamarca salvou. O próprio, contudo, contou-nos que seria um dos novatos o primeiro alvejado.
Como resultado, a repressão teve pretexto para fazer de Lamarca o inimigo público nº 1 -- e, claro, o fez. A imagem dele foi difundida à exaustão, obrigando-o a redobrar cuidados e até a submeter-se a uma cirurgia plástica.
Também teve de brigar muito com os demais dirigentes e militantes, para salvar a vida do embaixador suíço Giovanni Butcher, quando a ditadura se recusou a libertar alguns dos prisioneiros pedidos em troca dele e ainda anunciou que o Eduardo Leite (Bacuri) morrera ao tentar fugir.
Dá para qualquer um imaginar a indignação resultante -- afinal, as (dantescas) circunstâncias reais da morte do Bacuri ficaram conhecidas na Organização.
Mesmo assim Lamarca não arredou pé, usando até o limite sua autoridade para evitar que a VPR desse aos inimigos o monumental trunfo que as Brigadas Vermelhas mais tarde dariam, ao executarem Aldo Moro. O episódio foi tão traumático que ele acabou deixando a VPR.
E, no MR-8, novamente divergiu da maioria dos companheiros -- quanto à sua salvação.
Pressionaram-no muito para que saísse do Brasil, preservando-se para etapas posteriores da luta, pois em 1971 nada mais havia a se fazer. Aquilo virara um matadouro.
Conhecendo-o como conheci, tenho a certeza absoluta de que não perseverou por acreditar numa reviravolta milagrosa. Em termos militares, suas análises eram as mais realistas e acuradas. Nunca iludia a si próprio.
O motivo certamente foi a incapacidade de conciliar a idéia de fuga com todos os horrores já ocorridos, a morte e os terríveis sofrimentos infligidos a tantos seres humanos idealistas e valorosos. Fez questão de compartilhar até o fim o destino dos companheiros, honrando a promessa, tantas vezes repetida, de vencer ou morrer.
Doeu -- e como! -- vermos os militares exibindo seu cadáver como troféu, da forma mais selvagem e repulsiva.
Mas, ele havia conquistado plenamente o direito de desconsiderar fatores políticos e decidir apenas como homem se preferia viver ou morrer.
Merece, como poucos, nosso respeito e admiração.
Celso Lungaretti é jornalista e ex-preso político da ditadura militar brasileira (64-85), tendo participado da luta armada.

Dor de barriga e fel no “Bom Dia Brasil” e nos jornalões impressos

Créditos: BLOG DA MILITÂNCIA

É assim que a imprensa quer o Brasil
“Desconfio que quem presta para o PIG são os tucanos (FHC, Serra e CIA.), que venderam o Brasil, foram ao FMI três vezes com a pires na mão, além de oficializarem a política externa de subserviência”. 

