domingo, 22 de novembro de 2009

saiu no Prensa Latina....





  O presidente venezuelano, Hugo Chávez, convocou ontem a V Internacional Socialista em um encontro com representantes de mais de 50 Partidos de Esquerda reunidos em um evento realizado aqui desde esta quinta-feira.

  Atrevo-me a convocar a V Internacional para retomar a I, a II, a III, a IV,disse entre aplausos dos participantes Chávez, que na sua opinião "chegou a hora da V Internacional".

Recordou que passaram 145 anos da convocação de Karl Marx da I Internacional; 120 anos da II Internacional convocada por Friedrich Engels; 90 anos da convocação de Lenin da III Internacional e 71 anos da convocação de Trotsky da IV Internacional.

Na opinião do mandatário, o mundo novo, necessário e possível, nasceu só que o império estadunidense e seus aliados o querem liquidar antes de que cresça.

Manifestou que esse império velho, essa classe dominante de idéias retrógadas, racistas e fascistas anda cheio de ódio com a espada levantada tratando de cercear a esperança que nasceu.

Acho que a V Internacional, disse, é uma responsabilidade porque a crise a nível mundial se acelera.

Se fosse possível ao Partido Socialista Unido da Venezuela (PSUV) e outro partido deste mundo conformar o primeiro núcleo da V Internacional o faríamos.

Mas, acrescentou, estou certo de que se poderia contar com mais levando em conta que estão aqui reunidos 52 organizações partidárias de esquerda.

Chávez lançou a convocação a V Internacional um dia antes do início do I Congresso do PSUV onde se definirão os estatutos e documentos programáticos da organização partidária mais numerosa do país (mais de sete milhões de inscritos).

"O Congresso extraordinário vai se instalar no próximo sábado 21 às cinco da tarde e começam as deliberações, funcionará até os dias de Natal para fazer um recesso e voltará de novo em janeiro, fevereiro, março", informou o governante nesta quarta-feira em um ato com os 772 delegados eleitos no domingo passado.