quarta-feira, 22 de julho de 2009

O caso Baader-Meinhof: as feridas não fecharam

Grupo nasceu durante os protestos estudantis na Alemanha, sobretudo em Berlim, ao final dos anos 60 (Foto: Divulgação)

Por Flavio Aguiar


Entre as muitas feridas abertas na história alemã e européia, sobressai o caso dos jovens que, a partir de 1967, pegaram em armas para provocar uma revolução que queriam anti-imperialista. São o tema do filme “O grupo Baader-Meinhof”, que tem pré-estréia nesta quinta-feira, 16 de julho, em São Paulo. (Em alemão, “Der Baader-Meinhof Komplex”, direção de Uli Edel, que concorreu ao Oscar de melhor filme estrangeiro neste ano).

Eles se autointitulavam “Die Rote Armee Fraktion” (RAF), A Fração ou Facção do Exército Vermelho. Mas ficaram mais conhecidos pelos nomes de dois de seus líderes fundadores, Andréas Baader e Ulrike Meinhof.

O grupo nasceu durante os protestos estudantis na Alemanha, sobretudo em Berlim, ao final dos anos 60. A partir do assassinato do estudante Benno Ohnesorg, em 2 de junho de 1967, por um policial durante manifestação contra a visita do Xá do Irã Reza Pahlavi a Berlim, vários grupos estudantis e de intelectuais de esquerda radicalizaram suas posições, aderindo às propostas de luta armada que então proliferavam na América Latina, na África, na Ásia e inclusive na Europa (caso das Brigadas Vermelhas, na Itália). A tentativa de assassinato contra o líder estudantil Rudi Dutschke por um extremista de direita, em 11 de abril de 1968, sete dias depois do assassinato de Martin Luther King nos EUA, só jogou mais gasolina na fogueira. Dutschke sobreviveu, mas ficou paraplégico, e morreu em 1979 ainda por causa das seqüelas.

O grupo Baader-Meinhof é tema de filme (Foto: Divulgação)

Ulrike Meinhof (1934 – 1976) era a mais velha do grupo, uma jornalista de futuro que escrevia para a publicação pacifista Konkret. Até hoje se discute sobre como ela deu todos os passos decisivos até chegar a ser uma das mulheres mais procuradas da Europa, com a cabeça posta a prêmio, envolvida em tiroteios, seqüestros, assaltos e mortes de todo o tipo.

O nome com que o grupo ficou conhecido foi consagrado com a ação espetacular em que Ulrike, com outros companheiros, ajudou Baader, já prisioneiro, a fugir, o que marcou sua adesão definitiva às propostas de luta armada da RAF.

É impossível separar as propostas extremas (hoje muito criticadas mesmo pela esquerda) a que o grupo chegou do clima de sufocação na Berlim Ocidental cercada (pelo muro erguido pelos comunistas em 1961), ocupada militarmente pelos EUA, Grã-Bretanha e França, com os jornais conservadores alemães pregando uma dura repressão contra os movimentos estudantis. Uma das reivindicações constantes dos movimentos era a “desnazificação” completa do estado alemão e das universidades. Nessa época o governo alemão ocidental, pela primeira vez, era formado por uma coalizão entre os democratas cristãos (CDU) e os social-democratas (SPD). O próprio primeiro ministro Kurt Georg Kiesinger, da CDU, fora membro do Partido Nazista durante a guerra.

Desde o começo o grupo foi tratado – o que continua de certo modo – com expressões como “gangue”, “bando” e outras do tipo, sempre apontando para a dupla “Baader-Meinhof”. Essa é uma diferença marcante em relação ao Brasilo, por exemplo: com críticas ou sem críticas, os jovens e militantes que aderiram à luta armada nos anos 60 são tratados como “mártires ou até heróis da democracia”, lutadores da resistência contra a ditadura. Na Alemanha não houve essa rotação histórica.

