segunda-feira, 20 de abril de 2009

A epidemia de crack no RS

Se eu tivesse que escolher um único problema para nossa sociedade enfrentar com esforço, determinação e seriedade, eu escolheria a epidemia de crack. E, ainda que tal esforço fosse feito, tenho dúvidas sobre a rapidez ou permanência do sucesso.
O problema tem tantas dimensões que é difícil começar. Mas eis um bom ponto de partida: o problema é nosso, de diversas maneiras.
O problema diz respeito às pessoas que estão nos nossos círculos de amor e amizade, e me parece uma omissão cruel que algo tão grande como essa epidemia pleonasticamente social de crack seja dissimulada como problema pessoal ou íntimo de algumas famílias e amigos. Conto uma anedota dolorosa. É anedota porque ouvi de segunda mão, o que já indica a minha distância em relação ao fato. Um dos meus amigos de infância foi recolhido ao Presídio Central por tráfico de crack. Trata-se de um adulto que vive uma vida confortável, pai de família, profissional competente de classe média. Reza a anedota que, quando sua mãe foi buscá-lo ao ser solto, ele não queria sair, pois se dizia em casa no presídio. Em casa. É uma degradação que me dói bastante, seja pelo amigo, seja pelos outros velhos amigos em situação parecida.
O problema diz respeito à moralidade. Em alguns casos, o que temos é um indivíduo que chegou a ser um adulto autoconsciente que se autodetermina, conhecendo o impacto das alternativas que escolhe, mas não é mais. No passado, esses adultos hoje viciados em crack escolheram fumar a pedra, mas após a quarta ou sexta pedra seu poder de escolha praticamente sumiu, pois foi muitíssimo mitigado. Claro, esses adultos são responsáveis pelos seus atos e suas consequências, ao menos se sabiam de tais consequências. Caso não soubessem, deveriam saber, mas... nós, a sociedade, estamos informando adequadamente as pessoas, sejam essas adultos ou crianças? Qual o impacto das informações que fornecemos, se as fornecemos, ante o impacto da ainda existente glamurização do vício? Nada tenho contra tal glamurização, desde que fique claro, a todos, que se trata de uma grande idiotice, de uma tolice que não vale a pena. Mas, estamos deixando isso bem claro?
Ainda quanto à moralidade, há outras questões graves e importantes. Em certo sentido, o dependente não é independente, pois seu poder de escolher ser dependente ou não da pedra praticamente evaporou-se. Mas, se não há tal autonomia, o que dizer dos atos praticados pelos dependentes da pedra? São atos imorais? Eu acho que são imorais caso o início do consumo da pedra tenha sido o ato de um adulto informado das consequências. Mas, o que dizer quando se trata de uma criança sem informação alguma? Acho que aqui não há responsabilidade. Isso é importante, pois não são poucos os os infantes dependentes de crack.
Quanto à legalidade, as coisas são diferentes. Tribunais cuidam do que dizem as leis positivas, não dos princípios e escolhas morais. Não sou especialista no assunto, então o que digo é de pouco valor. Eis meu palpite: nosso problema não é falta de leis, mas sim falta de implementação de estruturas já previstas nas nossas leis. Todas essas estruturas cabem na rúbrica vaga do "social". Algumas têm a ver com o sistema penal, mas as mais importantes têm a ver com educação e saúde.