Os jornalões impressos do Brasil e o principal jornal televisivo matutino de tevê aberta, o “Bom (Mau) Dia Brasil”, da TV Globo, além das rádios CBN e Jovem Pan, não gostam do Brasil e por isso cosnpiram contra o desenvolvimento do País, bem como torcem contra os megaeventos a ser realizados nesta segunda década do século em terras brasileiras, como a Copa das Confederações, a Copa do Mundo e as Olimpíadas.
Creio, e não duvido, que o Partido da Imprensa Golpista, o famigerado PIG, vai tentar boicotar outro megaevento, este da Igreja Católica, que vai ser realizado em 2013. O Papa Bento XVI anunciou que o Rio de Janeiro será a próxima cidade a receber a Jornada Mundial da Juventude (JMJ), que, segundo o Governo brasileiro, vai atrair dois milhões de turistas. É muito dinheiro, não acha cara leitor?
O Brasil atravessa uma fase esplendorosa, e estaria melhor se não fosse o PIG com seu jornalismo irresponsável, conservador e de oposição política e ideológica. Porque, como afirmei em outros artigos, o PUG é ideológico e combate governos trabalhistas historicamente, mesmo se essas administrações propiciarem desenvolvimento econômico e social à população e favorecer, inclusive, que a imprensa nativa, colonizada, provinciana e tosca tenha lucros e dividendos.
Não importa aos barões da imprensa e aos empresários das diversas mídias de perfis hegemônicos e monopolistas os avanços e as conquistas do povo brasileiro. O que importa é defender o capital privado e lançar no ventilador frases vazias e embusteiras como “defendemos a liberdade de expressão e de imprensa”, quando a realidade é que esses empresários e seus jornalistas que ocupam cargos de confiança defendem a liberdade de expressão deles, bem como o direito de imprimir, que eles confundem, por má-fé, com direito de expressão.
Na verdade, essas empresas privadas, que representam (e somente isto) os interesses de grupos empresariais querem que o Brasil se dane, que o povo se dane e por isso fazem uma campanha sórdida, nefasta, manipuladora e mentirosa contra as ações programáticas do governo trabalhista, apesar de a TV Globo, depois do caso do ministro da Defesa Celso Amorim, ter lançado “seus” Princípios Editoriais”, pois que vazou ordem dada em reuniões de pauta para que o ministro fosse perseguido, além de propiciar entrevistas com fontes militares que contestassem Celso Amorim como ministro da Defesa.
Os “Princípios Editoriais” duraram pouco. Não mais do que uma edição do “Jornal Nacional”. É evidente. Além do mais, não acredito que qualquer cidadão brasileiro minimamente sensato tenha acreditado em tais “princípios” de uma empresa que apoiou até golpe militar. É incrível. Mas ao acordar e ligar a televisão os jornalistas do “Bom (Mau) Dia Brasil” estavam a atacar a Compa do Mundo, o Governo, o Papa, Deus e quem mais ousasse se meter com o desejo e a vontade deles.
Anunciaram o caos no Brasil, como se o nosso País estivesse na mesma situação de seus países-ídolos, como os Estados Unidos, a França, a Itália, a Inglaterra e a Espanha, somente para ficar nesses, porque todo mundo sabe que a Europa derreteu a partir da crise de setembro de 2008 e os EUA, país que coloniza as mentes desses “gênios” da imprensa tem atualmente 46 milhões de pobres, além de experimentar um crescimento econômico ridículo que beira a zero.
Mas, para eles, o Brasil não presta, o Lula não presta, a Dilma não presta e os eventos realizados no País e no Rio de Janeiro, estado que superou, nada mais e nada menos, São Paulo em investimentos, não vão dar certos, se depender do PIG, é claro. A imprensa brasileira colonizada, provinciana e de direita é uma das piores do mundo, porque não faz jornalismo e atua de forma panfletária, sem, no entanto, dar voz àqueles que ela combate, agride, injuria e calunia. Nunca ouve o lado atingido e, quando se dispõe a ouvi-lo, não concede o espaço adequado e justo para a pessoa difamada.
Desconfio que quem presta para o PIG são os tucanos (FHC, Serra e CIA.), que venderam o Brasil, foram ao FMI três vezes com a pires na mão, além de oficializarem a política externa de subserviência — “A do Tirar os Sapatos” em aeroporto de país desenvolvido, como o fez o chanceler do governo FHC, embaixador Celso Laffer.
Como disse anteriormente, acordo e ligo a televisão. Renato Machado, Renata Vasconcelos, Zileide Silva, Míriam Leitão se revezam no bombardeio ao governo e aos interesses do Brasil. Alexandre Garcia, que foi porta-voz da ditadura no período do general João Figueiredo não está presente à edição de hoje do “Mau Dia Brasil”. “Menos um para agüentar” — penso. Entretanto, lá vêm as pedradas.
Apesar de o Governo publicar na internet o calendário da construção e reforma dos estádios; apesar de o cronograma estar em dia, com poucos atrasos, os jornalistas insistem em afirmar que nada vai dar certo, que tudo não funciona, que o Brasil e os brasileiros são incompetentes e que, só faltou dizer, que até bola para os jogadores jogar vai faltar. Foi, realmente, demais!
Quase fui a nocaute, mas logo me recuperei, porque sei que o PIG não tem jeito, que é do contra e que torce, fervorosamente contra o Brasil e a favor dos estrangeiros. A imprensa golpista e subserviente e colonizada sempre foi assim, desde os tempos do estadista Getúlio Vargas. O PIG come naftalina no café da manhã e bebe fel. Logo depois veio outra matéria.
A dupla Renato e Renata fizeram a pergunta a Míriam, que fez considerações sobre o governo brasileiro — eu disse brasileiro — ter aumentado o IPI de carro importado para, evidentemente, considero eu que não sou economista, proteger a indústria nacional, fomentar a pesquisa no setor, bem como defender os empregos dos trabalhadores daqui e não os de lá.
Para minha “surpresa” (heheheheh), a “maior” economista do Partido da Imprensa afirmou: “A medida tem impacto direto sobre a livre concorrência. É uma medida protecionista, sem dúvida e fere as regras da Organização Mundial de Comércio (OMC), que proíbe que o produto estrangeiro seja discriminado nos impostos locais”. A resumir: Míriam Leitão, a meu ver, vai denunciar o governo brasileiro para a OMC. Seria cômico se não fosse trágico. Ou, seria trágico se não fosse cômico.
Sugiro a nossa nobre ministra da Fazenda da TV Globo que ela fale com os filhos do Roberto Marinho, que são os presidentes das Organizações(?) Globo, para que os ministro das Relações Exteriores da Globo News, Luiz Felipe Lampreia, denuncie o mais rapidamente o Brasil, que ousa proteger seu mercado interno, mesmo a Míriam Leitão saber que foi exatamente este mercado que protegeu o Brasil da crise de 2008.
Se o Lampreia for incompetente para atuar em tão escabroso caso, que a Míriam ou os filhos do Roberto Marinho apelem para o Celso Laffer. O problema é que não sei se os gringos vão respeitar um homem que representava o Brasil e seu povo que tirou os sapatos a mando de um servidor subalterno no aeroporto de Nova Iorque. Eles odeiam o Brasil e desprezam seu povo. Mas não abrem mão de ganhar muito dinheiro aqui, além de ter, obviamente, trabalhadores brasileiros.
Por fim, desliguei a televisão e fui trabalhar, antes que, como eles, eu ficasse também com dor de barriga. Por outro motivo, lógico. Antes de fechar a porta da casa, bati três vezes na porta de madeira e fiz o sinal da cruz. Não se pode “dar mole”, como diz a gíria popular, depois de assistir o “Bom (Mau) Dia Brasil” e ler as manchetes de alguns jornais. É isso aí. 