As reações ao filme mostram isso: parentes das vítimas do grupo, que vão desde policiais ou funcionários de empresas atacadas, consideram que o filme glamouriza demais os “terroristas”; outros desses parentes, pelo contrário, dizem que o filme faz justiça, mostrando o grupo como um autêntico ajuntamento de bandidos. De outros pontos de vista surgem críticas de que o filme é por demais “superficial”, querendo juntar trinta anos de história (o grupo existiu de 1968 a 1998, quando os remanescentes se autodissolveram) em duas horas e meia de projeção. Há ainda quem aponte que o filme simplifica caráteres, como o de Ulrike Meinhof que, decididamente, era uma intelectual de bastante sofisticação.

Para completar a complexidade da cena, duas considerações. Em 1977, diante da evidência de que não seriam libertados durante um seqüestro de avião com esse fim, três membros do grupo, presos na prisão de Stammheim, entre eles Baader, supostamente se suicidaram. Uma quarta pessoa, que teria participado desse “pacto de morte”, Irmgard Möller, sobreviveu, foi solta e vive numa semiclandestinidade. Ela afirma que não houve suicídios, mas sim “execuções extrajudiciais”. Houve vários inquéritos, sempre apontando o sucídio. Mas é verdade que restam dúvidas substanciais. Entre elas, a mais evidente é a de que Baader e um dos outros morreram por tiros de revólver, ninguém ouviu os tiros e nenhum silenciador foi encontrado nas celas. Em 1976, Ulrike foi encontrada morta na cela, enforcada. A versão oficial é de suicídio, e também é contestada.

Finalmente, neste ano de 2009 revelou-se que Karl Heinz-Kurras, o policial que atirou no estudante Benno, em 1967, era agente secreto da Stasi, a polícia política da Alemanha Oriental.

Decididamente, as feridas não vão fechar por muito tempo. Nem as perguntas vão se calar.

Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras - Coral das Lavadeiras e Carlos Farias - 2002

Olha ai pessoal , a perfeição do regionalismo, um resgate perfeito de nossa cultura, chorei ao ouvir este disco, tenho ele e o encarte é lindo, comprem, comprem de verdade eu garanto, perfeito.Todo mundo fala que é uma das regiões mais pobres do mundo, o vale de jequitinhonha, mas eles nao conhecem a cultura de lá...
Saravá!!!
Daniel de Mello e a Música da Minha Gente

O patrimônio musical brasileiro ganhou em 2002 mais uma pedra preciosa em seu acervo, desta vez garimpada nas entranhas do Vale do Jequitinhonha: o CD-Livro "Batukim Brasileiro - o Canto das Lavadeiras", produzido pelo cantor e compositor Carlos Farias, com a participação especial do Coral das Lavadeiras, de Almenara (MG).
Com gravação totalmente acústica, a obra resgata em 12 maravilhosas canções o que há de mais belo na música regional do norte/nordeste mineiro: batuque, maracatu, toada, baião, afoxé, roda, semba e chorinho, numa mistura bem tramada de ritmos e versos de influência portuguesa, indígena e africana, revelando a essência da nossa brasilidade. São cânticos de trabalho de antigas lavadeiras, canoeiros e ribeirinhos, cuja origem já se perdeu na memória do tempo. Ele é resultado de pesquisas etnomusicais realizadas pelo compositor nessa interessante região de Minas, a partir de 1985.
O CD vem encartado dentro de um livrete com 52 páginas coloridas, contendo fotos, desenhos e textos em português e inglês, revelando aspectos interessantes do Vale do Jequitinhonha nos campos da história, do folclore, da ecologia e da cultura. Além das lavadeiras e de Carlos Farias, há a participação especial do cantor e humorista Saulo Laranjeira. O disco ainda possui uma faixa interativa, contendo fotos e textos que podem ser visualizados em um computador com recursos multimídia. Um trabalho ousado e surpreendente, que já causou impacto até na Europa: lançado primeiro em Portugal, em março de 2002, “Batukim Brasileiro” vem emocionando as pessoas pela sua beleza e autenticidade.