Quanto à responsabilidade do problema, trata-se de um problema social que precisa ser abordado pela sociedade como um todo. Quanto às decisões, não pode ser um problema do governo estadual, pois é algo sério demais para ser deixado nas mãos de quem se mostra tão inábil e incompetente. Nós, de baixo para cima, precisamos fazer os poderes e instituições se moverem. Não sei como isso pode ser feito, mas imagino que a informação do fato da epidemia, das suas dimensões e das suas consequências é um bom começo. E acho que há profissionais competentes da saúde e da segurança que podem nos orientar, dando início a um debate público bem informado, o qual seria um motor para as práticas administrativas e também para as práticas sociais, pois, repito, o problema é nosso.
Há ainda outros problemas. Um amigo que trabalha com saúde pública informa que a epidemia de crack também atinge policiais, e é preciso que esses dependentes possam tratar abertamente do seu vício, e que recebam o tratamento adequado. Creio que alcançar uma polícia mais justa e eficiente passa por tratar bem os policiais, e isso requer que eles possam se mostrar humanos e falíveis.
É por ter tantas dimensões, e por ser tão grave, que esse problema merece atenção. Focar nesse problema é mitigar vários outros problemas sociais, a começar pelo número de furtos, visto que muitos dependentes furtam de parentes ou transeuntes para consumir a pedra. E isso revela uma causa de furtos que pode ser mitigada, caso o problema do crack seja mitigado. É claro, a coisa é maior do que isso, e há muito mais envolvido. Trata-se de um problema que atinge ricos e pobres. Nas últimas semanas, pais de classe média têm atirado e mesmo matado seus filhos dependentes, o que me parece a dor das dores, e é uma dor nossa, dado o quadro total. Mas a coisa não é recente. Nas classes mais baixas é comum -- e, como também é comum, não é notícia -- que pais acorrentem seus filhos dependentes para protegê-los do vício. Eis, novamente, a questão moral. Alguém não está sendo um adulto independente que se autodetermina, seja por ser uma criança, seja por ter agido sob ignorância, seja por ter a capacidade de escolher fortemente mitigada, o que faz com que pessoas prendam esses dependentes às suas camas. Não estou dizendo que isso é certo, nem tenho certeza sobre a correção dessa descrição de tais fatos, mas sei que seria leviano descrever tal tipo de situação como um caso de cárcere privado, e nada mais. E, pelo que vi no documentário sobre a epidemia de crack exibido semana passada pela TVE-RS, sei que os policiais também têm tal conhecimento, o que indica que esses profissionais da segurança têm algo a nos ensinar.
Essa é uma batalha coletiva que precisa ser lutada pela sociedade, e acho que se lutássemos bastante conseguiríamos mitigar um pouco o problema, talvez controlá-lo em parte. Seria ingênuo querer vencer tal problema, erradicar o crack. Isso simplesmente não vai acontecer. Mas precisamos ao menos dar a cada um a chance de ser um adulto com poder de escolha efetivo, o qual é fruto da informação. E precisamos também, seja pelas pessoas, seja pela sociedade, investir na reabilitação e prevenção da reincidência dos dependentes da pedra, os quais somam quase 50 mil pessoas no RS.

