sábado, 13 de junho de 2009

Documentos da ditadura de Hugo Bánzer são encontrados na Bolívia







Camila Carduz
- Prensa Latina


Imagen activa

Uma comissão do governo boliviano encarregada de encontrar documentação sobre desaparecidos das ditaduras militares, achou evidências do mandato do Hugo Bánzer (1971-1978) nas abóbadas do Banco Central, segundo confirmou hoje uma fonte oficial.

Sacha LLorenti, vice-ministro de Coordenação com os Movimentos Sociais, informou que o grupo de trabalho estuda este tipo de documentação em governos ditatoriais entre 1964 e 1982.

A comissão também é integrada pela vice-ministra de Justiça, Cecilia Rocabado, pelo presidente da Assembléia Permanente de Direitos Humanos (APDHB), Rolando Villena, e pela presidenta da Associação de Familiares, Desaparecidos e Mártires pela Libertação Nacional (ASOFMAD), Delia Cortez.

Segundo Villena, foi uma experiência fascinante ter acesso às abóbadas do BCB, onde foram encontrados cinco envelopes de 1977, cujo conteúdo será ainda revelado.

Villena também explicou que foi estabelecida a existência de muita documentação correspondente aos primeiros anos da ditadura presidida por Bánzer, na qual 200 pessoas perderam a vida e mais de 14 mil foram para o exílio por suas idéias políticas.

"Aos poucos meses do golpe sangrento de Bánzer (em 21 de agosto de 1971), as ofertas de financiamento econômico eram enormes, tanto que merecerão uma intensa indagação", recalcou.

Villena informou também que na próxima semana o conteúdo dos envelopes será avaliado, junto a especialistas, e que o passo seguinte será chegar aos arquivos da Vice-presidência, da Chancelaria e do Departamento II do Exército da Bolívia, localizado no Quartel de Miraflores.

No último dia 31 de maio, LLorenti anunciou a abertura de arquivos militares censurados com o fim de buscar informação sobre os desaparecidos durante as ditaduras instauradas no país.

Essa decisão - detalhou - responde a uma carta enviada por familiares das vítimas ao presidente Evo Morales, na qual pediram às Forças Armadas a abertura dos registros militares e a devolução dos restos dos desaparecidos.

Também solicitaram ao Ministério da Justiça que exume as ossadas dos rebeldes assassinados na localidade de Teoponte, em La Paz.

Petrobras é recomendada pelo banco Morgan Stanley

by Blog Fatos e Dados Petrobras

ações

O banco Morgan Stanley elevou ontem a recomendação dos ADRs* (American Depositary Receipts) da Petrobras para overweight (acima da média do mercado) e o preço-alvo dos ativos, atribuindo a recomendação à solidez dos preços do petróleo.

O assunto é matéria de O Globo em sua edição de hoje, 13 de junho de 2009, que cita, ainda, o rebaixamento realizado há alguns dias atrás pela Standard&Poors, de BBB para BBB-. A matéria não cita, porém, que, apesar da redução, a mesma agência mantém a Companhia no quadro de empresas seguras para se investir.

Para o analista Subhojit Daripa, da Morgan Stanley, a maioria dos riscos que a agência tinha delineado para a Companhia no início do ano foram reduzidos. “Agora estamos concentrados na oportunidade de lucro de longo prazo da Petrobras”, disse ele.

* Certificados de ações, emitidos por bancos americanos, com lastro em papéis de empresas brasileiras