Fonte: Coral das Lavadeiras

Download: Batukim Brasileiro – O Canto das Lavadeiras - Coral das Lavadeiras e Carlos Farias - 2002

Golpe em Honduras...

Resistência hondurenha recusa qualquer retrocesso na luta popular, exige a volta incondicional de Zelaya e recusa pontos propostos por Arias

por Frente Nacional Contra o Golpe de Estado em Honduras

A Frente Nacional Contra o Golpe de Estado em Honduras, integrada pelas diferentes forças organizadas no país e unidas pela situação provocada à comunidade nacional e internacional a partir do golpe de Estado, informa o seguinte:

1- Reiteramos que a posição intransigente da comissão nomeada pelos golpistas torna impossível uma solução com êxito da mediação realizada em San José da Costa Rica.

2- Estamos de acordo com o primeiro ponto da proposta apresentada pelo cidadão presidente da Costa Rica, prémio Nobel da Paz, Oscar Aris, consistente na restituição imediata de Manuel Zelaya Rosales à presidência da República de Honduras, a qual exigimos que seja de carácter incondicional.

3- Recusamos o resto da referida proposta, porque não coincide com nossas colocações e exigências, o que argumentamos: O número 3 possibilita a inclusão de pessoas relacionadas com o golpe de Estado e, portanto, que cometeram delitos de lesa humanidade. O número 3 significa a negação do direito cidadão a uma democracia participativa. O número 4 promove a impunidade para aqueles que planearam, executaram e apoiam o Golpe de Estado. O número 5 implica a possibilidade de perpetrar uma fraude eleitoral da qual já se têm claros indícios. O número 6 desconhece a nossa posição de rever o papel constitucional das forças armadas e o seu envolvimento no golpe de Estado. O número 7 não tem razão de ser, enquanto não se eliminarem os pontos anteriores.

4- Denunciamos a atitude de desconhecimento tácito de violação de direitos humanos de que vem sendo objecto a população por parte do governo de facto e dos seus aparelhos repressores, do qual é exemplo: 4 assassinatos, 1.158 detenções ilegais, busca e perseguição de representantes do movimento social; 14 meios de comunicação, 14 jornalistas e 4 organizações sociais sofreram atentados à liberdade de expressão; foram violentados os direitos individuais e fundamentais da vida do cidadão e cidadã contemplados na Constituição da República. Denunciamos também a involução que sofreu o país em matéria de direitos humanos, militarização de instituições públicas e a colocação em acção de membros de esquadrões de morte por todo o país; a qual se soma a acção em conluio do Ministério Publico, dos julgados e dos Tribunais da República com o governo de facto, o que provocou um estado de desamparo da cidadania.

5- Mantemos a nossa posição de alcançar processos políticos includentes que permitam a participação democrática de homens e mulheres, por meio da instalação de uma Assembleia Nacional Constituinte.

6- Continuamos firmes na nossa luta, até conseguir a recuperação da ordem institucional.

Tegucigalpa, M.D. 19 de Julho de 2009
Frente Nacional Contra o Golpe de Estado em Honduras

O original encontra-se em www.resumenlatinoamericano.org , Nº 2046

Este comunicado encontra-se em http://resistir.info/ .

Pobre RS...nós não merecemos um governo desses...



Leandro Fortes escreve no blog Brasília, eu vi:

Quem estava na Bahia, se lembra: nas eleições municipais de 1985, Antonio Carlos Magalhães, então todo-poderoso ministro das Comunicações do governo José Sarney, apareceu sorridente para votar no salão nobre do Clube Bahiano de Tênis, reduto da elite branca de Salvador. ACM vivia tempos de glória. Tinha virado a casaca e abandonado os militares, a quem servira como poucos na ditadura, para embarcar na canoa da Nova República de Tancredo Neves. Era uma tarde ensolarada de novembro, sol da Bahia, luz e calor. O coronel chegou sorridente, cercado de acólitos e puxa-sacos, como de costume, certo de estar lá, naquela hora, para viver mais um momento de glória. Bastou pisar nos salão do clube, no entanto, para ser escandalosamente vaiado. Ainda atordoado pelo vexame, ACM tentou usar da velha tática do nem-é-comigo para continuar sorrindo e cumprimentando providenciais correligionários apressadamente colocados em fila por assessores solícitos. Seria pouco para conter a besta-fera que sempre foi verdadeira alma do coronel.

