segunda-feira, 22 de junho de 2009

GARRINCHA - A "OVELHA NEGRA"


Por Adriano C. Tardoque

A final da Copa do Mundo de 1962, entre Brasil e Tchecoslováquia (resultando em 3 a 1 para a seleção canarinho) foi a primeira a ser transmitida ao vivo pela televisão, em preto e branco, para alguns países do mundo. Além do bicampeonato mundial para o Brasil, este torneio selava na ausência de Pelé, contundido, o nascimento da mítica figura de Garrincha como ídolo do futebol. Considerado indisciplinado e boêmio, o “Mané”, como era chamado, não se enquadrava no perfil do atleta moderno, das capacidades físicas plenas e obediência:

“Algum de seus muitos irmãos batizou-o de Garrincha, que é o nome de um passarinho inútil e feio. Quando começou a jogar futebol, os médicos o desenganaram: diagnosticaram que aquele anormal nunca chegaria a ser um esportista. Era um pobre resto de fome e de poliomielite, burro e manco, com um cérebro infantil, uma coluna vertebral em S e duas pernas tortas para o mesmo lado” [1]

O futebol mostrou que o “cérebro infantil” de Garrincha, tal qual a sua atribuição, o levava a brincadeiras dentro de campo que representavam a mais pura arte e descontração, características do futebol brasileiro. Suas “pernas tortas” como instrumentos de sua mente brincalhona desesperava seus adversários, arregalando olhos e derrubando os queixos nas arquibancadas. Expulso no jogo da semifinal, na vitória de 4 a 2 contra o Chile, o Mané contou com uma intervenção direta do presidente do Brasil, João Goulart, para sua participação no jogo da final:

“Jango acompanhava todos os jogos através do rádio, tendo a seu lado o popular ministro da guerra, marechal Henrique Lott (1894-1984), ou o primeiro-ministro, Tancredo Neves (1910-1985), o que a imprensa nacional noticiava fartamente. Veio a semifinal, e Garrincha foi expulso. O Brasil, que já perdera Pelé por contusão no segundo jogo, ficaria sem seus dois principais jogadores. O presidente acionou o primeiro-ministro e os dirigentes do nosso futebol para que intercedessem junto a FIFA, e aos organizadores do torneio, para que Garrincha fosse perdoado, o que, de fato, ocorreu" [2]

Sua arte lhe rendeu dinheiro e fama, e como não poderia deixar de ser, fez pesar sobre sua imagem, responsabilidades além daquelas que escolhera. Estar nas “graças” de João Goulart, não seria bom negócio, nos dias anos subsequentes. Logo estava perseguido pela mídia e pela “moral pública”, após a revelação de sua relação com a cantora Elza Soares, por quem abandonara a família. Elza, politizada e apoiando o então presidente João Goulart esteve presente no discurso pró-reformas em 13 de março de 1964, para quem se apresentou em show no dia 30 de março do mesmo ano, um dia antes do golpe militar. Como resultado destas “relações”, Elza e Garrincha tiveram sua casa invadida e sofreram ameaças:

“Os homens que invadiram a casa de Garrincha e Elza podiam pertencer a qualquer um desses grupos (exército e marinha), mas não deixaram registro escrito em nenhum órgão daquela época. E também não apresentaram cartões de visita (...) Na casa estavam Garrincha, Elza, dona Rosária, e três filhos de Elza: Carlinhos, Dilma e Gilson. Os homens os puseram nus contra a parede da sala enquanto reviravam a casa pelo avesso. Não disseram se estavam, procurando alguém ou alguma coisa, mas, no meio da confusão, Elza julgou ouvir várias vezes o nome de Jango. Não podiam estar procurando o presidente deposto – este já estava posto em sossego desde o segundo dia do golpe, numa de suas fazendas no Uruguai (...) Aparentemente satisfeitos com o estrago, os sujeitos foram embora. Não levaram nada. Mas, para provar que não estavam brincando, um deles antes de sair, trouxe a gaiola com o mainá para a sala. Abriu a portinhola e tirou o mainá lá de dentro. Depois de exibi-lo para Garrincha e os outros, torceu-lhe o pescoço. Atirou-o morto no chão e saíram (...) Dois dias depois os jornais deram a notícia , mas convenientemente maquiada: a casa de Garrincha e Elza fora arrombada enquanto eles dormiam. Os ladrões haviam matado o pássaro que ele ganhara de Lacerda. Os homens teriam entrado e saído em silêncio que só de manhã os donos da casa viram o que acontecera (...) Elza queria evitar que a notícia ganhasse conotação política. Garrincha tentou minimizar a história' [3]

