sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Aplaudido na ONU, Abbas pede reconhecimento do Estado Palestino

Abbas entregou o pedido formal ao secretário-geral da ONU | Foto: Paulo Filgueiras/UN Photo
Da Redação do Sul21

Aplaudido antes mesmo de começar a falar, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, discursou nesta sexta-feira (23) no plenário da Asssembleia Geral das Nações Unidas, em Nova Work. Em seu discurso, Abbas cobrou mais esforços das Nações Unidas para o reconhecimento do Estado palestino, no momento que considerou ser “a hora da verdade”. “Meu povo está esperando a resposta do mundo”, declarou.

Abbas foi demoradamente aplaudido antes e após o seu discurso. Durante sua fala, cobrou esforços da ONU para a paz no Oriente Médio e criticou a postura de Israel durante a negociação com os palestinos, que não terminou em acordo.
“A questão palestina está intimamente ligada às Nações Unidas. Aspiramos que a ONU tenha um papel maior no esforço pela paz e até conseguir direitos e legitimidade para os palestinos”, afirmou.
Abbas acusou Israel por prejudicar as negociações com os palestinos e por continuar a construir colônias nos territórios palestinos. “O assunto principal aqui é que o governo de Israel se recusa a cumprir resoluções da ONU e continua a construir colônias no futuro Estado da Palestina. Estas políticas desrespeitam o direito internacional”, afirmou.
Ao final de seu discurso, Abbas mostrou o documento com o pedido formal para o reconhecimento do Estado palestino como membro pleno da Assembleia Geral da ONU, sendo novamente aplaudido pelo plenário.

Na Cisjordânia, manifestantes acompanharam discurso de Abbas | Foto: Reprodução/Al Jazeera

“Como presidente do Estado da Palestina, apresentei uma proposta para admissão da Palestina sobre as bases das fronteiras de 1967, com Jerusalém como capital, como membro pleno das Nações Unidas”, declarou.
“Depois de 63 anos de sofrimento, chega a hora de dizer já basta, já basta, já basta, chegou a hora de acabar com o sofrimento dos refugiados palestinos. Chegou também o tempo da ‘primavera palestina’, não só a primeira árabe, a hora da independência”, prosseguiu.
Mais cedo, Abbas entregou ao secretário-geral Ban Ki-moon a carta com o pedido formal de adesão do Estado da Palestina como 194º membro da Assembleia Geral da ONU. O pedido precisa ser chancelado por nove dos 15 países do Conselho de Segurança. Na condição de membro permanente, os Estados Unidos já anunciaram que vão vetar a solicitação, o que impede que ela siga para a Assembleia Geral.
Segundo o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, o pedido será analisado “rapidamente” e enviado ao Conselho de Segurança. “As análises processuais apropriadas serão tomadas rapidamente no secretariado e em seguida serão transmitida ao presidente do Conselho de Segurança e ao presidente de Assembleia Geral”, disse Nesirky, após o encontro entre Abbas e Ban Ki-moon.
Em Ramallah, na Cisjordânia, manifestantes acompanharam o pronunciamento do presidente da ANP. Antes, soldados israelenses e manifestantes palestinos entraram em confronto em diferentes pontos da Cisjordânia. Pelo menos um homem morreu durante os confrontos, segundo o jornal israelense Yedioth Ahronoth.