A dois passos da urna, ACM foi abordado por um repórter com cara de menino, baixinho, calças exageradamente colocadas acima da cintura, um cabelo preto, liso e espetado, caído sobre a cabeça em forma de cuia. Chamava-se Antônio Fraga, tinha 19 anos e uma disposição dos diabos. Repórter-estagiário da TV Itapoan (à época, retransmissora do SBT), Fraga cursava comigo o primeiro ano da faculdade de jornalismo da Universidade Federal da Bahia. Era um jornalista precoce e hiperativo. Com a audácia tão típica da juventude, ele furou o séquito de bajuladores carlistas e perguntou, à queima-roupa, na cara de ACM, o que ele achava de estar sendo vaiado.

Com o rosto desfigurado de ódio, Antonio Carlos, primeiro, deu um soco no microfone que Fraga segurava com a mão direita, de maneira a atingi-lo na boca. Em seguida, chamou o jornalista de “filho da puta” e passou a ameaçá-lo de outras agressões, enquanto dois seguranças tentavam derrubá-lo desferindo chutes no calcanhar. Na aurora da redemocratização do Brasil, o garoto Fraga conseguiu mostrar para o país quem era, de fato, aquela triste e grotesca figura política que ainda iria reinar soberana nas colunas políticas da imprensa brasileira, por muitos anos, impune e cheia de prestígio.

Essa história antiga me veio à cabeça assim que vi, na internet, a máscara de rancor estampada no rosto da governadora Yeda Crusius, do Rio Grande do Sul, na semana passada, a chamar, histérica, os professores gaúchos de “torturadores de crianças”. Atrás das grades do portão da casa onde mora, casa, aliás, suspeita de ter sido adquirida com dinheiro de caixa dois de campanha, a tucana tornou-se um emblema da loucura que quando em vez acomete os bichos acuados, na iminência do extermínio, certos de que o próximo passo, de ré, será o vazio terrível de todo abismo. Diante do mundo, reproduzidos on line, os gestos alucinados de Yeda Crusius se tornaram o emblema de uma administração falida, desmoralizada e corrompida até a medula. O instantâneo da débâcle de uma administração que, ironicamente, arrogou-se de ser “um jeito novo de governar”.

Ao tentar incutir a pecha de “torturadores” em professores que assustaram seus netos com uma manifestação contra a precariedade da rede pública de ensino no estado, a governadora ultrapassou os limites da sanidade política minimamente exigida para o cargo que ocupa. Estivesse em um barco, seria alvo de um justificado motim. Ainda assim, achou-se no direito de usar a Brigada Militar contra os manifestantes. Incapaz de controlar a avalanche de denúncias que se amontoam sobre ela desde que a Polícia Federal descobriu, na Operação Rodin, a quadrilha de trambiqueiros que opera nos bastidores do Palácio do Piratini, Yeda Crusius decidiu esconder-se por trás de um discurso autista e surreal. Fala de uma gestão que não existe e enaltece a si mesmo como inspiração de governança.

Trata-se, como se vê, de um caso de intervenção humanitária. Seria, portanto, a chance de o senador Pedro Simon, do PMDB, que é franciscano, esquecer-se das circunstâncias políticas que o mantêm convenientemente calado e tomar uma atitude, digamos, cristã. Se não pela decência da política gaúcha, quem sabe em nome dos netos de Yeda, pobres crianças assustadas com o barulho da turba de professores de escolas – de lata, lotadas, imundas e apertadas – nas quais eles jamais irão estudar.

No fim das contas, não há nada mais cristão do que salvar uma mulher do apedrejamento, ainda que seja ela a jogar as pedras para o ar.

Foto: Roberto Vinicius