quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Mutirão de Comunicação começa hoje no Rio Grande do Sul, Brasil


 
 Hoje, tem início em Porto Alegre, no estado brasileiro do Rio Grande do Sul, o Mutirão de Comunicação - América Latina e Caribe. O evento, que será realizado na Pontifícia Universidade Católica (PUCRS), tem uma identidade diferenciada dos demais encontros de comunicação por ser um chamado à criação de propostas estratégicas que viabilizem uma comunicação baseada na paz, na justiça e na liberdade.
O Mutirão de Comunicação - América Latina e Caribe surgiu como uma junção do Mutirão da Comunicação Brasil e do Congresso Latino-Americano e Caribenho de Comunicação. A intenção era criar um evento unificado em que fosse possível abordar os processos de comunicação de maneira diferenciada, voltada para a construção de novas formas de comunicação geradora de uma nova cultura.
"O Mutirão de Comunicação busca promover um espaço de diálogo sobre os processos de comunicação visando à construção de uma sociedade justa, humana e solidária. Queremos fazer um evento ecumênico, juntar religiões e credos. O Mutirão terá também uma forte marca acadêmica. Nossa intenção é privilegiar a troca de saberes e fazer deste momento uma grande troca de informações", afirmou padre Marcelino Sivinski, coordenador geral do evento. Espera-se que mais de 1.500 pessoas - entre elas agentes de pastorais, lideranças, representantes de movimentos sociais, sindicalistas, acadêmicos, profissionais e pesquisadores da comunicação, entre outros - atendam este chamado. Outras 40 mil pessoas estão sendo aguardadas para participarem das atividades culturais e se confraternizarem com os povos da América Latina.
O evento, que segue até o domingo, dia 7 de fevereiro, tem uma programação variada composta por conferências, seminários temáticos, oficinas e apresentações de trabalhos acadêmicos. Também estão previstas premiações; apresentações artísticas; shows culturais; exposição de livros, de filmes e de arte sacra.
"Atividades como as oficinas buscam dar um espaço para que grupos populares, membros de rádios comunitárias, sindicalistas, entre outros, possam falar de suas experiências e debater como a comunicação vem acontecendo na área e na região em que atuam. A riqueza está na troca, na diversidade", explica padre Marcelino.
Todas as discussões do Mutirão estarão baseadas em três eixos temáticos: Novos cenários políticos e sociais latino-americanos e os processos de comunicação; Economia e comunicação na era digital e Comunicação no diálogo das culturas. A intenção é que estes eixos funcionem como um ponto de partida para se encontrar, por meio do diálogo e da partilha, novas formas de fazer comunicação.
De acordo com padre Marcelino Sivinski, ao final do Mutirão de Comunicação será escrita uma Carta de Princípios "com alternativas para se trabalhar na construção de uma comunicação geradora de uma cultura de solidariedade".
Para os interessados em participar do Mutirão de Comunicação, ainda é possível se inscrever por meio do site oficial do evento (http://muticom.org/). Pagando a taxa de R$ 120,00, o participante terá acesso a toda a programação dos cinco dias, além de certificado de participação e DVD do evento.
O Mutirão é promovido pelo Conselho Episcopal Latino-Americano (CELAM), pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), Organização Católica Latino-Americana e Caribenha de Comunicação (OCLACC), Organização Católica Internacional do Cinema (OCIC), Rede Católica de Rádio (RCR), União Cristã Brasileira de Comunicação (UCBC) e União de Radiodifusão Católica (UNDA-BR).