Davis Sena Filho

Livro recoloca pensamento de Paulo Freire sobre comunicação




Por Reiko Miura no FPA

O livro "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire", de Venício A. de Lima, será lançado no dia 19/9, às 19hs, na sessão solene de abertura do 1º Encontro Paulo Freire no Distrito Federal, no Auditório da Câmara Legislativa do Distrito Federal. O livro será vendido no lançamento e na loja vitual (a partir da próxima semana).
Paulo Freire fa
ria 90 anos em setembro de 2011 e para homenageá-lo, a Editora Fundação Perseu Abramo em co-edição com a Editora da UnB vai relançar o livro "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire", escrito por Venício A. de Lima.
A partir da análise da obra de Paulo Freire e de muitas horas de conversa com o educador, Venício finalizou a sua tese de doutoramento, defendida em 1979 e que foi adaptada para a primeira edição do livro. Trinta anos depois, a obra é relançada revista e com nova introdução, apresentando a atualidade do pensamento daquele que é reconhecido como o mais importante educador brasileiro. A atualidade dos temas aos quais Freire se dedicava como o direito do cidadão à comunicação o coloca lado-a-lado com pensadores atuais.
No livro, Venício apresenta as ideias de Paulo Freire em quatro capítulos, nos quais são aboradados temas como o contexto social das ideias de Freire, o conceito de comunicação e cultura de Paulo Freire e a importância do educador para os estudos de comunicação.

Leia abaixo a entrevista com Venício A. de Lima:


Como nasceu sua amizade com Paulo Freire e como foram suas conversas com ele para a elaboração de sua tese?



Quando Paulo estava no Conselho Mundial de Igrejas em Genebra fiz vários contatos com ele por carta. Em 1978, era estudante em Urbana, Illinois, e ele participou de um seminário na Universidade de Michigan. Fui lá e me encontrei pessoalmente com ele. Conversamos longamente durantes dois dias. Daí prá frente, até a sua morte em 1997, tive o privilégio de privar de sua amizade e de sua família. Fiquei, inclusive, muito amigo de Elza e, depois, de Nita, sua segunda esposa. 