Garrincha que não tinha engajamento político algum, por força das suas relações cotidianas e pessoais, se vê entre embates de “direita e esquerda” pelo simples fato de ser uma estrela do futebol. Suas escolhas independem algumas vezes de sua própria vontade, ficando a mercê de políticos ou cartolas:

“O jogador brasileiro é de todos o que menos dura em atividade e talvez não haja na história do futebol, crueldade maior do que a praticada contra Garrincha, reconhecido no exterior após o bicampeonato (1962) como melhor ponta direita do mundo. 1963, o joelho do campeão começa a falhar, a cada partida incha e dói. Interessado na bilheteria, o Botafogo se recusa a interna-lo para operar e o induz a aceitar o “joelho aplicado” – infiltração de analgésico antes do jogo e punção de água que se formava em torno da rótula. No mesmo ano, o Juventus (Itália) oferece 700 mil dólares àquele clube e 60 milhões de cruzeiros ao jogador pelo passe., comprometendo-se a trata-lo. O Botafogo não aceita a proposta e nega a Garrincha os 18 milhões de cruzeiros requeridos para renovar o contrato. Em 1966 vende-o ao Corinthians quase de graça" [4]

Em 1966, já decadente, Garrincha disputou sua última copa do mundo pelo Brasil. Graves problemas no joelho, alcoolismo e ostracismo, levam-no ao encerramento da carreira e a morte na pobreza e esquecimento, em 1983. Representava de longe o “bom mocismo” do futebol, imagem esta que Pelé, carregava só e muito bem amparado.

[1] Galeano, Eduardo. Futebol ao Sol e Sombra. p.106
[2] Barreto, Túlio Velho. “A copa do mundo no jogo do poder”. In: Nossa História. Ano 3 no 32 – Junho 2006. p. 61
[3] Casto, Ruy. Estrela Solitária – Um brasileiro chamado Garrincha. P. 324-325
[4] Milan, Betty. Brasil: o País da Bola. p.26

* Publicado originalmente como capítulo da monografia "A Construção da Democracia Corintiana" para Trabalho de Conclusão do Curso de História na Universidade Nove de Julho, em 2006, sob orientação do Professor Fabio Franzini.

A ALBA continua crescendo...


Aumentam as adesões de países da America na ALBA( alternativa bolivariana para os povos da nossa américa), agora foi a vez de São Vicente & Granadinas, o Equador e Antígua e Barbados, já somando nove países...leia mais aqui

Enquanto isso no Irã...

Persiste a tensão em Teerão
incentivada pelo Ocidente


Nos últimos dias não houve manifestações nas ruas de Teerão. A que tinha sido anunciada foi desconvocada após o discurso pronunciado pelo Ayatollah Ali Khamenei na Universidade.

Em diferentes bairros da capital foram, porém, registados actos de violência provocados por grupos bem organizados. Uma mesquita foi incendiada, lojas e carros destruídos e uma esquadra atacada a tiro.

O correspondente da BBC foi expulso, acusado de difusão intencional de notícias falsas e o presidente Ahmadinejah pediu aos governos dos Estados Unidos e do Reino Unido que se abstenham de intervir nos assuntos internos do Irão responsabilizando-os por declarações e atitudes que visam a desestabilizar o país.

É óbvio que a sociedade iraniana está dividida. A contestação dos resultados eleitorais por Mir Hussein Mousavi e os outros candidatos derrotados não teria atingido a amplitude que assumiu em Teerão se um amplo segmento da população não fosse receptivo aos apelos ao protesto. A situação da mulher, no contexto da Revolução Islâmica, contribui, aliás para a má imagem do regime no exterior.

A dimensão do descontentamento popular, de difícil avaliação, foi entretanto apresentada no Ocidente, no âmbito de uma intensa campanha de manipulação e desinformação mediática, como prova de uma gigantesca fraude eleitoral que teria privado da vitória Mir Mousaid. Os números citados pela oposição e largamente difundidos pelos grandes medias dos EUA e da Europa, são, porém, fantasistas e não resistem a uma análise serena dos acontecimentos.

É significativo que um jornal como The Washington Post e a revista Time tenham reconhecido que mais milhão menos milhão, Ahmadinejah venceu a eleição por larga margem, pelo que o sentido dos resultados não foi afectado por fraudes. Mousaid perdeu inclusive nas províncias onde a sua etnia, a azeri (turca), é maioritária.