Será que dá para acreditar???

Obama defendeu um “novo começo” nas relações com Cuba



“É uma longa jornada, mas já podemos dar alguns passos”, disse o presidente norte-americano sob aplausos dos presentes na abertura do evento, realizado no hotel Hyatt, em Port Of Spain, capital do país caribenho.
Obama destacou que está aberto ao diálogo com Cuba sobre uma ampla lista de assuntos, mas destacou que não quer “falar por falar”.
“Nos últimos dois anos tenho dito, e repito hoje que estou preparado para que minha administração se comprometa com o governo cubano em uma ampla lista de temas, desde direitos humanos, liberdade de expressão e reforma democrática até drogas, migração e assuntos econômicos”, disse Obama.
Ele também prometeu “uma aliança de iguais” aos países da América Latina.
“Apesar de os Estados Unidos terem feito muito em favor da paz e da prosperidade no continente, às vezes também temos nos desentendido ou tentamos ditar nossas condições. Prometo que eu busco uma aliança de iguais”, disse.
Obama falou de respeito mútuo e destacou quer lançar um novo capítulo de aproximação que continuará durante seu mandato.
O presidente pediu uma colaboração inédita no continente para buscar uma nova prosperidade econômica e lutar contra a crise.
Para isso promete “colaborar para garantir que o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) adote os passos necessários para aumentar o nível atual de crédito e para estudar cuidadosamente as necessidades de recapitalização no futuro”.
Obama expressou também compromisso com a luta contra a desigualdade e “a criação de prosperidade a partir de baixo”.
O presidente norte-americano anunciou um novo Fundo de Crescimento para o Microfinanciamento destinado ao continente, e garantiu que contribuirá para restabelecer os empréstimos às companhias.
Ele ressaltou ainda o interesse em uma nova cooperação no âmbito da energia e na luta contra a mudança climática.
“Proponho a criação de uma nova Aliança das Américas para a Energia e o Clima que possa forjar um progresso em direção a um futuro mais seguro e sustentável”, afirmou.
Essa aliança, explicou, “defenderá a visão e a determinação de países como Brasil e México para promover a energia renovável e reduzir as emissões de gases estufa”, e permitirá que cada nação possa promover a eficácia no uso de energia, compartilhar tecnologia e melhorar sua infraestrutura.
Sobre o terceiro grande assunto previsto na agenda da reunião, a segurança da população, Obama diz que buscará “medidas taxativas” para reduzir o consumo de drogas e “para deter o fluxo de armas e de financiamento ao outro lado da fronteira sul”.
O presidente já havia feito essa promessa na quinta-feira ao governante mexicano, Felipe Calderón, durante a reunião que ambos mantiveram no México.
Obama reiterou também que pedirá ao Congresso norte-americano que ratifique a Convenção Interamericana Contra a Fabricação e o Tráfico Ilícito de Armas de Fogo (Cifta), assinada pelo presidente Bill Clinton em 1997, mas que ainda não foi respaldada pelo Senado.
Construir uma nova aliança “levará tempo”, ressaltou.
“Prometo sermos um amigo e parceiro, porque nosso futuro está entrelaçado com o futuro dos povos das Américas e estamos comprometidos a forjá-lo através de uma aproximação firme, sustentável e bem-sucedida”, finalizou.
Obama e Chávez se cumprimentaram e sorriram um para o outro ao encontrarem-se na abertura da Cúpula das Américas nesta sexta-feira.
Chávez afirmou querer seu “amigo” de Obama.
“Com esta mesma mão há oito anos eu cumprimentei Bush. Quero ser teu amigo”, disse.
O Ministério da Informação da Venezuela classificou em nota como “histórico” o gesto dos dois presidentes, esclarecendo que o americano se aproximou de Chávez “para oferecer-lhe uma saudação”

Texto: Do blog, O outro lado da noticia

Emprego volátil....

Metade dos brasileiros fica menos de dois anos no emprego


Um estudo feito pela Universidade de Brasília (UnB) aponta que metade dos trabalhadores brasileiros do setor privado que têm carteira assinada fica menos de dois anos no emprego. O levantamento é baseado em dados da Pesquisa de Emprego e Desemprego, feita anualmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), referentes ao Distrito Federal e à região metropolitana de São Paulo entre 1992 e 2006.


O autor da pesquisa, o sociólogo Roberto Gonzales, afirmou que essa rotatividade se justifica por questões salariais e de políticas das próprias empresas. "Essa rotatividade não é derivada apenas de desligamentos voluntários. É, em grande medida, resultado de demissões e isso tem muito a ver com o quadro institucional e a cultura das empresas, que permite que elas façam ajustes constantes no seu quadro de pessoal", explicou.

De acordo com a pesquisa, 50% dos empregos duram menos de 24 meses, 25% duram menos de oito meses e 25% têm duração maior que cinco anos. O levantamento também mostra que todos os anos 40% das pessoas que trabalham com carteira assinada perdem o emprego.

A maior permanência no mesmo emprego está na indústria de transformação. No Distrito Federal, a permanência é de 49 meses e, em São Paulo, de 61 meses. Isso se deve ao fato de esse tipo de trabalho exigir experiência técnica e ao fato de os trabalhadores do setor serem mais bem organizados em sindicatos.

Gonzales disse ainda que essa alta rotatividade tem implicações salariais e acaba dificultando a construção de uma carreira profissional. "Além disso, há outra consequência que não é individual, mas coletiva. Na verdade, isso é um mecanismo que diminui a identificação das pessoas com o seu emprego e acaba sendo algo que freia a capacidade das pessoas de ter condições melhores de emprego coletivamente", acrescentou.

Fonte: Agência Brasil

Créditos: Vermelho.org