Poucos conhecem o pensamento de Paulo Freire sobre comunicação. Esse seria um dos motivos para a republicação de "Comunicação e cultura: as ideias de Paulo Freire" 30 anos depois?


Com certeza. Paulo até hoje é sempre identificado apenas como educador, mas, na verdade, o seu pensamento é muito rico para várias areas do conhecimento, inclusive a comunicação. Creio que uma das razões pelas quais nos aproximamos foi exatamente essa: percebi antes de outros que ele tinha uma contribuição importante para os estudos de comunicação. 


Como Paulo Freire - que não dissociava a cultura e a educação da política - entendia a comunicação?


Como uma relação dialógica entre sujeitos em torno do objeto de conhecimento. Só que essa afirmação tem que ser entendida no contexto do pensamento de Freire sobre a sociedade e, sobretudo, o papel do sujeito na transformação criativa das condições nas quais ele se insere socialmente. É isso que tento explicar no livro. 


Você estudou a fundo a obra de Paulo Freire. De que forma ela vem influenciando educadores e comunicadores até os dias atuais no Brasil e no exterior?


Infelizmente, na área de comunicação sua influência é  muito menor do que deveria ser. Esse ano mesmo, aqui no Brasil, comemoram-se os 100 anos de McLuhan - um importante autor canadense - mas não se lembra dos 90 anos de Freire. Alguns "puristas" influentes, que irrealisticamente procuram um objeto específico para o estudo daquilo que entendem como comunicação, rejeitam Freire por acreditar que ele não é do mesmo campo de estudos. 


Quais sentimentos afloraram em você ao rever a obra sobre Paulo Freire?

Revisando agora o texto de minha tese de doutorado, escrita na segunda metade da década de 70 do século passado, me dei conta de como Freire ainda é atual. O sentimento que me dá é de agradecimento pelo privilégio de tê-lo conhecido e estudado. Espero que a segunda edição do Comunicação e Cultura: as ideias de Paulo Freire possa recolocá-lo na agenda de discussão sobre a comunicação.

Sete pontos acerca da Líbia



por Domenico Losurdo

Doravante mesmo os cegos podem ver e compreender o que está a acontecer na Líbia:

1. O que se passa é uma guerra promovida e desencadeada pela NATO. Esta verdade acaba por se revelar até mesmo nos órgãos de "informação" burgueses. No La Stampa de 25 de Agosto, Lucia Annunziata escreve: é uma guerra "inteiramente externa, ou seja, feita pelas forças da NATO"; foi "o sistema ocidental que promoveu a guerra contra Kadafi". Uma peça do International Herald Tribune de 24 de Agosto mostra-nos "rebeldes" que se regozijam, mas eles estão comodamente instalados num avião que traz o emblema da NATO.

2. Trata-se de uma guerra preparada desde há muito tempo. O Sunday Mirror de 20 de Março revelou que "três semanas" antes da resolução da ONU já estavam em acção na Líbia "centenas" de soldados britânicos, enquadrados num dos corpos militares mais refinados e mais temidos do mundo (SAS). Revelações ou admissões análogas podem ser lidas no International Herald Tribune de 31 de Março, a propósito da presença de "pequenos grupos da CIA" e de uma "ampla força ocidental a actuar na sombra", sempre "antes do desencadeamento das hostilidades a 19 de Março".

3. Esta guerra nada tem a ver com a protecção dos direitos humanos. No artigo já citado, Lucia Annunziata observa com angústia: "A NATO que alcançou a vitória não é a mesma entidade que lançou a guerra". Nesse intervalo de tempo, o Ocidente enfraqueceu-se gravemente com a crise económica; conseguirá ele manter o controle de um continente que, cada vez mais frequentemente, percebe o apelo das "nações não ocidentais" e em particular da China? Igualmente, este mesmo diário que apresenta o artigo de Annunziata, La Stampa, em 26 de Agosto publica uma manchete a toda a largura da página: "Nova Líbia, desafio Itália-França". Para aqueles que ainda não tivessem compreendido de que tipo de desafio se trata, o editorial de Paolo Paroni (Duelo finalmente de negócios) esclarece: depois do início da operação bélica, caracterizada pelo frenético activismo de Sarkozy, "compreendeu-se subitamente que a guerra contra o coronel ia transformar-se num conflito de outro tipo:   guerra económica, com um novo adversário:   a Itália obviamente".