Um jornalista como o britânico Robert Fisk, que não esconde a sua aversão por Ahmadinejah, sublinha nas suas reportagens que os enviados ocidentais, com raríssimas excepções, desconhecem a história e a geografia de um país multinacional, sete vezes maior do que a Grã-Bretanha. Mas falam com arrogância do que sente e pretende um povo que desconhecem, e escrevem e prevêem o futuro sem sequer, segundo ele relata, terem saído dos hotéis de luxo da zona Norte de Teerão onde vive a grande burguesia iraniana que exige a repetição das eleições.

Merece, aliás, referência que nas três grandes cidades do Interior – Isphaan, Shiraz e Mashad –, todas com mais de dois milhões de habitantes, não há notícia nem de desfiles nem de protestos populares expressivos.

O Governo iraniano diz ter provas de iniciativas destabilizadoras desenvolvidas por organizações estrangeiras – nomeadamente a CIA – envolvidas em acções terroristas nas fronteiras e na capital. Jornais web estadunidenses têm a mesma opinião.

O Ayatollah Khamenei nas suas criticas à ingerência estrangeira, afirmou que a esperança dos EUA de promover no Irão uma «revolução de veludo», ou «laranja», etc., como as que tiveram êxito na ex-Checoslováquia, na Ucrânia e na Geórgia, é reveladora de um profundo desconhecimento da história milenar do Irão. As circunstâncias e a realidade social são outras.

Tudo indica que a tensão social se vai manter em Teerão, tal como as provocações que se poderão estender às fronteiras com o Iraque e o Afeganistão. Para o imperialismo, a recusa do país a submeter-se às suas exigências, nomeadamente no que se refere ao desenvolvimento da energia nuclear, justifica por si só, independentemente destas eleições, uma politica de hostilidade e cerco.

A ameaça de Mousavi de apelar a uma greve geral é esclarecedora, pelo seu carácter provocatório, da imprevisibilidade da evolução da conjuntura.

A situação existente é tão preocupante, com forças empenhadas em agravá-la através de incidentes potencialmente explosivos, que não se pode sequer excluir a possibilidade de uma provocação ou agressão militar contra o Irão, há muito exigida pelo Estado sionista de Israel. Enquanto o Presidente do BCE e alguns analistas se revelam apreensivos relativamente às implicações da tensão no Irão e sobre o Irão no agravamento da profunda crise financeira e económica mundial.


OS EDITORES DE ODIARIO.INFO

Amigos do MST...

Os Camaradas: campanha de solidariedade ao MST

Alguns dos trabalhos vendidos

Clique aqui para ver as obras

Ao longo destes 25 anos de existência, o MST sempre contou com a solidariedade de milhares de homens e mulheres que acreditam na luta pela Reforma Agrária e pela transformação social.

Há alguns anos, o artista plástico Gershon Knispel se propôs a fazer uma coleção de gravuras, mesclando a saga da luta dos povos, desenhos de Oscar Niemeyer e a luta pela Reforma Agrária. Simbolicamente, em nosso aniversário, nos presenteou com uma série de 20 gravuras como parte de sua contribuição ao MST.

Gershon Knispel, radicado no Brasil, nasceu em Koln, na Alemanha, em 1932. Aos três anos de idade foi com os pais para a Palestina, fugindo do nazismo. É artista plástico, comunista e militante da luta contra a ocupação da Palestina pelo exército de Israel. Já expôs suas obras em importantes museus da Rússia, Alemanha, Israel, Brasil e outros países. Recebeu prêmios na Alemanha e em Cuba. Gershon Knispel também é articulista da revista Caros Amigos.

A partir deste gesto tão grandioso, estamos desenvolvendo uma Campanha de Solidariedade ao MST, que tem como objetivo angariar fundos para nossa organização, com a venda de uma coleção com 10 reproduções dessas gravuras.

Contamos mais uma vez com o apoio e solidariedade de todos os amigos, amigas do MST e admiradores de belas obras de arte, em mais esta campanha que certamente nos ajudará a seguir realizando nossas atividades em várias frentes, especialmente nos campos da educação, formação e cultura.

Para saber como adquirir a coleção, entre em contato conosco por meio do endereço eletrônico oscamaradas@mst.org.br, ou pelo telefone (11) 2131-0880