terça-feira, 24 de julho de 2007

Fabinho: 'Tem atleta que cheira mal'

Volante, que causou polêmica no país por ter seis dedos, confirma a má fama dos franceses


Foto: Agência
Fabinho, do Toulouse: chamado de "viado" pelos colegas franceses

O volante Fabinho estava sumido do noticiário nos últimos tempos. Isso até o jogador conquistar pelo Toulouse, da França, a vaga inédita para a Liga dos Campeões, no fim de maio.

- A situação do Toulouse era complicada, pois faz apenas dois anos que eles subiram para a primeira divisão. Ninguém acreditava na gente. Eu fui uma das únicas contratações da temporada. Vivo uma fase especial aqui, e vai ser difícil eles me deixarem ir embora agora - brinca o jogador, que tem contrato com o clube até o fim de 2009.

Na festa promovida pelo clube para comemorar a proeza da classificação, Fabinho ficou incomodado com o mau hábito de alguns franceses.

- Pô, teve jogador que não tomou banho após o jogo, acredita? Foi suado e fedido para a festa. A maioria não é muito chegada ao banho, não! - conta Fabinho, indignado. A única medida higiência do tal colega foi passar uma toalhinha para tirar a grama do corpo.

E se a fama de não passar pelo chuveiro chama a atenção do brasileiro, um detalhe da anatomia do jogador também gerou bastante polêmica por lá. Fabinho tem seis dedos em cada mão.

"Minha mulher está grávida de quatro meses e meu filho vai nascer com os seis dedos, você acredita?"

Fabinho, volante do Toulouse

- Toda vez que eu vou cumprimentar os jogadores do outro time eles viram a minha mão para ver os meus dedos. Hoje eu levo numa boa, mas teve um jogo em que eu fiz um gol e comemorei com as mãos. Aí a TV francesa ficou reprisando o lance. Foi estranho - explica Fabinho.

Seu filho nascerá com sua marca registrada.

- Minha mulher está grávida de quatro meses, e meu filho vai nascer com os seis dedos, você acredita? - conta o jogador, com bom humor.

Fabinho tentou se livrar dos dedos a mais quando ainda defendia o Corinthians, mas desistiu da cirurgia devido aos apelos de sua mãe.

- Ela diz que é marca registrada da família, um charme. Quase enfartou quando soube que eu queria tirar - relata.

Muambas brasileiras

Para ajudar na comunicação com os companheiros de clube, Fabinho faz aulas de francês duas vezes por semana.

- Eu me sinto meio índio falando. Por isso fico quieto a maioria do tempo. Mas os franceses adoram falar em português. O problema é que eles só aprendem as besteiras - explica Fabinho, que é todos os dias recebido pelos companheiros com um caloroso "oi, viado". - Pelo menos não fui eu quem ensinei - diz.

De férias no Brasil, Fabinho já tem uma exigente lista de encomendas. Confira alguns exemplos.

1 - CD da Ivete Sangalo
2 - CD do Zeca Pagodinho
3 - Pinga para fazer caipirinha

A baiana, aliás, é a preferência absoluta dos jogadores do time. Para agradar aos companheiros, Fabinho chegou a passar madrugada inteira baixando as músicas da cantora na internet.

- É normal eu entrar para fazer fisioterapia e dar de cara com os jogadores lá cantando "Poeira"... - explica.

E por falar em Brasil, o jogador sonha em encerrar a carreira no São Caetano, time que o revelou. Mas sua paixão continua sendo o Corinthians.

- Sempre fui corintiano. Passar pelo Parque São Jorge foi a realização de um sonho. Foi uma passagem linda, conquistei quatro títulos. Fiquei chateado por ter sido vendido, porque eu merecia mais, mas meu amor pelo clube será eterno - finaliza o jogador.