4. Desejada por motivos abjectos, a guerra é conduzida de modo criminoso. Limito-me apenas a alguns pormenores tomados de um diário acima de qualquer suspeita. O International Herald Tribune de 26 de Agosto, num artigo de K. Fahim e R. Gladstone, relata: "Num acampamento no centro de Tripoli foram encontrados os corpos crivados de balas de mais de 30 combatente pró Kadafi. Pelo menos dois deles estavam atados com algemas de plástico e isto permite pensar que sofreram uma execução. Dentre estes mortos, cinco foram encontrados num hospital de campo; um estava numa ambulância, estendido numa maca e amarrado por um cinturão e tendo ainda uma transfusão intravenosa no braço".

Cartoon de Vicman.5. Bárbara como todas as guerras coloniais, a guerra actual contra a Líbia demonstra como o imperialismo se torna cada vez mais bárbaro. No passado, foram inumeráveis as tentativas da CIA de assassinar Fidel Castro, mas estas tentativas eram efectuadas em segredo, com um sentimento de que se não é por vergonha é pelo menos de temer possíveis reacções da opinião pública internacional. Hoje, em contrapartida, assassinar Kadafi ou outros chefes de Estado não apreciados no Ocidente é um direito abertamente proclamado. O Corriere della Sera de 26 de Agosto de 2011 titula triunfalmente: "Caça a Kadafi e seus filhos, casa por casa". Enquanto escrevo, os Tornado britânicos, aproveitando também a colaboração e informações fornecidas pela França, são utilizados para bombardear Syrte e exterminar toda a família de Kadafi.

6. Não menos bárbara que a guerra foi a campanha de desinformação. Sem o menor sentimento de pudor, a NATO martelou sistematicamente a mentira segundo a qual suas operações guerreiras não visavam senão a protecção dos civis! E a imprensa, a "livre" imprensa ocidental? Ela, em certo momento, publicou com ostentação a "notícia" segundo a qual Kadafi enchia seus soldados de viagra de modo a que eles pudessem mais facilmente cometer violações em massa. Como esta "notícia" caiu rapidamente no ridículo, surge então uma outra "nova" segundo a qual os soldados líbios atiram sobre as crianças. Nenhuma prova é fornecida, não se encontra nenhuma referência a datas e lugares determinados, nenhuma remessa a tal ou tal fonte: o importante é criminalizar o inimigo a liquidar.

7. Mussolini no seu tempo apresentava a agressão fascista contra a Etiópia como uma campanha para libertar este país da chaga da escravidão; hoje a NATO apresenta a sua agressão contra a Líbia como uma campanha para a difusão da democracia. No seu tempo Mussolini não cessava de trovejar contra o imperador etíope Hailé Sélassié chamando-o "Negus dos negreiros"; hoje a NATO exprime seu desprezo por Kadafi chamando-o "ditador". Assim como a natureza belicista do imperialismo não muda, também as suas técnicas de manipulação revelam elementos significativos de continuidade. Para clarificar quem hoje realmente exerce a ditadura a nível planetário, ao invés de citar Marx ou Lénine quero citar Emmanuel Kant. Num texto de 1798 (O conflito das faculdades), ele escreve: "O que é um monarca absoluto? Aquele que, quando comanda: 'a guerra deve fazer-se', a guerra seguia-se efectivamente". Argumentando deste modo, Kant tomava como alvo em particular a Inglaterra do seu tempo, sem se deixar enganar pela forma "liberal" daquele país. É uma lição de que devemos tirar proveito: os "monarcas absolutos" da nossa época, os tiranos e ditadores planetários da nossa época têm assento em Washington, em Bruxelas e nas mais importantes capitais ocidentais. 


O original encontra-se em http://domenicolosurdo.blogspot.com/ ; a versão em francês em
http://www.legrandsoir.info/sept-points-sur-la-libye.html 


Este artigo encontra-se em http://resistir.info/ .